segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Governo encaminha reativação do sistema estadual de juventude



Reativar e organizar o sistema estadual de juventude. Essa é uma das principais metas determinadas pela gestão do governador Flávio Dino para a Secretaria de Estado de Juventude (SEEJUV). O debate para reativação do sistema foi feito durante esta semana com representantes de movimentos juvenis pela secretária da SEEJUV, Tatiana Pereira.

Na pauta da reunião foram abordadas questões relacionadas à reestruturação e fortalecimento das organizações juvenis. Para alcançar esse objetivo, foram elencadas algumas ações a serem realizadas pelos movimentos, com o apoio da Secretaria, como a identificação de todas as centrais estudantis e de uma página na internet para que os movimentos compartilhem informações e experiências entre si.

“A reanimação das juventudes para o processo do debate e construção das políticas públicas é a marca do governo Flávio Dino. Acreditamos que esse processo tem muitos significados e sentimentos, e isso referenda o papel de cada um na grande contribuição do fazer dos movimentos. A formação de novos quadros, o amadurecimento do nosso papel e dos debates é fundamental”, avaliou Tatiana Pereira.

Na reunião, ficou definido como prioridade do Fórum Estadual de Juventudes do Maranhão (Fejma), que congrega vários movimentos e entidades juvenis do estado, a atualização do cadastro desses organismos para possibilitar a reativação do Conselho Estadual de Juventude (Cejovem), formado pelo poder público e sociedade civil.

Os órgãos de organização social têm um papel e uma missão importantes na mobilização dos atores sociais e na discussão de políticas públicas que atendam a juventude maranhense de forma plural e integral.

“O Fejma, que muito me orgulho de ter ajudado a criar, tem um papel estratégico para definir a composição do Conselho Estadual de Juventude. Para mim e para o governador Flávio Dino, é uma questão de honra, reestruturar esses espaços de debates e discussões de políticas públicas de juventude, no âmbito da sociedade civil. Por isso mesmo, essa é uma das principais metas da nossa secretaria”, enfatizou.

Marcos Leite, membro do atual colegiado do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão, avaliou como positiva a reunião. Para ele, a discussão foi importante para estreitar os laços entre a secretaria e os diversos segmentos da sociedade civil.

“O fato de conseguirmos, já nessa primeira reunião, encaminharmos a reorganização do Fórum Estadual de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão, mostra que a secretária, como gestora da juventude vai dialogar com os movimentos juvenis e implantar essas políticas públicas em todo o estado”, opinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário