sexta-feira, 30 de maio de 2014

PROS apoiará Flavio Dino como candidato ao Governo do Maranhão e liberta o partido para as coligações Estaduais


Em reunião que aconteceu no último dia 28/05 em Brasília, a Executiva Nacional do Partido Republicano da Ordem Social – PROS comunicou a Bancada no Congresso Nacional que o Partido está liberado para fazer suas coligações estaduais e seus presidentes tem autonomia na condução desse processo. Segundo o Presidente Eurípedes, o PROS, a princípio, terás candidatos a governador nos estados do Amazonas (José Melo) e Rio de Janeiro (Miro Teixeira), apoiará candidatos em outros estados como Acre (Tião Viana), Maranhão (Flávio Dino), etc.

Estamos nos preparando para sair no próximo pleito maior e mais fortalecido. Ao falar da decisão do partido em cada estado, a Executiva Nacional destacou e parabenizou o PROS no Maranhão, presidido pelo deputado Zé Vieira, que vem trilhando juntamente com outros opositores, a eleição do ex presidente da Embratur, Flávio Dino.

Zé Vieira por sua vez, disse que vem lutando na formação dos diretórios municipais e mesmo com dificuldades já implementamos mais de 90. Estamos firme e seguros que Flávio Dino será eleito governador do Maranhão, e revela que a última pesquisa o candidato aparece 57% da preferência dos votos dos maranhenses, sendo eleito no 1º turno.

Nosso trabalho é árduo, nosso movimento “ Diálogos pelo Maranhão” tem percorrido todo o estado, ouvindo as pessoas e por onde andamos o desejo de mudança só cresce. A oposição está forte e unidade, afirma Zé Vieira. Saio feliz da reunião e vejo que o Partido é sério e conduzido por homens de bem e de palavra.

Vou procurar o deputado Simplício e a deputada Eliziane e propor uma coligação com o Solidariedade e o PPS respectivamente. Chegou o momento de mudar o Maranhão, não há outro caminho. O -PROS e o povo querem Flávio Dino, finaliza Zé Vieira.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vereador Cássio do PSDB diz que o candidato da oligarquia é a cara do desgoverno que representa o atraso para o Maranhão

Do blog do vereador Cássio Reis

O vereador Cássio Reis (PSDB) foi o primeiro orador do Grande Expediente da sessão desta quinta-feira, 29, utilizando-se portando de trinta minutos para seu discurso. Iniciando sua fala o vereador agradeceu a participação da população coroataense no "Diálogos com a Juventude" realizado no último dia 24 em Coroatá com a presença do pré-candidato Flávio Dino (PCdoB), do pré-candidato a vice-governador, deputado federal Carlos Brandão (PSDB), os deputados estaduais Neto Evangelista (PSDB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e outras lideranças. "A multidão presente demonstra a cada dia o sentimento da mudança", disse.

"Nos preparemos para a grande batalha, pois presenciamos nas últimas eleições os ataques e o desespero dos Murads e agora o desespero será maior ainda, pois os secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB), já começou a demonstrar essas atitudes vergonhosas através dos seus meios de comunicação, rádio e televisão, como vimos antes e após a vinda de Flávio Dino no final de semana passado, esta é uma atitude de quem sente o cheiro da derrota e não quer aceitar", disse o parlamentar.

Em seu pronunciamento o vereador disse que o secretário de saúde debocha do Ministério Público Estadual - MPE diante das muitas denúncias que envolvem o seu nome à frente da Secretaria de Estado de Saúde - SES. "Ele agora lança dois candidatos a Assembleia Legislativa, mas há pouco tempo atrás o mesmo secretário tinha dificuldade até para pagar as contas de luz do prédio onde funciona a sua TV e rádio, então eu me pergunto de onde saiu tanto dinheiro e em tão curto período de tempo que só a justiça não conseguiu ver até hoje?", indagou o oposicionista.

"O seus candidatos é o seu genro e a sua filha, esta última ele quer empurrar de goela abaixo é a mesma que em 2004 o povo de Coroatá disse não, é a mesma que naquele ano, então candidata a prefeita deste município, não sabia nem mesmo o que era uma casa de taipa", disse.

Ainda durante o seu discurso o parlamentar tucano destacou o resultado de mais uma pesquisa de intenção de votos para governo do estado divulgada no dia de ontem, 28, que mostra a vantagem do pré-candidato Flávio Dino sobre o seu concorrente "que não tem nada a mostrar a não ser os ataques contra o comunista e se segura de todas as formas na 'barra-da-saia' da presidenta Dilma para tentar garantir alguns votos.

Em resposta ao pronunciamento do vereador governista Jocimar Pereira (PMDB) na última sessão quando este chamou o ex-governador Zé Reinaldo (PSB) de "traíra", Cássio Reis declarou que "o maior traíra é o grupo ao qual você pertence, que conspirou e traiu o ex-pré-candidato Luís Fernando, vocês são os verdadeiros traíras, o que você se nega a dizer, mas agora escolheram o candidato certo, que é a cara do desgoverno da oligarquia: a cara da insegurança, da falta de saúde, da ausência de infraestrutura e o principal, a cara da corrupção", disparou.

"Mas em 05 de outubro faremos deste lobo um pequeno e inofensivo 'gatinho-maracajá'", finalizou.

Ricardo Murad e o seu plano maquiavélico para tentar ser governador em 2018


Ricardo Murad quer se tornar o novo Sarney
Por Páblo Lima.

Que o sonho do secretário de estado de Saúde e cunhado da governadora Roseana Sarney (PMDB), Ricardo Murad (também do PMDB, assim como o restante da família) é um dia ser governador do Maranhão, não é surpresa para ninguém. Pois bem, na cabeça de Murad, tal loucura poderá ser realizada em 2018.

E o seu plano de Ricardão para tornar este sonho piramidal e maquiavélico possível foi iniciado neste ano com a decisão da sua permanência na Secretaria de Estado de Saúde - SES. Com esta atitude Murad não será candidato a nenhum cargo eletivo nas eleições de outubro próximo, porém, ele não perderá força na Assembleia Legislativa do Maranhão - ALEMA, pelo contrário, pretende duplicá-lo, pois resolveu lançar nada menos que dois candidatos de sua família para ocupar igual número das 42 cadeiras do legislativo maranhense.

E após muita discórdia no seio da família para decidir quem seriam os escolhidos, eis que no dia de ontem, 27, como noticiado aqui na manhã desta quarta-feira, 28, o patriarca do clã anunciou o seu veredicto.

E os ungidos serão seu genro, Sousa Neto e sua filha do coração, Andrea Murad (como o blog noticiou a meses atrás clique aqui), ambos pelo seu PMDB, que, segundo os planos do "tratorzão", deverão ser eleitos com a ajuda dos milhões da saúde do povo do Maranhão.

Ricardo, que já conseguiu eleger a esposa, Teresa Murad, prefeita de Coroatá, a partir de 2014, terá dois representantes na ALEMA para infernizar a vida do próximo governador Flávio Dino (PCdoB), pois até mesmo RM sabe que Dino será eleito no dia 5 de outubro deste ano.

Ricardo, inclusive, torce para que isso ocorra, pois resolveu tirar Luís Fernando do palio para apoiar a candidatura falida do filhinho de papai, Edinho Lobão, sabendo que ele será facilmente derrotado e assim o grupo Sarney, ficará longe do palácios dos Leões. Na cabeça de Ricardo, com a derrota de Lobinho, ele será o responsável por reconquistar tal palácio para a oligarquia Sarney/Murad iniciando assim um novo ciclo onde ele seria o mandatário-mor por outras décadas sem-fim.

O secretário e quase ex-deputado estadual aposta nos hospitais que vem "entregando" no interior do Maranhão construídos com dinheiro oriundos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento - BNDES. Com esta estratégia Ricardo Murad pretende deixar na cabeça dos maranhenses a imagem de “homem trabalhador”, o que deverá ser bastante explorado por ele em uma eventual candidatura em 2018. Mas, é claro, que antes de 2018, Ricardo tem planejar concorrer à Prefeitura de São Luis para, em seguida, partir para a disputa de governo do estado.

Com diversos prefeitos, dois deputados estaduais de inteira confiança e outros federais que deverá financiar agora em 2014 ele chegará em 2018, se não for preso nesse intervalo de tempo, como um “forte” candidato. Porém, Ricardo faz todas esses planos apostando que a gestão do próximo governador Flávio Dino será um desastre, o que não acontecerá, já que o comunista está completamente preparado para governar o estado com esperança e atitudes concretas para tirá-lo do atraso de cinco décadas, podendo assim, extirpar de vez os sonhos de Murad, e livrar o nosso povo de tamanho perigo.

Líder absoluto: Flávio Dino tem 54% contra 18,92% de Lobinho




Do Jornal Pequeno

O instituto Amostragem divulgou na tarde de ontem os números da corrida eleitoral para o Governo do Estado. Com 54% das intenções de voto, Flávio Dino (PCdoB) lidera a corrida pelo Palácio dos Leões contra 18,92% de Lobão Filho (PMDB), segundo colocado.

No cenário mais provável para o confronto eleitoral, em terceiro aparece Antônio Pedrosa (PSOL) com 1,46% seguido de Saulo Arcângeli (PSTU), 1,23%. Do total de 1300 eleitores maranhenses ouvidos, 13,46% disseram que ainda não sabem em quem votarão e outros 10,92% afirmam que votariam brancos e nulos.

Em um embate direto entre os dois pré-candidatos favoritos na disputa eleitoral, Flávio Dino também venceria com 57,46% dos votos. Já Lobão Filho teria 20,62% dos votos. Neste cenário, 11,08% ainda não sabem em quem votar e 10,85% votariam branco ou nulo.

O instituto Amostragem realizou pesquisa entre os dias 16 e 19 de maio e ouviu 1300 eleitores de 40 municípios em todas as regiões do estado. A pesquisa está registrada sob o protocolo MA-00012/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e possui margem de erro de 2,66 pontos para mais ou para menos.

Rejeição
– Quando os eleitores são perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 38,77% dos eleitores maranhenses responderam Lobão Filho. No quesito rejeição, em segundo lugar fica Antonio Pedrosa, com 27,15%, seguido de Saulo Arcângeli (23,23%) e Flávio Dino (15,85%). Branco ou nulo somam 4,06% e 11,08% disseram não saber ou preferiram não responder.

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem para avaliar o embate tendo Lobão como pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney, após a renúncia da candidatura de Luís Fernando Silva (PMDB).

Grande "Jornal Pequeno" completa 63 anos de fundação



O Jornal Pequeno, fundado pelo saudoso José Ribamar Bogéa (1921-1996), completa 63 de existência nesta quinta-feira (29). A este grande jornal, nosso humilde blog rende homenagens e agradecimentos por eles ser a maior fonte de verdade do estado Maranhão.

Deputados comandarão visita técnica aos projetos de irrigação no Maranhão


Os deputados federais Simplício Araújo (Solidariedade/MA) e Carlos Brandão (PSDB/MA) estarão à frente da comissão parlamentar que visitará, dia 6 de junho, os municípios de Joselândia e Magalhães de Almeida no Maranhão. A comissão, composta também por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), irá vistoriar as obras de irrigação que estão abandonadas nestes municípios. O requerimento do parlamentar foi aprovado dia 09 de abril na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal.

“Após 30 anos da implantação de 11 mil hectares do perímetro irrigado Tabuleiros de São Bernado, apenas 500 hectares foram realmente implantados. Em Joselândia, a área irrigável é de 1.720 hectares, porém apenas 500 hectares foram entregues. O que se vê nessa região são máquinas e obras abandonadas em mais uma demonstração de mau uso de dinheiro público. Após a visita e com nosso relatório técnico em mãos vamos entrar com requerimento junto aos órgãos competentes para que esse projeto seja finalizado e ajude aos milhares de maranhenses que ali vivem”, afirmou Simplício.

Em fevereiro, Simplício visitou, juntamente com o pré-candidato ao governo, Flávio Dino, Tabuleiros São Bernardo, e, em reunião com representantes da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros de São Bernardo de Magalhães de Almeida (MA), Simplício ouviu as necessidades das famílias e debateu com a população formas de aumentar a produção e investir no desenvolvimento da agricultura do estado.

“Após a visita constatamos a necessidade de mostrar aos técnicos do TCU e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara a situação lamentável em que se encontram essas famílias. Nosso requerimento foi aprovado e vamos, com a ajuda dos técnicos, encontrar uma solução para esses problemas”, finalizou.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Acabou a lenga-lenga: Ricardo Murad lança a pré-candidatura de sua filha Andrea a deputada estadual

Acabou o mistério, acabou a briga, acabou a lenga-lenga, Ricardão Murad anunciou no dia de ontem, 28, em sua página em uma rede social , a candidatura de sua filha mais jovem, Andrea Murad (PMDB), como sua candidata oficial a uma vaga na Assembleia Legislativa.

O super-secretário que desde 1982 não havia deixado de disputar eleições para ficar até o último minuto a frente da Secretaria de Estado de Saúde - SES para tentar em vão garantir a vitória dos seus aliados ou mesmo por outros motivos obscuros.

Segundo informações, a filha Andre não será a única aposta de Ricardão ao cargo como já adiantamos por aqui, mas que dividirá sua atenção com o seu genro Souza Neto (PMDB), esposo da sua outra filha, a dondoca Tatiana Murad, que não "bateu o pé" desde o início contra a candidatura exclusiva da irmã.

Leia abaixo, na íntegra, o comunicado de Ricardão aos seus correligionários:
"É com muita emoção que anuncio a candidatura a deputada estadual da minha filha Andrea Murad... 
Todos os que me acompanham na política desde o ano de 1982, sabem que tomei uma decisão corajosa, como é do meu feitio, ao decidir não me candidatar para um novo mandato de deputado estadual. 
Para concluir minha gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde, decidi permanecer no cargo, apesar das expectativas de milhares de maranhenses que sempre me acompanharam com seus votos de confiança por toda a minha vida política. Refleti bem e decidi ficar para concluir o maior projeto de saúde da história do Maranhão que comecei em abril de 2009 com o apoio e incentivo da governadora Roseana. 
Por outro lado, desde que ingressei na política, através do meu sogro, Vítor Trovão, há mais de 30 anos, venho, com minha esposa Teresa, me dedicando a trabalhar por Coroatá, São Luís e pelo Maranhão. Ao longo desses anos, por onde passei deixei a marca do meu caráter e o resultado do meu trabalho. Trago comigo a certeza que nós podemos fazer muito quando a oportunidade surge. Foi com essa certeza, confiando na força do maranhense, que, quando fui presidente da Assembléia, prefeito eleito de Coroatá, gerente Metropolitano, deputado Federal e nos últimos anos secretário de Saúde, trabalhei intensamente, mostrando que é possível fazer, mudar, construir, realizar. 
Como dizem muitos, a política está no sangue. E é justamente desse sangue, dessa vontade inerente de trabalhar pelo bem público, que surge um novo nome na política maranhense: o da minha filha Andrea Murad. Uma mulher jovem, dinâmica, querida pela sua família e por seus amigos, formada em relações públicas, bem sucedida. Andrea, com o perdão do trocadilho, é um sangue novo na política, mas que traz em seu DNA a mesma vontade de dedicar-se à lida política, ao bem comum, à construção de uma vida melhor para todos. 
Tenho orgulho de saber que uma tradição familiar está se mantendo com nossa filha Andrea Murad. Eu, Teresa, suas irmãs, nossos familiares e seus muitos amigos estamos felizes por ela ter aceitado esse grande desafio, que é o de representar nossa gente, nosso povo, com a coragem e sensatez que lhe são peculiares. Coroatá, São Luís, e o Maranhão vão ganhar muito com isso".

Ônibus escolar carregado de alunos por pouco não vira na zona rural de Coroatá e provoca uma tragédia

Foto: Reproduçã/Facebook/Eulena Silva
Um dos ônibus escolares da Secretaria Municipal de Educação de Coroatá - SEMED que carregava os alunos do povoado Bem-fica e adjacências atolou-se e por pouco não virou nesta segunda-feira, 27, por volta do meio dia, como ilustra a foto acima o veículo ainda chegou a inclinar-se. Como dissemos, no momento do ocorridos o veículo transportava os estudantes do turno da manhã que retornavam da escola nas proximidades.

O incidente, que por pouco não virou um acidente, foi ocasionado pelas péssimas condições das estradas vicinais da zona rural do município de Coroatá, que carecem de manutenção constantemente, o que não tem ocorrido desde o início da gestão da prefeita Teresa Murad (PMDB).

Vale lembrar que recentemente a Prefeitura contratou mais de 1 milhão e meio de reais para a realiação de reparos nas estradas vicinais, exclusivamente aquelas que ligam localidades a unidades escolares, como é o caso, conforme publicamos aqui, o que é mais que suficiente para resolver o problema desta e de outras estradas que se encontram esquecidas há quase um ano e meio.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Deputado Simplicio Araújo responsabiliza Ricardo Murad por morte de recém-nascida

O deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA)responsabilizou o secretário estadual de saúde do Maranhão, Ricardo Murad (PMDB), pela morte de uma recém-nascida em São Luís. Por falta de transporte e custeio para a realização de uma cirurgia em São Paulo, o triste episódio aconteceu.

A menina faleceu sem receber o tratamento que precisava depois que a Secretaria Estadual de Saúde se negou a prestar o atendimento, descumprindo decisão judicial. A recém-nascida sofria de cardiopatia congênita grave. Sem receber o tratamento, ela morreu 42 dias depois do diagnóstico, em São Luís.

“É lamentável e inaceitável o que ocorreu em São Luís. A secretaria de saúde tem o dever de prestar atendimento. Se tivesse feito isso, poderia ter evitado a morte dessa criança. Mostra o desinteresse e descuido com a população do nosso estado”, ressaltou Simplício.

O juiz José Américo Abreu Costa determinou desde o dia 24 de fevereiro que a secretaria fornecesse à criança e seu acompanhante ajuda de custo para tratamento fora do domicílio, preferencialmente no estado de São Paulo e reiterou que a ajuda de custo deveria incluir transporte terrestre e avião com UTI Aérea. O descumprimento da determinação acarretaria multa diária de R$ 1.000,00, dada a gravidade do caso.

Infelizmente Ricardo Murad não se interessou pelo caso, e a criança veio a óbito com 45 dias de nascida.

Embora tenha descumprido decisão judicial neste caso, Ricardo Murad autorizou o pagamento de mais de meio milhão para custear o tratamento do ex-prefeito de Timbiras, Ricardo Alvim. Para o tratamento de seu aliado político, Ricardo Murad autorizou o pagamento de R$ 86 mil reais para o transporte em UTI aérea, mais dois tratamentos avaliados em R$ 220 mil e R$ 215 mil, para que o aliado recebesse tratamento no hospital Nove de Julho, na capital paulista. Ou ainda para seu cunhado e irmão da prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), o vereador e presidente da Câmara César Trovão (PV) para o qual desembolsou R$ 86 mil reais para o transporte em UTI aérea, mais dois tratamentos avaliados em R$ 220 mil e R$ 215 mil, para que o mesmo recebesse tratamento no Hospital Nove de Julho, na capital paulista, mas o caso veio a tona.

A postura do secretário de saúde motivou o promotor de Justiça de Imperatriz, Eduardo André de Aguiar Lopes, a ajuizar Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o secretário. No processo de nº 300-83.2014.8.10.0044, o membro do Parquet classificou como “inaceitável” o que ele considera uma postura de “seletividade entre a população usuária” do sistema de saúde.

Ricardo Murad nega a uma criança, que veio a óbito, benefício já desfrutado por seu cunhado César Trovão

Do Marrapá, com edições

Um bebê recém-nascido morreu por falta de transporte e custeio para a realização de uma cirurgia em São Paulo. A menina faleceu sem receber o tratamento do qual precisava, depois que a Secretaria Estadual de Saúde - SES se negou a prestar o atendimento, descumprindo decisão judicial. A pasta é gerida por Ricardo Murad (PMDB).

A recém-nascida sofria de cardiopatia congênita grave. Sem receber o tratamento, ela morreu 42 dias depois do diagnóstico, em São Luís.

O juiz José Américo Abreu Costa determinou desde o dia 24 de fevereiro que a Secretaria Estadual de Saúde fornecesse “à criança e seu acompanhante ajuda de custo para tratamento fora do domicílio, preferencialmente no Estado de São Paulo” e reiterou que a ajuda de custo deveria incluir “transporte terrestre e avião com UTI Aérea”. O descumprimento da determinação acarretaria multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais), dada a gravidade do caso.

Ainda assim, Murad preferiu não bancar o tratamento, que veio a óbito com 45 dias de nascida.

Ricardo prefere privilegiar aliados políticos

Embora tenha descumprido decisão judicial neste caso, o secretário Ricardo Murad autorizou o pagamento de mais de meio milhão para custear o tratamento do ex-prefeito de Timbiras, Ricardo Alvim.

Ou ainda para seu cunhado e irmão da prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), o vereador e presidente da Câmara César Trovão (PV) para o qual desembolsou R$ 86 mil reais para o transporte em UTI aérea, mais dois tratamentos avaliados em R$ 220 mil e R$ 215 mil, para que o mesmo recebesse tratamento no Hospital Nove de Julho, na capital paulista, mas o caso veio a tona.

A postura do secretário de Saúde, motivou o promotor de Justiça de Imperatriz, Eduardo André de Aguiar Lopes, a ajuizar Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o secretário. No processo de nº 300-83.2014.8.10.0044, o membro do Parquet classificou como “inaceitável” o que ele considera uma postura de “seletividade entre a população usuária” do sistema de saúde.

Deputados oposicionistas querem ouvir assessor da Casa Civil envolvido com doleiro Youssef

O deputado estadual Rubens Pereira Junior (PCdoB) protocolou requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, solicitando a convocação da secretária da Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB), Ana Graziella Costa, para dar explicações sobre o pagamento dos precatórios à empresa Constran.

O parlamentar também quer ouvir o assessor especial da Casa Civil, Milton Braga Durans, relacionado pela Folha de São Paulo com o doleiro Alberto Youssef. De acordo com a publicação, o servidor público recebeu do doleiro uma caixa depositada na recepção do Hotel Louzeiros.

No dia 17 de março deste ano, Youssef foi preso em São Luís na Operação Lava Jato da Polícia Federal. Pouco depois, descobriu-se que ele estava no estado para negociar com o governo Roseana o pagamento de uma dívida com a Constran que supera os R$ 110 milhões.

Polícia Federal liga assessor de Roseana Sarney a doleiro preso

Folha de São Paulo

Relatório da Polícia Federal liga o doleiro Alberto Youssef, preso no dia 17 de março em São Luís (MA) sob acusação de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões, a um assessor especial da Casa Civil do Maranhão, nomeado pela governadora Roseana Sarney (PMDB).

Documentos mostram que uma pessoa que acompanhava Youssef no dia da prisão deixou uma caixa na portaria de um hotel para Milton Braga Durans, desde 1º de agosto de 2013 assessor especial da Casa Civil maranhense.

De acordo com a PF, câmeras de segurança interna mostram que Youssef e a pessoa que o acompanhava, identificada como Marco Antônio de Campos Ziegert, chegaram no mesmo momento ao Hotel Luzeiros, na madrugada do dia 17 de março, mas se hospedaram em quartos separados -o doleiro, no 7º andar, e Ziegert, no 13º.

Às 03h29, Youssef subiu até o andar do acompanhante com uma das duas malas pretas que trouxe consigo e retornou sem ela para seu quarto, “dando a entender que deixou a referida mala no quarto de Marco Ziegert”, diz o relatório da polícia.

Não há descrição sobre a profissão ou conexões de Ziegert com o doleiro no documento da PF.
Às 10h47, Ziegert deixa o hotel com a mala preta deixada por Youssef em um táxi -o destino é desconhecido da PF- e volta às 15h30 sem nada nas mãos.

É nesse momento que Ziegert deixa uma caixa na recepção do hotel. Após entrevistas feitas pela polícia, descobriu-se que a encomenda deveria ser repassada para o assessor especial do governo do Maranhão.
O Hotel Luzeiros informou que Milton compareceu ao estabelecimento dias depois e retirou a encomenda.
Segundo Figueiredo Basto, advogado do doleiro, Youssef disse que se tratava de uma caixa de vinho.

“Ele me disse: não tem dinheiro nenhum, foi vinho que foi deixado lá. Não disse o motivo de ter deixado a caixa, deixei para um cara que estava me ajudando com uns terrenos lá”, afirmou.

TERRENOS

Youssef, segundo a defesa estava na capital do Maranhão na data em que foi preso procurando terrenos para construir um hotel.

“É impossível querer dizer que não estivessem juntos lá. Agora, o objeto de estarem lá juntos não era a corrupção de nenhuma autoridade”, disse o advogado.

Figueiredo Basto não deu informações sobre quem é Ziegert e qual é a relação dele com Alberto Youssef.
A Folha não conseguiu localizar nesta segunda-feira (26) nem o assessor de Roseana, nem Ziegert.

PROS de Açailândia debate processo eleitoral e consolida o apoio à Pré-campanha de Patrícia Vieira em mais 06 municípios da região Sul do Estado

  Gelson Lucas assessor de comunicação PROS e Oseias Ferreira presidente do PROS

Açailândia - As eleições do dia 05 de outubro/2014 estão sendo discutidas com frequência na cidade do ferro, na tarde desta segunda-feira (26.05), na sede do diretório municipal do PROS em Açailândia, várias lideranças resolvem manifestar apoio a pré-campanha de Patrícia Vieira. 

Além de Açailândia, mais seis 06 municípios aderiram a pré-campanha da Jovem Patrícia Vieira que pleiteia a vaga para o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

As cidades onde as lideranças políticas já manifestaram apoios à pré-candidatura de Patrícia Vieira foram; Itinga do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e Bom Jesus das Selvas.

Segundo o Presidente do Diretório Municipal do PROS, estes encontros definem melhor as estratégias de campanha bem antes da realização das convenções.

“A primeira orientação do nosso diretório estadual é o apoio direto dos nossos pré-candidatos (a) do PROS”. É importante estar em um bom arco de alianças e preparar o terreno para as eleições/2014”. Argumentou OSEIAS FERREIRA SILVA presidente do diretório de Açailândia.

De acordo com o assessor de comunicação do partido, GELSON LUCAS, o encontro foi importante para repassar orientações políticas para as lideranças municipais.

“É a oportunidade de ouvirmos os nossos companheiros de partido nas bases, saber como está à preparação para as eleições deste ano”.



O PROS entra na política maranhense com firmeza... “é um partido novo que tem os valores da democracia como referência, que faz as suas alianças baseada em princípios de lealdade com aprovação de todos os presidentes dos mais de trinta e seis 36 diretórios municipais no Estado do Maranhão.”

O PROS está de cabeça erguida e motivado nessa grande aliança, que é bem-vinda e vai refletir na vitória do partido aqui dentro da cidade e em toda região do sul do Maranhão. Para Patrícia Vieira pré-candidata a deputada estadual, o apoio incondicional das lideranças municipais e estaduais é um grande passo para consolidar ainda mais a sua pré-candidatura rumo à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. 

Acredito que estou bem cotada para vencer no pleito de outubro, contou Patrícia Vieira.
“Consolidamos a nossa aliança com a pré-candidata da nossa líder Patrícia Vieira, porque nós acreditamos no trabalho de grupo, contamos com o mesmo objetivo de garantir uma vitória com sucesso, porque “ELA” é uma MULHER competente e ainda tem muito a OFERECER para o desenvolvimento do nosso Estado do Maranhão”, afirmou Oseias Ferreira.

As Nossas lideranças municipais assumiram o compromisso de consolidar e somar mais apoios à pré-candidatura de Patrícia Vieira, devendo confirmar sim os nossos apoios na convenção do partido.

“Acreditamos que ainda faltam alguns detalhes, mas já conversamos com a base de sustentação para a manutenção dessa grande aliança, onde mais lideranças do Estado devem caminhar conosco”, pontuou.

Vídeo do dia: Roseana Sarney bigode grosso

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Truculência: O tratorzão Ricardo Murad demite funcionário da SES por rede social

O tratorzão Ricardo Murad, também conhecido como super-secretário, protagonizou na tarde deste domingo, 25, um fato que muito combina com o seu jeito de fazer política, tratar aliados e, especialmente, funcionários do baixo-escalão, sem nenhuma dó, constrangimento ou respeito.

Ao passar pela avenida Litorânea, em São Luís, Ricardão flagrou um dos carros que prestam serviços a sua Secretaria de Estado da Saúde - SES, estacionado em frente a um bar. O trator fez uma foto imediatamente e postou em sua página pessoal no Facebook com uma mensagem direcionada ao gestor de Transporte da Secretaria em letras garrafais, como se diante do próprio ele gritasse ordenando que tomasse as devidas providências: demitir o funcionário infrator.

A atitude tomada pelo secretário demonstra seu estilo petulante de tratar aqueles que ousam lhe desobedecer, mas que também poderia ser tomada como exemplo, não com a mesma truculência é claro, por sua esposa e prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), pois muitas vezes veículos a serviço da Prefeitura Municipal de Coroatá foram flagrados em locais impróprio e até carregando bebidas para festas particulares. 

Ricardo Murad manda R$ 30 milhões para CAEMA resolver problemas no abastecimento de água em Coroatá

Ricardo Murad, o papa tudo
Com informações do blog do Raimundo Garrone

Em 28 de dezembro do ano passado o glorioso secretário de saúde Ricardo Murad disse que entregaria o cargo caso não conseguisse resolver os problemas de abastecimento de água de São Luís até o mês de abril passado.

Murad não só deixou de cumprir com a sua palavra como também, para demonstrar o desprezo do governo Roseana Sarney com a nossa capital, direcionou R$ 30 milhões de reais para que sejam resolvidos os problemas de abastecimento de água em Coroatá, município que sua mulher, Teresa Murad (do PMDB assim como os anteriores), é a prefeita.

Esta não é a primeira vez que Coroatá é beneficiada em detrimento não só da capital, mas da maioria dos municípios maranhenses que igualmente merecem a mesma atenção do governo Roseana.

O contrato para as melhorias e ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade administrada por Teresa Murad foi assinado pela Companhia de Saneamento do Maranhão - CAEMA, dia 30 de abril, com a Planor Construções e Comércio Ltda.

É muito dinheiro, mas que até o momento não serviu para resolver o abastecimento de água em nosso município, pois é comum nos deparar com canos quebrados em nossas ruas e avenidas ou buracos feitos pelos funcionários da autarquia, como o que pode ser visto por todos nas proximidades da Casa Bezerra do bairro Areal que, inclusive, já causou alguns acidentes.

Esperamos que esta "dinheirama" toda seja o suficiente para levar água encanada a todos os cantos do nosso município, inclusive a Vila Maranhense que tem sofrido há muito tempo com a falta deste serviço de primeira necessidade.

Leia abaixo o extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão - DOE/MA
EXTRATO DE CONTRATO. CONTRATANTE: Companhia de Sa- neamento Ambiental do Maranhão – CAEMA; CONTRATADA: Planor Construções e Comércio Ltda; CONTRATO: No. 030/2014-PRJ; OB- JETO: Contratação de empresa para a execução dos Serviços de Melhorias e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Cida- de de Coroatá/MA; PRAZO: 12 (doze) meses a contar do recebimento da Ordem de Serviço; VIGÊNCIA: 15 (quinze) meses contados da data do Recebimento da Ordem de Serviço; VALOR: R$ 29.990.519,25; RECURSO: PLANO INTERNO: VMSANEAMENT; FONTE DE RECURSOS: 0114; Natureza da Despesa 44.90.51; PROGRAMA: 17.512.0573. 3203.0001; ASSINATURA: 29/04/2014; BASE LE- GAL: Art 38 da Lei n° 8.666/93, art. 8o ao 12 do Decreto Esta- dual no 28.455/12, e no art. 33 da Lei Estadual 9.579/12; Proces- so n.o 9265/2013 – CAEMA. São Luís, 30 de abril de 2014. BERENICE B. DE FREITAS – Procuradoria Jurídica

Manifestação é reflexo do descaso do governo, diz deputado Rubens Pereira Júnior

A interdição da BR-316 foi tema do pronunciamento do deputado estadual Rubens Jr. (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (26). O parlamentar usou a tribuna da assembleia legislativa para destacar a manifestação dos trabalhadores rurais dos municípios de Codó e adjacências.

A manifestação tem como motivação as péssimas condições da MA-026, importante via que interliga os municípios de Codó e Dom Pedro. Rubens Jr. destacou a negligência por parte do governo do estado com a população da região, em especial por se uma rodovia que interliga o Maranhão ao estado do Piauí.
“É um descaso por parte da governadora, que há pouco tempo contratou uma enorme quantia de dinheiro junto ao BNDES para a recuperação asfáltica. Se nem pegando R$ 6 bilhões emprestado a estrada é lembrada, quando será?” questionou o deputado.

O líder da oposição reforçou seu apoio aos manifestantes, afirmando que o movimento chama a atenção do governo do estado para uma região completamente esquecida.

Protesto

Os líderes afirmam que enquanto a governadora Roseana Sarney não enviar um representante de seu governo para conversar com eles, pessoalmente, a rodovia não será liberada.
“Não acabou, os líderes da comunidade disseram que enquanto a Roseana (Sarney) não aparecer eles não vão sair, não vão abrir pra ninguém”, afirmou o radialista que cobre o acontecimento pela rádio Liberdade FM.

Caminhoneiros reclamam

Os caminhoneiros estão reclamando, há cargas perecíveis ameaçadas de estragarem no meio da estrada debaixo do forte sol que assola a região dos Cocais nesta tarde.
“Eles têm o direito de manifestar, tudo bem, agora nós também temos o direito de ir e vir porque a nossa Constituição, ela nos permite isso, então tá sendo negado o nosso direito de motorista de trafegar na estrada, isso aí não pode acontecer”, reclamou um caminhoneiro na TV Codó.
Enquanto o governo não atende aos manifestantes, uma longa fila de veículos se forma às margens da BR-316.

domingo, 25 de maio de 2014

Edinho é candidato de um governo fracassado que afundou o Maranhão

Blog do John Cutrim.

Querendo ou não, o senador Lobão Filho (PMDB) é o candidato a governador do grupo político que afundou o Maranhão. É fato que a oligarquia da qual Edinho faz parte por vários anos – mesmo ele fazendo de tudo para se esquivar desse fardo – é a responsável inconteste pelos indicadores sociais horrendos do estado.

Nesse aspecto, seria mais construtivo, da próxima vez, Edinho Lobão convocar uma coletiva de imprensa e explicar o porquê do tremendo fracasso das administrações de seu grupo.

Para efeito de análise, só entre alguns de seus apoiadores - Roseana Sarney, João Alberto, Cafeteira e seu pai, Edson Lobão – foram mais de duas décadas de governo.

E o que aconteceu no decorrer desse período? O Maranhão desceu ladeira abaixo. Assim admitiu o próprio deputado federal Sarney Filho em discurso na Câmara Federal.

O Maranhão nos governos Sarneys e Lobão, do qual Edinho teve importante papel, não avançou.

Pesquisas sobre a realidade sócio-econômica feitas pelos institutos mais sérios do país atestam o atraso ao qual nosso estado foi submetido durante o comando do grupo de Edinho. Isso finge não saber.

O resultado das administrações desastradas e incompetentes da oligarquia reflete tragicamente os indicadores vergonhosos/humilhantes do MA (somos os últimos em quase tudo). Infelizmente, a miséria ainda perpetua-se nos municípios maranhenses, fruto das gestões inaptas do grupo Sarney, cujo escolheu nesta eleição Lobão Filho para dar continuidade ao reinado.

Fica o desafio, portanto, para na próxima oportunidade Lobão Filho tentar explicar a razão de apresentarmos a menor expectativa de vida na média de homens e mulheres – 68,6 anos – de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Seria de bom alvitre Edinho justificar o porquê da população de 6,5 milhões de habitantes, 1,7 milhão de maranhenses está abaixo da linha de miséria (ganham até R$ 70 por mês). Dos quase 7 milhões de maranhenses, existem mais de 4 milhões sobrevivendo na base do Bolsa Família.

Na ocasião, poderá debater também os motivos de o Maranhão ter 64% da população passando fome e, ainda, as três piores cidades em renda per capita – das 100 cidades com pior IDH, 20 são do Maranhão. As causas que levaram, por exemplo, das 100 cidades com melhor IDH, nenhuma ser do Maranhão; apenas 6,5% dos municípios maranhenses terem rede de esgoto e dos 15 municípios brasileiros com as menores rendas, segundo o IBGE, dez estarem no Maranhão (é o estado brasileiro com maior percentual de miseráveis).

É todo esse legado de fracasso que Lobão Filho representa. Pode criar mil maneiras de fugir do assunto, porém vai chegar a hora que vai ser cobrado pelos eleitores.

Jovem representante do povoado Macaúba entrega reivindicação aos pré-candidatados

Jovem recebe o abraço carinhoso de Flávio Dino
Entrega do documento

Carlos Brandão, Flávio Dino, Jeriane, Cássio Reis, Neto Evangelista e Rubens Jr 

Ontem, 24, durante o almoço realizado na Fazendo Coroatá, de propriedade de Major Alexandre, para o pré-candidato a governo do estado Flávio Dino (PCdoB), a jovem Francisca Jeriane Almeida, representado a juventude do povoado Macaúba e o vereador Cássio Reis (PSDB) entregaram um documento com assinaturas de vários jovens reivindicando a construção de uma escola do ensino médio para aquela localidade.

O documento foi recebido por Flávio Dino, seu pré-candidato a vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e pelos deputados estaduais Neto Evangelista (PSDB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB).

No momento da entrega, o pré-candidato comunista perguntou a jovem a sua idade e que série estava fazendo, ouviu de Francisca Jeriane que embora estivesse em seu último ano do ensino médio não gostaria de ver seus cinco irmãos e muitos amigos passando pela situação que a mesma está passando. Flávio Dino após ouvir a jovem a parabenizou e prontamente disponibilizou a atender a reivindicação.

"Este é um dos meus compromissos com vocês e com o vereador Cássio", disse.

Leia o texto na íntegra abaixo:
"Ao próximo Governador do Maranhão
Dr. Flávio Dino de Castro e Costa,

Prezado senhor,

Nós, moradores do povoado Macaúba, o maior povoado coroataenses, se encontrando localizado há 36 quilômetros da sede do município de Coroatá e possuindo mais de mil moradores, viemos através do presente abaixo-assinado, confiando em sua vitória que se aproxima nas eleições deste ano e na disposição do vereador Cássio Reis (PSDB) para cobrar lhe o cumprimento dos seus compromissos com esta localidade, viemos apresentar ao Senhor a nossa reivindicação para a construção de 1 (uma) escola de Ensino Médio que possa atender a centenas de jovens que aqui residem, se possível possuindo um espaço físico que atendam às necessidades da prática de esporte e lazer dos seus estudantes, pois atualmente nós estudamos em um anexo ao CEM Luís Montenegro que funciona em uma pequena sala alugada de uma residência particular, sem a menor condição adequada, já que não possui banheiro, ventiladores, cantina, contado apenas 3 (três) professores acumulando 3 (três) disciplina cada um deles e raras vezes que os demais aparecem. 
Certo de que seremos atendidos, ficam nossos agradecimentos,

Coroatá – MA, 24 de maio de 2014"

Vereador Cássio Reis recebe lideranças em sua residência antes da edição do Diálogos com a Juventude


Durante a manhã deste sábado, 24, data em que foi realizado o "Diálogos com a Juventude" várias lideranças políticas estaduais estiveram na residência do vereador Cássio Reis (PSDB) antes de se dirigirem ao local do evento.

O primeiro a chegar foi o deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Rubens Pereira Júnior, acompanhado do seu pai, o ex-deputado estadual Rubens Pereira. Estiveram ali reunidos com os vereadores oposicionistas Raimundo Diogo (PT), Jucelino da Fazendinha (PT) e Marcelo Moura (PTC), bem como o ex-vereador Ciba Araújo (PCdoB), onde conversaram sobre diversos assuntos, especialmente sobre a eleição estadual que ocorrerá em outubro, bem como ouviu mais uma vez dos parlamentares sobre a triste realidade vivida por Coroatá desde o início do novo governo. Sobre esta reunião voltaremos a tratar em outra oportunidade.

Em seguida chegou a residência de Cássio Reis o deputado federal e pré-candidato a vice-governador na chapa comunista, Carlos Brandão (PSDB). Brandão conversou com o presidente municipal da sua legenda e destacou a importância da sua candidatura a vice para o fortalecimento do seu partido.

E por último, o deputado estadual e pré-candidato a reeleição à Assembleia Legislativa Neto Evangelista (PSDB) também foi levar um abraço ao seu correligionário e seguida se deslocaram para o local do evento, onde foram recepcionados pela multidão ali presente.

Após o evento o deputado Neto Evangelista participou com vereador Cássio Reis do almoço na Fazenda Coroatá e em seguida se deslocou para a residência de uma amigo, onde durante o restante da tarde recebeu e conversou com várias lideranças locais, tanto da zona urbana como zona rual.

Coroatá parou para receber Flávio Dino e Simplicio Araújo









A cidade de Coroatá literalmente parou para receber o pré-candidato ao governo do Maranhão Flavio Dino (PCdoB) e o deputado federal mais atuante do estado, Simplício Araújo (Solidariedade). Por onde passavam, Simplício e Flavio Dino eram recebidos de forma calorosa pela população coroataense. Durante toda a manhã, ambos participaram ao lado de diversas lideranças políticas tanto, locais quanto de todo o estado, do "Diálogos pela Juventude" onde juntos debateram temas importante para os jovens do estado do Maranhão.








Logo após o evento que lotou o Centro de Formação Paroquial da cidade, Simplício Araújo participou de uma reunião com os agentes comunitários de saúde de Coroatá no bairro da Cohab. A reunião foi comandada pela delegada sindical dos ACS Rozir Lima, que reuniu cerca de 100 agentes de saúde para ouvirem a palavra de apoio do deputado que lutou pela classe em Brasília. "Acompanhei de perto a luta desta categoria e hoje fico muito feliz em receber o apoio dos agentes de saúde daqui de Coroatá como sinal de agradecimento a nossa luta pela aprovação do piso salarial em Brasília" disse Simplício. 






quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vereador Cássio Reis denuncia mais uma vez o descaso da administração dos Murad

Do blog do vereador Cássio Reis

Vereadores de governo dizem que a saúde e a educação funcionam no município de Coroatá, em resposta a esta afirmação o vereador oposicionista Cássio Reis (PSDB) quis saber "sobre qual cidade vocês estão falando?".

"Hoje trago o retrato do desrespeito da prefeita Teresa Murad (PMDB), porque em 1 ano e cinco meses não construíram nenhuma escola e ainda falam que nós acabamos com Coroatá em oito anos, mas o que estamos vendo até então são gastos exorbitantes de dinheiro público apenas para pintar as obras do governo anterior", disse o parlamentar.

O vereador relatou ainda que a população residente no povoado Macaúba sofre com o posto de saúde abandonado, que serve atualmente como local de prostituição, tiraram de lá o gabinete dentário e o povo nunca mais soube o que é receber um dentista naquele povoado e colocaram o posto para funcionar numa pequena sala alugada ao lado da casa da diretora do posto (aliada da prefeita), já na educação os alunos do ensino médio sofrem em uma pequena sala de aula, sem merenda, sem ventiladores, sem banheiro, nem mesmo um copo para tomar água, funcionando em uma casa alugada de um morador e com apenas três professores acumulando três disciplina cada um e raras vezes aparece os demais.

Na educação o parlamentar ainda listou como sendo os principais descasos a péssima merenda, professores na rua fazendo greves, salas de aulas super lotadas, falta de material didático e pedagógico para alunos e professores, estudantes andando a pé para chegar a escola por falta de transporte escolar e os poucos que têm andam lotados.

"Assim que estão sendo tratados nossos jovens estudantes de nossa cidade", declarou.

"Outro exemplo é a Companhia de Abastecimento do Maranhão - CAEMA que está mandando contas para residências também no povoado Macaúba, onde nem mesmo encanação foi colocada por ela, se hoje existe água nessas casas foi porque os próprios moradores custearam as instalações, este órgão não investiu nenhum benefício naquela localidade, nem mesmo o medidor (hidrômetro), mas esse é um golpe para dizer que é o governo que está pagando", denunciou.

"É esse governo imoral que está maltratando o nosso povo, mas nós vamos começar a mudança ainda por este ano, acabando com os desmandos da oligarquia", discursou o oposicionista.

E finalizou adiantando que na próxima sessão fará uso dos trinta primeiros minuto do Grande Expediente para denunciar outros descasos do que ele chama de "desgoverno".

Confira abaixo as fotos do prédio abandonado onde antes funcionava o posto de saúde do povoado Macaúba denunciado pelo vereador.







Segurança do Maranhão é "caso de polícia", diz Rubens Pereira Jr

Há uma semana, um crime bárbaro chocou a população de todo o país. A escrivã Lohane Maranhão Thé, de 33 anos, foi assassinada enquanto colhia depoimento do suspeito de estuprar duas menores. O crime novamente chamou a atenção para a falta de segurança e omissão do estado para resolver o problema no Maranhão.

O assunto foi tema do discurso do deputado estadual Rubens Jr. (PCdoB), durante sessão plenária da assembleia legislativa na manhã desta quarta-feira (21). Para o parlamentar, quando o estado sucumbe a ponto de não dar segurança a seu próprio servidor em sua própria instituição, o estado está falido. “Se um servidor do sistema de segurança não tem segurança dentro de uma delegacia, imagina o cidadão dentro da sua casa.” Apontou o deputado.

O líder da oposição destacou que a grave crise de segurança segue sem obter uma resposta adequada por parte do governo e que o assassinato de Lohane trata-se de uma tragédia anunciada, uma vez que a falta de estrutura da delegacia da mulher da cidade de Caxias vem sendo denunciada na assembleia legislativa há muito tempo.

Vários pedidos foram feitos pelas deputadas maranhenses a fim de reestruturar a delegacia da mulher da cidade de Caxias, bem como estruturar a rede de combate à violência sexual e doméstica.

  1. Em 10 Dezembro de 2009, a deputada Cleide Coutinho solicitou, por meio de uma emenda no valor de R$ 1.200.000, a construção de uma unidade do Instituto Médico Legal na cidade de Caxias. A medida tinha como objetivo acelerar a realização de exames de corpo e delito na região, medida de suma importância para combater a violência contra a mulher. A emenda não foi aprovada pelo governo.
  2. Em 03 de Abril de 2013, foi criada a CPI da Mulher com assinatura de todas as parlamentares da Assembleia Legislativa a fim de investigar a violência contra a mulher e as denúncias de omissão por parte do poder público.
  3. Em 14 de Maio de 2013, a deputada Cleide Coutinho solicitou novamente, por meio da indicação 383/2013, a implantação do IML em Caxias.
  4. Em 05 de Junho de 2013, a secretaria municipal da mulher e o conselho municipal do direito da mulher de Caxias apresentaram à CPI da mulher e à secretaria estadual da mulher um “relatório sobre a aplicabilidade da lei Maria da Penha em Caxias”.
  5. No dia 17 de Junho de 2013, a secretária estadual da Mulher, Catarina Nunes Bacelar, respondeu ao relatório afirmando que seria implantado “no menor prazo possível” os Postos de Perícias Técnicas nas delegacias das mulheres, inclusive de Caxias. Fato que nunca aconteceu.
  6. No dia 18 de Junho de 2013, as deputadas solicitam, novamente por meio de indicação 465/2013, estruturação e aparelhamento da delegacia especializada da mulher de Caxias e instalação do prédio do IML na cidade.
Ao finalizar o contundente discurso, o deputado lembrou que o governo do estado teve várias chances de evitar que crimes desta natureza acontecessem. “A tragédia, quando vem com o agravante da omissão do estado, se torna na verdade, mais um crime anunciado e que poderia acontecer em qualquer cidade do estado.”

Após visitar Refinaria em Bacabeira, Simplício Araújo entrará com requerimento para que CPMI da Petrobras investigue a obra

“Foi o maior estelionato eleitoral do Brasil. Mais de R$ 1 bilhão gasto neste terreno” Deputado Federal Simplício Araújo

Desperdício de recursos públicos e um enorme campo aberto sem qualquer estrutura que possa lembrar que ali deveria estar sendo construída uma refinaria. Essa é a situação da tão alardeada Premium I, localizada em Bacabeira (MA). Após visita de parlamentares à refinaria nesta quinta-feira (22), ficou constatado que foi um escândalo e o maior golpe político da história do Maranhão. Diante da lamentável situação, o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA), que comandou a visita de hoje, entrará com requerimento para que a CPMI da Petrobras investigue o caso.

Na visão de Simplício, não há nada que justifique tanto desperdício de dinheiro público. “Foi o maior estelionato eleitoral do Brasil. Mais de R$ 1 bilhão gasto neste terreno”, reprovou. “Não existe justificativa para isso. Como membro da CPMI da Petrobras, vou fazer um requerimento na primeira reunião para que esse caso também seja objeto de investigação”, reiterou.


Com capacidade de produzir 600 mil barris/dia, a refinaria empregaria 80 mil pessoas no ápice das obras - segundo promessas de campanha de Dilma Rousseff e Roseana Sarney - e deveria estar em pleno funcionamento em 2016. Quatro anos depois, o que se vê é a paralisação da obra, que somente em terraplanagem, consumiu R$ 583 milhões, além de mais R$ 1 bilhão em projetos, treinamentos, transporte, estudos ambientais. Todo o montante foi pago pela Petrobras.

Segundo o deputado, a população do município e diversos empreendedores também se mobilizaram para cobrar explicações a respeito da paralisação do empreendimento, uma das principais promessas de campanha da governadora Roseana Sarney em 2010. “São famílias que estão em dificuldades financeira, fazendo empréstimo, o que é ruim para a comunidade”, disse.


Simplício disse ainda que, durante a visita, houve mobilização de técnicos. Para ele, por mais que os técnicos busquem explicar e tirar dúvidas, fica complicado entender como que um empreendimento como esse tem possibilidade de continuar seguindo. “Infelizmente essa obra não tem viabilidade técnica alguma. Foi feita sem planejamento, o que resultou nesse lamentável episódio”, afirmou.

Presente em Bacabeira, o diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, afirmou que a refinaria estaria pronta em 2018. Simplício considera improvável que esteja pronta. “Queria muito que beneficiasse o povo maranhense, mas, pelo o que vi, acredito que o prazo não será cumprido e que a obra não vai sair do papel.”

Simplício disse ainda que a própria presidente da Petrobras, Graça Foster, em audiência na Câmara Federal em maio, admitiu que o empreendimento foi um erro. “Hoje podemos constatar que foi um engodo eleitoral, um estelionato eleitoral aplicado ao Maranhão. Isso não pode continuar sendo usado como moeda de troca. Não podem continuar enganando a população maranhense”, ressaltou.


Da mesma forma que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deixou o parlamentar maranhense sem resposta ao ser questionado sobre a refinaria, hoje, o diretor de Abastecimento da Petrobras também não respondeu aos questionamentos. “Ele enrolou, disse que o projeto não está parado, mas o que vemos é o contrário. Ele disse ainda que estão avançando na refinaria. Mas até hoje só existe terraplanagem e, ainda por cima, mal feita.”

Além de Simplício, estiveram presentes o deputado federal Domingos Dutra (SD) e os deputados estaduais Marcelo Tavares (PSB), Eliziane Gama (PPS), Bira do Pindaré (PSB) e Roberto Costa (PMDB).

->Um relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), de abril do ano passado, apontou indícios graves de irregularidade na terraplanagem — a única obra que teve início, mas que foi paralisada sem ser concluída, conforme relatório do tribunal. De acordo com os fiscais do TCU, somente em 1º de novembro de 2010 — oito meses depois da festa com Lula e companhia — e já com a terraplanagem em andamento, é que foi assinado um contrato para elaboração do projeto básico da refinaria.

-> Durante debate na Câmara Federal, Simplício perguntou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, se o Conselho da estatal tomava decisões com embasamentos técnicos ou políticos. Perguntou ainda o que o ministro tem a dizer à população do Maranhão, que está endividada com os bancos públicos. Mas, o parlamentar maranhense ficou sem resposta.

-> A refinaria foi anunciada com pompa em 2010 pelo então presidente Lula, pela então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pela governadora Roseana Sarney, pelo senador José Sarney (PMDB-AP), e pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas, até o momento, a obra não saiu do papel.

Assessoria de Imprensa

Imagem do dia: Um Bilhão de reais nisso aí?



Não entendeu? Aguarde a matéria completa em instantes!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Presidente nacional do PROS confirma apoio a Flávio Dino

Patricia e o presidente estadual do PROS, Zé Vieira ao lado de Flávio Dino.

O presidente do Partido Republicano da Ordem Social – PROS, Eurípedes Junior, confirmou que o PROS irá coligar com a oposição no Estado do Maranhão apoiando o  pré-candidato a governador e ex presidente da Embratur, Flávio Dino. A confirmação veio depois da reunião da Executiva com o presidente do Partido no Estado, deputado Zé Vieira. Segundo os presidentes Nacional e Regional, não existe a menor possibilidade do PROS não caminhar junto com Flavio Dino. Estamos buscando novos caminhos e prosperidade para o povo do Maranhão que clamam por mudanças e dias melhores.

Eurípedes também destacou o trabalho e o crescimento do Partido no Maranhão, e mais ainda, salientou o desempenho dos candidatos a deputado federal, bem como o papel do PROS-MULHER, que tem como presidente a pré-candidata a deputada estadual, Patrícia Vieira.

Ao finalizar, o presidente do PROS ressaltou que no âmbito do estado do Maranhão as decisões são tomadas pelo seu presidente, deputado Zé Vieira, de acordo com as normas da executiva nacional.

"Weverton Rocha será apenas ‘bucha de canhão’ do grupo de Flávio Dino" Diz ex-prefeito Hilton Gonçalo



Weverton Rocha e seu apoiador em Coroatá.
O ex-prefeito de Santa Rita e possível candidato ao Governo do Maranhão, Hilton Gonçalo (PDT), praticamente chamou o deputado federal Weverton Rocha de ‘bucha de canhão’ para o grupo do comunista Flávio Dino, nestas eleições.

Hilton Gonçalo disse que PDT pode ficar sem deputado federal no Estado. “O PDT pode ficar sem deputado federal no Maranhão mais uma vez. Basta analisar e fazer as contas, hoje temos cinco potenciais pré-candidatos ao cargo, mas podemos acabar sendo engolidos”,disse.
O pedetista falou que em 2010 o partido superou os 160 mil votos na disputa pra deputado federal, mas não conseguiu eleger nenhum candidato.
Para Gonçalo, “uma candidatura própria, eleva as chances de elegermos até dois deputados federais, se o partido entrar no chapão, ficaremos sem nenhum representante”.

Como se observa, nem mesmo os amigos aliados acreditam na vitória de Weverton Rocha no dia 5 de outubro.

Deputado Simplício Araújo pediu e comissão de deputados virá amanhã (22), a Bacabeira

:
Os enganadores: Lula, Dilma, Lobão e Rosengana em Bacabeira.

A pedido do deputado federal Simplício Araújo, parlamentares visitarão, nesta quinta-feira (22), a refinaria Premium I, localizada em Bacabeira (MA). O objetivo da visita é fiscalizar as obras da refinaria, que estão paralisadas.
Deputado porreta vai trazer deputados federais ao Maranhão
Anunciada com pompa pelo então presidente Lula e pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em 2010, a refinaria deveria ser uma das obras mais importantes de seu governo e da Petrobras. Com capacidade de produzir 600 mil barris/dia, empregaria 25 mil pessoas no ápice das obras e deveria estar em pleno funcionamento em 2016.

Quatro anos depois, o que se vê é a paralisação do empreendimento, que somente em terraplanagem, consumiu R$ 583 milhões, além de mais R$ 1 bilhão em projetos, treinamentos, transporte, estudos ambientais. Todo o montante foi pago pela Petrobras.

domingo, 18 de maio de 2014

Presidente da câmara de Peritoró fica na mira de bandidos


O presidente da Câmara Municipal de Peritoró, Constantino Santos Neves, por pouco não sofreu um atentado na noite deste domingo (18). Por volta das 19h30h, bandidos armados de pistolas e encapuzados invadiram a área externa de sua residência pulando o muro pelo quintal. No momento em que o mesmo se preparava pra ir a igreja foi abordado por um deles que apontando a arma pediu que o mesmo entregasse o celular e dizendo que tinha ido lhe matar naquela noite.

Constantino conseguiu escapar se escondendo por trás de seu veiculo que ainda se encontrava na garagem e o portão que é de ferro está trancado. Os bandidos ainda tentaram entrar pela porta lateral que também se encontrava trancada.

O presidente conseguiu acionar uma viatura da policia militar que esteve fazendo vistoria no local, mas quando chegaram os bandidos já tinham se evadidos. O caso esta sendo investigado pela delegacia de policia de Peritoró.

Domingos Alberto continua com suas visitas constantes a povoados de Coroatá

O sindicalista e ex vice-prefeito de Coroatá, Domingos Alberto, continua mantendo a boa realação que tem com os moradores da zona rural de Coroatá. Tido como uma das maiores lideranças da cidade, Domingos Alberto, mesmo tendo perdido as ultimas eleições para a toda poderosa Teresa Murad, nunca abandonou seu povo e continua constatemente visitando seus amigos, compadres e eleitores do municipio.

Neste final de semana foi a vez dos povoados Arvoredo e povoado Conceição, pode passava, Domingos Alberto era muito bem recepcionado pelos moradores, comprovando que a sua popularidade para com a população, continua a mesma.

Veja os registros abaixo: