quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Pesquisa Escutec diz que Francisco Nagib pode ganhar eleição em Codó



Pesquisa Escutec/O Estado realizada em Codó aponta para os primeiros prognósticos para as eleições para a Prefeitura do Município, em outubro deste ano. Segundo o levantamento, o grupo do atual prefeito, Francisco Nagib (PDT), é o favorito para vencer a disputa.

No cenário espontâneo, quando os eleitores são instados a escolher um candidato sem que lhes sejam apresentados nomes, o pedetista lidera com 18% das intenções de votos, seguido do deputado estadual Zito Rolim (PDT), aliado do prefeito, com 9%.

O membro da oposição mais bem posicionado é Zé Francisco, que aparece em terceiro, com 7%. Já Chiquinho do SAAE com 4% mesma pontuação do ex-deputado Camilo Figueiredo.

Nos cenários estimulados consultados, a liderança do grupo governista se repete. No primeiro deles, Francisco Nagib tem 28%, contra 20% de Zé Francisco. Em terceiro aparece o ex-prefeito Ricardo Archer, com 12%, seguido por Camilo Figueiredo (8%), Chiquinho do SAAE (4%), Pedro Belo (4%) e César Pires (3%).

Numa segunda composição de prováveis candidatos – com as retiradas dos nomes do atual prefeito e de Zé Francisco -, a liderança passa ao deputado estadual Zito Rolim, que aparece, então, com 33% das intenções de votos. Em segundo, neste caso, estaria Ricardo Archer, com 10%, mesma pontuação de Camilo Figueiredo. Na sequencia aparecem Chiquinho do SAAE (5%), Pedro Belo (3%), César Pires (3%) e Expedito Carneiro (2%).

Rumo certo


O Instituto Escutec também apurou como anda a avaliação dos codoe4nses a respeito da vida na cidade. O resultado aponta que 88% consideram boa ou ótima a vida que levam em Codó. Além disso, 49 % acreditam que o Município está indo “no rumo certpo’’. Sobre a administração de Francisco Nagib, 58% disseram aprovar, contra apenas 40% que afirmara desaprová-la.

Os entrevistados também apontam que pertence ao próprio grupo Nagib e liderança política da cidade. De acordo com o levantamento, 27% dos eleitores consideram o deputado estadual Zito Rolim como a maior liderança política codoense. Em segundo lugar aparece o próprio prefeito Francisco Nagib, com 15%. O ex-prefeito Biné Figueiredo aparece apenas com 4%, em terceiro lugar, seguindo pelo ex-prefeito Ricardo Archer, com 2%.

O Instituto Escutec foi contratado pelo jornal O Estado do Maranhão e ouviu 500 eleitores em Codó, entre os dias 8 e 10 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de 4% pontos percentuais, para mais ou menos, e o intervalo de confiança estimado é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-07597/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário