domingo, 13 de abril de 2025

Morre o jornalista Luís Cardoso, em São Luís

 



O jornalista Luís Cardoso foi encontrado morto neste sábado, 12, em sua residência em São Luís.

A família acredita que ele sofreu um infarto, quando estava sozinho em casa.

Após mais de um dia sem contato com família, alguns deles foram até o local, arrombaram uma porta e o encontraram já sem vida.

Luís Cardoso tinha 65 anos e era o titular de um dos blogs mais acessados do Maranhão. Durante a carreira, passou também por diversos veículos locais, sempre com um estilo irreverente e destemido.

À família e amigos, nossos mais sinceros sentimentos


Fonte: Gilberto Leda

quarta-feira, 9 de abril de 2025

TCE declara inadimplência de Luis Filho e outros gestores.

 


Em Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira, 9, o TCE declarou a inadimplência dos gestores públicos que não entregaram, dentro do prazo previsto na legislação, as suas prestações de contas ao órgão de controle externo.

Foram declarados inadimplentes os seguintes fiscalizados: no executivo estadual, Anne Kelly Bastos Veiga (Perícia Oficial de Natureza Criminal); no executivo municipal, Fernando Augusto Coelho Teixeira (Prefeitura Municipal de Cidelândia); José Arnaldo Araújo Cardoso (Prefeitura Municipal de Buriti); Luís Mendes Ferreira Filho (Prefeitura Municipal de Coroatá); no legislativo municipal, Antônio Mateus dos Anjos Tertulino (Câmara Municipal de Buriti); Bryan Caldas Siqueira Freire (Câmara Municipal de São Pedro da Água Branca); Germano de Oliveira Barros (Câmara Municipal de Vargem Grande); Jonhy Márcio Braga Queiroz (Câmara Municipal de Luís Domingues) e Valmir Silva Lima (Câmara Municipal de Cidelândia).

A partir de agora, o TCE vai adotar as providências necessárias à instauração de processo de Tomada de Contas Especial, que é o procedimento utilizado pela instituição para ter acesso às informações que deveriam ter sido enviadas em cumprimento à obrigação constitucional de prestar contas. As Tomadas de Contas Especiais serão operacionalizadas pelos auditores que integram a Secretaria de Fiscalização do TCE (Sefis).

Justiça cassa o mandato de dois vereadores de Tutóia-MA

 


O juiz Gabriel Almeida de Caldas, da 40ª Zona Eleitoral de Tutóia, no Maranhão, cassou nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, os mandatos dos vereadores José de Arimatea Oliveira do Espírito Santo, conhecido como Matea do Regino, e Paulo Roberto Galvão de Caldas, o Paulinho, ambos eleitos pelo partido Avante. A decisão judicial teve como base uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apontou fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

De acordo com a denúncia, o partido Avante registrou 15 candidaturas ao cargo de vereador em Tutóia, sendo 10 homens e 5 mulheres, aparentemente respeitando o percentual mínimo de 30% de candidaturas de cada gênero exigido por lei. No entanto, investigações demonstraram que algumas das candidaturas femininas eram fictícias e foram lançadas apenas para cumprir formalmente a exigência legal, o que caracteriza fraude eleitoral.

Diante das evidências, o magistrado determinou a cassação dos mandatos dos dois vereadores eleitos, a anulação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido Avante, a invalidação dos votos recebidos pela sigla e a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, o que deverá levar à redistribuição das vagas na Câmara Municipal de Tutóia. Além disso, o juiz ordenou a comunicação imediata da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que deverá tomar as providências cabíveis.

O caso agora segue para julgamento no TRE-MA, onde a decisão poderá ser confirmada ou reformada.

Pesquisa Quaest aponta 62% de aprovação à gestão do governador Carlos Brandão

 

O governador Carlos Brandão alcançou 62% de avaliação positiva em sua gestão, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada pelo Grupo Mirante.

O levantamento está sendo feito em todos os estados do país, e reflete a percepção da população sobre o desempenho dos governadores.

Para 2025, o governo do Maranhão tem como principal programa o Maranhão Livre da Fome, com um Cartão-alimentação de R$ 200, mais R$ 50 por filho de até 6 anos. A iniciativa oferece também acesso à saúde e oportunidades de geração de renda.

A pesquisa Quaest foi feita entre 29 de março e 3 de abril, e tem um nível de confiança de 95% para retratar o atual cenário político do estado. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Fonte: Minard

Juíza marca julgamento do prefeito de Nova Olinda do MA por abuso de poder

 


A juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da 80ª Zona Eleitoral, de Santa Luzia do Paruá, marcou para o dia 29 de maio o julgamento da ação em que o prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes (PP), é acusado de abuso de poder econômico.

O gestor chegou a ser preso pela Polícia Federal, no fim do ano passado, em uma operação que apura crimes de compra de votos, coação e ameaça nas eleições deste ano na cidade, mas foi liberado após cumprir três dias de prisão tremporária.

Em parecer apresentado nos autos, o promotor eleitoral Gustavo de Oliveira Bueno, manifestou-se, em dezembro pelo prosseguimento da ação de investigação judicial eleitoral aberta após denúncia da candidata a prefeita do município, Thaymara Amorim (PL). Ela perdeu a eleição para Menezes por apenas dois votos.

No bojo do processo foram apresentados vídeos que comprovariam o abuso. Alguns eleitores confessaram ter vendido o voto em favor de Ary Menezes. E denunciaram que passaram a receber ameaças e represálias.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Toffoli vota para manter condenações pelo incêndio da boate Kiss

 


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (4) para manter as condenações de quatro condenados pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

A Segunda Turma da Corte iniciou o julgamento de recursos dos acusados para reverter a decisão do Supremo que manteve as condenações pelo Tribunal do Júri e determinou a prisão dos envolvidos.

Com a decisão, voltaram a valer as condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão.No voto proferido hoje, Toffoli manteve as condenações por entender que não há irregularidades na decisão que confirmou as penas.

"É evidente que a pretensão do embargante é provocar a rediscussão da causa, fim para o qual não se presta o presente recurso", justificou o ministro.

O julgamento virtual vai até sexta-feira (11). Faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, André Mendonça e Nunes Marques.

Weverton Rocha diz que PDT apoiará candidatura de Brandão ao Senado

 


O senador Weverton Rocha (PDT) declarou. nesta quinta-feira, 3, durante solenidade de comemoração dos 103 anos do PCdoB, na Assembleia Legislativa, que o seu partido lutará pela candidatura do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), a uma cadeira no Senado.

O governador ainda não anunciou se deixará mesmo a gestão estadual para entrar na disputa. Em 2026, haverá duas vagas em disputa, para Rocha, uma candidatura de Brandão é “caminho natural” e deve ser defendida por toda a base governista.

“Aqui no Maranhão, nós temos um cenário, que eu já falei publicamente e, repito, vou defender: nós temos aqui o grupo do presidente Lula e o grupo do presidente Lula tem um cenário onde o atual governador do Estado, mesmo eu não tendo votado, o PDT não tendo votado nele, mas, passada a eleição, estamos todos no mesmo campo do presidente. O PDT não quer um cargo, e não vai aceitar um cargo no Governo do Estado porque não fizemos parte desse mandato que ele está. Mas temos responsabilidade de ajudar este governo a fazer com que ele dê certo. […] O caminho natural, em março, ele está terminando seu segundo mandato, é ele ir dar a sua contribuição e sua experiência no Senado Federal. Então, eu mesmo, antes de defender a reeleição da cadeira do PDT que eu estou ocupando hoje, eu sou o primeiro a defender que este grupo, todo unido, tem que lutar pela primeira cadeira para o atual governador do Estado ser o primeiro senador. Para que as coisas se arrumem”, destacou.

Quem também falou em unidade durante o evento foi o vice-governador, Felipe Camarão (PT).

"Hoje eu tenho a honra de exercer o cargo de vice-governador do Maranhão com responsabilidade enorme, junto com o governador Carlos Brandão, de honrar o legado, que foi começado ainda em outubro de 2014, quando o povo do Maranhão disse sim a Flávio Dino e ao Partido Comunista do Brasil para administrar o nosso estado. E é por isso que nós estamos aqui hoje, para celebrar o passado, para honrar o presente. E há uma responsabilidade política histórica, minha e do governador Carlos Brandão, de liderar a união e a continuidade do projeto que transformou o estado do Maranhão”

Brandão anuncia Fábio Gentil como secretário de Estado

 



O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) anunciou nesta quinta-feira (03) o líder político Fábio Gentil (PP) como novo secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Sagrima).

“Dou boas-vindas ao novo secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Fabio Gentil. Agradecemos a Flávio Viana pela contribuição à frente da pasta. Também desejo um bom trabalho a Gabriel Tenório, que assume a Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (Agemleste). União e parceria pelo bem do Maranhão!” Escreveu o governador por meio de suas redes sociais.

Fabio é ex-prefeito da cidade de Caxias, onde conseguiu eleger seu sucessor, o sobrinho, Gentil Neto. Ele também tem a filha, Amanda Gentil, deputada federal e a esposa, Daniela, como deputada estadual.
Flávio Oliveira Viana, que deixa a Sagrima é ligado do ministro André Fufuca, presidente do partido que Fabio Gentil é filiado, portanto, houve alinhamento entre as partes.

Fonte: Blog do Domingos Costa

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Inquérito investiga suposto enriquecimento ilícito na gestão do ex-prefeito Luis Filho

 


Inquérito instaurado pelo Ministério Público apura suposto enriquecimento ilícito e improbidade administrativa durante a gestão do ex-prefeito de Coroatá, Luís Amovelar Filho.

Sob o comando da promotora de Justiça da cidade, Aline Albuquerque, as investigações apontam possível desvio de recursos e uso irregular de bens municipais enquanto o ex-gestor esteve a frente da Prefeitura.

Segundo as informações, houve alienação indevida de um imóvel público sem a devida aprovação da Câmara Municipal, o que pode configurar abuso de poder e prejuízo ao erário.

Documentos anexados ao processo mostram que o terreno, localizado ao lado da Prefeitura de Coroatá, foi ocupado e utilizado sem a devida legalização, levantando questionamentos sobre a destinação dos bens municipais e possível favorecimento de terceiros.

A investigação também revelou vínculos entre o ex-prefeito e doações eleitorais realizadas em campanhas anteriores, o que pode indicar uso da máquina pública para beneficiar aliados políticos. Além disso, há suspeitas de que contratos públicos foram concedidos sem a devida transparência, beneficiando empresas ligadas a membros da antiga gestão.

Desde agosto de 2023, o Ministério Público vem realizando diversas diligências para reunir provas, incluindo a coleta de documentos e a citação dos envolvidos. Em uma dessas etapas, Luis Mendes Ferreira Filho foi notificado via WhatsApp às 2h05 da manhã, confirmando o recebimento do mandado judicial.

Para garantir a lisura do processo, a Justiça determinou o bloqueio da matrícula do imóvel em questão e solicitou avaliação técnica sobre os valores envolvidos. Um laudo indicou que o terreno, avaliado em R$ 73.057,50, poderia estar sendo utilizado de forma irregular para interesses particulares.

Durante seu mandato, Luis Mendes Ferreira Filho foi alvo de diversas críticas por sua condução administrativa, sendo acusado de práticas irregulares na execução de obras públicas e na contratação de serviços para a prefeitura. Agora, com o avanço das investigações, cresce a pressão por esclarecimentos sobre o possível desvio de recursos e enriquecimento ilícito durante sua gestão.

O próximo passo do Ministério Público é a conclusão da investigação, que poderá resultar em ações judiciais para responsabilizar os envolvidos. Enquanto isso, o ex-prefeito e sua equipe ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

A Promotoria de Justiça reforça que continuará atuando para garantir a legalidade e a defesa do patrimônio público, assegurando que eventuais irregularidades sejam devidamente punidas.

Fonte: Blog do Neto Ferreira 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Justiça Federal obriga Prefeitura de São Luís a corrigir edital de concurso para professores

 


A Justiça Federal deferiu o pedido do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) e determinou que a Prefeitura de São Luís corrija o Edital nº 002/2024 do concurso para professores. A decisão foi tomada devido à ausência da exigência de registro profissional junto ao CREF para os candidatos ao cargo de professor de Educação Física, o que viola a Lei nº 9.696/98.

Conforme a determinação judicial, a Prefeitura tem um prazo de 30 dias para retificar o edital. O entendimento da Justiça é que a não exigência do registro no sistema CONFEF/CREFs representa uma afronta à legislação vigente. “A falta de exigência de registro no órgão de classe competente contraria a legislação e compromete a legalidade do certame”, destaca a decisão.

O edital, publicado em 26 de dezembro de 2024, já havia sido impugnado pelo CREF21/MA no final do ano passado. No entanto, diante da negativa da Prefeitura em acatar a impugnação, o Conselho ingressou com uma Ação Civil Pública para garantir o cumprimento da legislação. Segundo a Justiça Federal, a ausência da exigência do registro profissional representa uma “relevante violação à Constituição”.

Precedente em Codó

A decisão contra a Prefeitura de São Luís segue o precedente recente da Prefeitura de Codó, que, no início do ano, retificou o edital do Processo Seletivo Simplificado do Magistério Municipal após impugnação do CREF21/MA. Inicialmente, o documento também não exigia o registro profissional, mas foi corrigido após a intervenção do Conselho.

“A retificação imediata da Prefeitura de Codó é resultado da fiscalização constante do CREF21/MA. Seguiremos atentos a todos os seletivos e concursos para garantir o cumprimento da lei e a proteção dos profissionais e da sociedade”, afirmou Diogo Oliveira, diretor-executivo do Conselho.


O registro profissional junto ao CREF é uma exigência legal para a docência da Educação Física nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Profissionais sem o registro podem ser exonerados e responder criminalmente por exercício ilegal da profissão, além de estarem sujeitos a multas previstas na legislação federal.


Fonte: Blog do Minard

Deputada denuncia uso do seu nome na retirada de botijões de gás

 


A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) divulgou, nesta quinta-feira, 30, um comunicado em sua conta no Instagram denunciando uma mulher que estaria usando seu nome para fazer a retirada de botijões de gás em loja da cidade de Santo Antônio dos Lopes, reduto eleitoral da comunista.

Segundo ela, a suspeita estaria se identificando como Fernanda no comércio local, solicitando os botijões em nome da parlamentar com a promessa de que os devolveria cheios de gás.

“A deputada Ana do Gás não possui qualquer envolvimento, nem conhecimento, de tais prática, as quais são estranhas à sua conduta e atribuições”, diz a nota.

Fonte: Blog do Gilberto Leda

Prefeito de Coroatá anuncia reajuste salarial de 6,5% para professores da rede municipal

 


A Prefeitura de Coroatá, no Maranhão, encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 03/2025, que propõe um reajuste de 6,5% sobre o vencimento base dos professores efetivos da rede pública de ensino do município. O objetivo é garantir a adequação ao Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) da educação básica para o exercício de 2025.

De acordo com a proposta, o reajuste supera o índice definido pela Portaria Interministerial MEC/MF nº 13/2024, que estabeleceu um aumento de 6,27%, fixando o piso nacional em R$ 4.867,77. A medida segue as diretrizes da Lei Federal nº 11.738/2008, que regulamenta a atualização anual do piso dos profissionais do magistério com base no crescimento do valor aluno/ano nacional do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O prefeito Edimar de Aguiar Franco destacou a importância da iniciativa para valorizar os professores municipais. “Nosso compromisso é garantir que os profissionais da educação recebam um reajuste digno, assegurando condições salariais mais justas e incentivando a qualidade do ensino”, afirmou.

A proposta prevê que as despesas com o reajuste serão cobertas pelo orçamento do Poder Executivo Municipal. Caso aprovado, o aumento terá efeito retroativo a 1º de janeiro de 2025. O projeto aguarda agora a análise e votação da Câmara Municipal.

Fonte: Blog CTA Notícias

sábado, 14 de dezembro de 2024

Braga Netto é preso pela PF em investigação sobre tentativa de golpe



Na manhã deste sábado (14), a Polícia Federal prendeu o general Walter Braga Netto, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente nas eleições de 2022. A prisão ocorreu em sua residência no Rio de Janeiro, no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

A confirmação foi feita à CNN pela própria PF. Após a detenção, Braga Netto foi levado à sede da Polícia Federal no Rio, onde passou por exames de corpo de delito. A expectativa é de que ele seja transferido para o Comando Militar do Leste, também localizado na capital fluminense.

A ação faz parte de um desdobramento das investigações que miram figuras envolvidas em articulações antidemocráticas durante o período que sucedeu as eleições presidenciais de 2022. A PF ainda não divulgou detalhes sobre as acusações específicas ou o papel atribuído ao ex-ministro no caso.

Braga Netto foi uma figura central no governo Bolsonaro, exercendo o comando da Casa Civil e do Ministério da Defesa, além de ter sido apontado como nome de confiança do ex-presidente. Sua prisão reforça o avanço das investigações sobre os atos de 8 de janeiro e outras iniciativas antidemocráticas no país.

A defesa do general ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.

Fonte: Blog do Minard

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

IEMA prorroga prazo de inscrições até o dia 15/12. Saiba detalhes.

 


O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA, divulgou no último dia 06 o Edital para seleção de alunos interessados em ingressar em uma das suas 55 unidades no próximo ano letivo.

O IEMA que tem como modalidade o Ensino Médio integrado ao Curso Técnico oferece para a cidade de Coroatá os cursos técnicos em: Administração, Agropecuária, Serviços Jurídicos e Manutenção e Suporte em Informática.

O Edital de Seleção teve o prazo de inscrições prorrogado até o dia 15 de dezembro e o/a candidato/a deve, no ato de inscrição, inserir seus dados pessoais (nome, RG, CPF e NIS se tiver), dados de Contato, Comprovante de Endereço e Histórico Escolar.

A Gestora Geral, Professora Marta Penha, falou ao Coroatá de Verdade que "O IEMA é muito mais que uma escola. É uma instituição de ensino médio técnico que combina formação acadêmica de excelência com qualificação profissional. Isso significa que, além de cursar as disciplinas tradicionais, você terá a oportunidade de aprender uma profissão desde cedo, adquirindo habilidades práticas e conhecimentos técnicos que fazem toda a diferença no mercado de trabalho. Por aqui nós temos preparação para o mercado de trabalho, estrutura de qualidade com laboratórios modernos, professores capacitados e recursos que garantem uma formação de alto nível. Temos destaque no Enem e vestibulares pois além da formação técnica o IEMA não deixa de lado o preparo acadêmico. Você terá a oportunidade de crescimento pessoal e profissional e desenvolverá habilidades como autonomia, criatividade e responsabilidades essenciais para seu sucesso pessoal e profissional"

"Fique atento aos prazos e ao processo de inscrição. Converse com seus pais ou responsáveis, pesquise sobre os cursos disponíveis e não hesite em dar esse passo em direção ao seu sonho." Complementou a Gestora.


O Aluno Christopher Kauan, do 3° ano do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, ao incentivar outros alunos a irem para o IEMA diz: "Se você está buscando uma escola que vai além das aulas e se preocupa de verdade com o seu futuro, o IEMA é o lugar certo para você! Aqui, você encontra professores dedicados, uma estrutura que incentiva o aprendizado e projetos incríveis que te preparam para os desafios da vida. Além disso, a gente tem um ambiente acolhedor e cheio de oportunidades para crescer como pessoa e como estudante. Venha fazer parte da nossa família e dar o próximo passo rumo ao sucesso!"


Fique atento aos prazos e documentos e acesse o site do IEMA para mais informações.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Câmara cassa mandato de Zé Francisco e marca posse de Camilo Figueiredo para às 14h desta segunda-feira histórica

 



Às 11h46min, da manhã desta segunda-feira, 09/12/24, a Câmara Municipal de Codó cassou o mandato do prefeito José Francisco Lima Neres.

As duas razões da denúncias (NEPOTISMO e Irregularidades no Portal da Transparência) receberam, cada uma no seu momento, a mesma votação – 14 votos a favor, zero contra em razão de que os aliados do prefeito não vieram à sessão.

Dos aliados, apenas Dr. Mendes e Domingos Reis compareceram, chegaram a usar tempo na Tribuna, mas foram embora logo em seguida, retirando-se antes do voto nominal.

Entre os 14 votos votos a favor da saída de Zé Francisco , 5 foram de ex-aliados.


O presidente da Câmara, Antonio Luz, marcou para as 14h a posse de Camilo Figueiredo, atual vice-prefeito. José Francisco Lima Neres, segundo assessores próximos, está na capital São Luís tentando medidas judiciais para voltar ao cargo até 31 de dezembro, uma vez que não foi reeleito em outubro.


Fonte: Blog do Acélio Trindade

sábado, 7 de dezembro de 2024

Morre Jorge Maru, presidente da Câmara de Paço do Lumiar


O vereador e presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Maru (Solidariedade), morreu na manhã deste sábado (7) aos 55 anos. Ele teria sofrido um infarto e sido encaminhado à UPA de Paço do Lumiar, onde foi constatado o óbito.

O político disputou a prefeitura de Paço do Lumiar nas últimas eleições municipais, alcançando a terceira colocação, com 4,20% dos votos.

Jorge Maru era casado com a empresária Josy Braga.


Fonte: Blog Marrapá

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Investigação apura desvio de R$ 13 milhões da educação em cidade do MA

 



Alunos de São Benedito do Rio Preto, no interior do Maranhão sofrem com falta de transporte e manutenção nas escolas. Segundo investigações, R$ 13 milhões destinados à educação foram desviados — parte desse dinheiro foi parar na conta de parentes do prefeito e da primeira-dama.

O município tem pouco mais de 18 mil habitantes e o registro do pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.

Desde janeiro de 2023, a cidade recebeu do governo federal R$ 91 milhões do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2007, o Fundeb tem o objetivo exclusivo de financiar a educação básica no país.

Na escola com a pior nota no Ideb, um ônibus caindo aos pedaços é usado para transportar os alunos. Outra, onde não há qualquer transporte, força estudantes a caminhar seis quilômetros. Numa terceira, a ameaça que já dura mais de um ano é um buraco no meio da sala “É arriscado quebrar as pernas pisando nele”, diz um estudante.

Por lei, 70% dos recursos do Fundeb devem ser destinados ao pagamento de educadores. Os 30% restantes, aplicados em despesas exclusivas da educação, como manutenção de escolas, aquisição de material didático, no auxílio ao transporte escolar, por exemplo. Mas aqui em São Benedito do Rio Preto, documentos apontam que parte desses recursos ganhou outro destino.


O prefeito Wallas Rocha, do Republicanos, se reelegeu para um segundo mandato. Durante o período eleitoral, denúncias de corrupção na prefeitura viralizaram na região.

Uma apuração jornalística feita pela equipe do Fantástico – que chegou a ser ameaçada na cidade (veja abaixo) levou a investigações de diferentes órgãos públicos após as eleições.

A reportagem teve acesso a todos os extratos da conta do Fundeb do município de janeiro de 2023 a julho deste ano.

Os documentos confirmam transferências do Fundeb para contas de mais de 1.500 pessoas.

O superintendente da Controladoria-Geral da União, José Antônio de Carvalho Freitas, reforça que só profissionais da educação podem receber repasses do Fundeb.

“Tem que constar na folha de pagamento do município como um profissional da educação básica, de uma escola.” Mas, segundo o levantamento, não foi esse o destino das transferências.

Os documentos mostram que 11 parentes do prefeito Wallas Rocha e da primeira-dama, Brenda Gabrielle Nunes da Silva, receberam os recursos do Fundeb ilegalmente. Só para eles, a soma dos valores transferidos chega a mais de R$ 317 mil.

Foram 15 transferências bancárias realizadas para a primeira-dama, mais de R$ 58 mil. Três parentes do secretário de educação de São Benedito, o pastor Jairo Frazão, receberam R$ 126 mil. Para dez pessoas da família do vereador Irmão Valter, do PSB, R$ 112 mil.

Segundo a apuração, o esquema também usava “laranjas” que emprestavam suas contas bancárias para receber ilegalmente o dinheiro do Fundeb.


Fonte: Blog do Gilberto Leda

Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%

 



Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).

“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.

As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.

Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.

O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. “O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Conheça os 15 vereadores eleitos em Coroatá para o período de 2025-2028

 



A cidade de Coroatá acaba de eleger seus 15 representantes que atuarão na Câmara Municipal durante os próximos quatro anos. Com uma mistura de renovação e continuidade, os novos vereadores assumem o compromisso de legislar em favor dos interesses da população coroataense, em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.

Quem são os vereadores eleitos?

Confira abaixo os nomes dos 15 vereadores que foram escolhidos pela população de Coroatá:

Ricardo Baratão (PBS) - 1.912 votos

Páblo Lima (PRD) - 1.698 votos

Cássio (PDT) - 1.618 votos

M° Eduarda Garret (PSB) - 1.531 votos

Thiago Sales (PRD) - 1.478 votos

Gregório Pereira (PSB)  - 1.438 votos

Júlio do Moisés (PP) - 1.376 votos

Diogo (PT) - 1.161 votos

Saddam (PRD) - 966 votos

Jardel Scot (PCdoB) - 958 votos

Daniel da Assistência (PP) - 845 votos

Otoniel Gomes (PSDB) - 807 votos

Gracilene Cavalcante (PSDB) - 771 votos

Dr. Carlos Portela (PSDB) - 768 votos

César Trovão (PSB) - 696 votos

Edimar Vaqueiro é eleito prefeito de Coroatá-MA com 61,03% dos votos.

 


Ontem (06) ocorreram as eleições municipais em todo o Brasil e, 37.137 coroataenses foram às urnas para escolher seus vereadores e prefeito(a).


Quando a apuração dos votos foi finalizada, Coroatá soube que teria Edimar Vaqueiro como prefeito. O candidato da oposição foi eleito com 21.609 votos (61,03%). A candidata Aryanna Amovelar obteve apenas 13.801 votos (38,97%).


O que chamou a atenção dos coroataenses é o fato de que a porcentagem dos votos de Edimar é igual a estipulada pela pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião no início de Setembro. 


A tentativa de implementação de uma Oligarquia em Coroatá não se concretizou pois o povo não quis. A oposição de Coroatá ainda conseguiu descredibilizar ainda mais os dois senhores que se autointitulavam líderes de Coroatá que se juntaram para tentar vencer Edimar.


Coroatá agora deseja sucesso governo e que Edimar Vaqueiro supere as expectativas do povo de Coroatá.