quarta-feira, 4 de março de 2015

Estado e movimentos sociais discutem eleição para diretores de escola



Ampliar o foco das discussões sobre a eleição de gestores escolares. Este foi o principal objetivo da reunião realizada, nesta terça-feira (3), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O encontro foi conduzido pela coordenação da Macro Política de Educação da Seduc e contou com a participação da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Ferreira e assessores; diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) e representante da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes).

A eleição para a escolha de gestores de escolas é uma das principais metas do governo Flávio Dino para a educação. Por isso, a eleição de gestores de escolas está contemplada na Macro Política da Educação, no eixo Gestão Educacional, que estabelece critérios para inscrição, escolha e acompanhamento de todo o processo de alcance das metas apresentadas pelos gestores no plano de melhorias das escolas, assim como a realização de processo formativo dos gestores escolares, instituindo a certificação e acompanhamento da prestação de contas da gestão.

Na oportunidade, foram apresentados o organograma de ações da Macro Política da Educação e o decreto nº 30.619 de 02-01-15, que trata da eleição para gestores das escolas públicas. Durante a reunião foram discutidos o plano de ação e as diretrizes que vão encaminhar o processo eleitoral.

Esta foi a primeira reunião entre a Seduc e parceiros externos que vão atuar no processo eleitoral. “A Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv) é uma grande parceira nesta atividade, porque nosso objetivo é ampliar a participação da juventude neste processo de escolha dos gestores. A gente quer sensibilizar a participação maciça da juventude nesse processo, de forma consciente, livre, respeitando todo esse processo que é muito importante. E como a escola é um ambiente onde se discute, onde se tem a participação da cidadania, é de fundamental importância que a nossa Secretaria esteja presente também”, ressaltou a secretária Tatiana Pereira.

Sobre isso, a professora Ana Champoudry, coordenadora da Macro Política Educacional da Seduc destacou os avanços dessas parecerias e diálogos. “Acredito que esse processo será extremamente educativo, e vai trazer uma grande contribuição para o processo democrático dentro das escolas”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário