segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Governo promove formação de professores para reforçar ações do Enem em sala de aula



Com a finalidade de subsidiar o trabalho dos professores do 3º ano do ensino médio, no planejamento de atividades em sala de aula, com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizará, nas quinta (17) e sexta-feira (18), formação para 200 profissionais da educação, que irão atuar como formadores nas 19 Unidades Regionais do Maranhão (URE).

Na oportunidade, os professores poderão ampliar os conhecimentos em torno da matriz curricular adotada pelo Enem e a tipologia de prova presente nessa avaliação realizada pelo MEC/Inep.

“Com a aplicação do processo formativo, com o foco na avaliação, pretende-se que este seja compreendido por todos os educadores como estruturante do processo de ensino e aprendizagem, que não se limita a aplicação de uma prova, mas como um momento em que o professor avalia o ensino que desenvolve e identifica as dificuldades e aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados”, realça a secretária Áurea Prazeres.

Para o desenvolvimento do processo formativo, a Seduc produziu uma Coletânea de Cadernos que será disponibilizada aos professores, com orientações didáticas voltadas a subsidiar o planejamento do trabalho em sala de aula. Nesse sentido, as equipes de formadores da secretaria, em todas as regionais, em parceria com os gestores das escolas, irão apoiar a formação e acompanhar o trabalho desenvolvido.

Rede de Formadores
Desde o início da atual gestão, o Governo, por meio da Seduc, vem trabalhando para instituir uma política estadual de formação continuada dos profissionais da educação. Como parte dessas ações, foi instituída a Rede Estadual de Formadores, que visa garantir que em cada uma das escolas da rede possa acontecer cotidianamente o trabalho coletivo de estudo, compartilhamento de experiências e reflexão conjunta sobre a própria prática.

A Rede de Formadores foi iniciada com a formação de 150 formadores das Unidades Regionais de Educação, com a aplicação da formação para os professores com foco no apoio pedagógico aos estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Como o objetivo estratégico da Rede de Formadores é a prática de uma Política de Formação Continuada nas escolas, cuja finalidade é subsidiar o trabalho de sala de aula realizado pelos professores, tanto a ação inicial voltada para o apoio pedagógico quanto a formação que será realizada sobre o Enem, possuem como objetivo estratégico que cada um dos professores da rede estadual ampliem suas competências profissionais necessárias para planejar o ensino e adequá-lo às necessidades de aprendizagem de seus alunos e alunas, fazendo com que estes tenham uma aprendizagem com qualidade.

“Sem uma política de formação continuada, que permita a todos os educadores acesso ao que de mais recente e importante tem sido produzido na educação do Maranhão, do Brasil e em todo o mundo, não será possível transformar a realidade das nossas escolas, dar aos docentes o devido valor profissional e a cada um dos nossos estudantes a garantia do sucesso escolar”, enfatizou a secretária de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário