sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Governo realiza mutirão de glaucoma no PAM Diamante



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará nos dias 11 e 12, no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante (PAM Diamante), em São Luís, um mutirão de atendimentos para diagnósticos do glaucoma e outras doenças que causam cegueira.

A ação faz parte do ‘Programa do Glaucoma’ do Ministério da Saúde (MS) gerenciado pelo governo do Estado. É o terceiro mutirão que acontece em 2015 na unidade e tem como parceira o Hospital do Olho - MA, conveniado com a SES, para prestar atendimento também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, serão realizadas as consultas e exames oftalmológicos e, nos casos diagnosticados de glaucoma ou outras doenças, o paciente receberá o medicamento (colírio) pela SES e fará o tratamento no Hospital do Olho. A expectativa de atendimentos é de 100 pacientes por dia.

Para participar das consultas, é preciso se cadastrar até o dia 10 de novembro com as assistentes sociais do PAM Diamante, das 7 às 17h, com documento de identificação, cartão do SUS, e comprovante de endereço.

Cerca de 10 profissionais participarão do mutirão prestando assistência. Os médicos oftalmologistas Tatiana Guimarães e Vinícius Magno serão os responsáveis pelas consultas.

“O Hospital do Olho presta serviço para o Estado dentro dos hospitais de referência que possuem ambulatório na grande São Luís e regionais de saúde. Com isso, conseguimos fazer o diagnóstico de doenças que causam cegueira, com foco no glaucoma e é uma união de esforços para garantir essa assistência pelo SUS”, ressalta a coordenadora da equipe de oftalmologia do Hospital do Olho, Maria Zélia Moreno. No período de 19 a 28 de novembro, o mutirão será realizado na regional de Rosário, com a expectativa de atender 200 pacientes por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário