terça-feira, 26 de outubro de 2021

Dr Carlos Lula entrega novo mamógrafo no Hospital Macrorregional de Coroatá




O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (22), um aparelho para realização do exame de mamografia no Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá. Com o equipamento, a Região dos Cocais ganha em assistência especializada ao oferecer serviços de mastologia e mamografia.

“Até o início da atual gestão, o Maranhão tinha apenas quatro mamógrafos e hoje já contamos com 16 equipamentos distribuídos pelo estado. Estamos aqui para mostrar o nosso compromisso com as pessoas, transformando Coroatá em um polo de saúde para toda a região”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O novo mamógrafo é totalmente digital e, com a entrega do equipamento, a previsão é que sejam realizadas na unidade 600 mamografias e 240 consultas no serviço de mastologia. O Hospital Macrorregional de Coroatá é referência para 75 cidades da Região dos Cocais.

Após a entrega, a unidade deu início imediato ao atendimento das pacientes. Para os atendimentos, as pacientes serão encaminhadas pela Regional de Saúde via sistema de regulação, conforme pactuado entre os municípios que integram a macrorregião.

Karindelândia Souza, de 43 anos, foi uma das primeiras a ser atendida. “É importantíssimo para a nossa região receber um equipamento como este, até porque, antes, as mulheres precisavam se deslocar para outras localidades. Sem dúvidas será uma segurança a mais no sentido da prevenção, pois com isso ganhamos mais chances de viver e viver com qualidade”, disse.

Para o diretor clínico do hospital, Marcos Vinicius Mendes, é um divisor de águas. “Sem dúvidas irá desafogar bastante o serviço oferecido em outras unidades da rede, além de proporcionar o melhor para a nossa população. O impacto tende a ser o melhor possível, pois com o serviço oferecido aqui, as pacientes ganham no tratamento, com mais conforto e qualidade”, pontuou.

Além do serviço de mastologia e mamografia, o Hospital Macrorregional de Coroatá oferta cirurgias de urgência, gerais e oftalmológicas, ambulatório de Cardiologia, Gastroenterologia, Urologia, Nefrologia e Ortopedia, exames laboratoriais, Ultrassonografia, Raio-X, Endoscopia, Colonoscopia e Tomografia Computadorizada.

Presente na solenidade de entrega, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, ressaltou que é papel do gestor público tomar decisões que sejam para cuidar das pessoas. “Hoje podemos desfrutar de uma gestão que serve à população maranhense. É isso o que nos motiva diariamente, o de construir para oferecer uma uma estrutura que sirva a todos. Viva o SUS e viva Coroatá”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário