sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeita bota moral e não deixa Raimundo Lero discursar em Lago da Pedra

Raimundo doido pra soltar seus "Leros", mas Maura Jorge não deixou
Blog do John Cutrim.

Como divulgamos antes, a passagem do secretário de Infraestrutura e pré-candidato do grupo Sarney ao governo, Luis Fernando Silva, na cidade de Lago da Pedra não foi um mar de rosas. Um dos episódios que marcou o evento apático e que não empolgou a população, devido o caos instalado no governo Roseana Sarneye e o desgaste da oligarquia, foi o desentendimento entre a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge e o deputado Raimundo Louro.

Quem relata toda a confusão é o jornalista Carlinhos, no seu blog. O blogueiro esteve presente no ato.

Segundo ele, Maura Jorge (DEM) organizou uma festa estrondosa para receber Luis Fernando no município. O palanque era imenso, digno de um grande carnaval montado na principal avenida da cidade. A prefeitura contratou paredões e a Banda Forró de Farra para animar a festa no intuito de atrair o povo. Tudo nos conformes.

Conta mais Carlinhos: Por volta das 17h00, estava no palanque Luís Fernando Silva, Hildo Rocha (secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano), Rodrigo Comerciário, prefeitos, deputados e lideranças políticas da região. A prefeita Maura Jorge, porém, era o destaque. O deputado Raimundo Louro queria discursar, mas foi acertado que nenhum deputado falaria no evento. Usaria o microfone apenas o vice-prefeito, a prefeita, Hildo e Luís Fernando. O vice-prefeito Laércio Arruda falou, cantou umas modas e foi bem aplaudido. Hildo fez seu pronunciamento e foi seguido por Luís Fernando. Após a fala do pré-candidato a governador, Maura Jorge se apossou do microfone e não quis largá-lo mais. Discursou demoradamente como se esperasse a chegada do genro, o deputado Neto Evangelista que ainda não tinha aportado no evento. A prefeita desfilou, fez caras e bocas, brincou com as autoridades e o público e, finalmente, quando Neto Evangelista foi anunciado, a prefeita entregou rápido o microfone nas mãos dele.

E não demorou muito tempo de discurso para o deputado Neto Evangelista mexer na ferida do velho tema da paternidade da criança da obra de pavimentação da MA-245 e tomar gosto, indiretamente, com o deputado Raimundo Louro que estava apenas há meio metro dele.

“Eu quero aproveitar essa ocasião para esclarecer uma inverdade dita ao meu respeito que eu votei contra essa estrada…” dizia Neto ao microfone.

Raimundo Louro mordeu o bigode e puxou a prefeita Maura Jorge pelo braço para tomar explicações dela.

“Eu quero saber se eu também vou discursar, porque estava combinado que nenhum deputado discursaria”, questionou Louro.

“Olha Raimundo Louro, eu te respeito, mas fica sabendo que aqui em Lago da Pedra quem manda é eu”, respondeu Maura Jorge, apontando o dedo na cara de Louro.

Interessante, essa discussão aconteceu nas costas de Neto Evangelista que discursava tranquilamente, mas será que alguém olhava para ele?

“Se eu não discursar, Maura Jorge, na hora que eu descer desse palco eu vou para televisão e vou arrebentar com vocês. É você que sabe,” ameaçou Raimundo Louro.

“Aqui você não discursa, aqui você não discursa, quem manda aqui sou eu”, respondia a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge sempre gesticulando o dedo na altura do bigode de Louro. A discussão foi presenciada por todos, e chamou a atenção das autoridades que estavam no palco.

Raimundo Louro exigia o direito ao discurso, mas recebia um enérgico NÃO de Maura.

De repente, o parlamentar virou as costas a prefeita e se dirigiu ao fundo do palco. De lá chamou os filhos, Serapião, Vinicius Louro e Marcus. O deputado falava algo para os rebentos com a expressão desfigurada. Nesse momento, o secretário Hildo Rocha aproximou e interveio.

“Tenha paciência, Raimundo Louro, tenha paciência”, pediu Hildo, apaziguador.

E o discurso de Neto Evangelista continuava: “O pai da criança (pavimentação da MA-245) é o secretário Luís Fernando Silva”, afirmava o tucano fazendo papel de cabo eleitoral do candidato do grupo Sarney, apenas para ter o prazer de desprestigiar Raimundo Louro, querendo tirar a participação do colega na obra.

O clima no palco estava cada vez mais tenso; as autoridades presentes não desgrudavam os olhos de Raimundo Louro junto aos seus filhos. Estavam com dó deles. Maura Jorge sentiu o desgaste. O clima não estava saudável. A festa corria o risco de ficar estragada com a falta de cortesia.

Assim que terminou o discurso de Neto, seu genro, Maura pegou o microfone e chamou Raimundo Louro à frente.

“Olha, Raimundo Louro, eu peço desculpas por ter dito ‘que aqui quem manda é eu e que você não discursaria’, vou mostrar que sou diferente de você, e você pode discursar”, autorizou a prefeita, entregando o microfone nas mãos do deputado do Médio Mearim…

Raimundo Louro recebeu o microfone das mãos da prefeita e fez um discurso diferente do rotineiro. Para quem já assistiu vários discursos do parlamentar, sempre calmo, cerebral, sem rompantes, percebeu logo que ele estava visivelmente emocionado. Discursou aos berros, mas sem agredir ninguém e acabou fechando a noite como o último orador.

No final, a turma do “deixa-disso” entrou em campo e acalmou o clima tenso entre ambos.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Exemplo! Jovem vendedor de cremosinho é aprovado no Vestibular de Medicina da UFMA


O jovem Cleyton Domingos dos Santos Campos de apenas 18 anos, de família humilde é um dos aprovados e convocados para ingressar no curso de Medicina no Campus da UFMA em Pinheiro.

Cleyton é filho de pais separados, sua mãe é vendedora ambulante de roupas, seu padrasto é fotografo e vive de “bicos” para aumentar a renda da família. Clayton como um filho exemplar, ajuda a família como vendedor de cremosinho nas ruas da cidade.

O jovem que ainda cursa o 3º ano do ensino médio da Escola Dom Francisco, da rede estadual do município de São Bento, foi aprovado para cursar Medicina na universidade mais conceituada do Estado e realizando um sonho de milhares e uma conquista de poucos.

Com isso fica provado que a classe social não quer dizer muita coisa quando, o assunto é potencial e interesse pelos estudos. Cleyton é hoje o orgulho da população de São Bento e da Baixada, pois foi o único aprovado da região entre os 40 alunos que irão iniciar o curso de Medicina em Pinheiro.

Festejado pela família, pelos colegas de escola, pelos professores, diretores, Cleyton disse que está feliz, e não deixa de agradecer seus educadores. Ele diz que sempre gostou de estudar, mesmo quando morava no interior do município de São Bento, sempre gostou de ler e de ver os livros.

Cleyton Campos confirmou que sempre desejou ser médico e poder estudar perto da sua família e da sua casa é melhor ainda.

Samuel Bastos com contribuição do Blog Maranhão de Verdade.

Com Amovelar ou Domingos Alberto?

A primeira edição do evento "Diálogos pelo Maranhão" com a presença do ainda presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), ocorrerá no próximo sábado, 1º, na vizinha cidade de Codó - MA, onde reunirá lideranças políticas daquela cidade e de toda a região.

De Coroatá sairão algumas caravanas para prestigiar o evento, as principais delas serão lideradas pelo ex-prefeito Luís da Amovelar, que agora faz questão de ser chamado Luís da Amovelar do PT, e a outra pelo seu ex-vice-prefeito Domingos Alberto, também do PT.

À tempo: as caravanas sairão de locais diferentes, a partir das 7 horas da manhã.


"Café com política" discute temas voltados à juventude neste sábado, 01

Uma nova edição do evento denominado de "Café com Política" será realizado no próximo sábado, 1°, a partir das 07:30 da manhã, nas dependências da Universidade Infantil Angélica de Moura - UNIFAM.

O evento, que já foi realizado por diversas vezes no municípios, segundo o presidente da Juventude de Coroatá em Ação - JCA, Erinaldo Rodrigues, responsável pela organização do Café, objetiva  reunir lideranças das diversas ideologias políticas para discutir temáticas voltadas para o desenvolvimento da juventude coroataense, .

Veja abaixo o convite que está sendo distribuído aos convidados:

Saúde Pública no Maranhão: jato para o cunhado do secretário; dor, morte e revolta para os “simples mortais”

Do blog Debate e Luta Popular

“...O que não podemos é virar as costas para os pacientes e deixar que venham a óbito, enquanto permanecem em filas de espera por leitos em hospitais”. A frase, dita por Ricardo Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney e secretário de Saúde do Maranhão, seria um alento a quem precisa de atendimento no Estado, se não estivesse tão descolada da realidade e se resumisse ao amontoado de baboseiras ditas por políticos que nada resolvem, já que não põe fim às mortes que são do conhecimento cúmplice do secretário, a julgar por essa declaração dada quando da reunião que tratou do calote do Maranhão no Piauí (pelo não pagamento do tratamento de pacientes feito pelo estado vizinho).

Uma importante ressalva: o sistema de saúde funciona, sim, sem precisar que as pessoas morram, dependendo apenas de quais pessoas estamos falando.

Graças às redes sociais, muita gente ficou sabendo que não se precisa de ações na justiça, ou outro tipo de pressão para ser atendido pelo SUS no Maranhão, quando se trata de gente íntima do secretário de Saúde. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Coroatá, Alexandre César Trovão, não por acaso cunhado do secretário, obteve, sem qualquer transtorno, UTI Aérea para ser deslocado para São Paulo, ao necessitar de cuidados cardíacos especializados. O traslado custou aos cofres públicos oitenta e três mil e setecentos reais, bancados por todos nós para socorrer alguém de uma família para quem esse dinheiro é troco. Até não haveria problema, se isso fosse regra e todos os maranhenses pudessem receber igual tratamento, mas não: essa é uma exceção seletíssima, haja vista que universalização do atendimento de saúde no Maranhão não existe na prática.

Um exemplo triste vem da mesma Coroatá onde o cunhado do secretário preside o parlamento municipal, cidade, aliás, governada pela esposa do secretário.

Coroatá, a bem da verdade, entra nessa história por outra seleção questionável: a que constrói hospitais nas cidades do interior sem levar em consideração as necessidades da população ou mesmo certa racionalidade administrativa, mas sim os interesses do grupo que domina o governo do Estado e a secretaria de Saúde. Explicamos: Codó é uma das dez maiores cidades do Maranhão, entretanto, lá foi construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e não um hospital regional (ou macrorregional, como prefere o governo), como a vizinha Coroatá, administrada diretamente pela família Murad. Sendo assim, os casos que requerem maior atenção são desviados de uma cidade maior para outra menor (no caso Coroatá, com um hospital mais bem equipado).

No dia 27 de dezembro de 2013, menos de dez dias depois de o presidente da Câmara de Vereadores de Coroatá conseguir um benefício negado a milhares de maranhenses para cuidar da sua saúde, Francisco das Chagas Freire, de 79 anos, teve uma isquemia encefálica, e foi levado à UPA de Codó, onde não havia o aparelho necessário para a realização dos exames adequados para que se pudesse dar um diagnóstico que ajudasse a lhe salvar a vida. Assim, ele teve que ser levado para Coroatá para poder fazer os exames, num trânsito que lhe consumiu seis preciosas horas para um atendimento que devia ser urgente. Depois do exame, que confirmou o diagnóstico preliminar da isquemia, em vez de ser prontamente internado numa Unidade de Terapia Intensiva, como requeria o caso, ele teve de voltar para Codó, município que, se não tinha nem como fazer o exame, imagine tratar desse tipo de caso.

Assim, em vez de ser prontamente providenciada sua remoção para um lugar em que pudesse receber tratamento aquedado, foi seguido o protocolo reservado àqueles que não têm parentesco com os donos do poder no Maranhão: ir para um cadastro de espera até que houvesse vaga num hospital da região.

Para piorar, com o passar do tempo e sem atendimento adequado, Francisco Freire adquiriu uma pneumonia, evoluindo para insuficiência renal, e mesmo assim, agora precisando inclusive de hemodiálise, o descaso com aqueles que são tidos pelos poderosos como os “comuns” do Maranhão persistiu, e nenhuma internação em UTI, por mais que a família buscasse, foi providenciada pelo Estado do Maranhão.

Ao contrário do cunhado do secretário de Saúde, a família teve de recorrer ao Judiciário para forçar o Estado a conceder a internação de Francisco, o que só foi conseguido liminarmente quando não adiantava mais nada, vindo ele a óbito. O que parece um caso entre vários é (ao contrário da UTI aérea para seu cunhado e parceiro político) a rotina dos pobres do Maranhão. Em Codó mesmo, por exemplo, quem precisa de hemodiálise tem de se deslocar várias vezes por semana para a cidade de Caxias para fazer o tratamento.

Perseguição – Não bastasse todo esse drama, que fica mais terrível quando comparado ao tratamento “vip” dispensado ao cunhado do secretário, a família de Francisco Freire constatou que o médico que deu o laudo, cumprindo seu dever, quase foi afastado e demitido pelo hospital público por ter feito seu serviço: conceder um atestado à família sobre a gravidade das condições de saúde do paciente.

Segundo constatou a família do paciente que foi vítima da omissão do Estado, os médicos da UPA de Codó não têm vínculo formal com o serviço público, sendo contratados através de cooperativa. Isso precariza as condições de trabalho e prejudica a transparência que devia ser regra.

Para piorar, há um protocolo a seguir que se constitui num claro obstáculo à agilidade do socorro em casos que necessitam de atendimento urgente, ou seja: mais que omissão do Estado, há uma política clara que protela o atendimento de casos complexos. Dessa forma economizam com os pobres para dar bom atendimento aos seus íntimos, sem desembolsar nada.

Segundo apuraram os familiares da vítima, segundo o tal protocolo que devia ser seguido pelo médico, o laudo não poderia ser fornecido à família do paciente, e sim destinado à Administração do hospital, que avaliaria e, depois enviaria para o Setor Jurídico, tendo este o poder de deferir ou não o pedido de laudo feito pela família, segundo seus próprios critérios (não segundo a necessidade urgente do laudo para embasar pedido de leito em UTI). Assim, em caso de indeferimento, aos familiares nessa situação resta ou se conformar, ou procurar o Judiciário para conseguir obter o tal documento, diminuindo em muito o tempo que deveria ser gasto em se preocupar em socorrer a vítima. Todos os obstáculos, então, são levantados claramente para que não se socorra quem precise, constituindo-se em mais que uma omissão ou cumplicidade: esses procedimentos protelatórios podem ser responsáveis diretos caso ocorram mortes por demora no atendimento, como pode muito bem ter sido o caso de Francisco Freire, por tudo o que já foi demonstrado.

Esse é um caso que ilustra a forma vil como a saúde pública é tratada no rico Maranhão das famílias Sarney e Murad. Ao contrário do que disse o secretário na reunião em que, mesmo sendo cobrado posava de quem estava solucionando alguma coisa, aqui não apenas é permitido, mas virou regra “virar as costas para os pacientes e deixar que venham a óbito, enquanto permanecem em filas de espera por leitos em hospitais”.

Abaixo, a publicação no Diário Oficial do Estado da dispensa de licitação para atender o vereador Alexandre Trovão. Em tempo: a família encaminhou representação ao Ministério Público do Maranhão, na esperança de que o caso tenha o acompanhamento necessário e assim contribua ao menos para mudar alguma coisa nesse tratamento desumano dispensado à maioria dos maranhenses.

Diocese de Coroatá realizará no próximo domingo, 02, caminhada pela Paz e Justiça

Como parte da caminhada a ser realizada no próximo domingo, 02, em todo o estado do Maranhão, a Diocese de Coroatá realizará a sua caminhada pela paz e justiça nas principais ruas da cidade, como forma de enfatizar o compromisso da Igreja Católica com a vida, conforme antecipada por aqui.

A convocação do ato ocorreu através da divulgação de uma carta aberta, leia aqui, assinada pelos bispos maranhenses, incluindo o bispo de Coroatá Dom Sebastião,  após a onda de violência no sistema penitenciário e nas ruas da capital do estado.

Os participantes são convidados a levar velas para que sejam acesas durante o evento.

Confira a programação:

18h30 - Início da caminhada saindo da Paróquia São Raimundo (Bairro dos Americanos).
19h00 - Término na Catedral de Coroatá com a Santa Missa, em Coroatá.

Imagem do dia: Fiasco no lançamento da pré-candidatura do Picolé de Chuchu


Do blog Marrapá.

Fiasco é a palavra que melhor define o lançamento da pré-candidatura de Luís Fernando Silva (PMDB) a governador do Maranhão, que aconteceu nesta terça-feira (28), em Bacabal.

O evento, que não foi prestigiado nem pelos caciques do PMDB no estado, teve apenas a participação dos desprestigiados de sempre, deputados Roberto Costa, Albérico Filho e Zé Alberto (todos do PMDB)– este último é o prefeito do município, avaliado pela população local como péssimo gestor.

A governadora Roseana Sarney (PMDB), que estava na cidade em visita ao desembargador Guerreiro Júnior, fez questão de não comparecer para não desgastar ainda mais a imagem de Picolé de Chuchu e da meia dúzia de aliados que compareceram ao lançamento.

O presidente nacional do partido, Valdir Raupp (PMDB), os senadores, Eunício Oliveira (CE), Roberto Requião (PR), Vital do Rêgo (PB), João Alberto e Lobão Filho (MA) também foram convidados para o evento, mas declinaram do convite por medo de vincular o PMDB nacional à grave crise que assola o governo da filha de José Sarney.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pego na mentira! Luís Fernando ainda responde a processo na Justiça Federal

Do Blog do Clodoaldo Corrêa


O secretário estadual de Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB) afirmou em Itapecuru-Mirim que não é ficha-suja e não responde a nenhum processo. O pré-candidato ao governo do estado pelo grupo Sarney falseou a informação. Luís Fernando de fato ainda não é ficha-suja pelo teor da Lei, já que não possui a condenação em órgão colegiado, mas responde a processo de improbidade pelo período em que foi prefeito do município de São José de Ribamar.

A ação foi movida pelo Ministério Público Federal, onde o ex-prefeito e outros cinco secretários municipais são acusados de superfaturamento em obras conveniadas com o governo federal. Por isso, o processo tramita na Justiça federal. O total que supostamente teria sido desviado chega a R$ 177 mil, sendo a maioria na área da Saúde.

A última movimentação do processo foi dia 11 de dezembro do ano passado, com uma retirada do advogado de Luís Fernando.

Respondem o processo além de Luís Fernando os secretários Maria Cristina Moreira Lima (Saúde), Arivaldo de Castro Jr. (Obras, Habitação e Urbanismo), Ana Maria Soares Vasconcelos (Planejamento, Administração e Finanças), Gardênia Maria Freitas Rodrigues (Governo) e Glauber Miranda Garreto (Coordenador de Obras).


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Imagem do dia: Cadê a beleza?



Um ano já se passou e pontes da estrada que liga ao povoado limão, estão totalmente quebradas e abandonas pelo governo municipal, com isso colocando em risco a vida dos moradores daquela localidade.

O ano letivo já começou no povoado e professores já ameaçam paralisar as aulas, pois estão colocando em risco suas vidas e de seus alunos. E a pergunta que não quer calar é. Cadê a beleza, Teresa?

Do blog Coroatá Conectado.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

À tempo: Ricardo Murad assume que é um incompetente e vai pagar divida no estado do Piauí.

Do blog do Rilton Silva


Capital do Piauí cobrava pagamento de R$ 8 milhões do atendimento de pacientes do Maranhão com câncer.


Os 39 municípios maranhenses que fazem divisa com o Piauí terão atendimento garantido a seus pacientes no estado vizinho com o redirecionamento do teto financeiro da alta complexidade para custear tratamentos na rede pública piauiense com a intermediação da Secretaria de Saúde do Maranhão (SES). A resolução foi aprovada nesta quinta-feira (23), pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em São Luís.

A reunião foi convocada pelo presidente da CIB, Ricardo Murad, que é também secretário de Saúde do Maranhão. Ele informou que tanto o Piauí quanto o Ministério da Saúde estavam aguardando uma decisão do Maranhão para solucionar o problema. “Temos que honrar nossos compromissos e pagar nossas contas. Se o Piauí atendeu nosso paciente, é justo que receba pelo serviço prestado. O que não podemos é virar as costas para os pacientes e deixar que venham a óbito, enquanto permanecem em filas de espera por leitos em hospitais”, justificou.

Agora pra quem na semana passada, afirmou no Facebook que o secretário Noé Fortes estaria mentindo sobre a divida e criticou a capital piauiense e seu modelo de saúde. Fica no ar a péssima impressão.

Patricia Vieira é recebida com festa em povoado de Bacabal


O ultimo final de semana para a pré-candidata a deputada estadual, Patricia Vieira (PROS) foi de muito dialogo com a população de Bacabal.

No sábado ela participou de um torneio de futebol organizado pelo líder comunitário Josias Godim, já no domingo Patricia foi recebida com festa no povoado "Fala Cantando" no interior de Bacabal.

Por onde passava, Patricia Vieira e seu esposo o deputado federal Zé Vieira ouviam os problemas da comunidade sempre bem atentos. Não demorou muito para a presença da pré-candidata se tornar um grande evento politico, já que as pessoas se aglomeravam para dar um abraço e agradecer a visita de Patricia e Zé Vieira a comunidade. 

Após caminhar pelo povoado, Patricia e Zé Vieira participaram de um almoço oferecido por lideres comunitários daquele município. 

"Nada é mais gratificante pra mim, do que está próximo do meu povo, povo este que sempre esteve presente na minha trajetória, é da garra e fibra desse povo sofrido que tiro forças para continuar nessa caminhada rumo a um Maranhão cada vez melhor pra todos" Disse Patricia Vieira.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Tatiana Peixoto e Tássia Lanne, as mais novas enfermeiras coroataenses




Ontem (23) foi noite de festa e alegria para família do vereador Cássio Reis (PSDB), a sua esposa Tatiana Peixoto Vasconcelos e sua filha Tássia Lanne concluíram a jornada de quatro anos em busca da tão sonhada graduação no Curso de Enfermagem da Faculdade de Educação São Francisco (Pedreiras - MA).

A cerimônia de formatura de mãe e filha foi prestigiada por familiares e amigos, entre eles os vereadores coroataenses Juscelino Araújo (PT) e Marcelo Moura (PTC), assim como pelo empresário Júlio Alencar, que foi o padrinho de Tatiana na ocasião.

Às duas a equipe do Coroatá de Verdade parabeniza, na certeza de que serão profissionais competentes e reconhecidas em sua área.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sarney Filho entre os mais faltosos na Câmara Federal, já Simplício Araújo está entre os mais presentes

O faltoso e o migueloso.
Na lista de faltas justificadas e injustificadas publicado pelo Jornal O Imparcial, o deputado federal Sarney Filho que é eleito todos os anos com a ajuda do secretário de Saúde do estado, Ricardo Murad, ficou nas primeiras colocações, mais precisamente no segundo lugar, perdendo apenas para a esposa do Ministro da Minas e Energia deputada Nice Lobão(PSD) que é a campeã de Faltas.

O Deputado Sarney Filho(PV), que também é irmão da governadora Roseana acumulou 62 ausências. A conversa fiada do Deputado para justificar as faltas é afirmar que sempre está em missões como líder da bancada maranhense e presidente da Comissão de Meio Ambiente. É mole?
Simplício Araujo o Deputado PRESENTE!


Por outro lado, o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) que tem apenas um ano de mandato e é aliado do pré-candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e dos vereadores de oposição de Coroatá, além do ex-vice prefeito Domingos Alberto, figura entre os que menos deixaram de está presentes para suas funções como agentes púbicos. Simplício Araújo(Solidariedade) mostra assiduidade nos trabalhos da Câmara Federal e dificilmente falta nas suas obrigações, sempre defendendo o povo do Maranhão.

Simplício Araújo mostra que sabe honrar os mais de trinta mil votos que obteve, diferentemente de outros deputados que são eleitos para representar a população em Brasilia mas preferem ficar comendo lagostas no Maranhão.

Abaixo lista completa das faltas dos deputados federais em 2013:
Deputados Federais do MAFaltas justificadasFaltas injustificadas
Nice Lobão1853
Sarney Filho620
Alberto Filho522
Waldir Maranhão471
Cleber Verde460
Francisco Escórcio4214
Zé Vieira420
Pinto Itamaraty417
Lourival Mendes408
Pedro Novais400
Hélio Santos385
Domingos Dutra302
Professor Sétimo2921
Costa Ferreira280
Davi Alves Junior245
Carlos Brandão222
Simplício Araújo145
Weverton Rocha124

Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá, assina carta que contesta a existência de um Maranhão rico e convoca para caminhada pela paz

Em uma carta aberta aos fiéis maranhenses, bispos da Igreja Católica de todas as dioceses do estado, entre eles o bispo da Diocese de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira Coelho, reunidos no último dia 19, domingo, na cidade de Pinheiro, convocam para uma caminhada silenciosa no próximo dia 2 de fevereiro e fazem críticas ao Maranhão, que vive atualmente uma crise de violência e no sistema carcerário.

O texto, que repercutiu em toda a imprensa (estadual e nacional), admite que o estado governado por Roseana Sarney (PMDB) aumentou sua riqueza, mas faz menção à sua marcante desigualdade social.

“Vivemos num Estado que erradicou a febre aftosa do gado, mas que não é capaz de eliminar doenças tão antigas como a hanseníase, a tuberculose e a leishmaniose”, diz trecho da carta. “É verdade que a riqueza no Maranhão aumentou. Está, porém, acumulada em mãos de poucos, crescendo a desigualdade social. Os índices de desenvolvimento humano permanecem entre os mais baixos do Brasil”, continua.

Leia a íntegra da carta abaixo:

Ao Povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade

“Justiça e paz se abraçarão” (Sl 85,11)”

Ainda estão vivas em nós a forte emoção e dor, provocadas pelos últimos acontecimentos no Estado do Maranhão – a morte violenta da Ana Clara, criança de seis anos que faleceu após ter seu corpo queimado nos ataques a ônibus; os cruéis assassinatos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas; o clima de terror e medo vivido na cidade de São Luís.

A nossa sociedade está se tornando cada vez mais violenta. É nosso parecer que essa violência é resultado de um modelo econômico-social que está sendo construído.

A agressão está presente na expulsão do homem do campo; na concentração das terras nas mãos de poucos; nos despejos em bairros pobres e periferias de nossas cidades; nos altos índices de trabalhadores que vivem em situações de exploração extrema, no trabalho escravo; no extermínio dos jovens; na auto-destruição pelas drogas; na prostituição e exploração sexual; no desrespeito aos territórios de indígenas e quilombolas; no uso predatório da natureza.

Esta cultura da violência, aliada à morosidade da Justiça e à ausência de políticas públicas, resulta em cárceres cheios de jovens, em sua maioria negros e pobres. O nosso sistema prisional não reeduca estes jovens. Ao contrário, a penitenciária transformou-se em uma universidade do crime. Não nos devolve cidadãos recuperados, mas pessoas na sua maioria ainda mais frustradas que veem na vida do crime a única saída para o seu futuro.

Vivemos num Estado que erradicou a febre aftosa do gado, mas que não é capaz de eliminar doenças tão antigas como a hanseníase, a tuberculose e a leishmaniose.

É verdade que a riqueza no Maranhão aumentou. Está, porém, acumulada em mãos de poucos, crescendo a desigualdade social. Os índices de desenvolvimento humano permanecem entre os mais baixos do Brasil.
Não é este o Estado que Deus quer. Não é este o Estado que nós queremos! Como discípulos missionários de Jesus, estamos comprometidos, junto a todas as pessoas de boa vontade, na construção de uma sociedade fraterna e solidária, sem desigualdades, sem exclusão e sem violência, onde a “justiça e a paz se abraçarão” (Sl 85,11).

A cultura do amor e paz, que tanto almejamos, é um dom de Deus, mas é também tarefa nossa. Nós, bispos do Maranhão, convocamos aos fieis católicos e a todas as pessoas que buscam um mundo melhor a realizarem um gesto concreto no próximo dia 2 de fevereiro, como expressão do nosso compromisso com a justiça e a paz. Neste dia – Festa da Apresentação do Senhor, Luz do mundo, e de Nossa Senhora das Candeias –, pedimos que se realize em todas as comunidades uma caminhada silenciosa à luz de velas, por ocasião da celebração. Às pessoas comprometidas com esta causa e às que não puderem participar da celebração sugerimos que acendam uma vela em frente à sua residência, como sinal do seu empenho em favor da paz.

Invocando a proteção de Nossa Senhora, Rainha da Paz, rogamos que o Espírito nos oriente no sentido de assumirmos nossa responsabilidade social e política para construirmos uma sociedade de irmãs e irmãos que convivam na igualdade, na fraternidade e na paz.

Centro de Formação de Mangabeiras, Pinheiro – MA, 15 de janeiro de 2014

Dom Armando Martin Gutierrez
Dom Carlo Ellena
Dom Élio Rama
Dom Enemésio Lazzaris
Dom Franco Cuter
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Dom José Belisário da Silva
Dom José Soares Filho
Dom José Valdeci Santos Mendes
Dom Sebastião Bandeira Coêlho
Dom Sebastião Lima Duarte
Dom Vilsom Basso
Dom Xavier Gilles

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Weverton Rocha, TV Mirante e Revista Veja se unem a traficantes de madeira no Maranhão

Deputado Federal Weverton Rocha
Olha que interessante: A Revista Veja, por meio do jornalista Reinaldo Azevedo, resolveu se unir ao lobby que a TV Mirante e o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) fazem em favor da máfia de extração de madeira no Maranhão.

Já explico essa história, antes porém, é preciso um esclarecimento.

Há uma espécie de esquizofrenia no debate público nacional . Desde que virou moda situar automaticamente a opinião das pessoas à esquerda ou à direita, tudo que se diz no Brasil, especialmente na mídia, é rapidamente apelidado de “esquerdopatia” ou “reacionarismo”, dependendo do “lado” escolhido por quem escreve.

A questão é que, colocar o debate nacional como uma questão de direita e esquerda, obscurece, confunde e engana. É assim com a questão dos presos em Pedrinhas, é assim com a questão dos rolezinhos em shoppings e é assim também com a complexa situação das reservas indígenas no Maranhão.

Qualquer pessoa com bom senso que conheça de perto a situação , seja de direita ou de esquerda, não tem dúvida: a voraz extração de madeira que ocorre na região que abrange os municípios de São João do Caru, Zé Doca e Newton Bello, criou capilaridades que dão ao ato um viés de organização similar à máfia.

Os criminosos que extraem ilegalmente a madeira do estado não são uma ameaça apenas a indígenas da tribo Awá Guajá, eles são uma ameaça ao próprio estado de direito já que formam uma quadrilha economicamente poderosa que mantém refém da extração ilegal quase totalidade da população desses municípios e como veremos a seguir, também tem bastante influência na mídia e na classe política.

Faz tempo que o exército brasileiro tenta combater a extração ilegal de madeira na região de São João do Caru . O processo de desintrusão de pequenos proprietários que ocupam terras dos índios awá guajás é apenas uma faceta do imbróglio envolvendo a extração ligal de madeira. Por trás da questão há uma série de outros crimes cometidos, além de conflitos de terras que, afinal, custam vidas e sempre vale lembrar que o Maranhão é o estad com maior número de mortes geradas por conflitos agrários.

Em resumo: os maiores adversários das autoridades (leia-se justiça federal, Funai e exército brasileiro) são os traficantes de madeira da região. E é aí que entram TV Mirante , Weverton Rocha e a Revista Veja.

Os três se apressam na defesa despudorada dos madeireiros ilegais, ainda que usem estratagemas para não parecer que o fazem. Usam descaradamente os pequenos produtores da região, que terão que deixar as terras de indígenas nos próximos 40 dias, como forma de atacar a justiça e o governo federal cujo alvo principal é a extração ilegal de madeira e os demais crimes relacionados a isso.

TV Mirante (AQUI) e Revista Veja (AQUI) são mais sutis, apenas se apropriam da situação dos pequenos proprietários. É uma tática ardilosa. Vende-se a ideia de que os pequenos produtores perderão suas casas e os meios de sobrevivência, em nome de uma ação da Funai para resguardar uns poucos índios.

De fato, há pequenos produtores da região (tratados como pobres coitados pelo jornalista Reinaldo Azevedo, de Veja) que apesar de terem ocupado ilegalmente as terras do Guajás, dependem exclusivamente dessas terras para a subsistência, mas o próprio juiz que determinou o processo de desintrusão dos territórios indígenas, determinou também que os produtores retirados das terras tenham do Incra, a garantia de reassentamento.

A reportagem da Mirante, usada por Veja para satanizar os awás guajás e livrar a cara de madeireiros ilegais, apela extremadamente para o poder de comoção da opinião pública, ao mostrar o choro e ranger de dentes dos produtores que terão que desocupar as terras.

Já o deputado federal Weverton Rocha vai mais longe (Veja o vídeo abaixo). Para ele, em vez de retirar ocupantes ilegais das terras e combater o tráfico de madeira, que já desmatou boa parte da região, o que o governo federal tem que fazer mesmo é abrir mais fábricas de incentivo a extração de madeira.

Weverton mente com a cara mais deslavada ao sugerir que os traficantes de madeira, responsáveis por conflitos, mortes, sonegação de impostos, trabalhadores em regime de escravidão e outros tantos crimes na região, são apenas um mero detalhe, que se trata de umas poucas pessoas que erraram, omitindo assim a situação permanente de conflitos na região.

O deputado também age da mesma forma repugnante de Veja e da TV Mirante, usando os pequenos produtores como escudo dos traficantes de madeireira para tentar jogar a opinião pública contra o governo federal. Weverton ainda mente ao dizer que o exército e antropólogos perseguem TODAS as pessoas envolvidas no comércio de madeira da região. Então, eu pergunto a quem vive por lá: é verdade?

Reinaldo Azevedo, como se sabe, é o defensor maior do pensamento de direita ( e dos grupos por trás dele) na mídia brasileira. Weverton Rocha, como se sabe,cresceu com o discurso de progressista da esquerda. Ambos, porém, ao se juntarem à TV Mirante para satanizar o governo federal e os índios com a desculpa de que estão ao lado de pequenos agricultores, não estão a serviço nem da direita e nem da esquerda, mas de certos grupos cujos interesses não tem coloração ideológica, mas financeira.

Já prevejo leitores vindo aqui para dizer que os índios não passam de preguiçosos e que a Funai é uma tirana ao defender que estes silvícolas preguiçosos tenham vastas terras, enquanto os pobres agricultores tem que ser expulsos e blá blá blá.

Voltarei ao tema, para falar especificamente sobre esse assunto.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DA LIGIA TEIXEIRA.

Com Flávio Dino, Embratur bate recordes positivos em todos os setores


O recorde de 6 milhões de turistas visitando o Brasil em um único ano foi alcançado durante a gestão de Flávio Dino, em 2013. Segundo dados preliminares da Polícia Federal, o número de estrangeiros conhecendo o Brasil pode chegar a 6,1 milhões em 2013.

O aumento da divulgação do Brasil no exterior, a volta dos Escritórios Brasileiros de Turismo e os sucessivos recordes na entrada de turistas estrangeiros no Brasil são marcas que Flávio Dino deixará depois de quase 3 anos dirigindo o órgão do Governo Federal.

Entre 2012 e 2013, por exemplo, o turismo internacional do Brasil cresceu 20,5% acima da média mundial. Isto quer dizer que o desempenho do Brasil neste setor superou em muito a média dos outros países, passando inclusive o crescimento de destinos turísticos tradicionais e muito procurados como a França, Espanha, Itália, Turquia e México. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo.

Com os recordes positivos alcançados em 2013, que serão divulgados nos próximos dias, é notório o êxito de Flávio Dino que demonstrou competência e eficiência à frente do órgão federal.

É o que teme a família Sarney e, por isso, mentem sobre Flávio Dino de toda forma.

Maranhão também ocupa índices preocupantes quando o assunto é educação, diz Simplício Araujo


O Maranhão também ocupa posição ruim quando o assunto é educação. O descaso atinge vários setores no estado, o que mostra que o governo estadual não está dando a devida atenção para áreas essenciais. Se tratando da qualidade de ensino, o Maranhão também conta com alguns dos piores indicadores do Brasil.
Desde cedo, crianças maranhenses estão muito atrás do resto do país. De acordo com a Prova ABC, ao fim do 3º ano do ensino fundamental, só 27,9% delas são proficientes em leitura, 10% em matemática e 13% em escrita. As médias brasileiras são respectivamente 44,5%, 33,3% e 30%. Ou seja: o Maranhão tem menos de metade dos resultados já ruins do país, sendo que essas crianças estão apenas iniciando a trajetória escolar. A informação é do jornal “O Globo”.
Na avaliação do deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA), a falta de políticas públicas e de investimento faz com que o estado continue atrasado, ocupando lugares preocupantes. “Não é de hoje a falta de prioridade do governo Roseana Sarney. O Maranhão vem sendo destaque negativamente na mídia, o que nos envergonha. A educação é apenas mais um setor que reforça a falta de gestão desse governo”, afirmou o parlamentar.
No Maranhão, somente 45% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no ensino médio, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Apenas 38% dos jovens de 19 anos que conseguiram chegar a essa etapa de ensino no estado a concluíram e, entre eles, só 11,8% aprenderam o mínimo adequado em língua portuguesa, e 1,6% em matemática.
A renda média dos demais 79.576 jovens dessa idade que não têm o ensino médio completo é de menos de R$ 500 por mês.
No sistema carcerário do Maranhão, palco das atrocidades que chocaram o país nos últimos dias, a cobertura educacional é precária: a taxa de matrícula de pessoas com privação de liberdade era de apenas 5% em 2012, segundo dados do InfoPen (Ministério da Justiça). Aqueles que não chegaram ao fim do ensino médio somavam então 91%, e, entre eles, a grande maioria sequer completou o ensino fundamental.
Diante do cenário, Simplício ressaltou a importância de o governo priorizar o setor, dando assim melhor ensino e oportunidades para os jovens maranhenses. “A situação é crítica. As nossas crianças precisam de um ensino de qualidade para que possam ter um futuro próspero.”
Reportagem: Letícia Bogéa

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Patricia e Zé Vieira estruturam PROS por todo Maranhão

Patricia e Zé Vieira em passagem pelo município de Timon.

O deputado federal Zé Vieira e sua esposa, a pré-candidata a deputada estadual, Patricia Vieira continuam estruturando seu partido, o PROS - Partido Republicano da Ordem Social por todos os municípios Maranhenses.

Para se ter uma ideia, só nos últimos dias eles já percorreram as cidades de São Mateus, Vitoria do Mearim, Lago Verde, Lago Açu, Pio XXII, Santa Luzia do Tide, Olho D'agua das cunhãns, Vitorino Freire, Lago da Pedra, Paulo Ramos, São Luis Gonzaga, Timon, dentre outras, sempre se reunindo com diversas lideranças afim de cada vez mais fortalecer a sigla no Maranhão. 

Patricia e seu esposo Zé Vieira.
Nas conversas também está sendo discutido a candidatura de Patricia Vieira, que vem tendo boa aceitação em todos os municípios por onde tem passado, fato que fortalece cada vez mais a sua pré-candidatura.

Segundo o presidente do PROS, "Nós não vamos parar enquanto nosso partido não estiver estruturado em todos os municípios maranhenses, hoje já estamos em 75% do Maranhão, e logo chegaremos nos 100%" Disse Zé Vieira.
 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Flávio Dino: O Maranhão de verdade

Em artigo nesta Folha, a governadora Roseana Sarney sustenta que o Maranhão é um Estado rico e que vai muito bem ("O Maranhão de verdade", 12/1).

De fato, o Maranhão tem muitas riquezas, mas isso não se reflete na qualidade de vida de grande parte da população, como revelam os indicadores sociais do nosso Estado.
Esse é o paradoxo maranhense que a crise na segurança pública sublinhou para todo o Brasil.

Temos um extenso território cortado por ferrovias e rodovias. Diferentemente de outros Estados do Nordeste, há água abundante em rios e lagos. Nosso litoral é o segundo maior do Brasil, propício à pesca em grande escala.

O complexo portuário maranhense está localizado próximo aos principais mercados consumidores do mundo, o que aumenta a sua competitividade. A agricultura e a pecuária são intensamente exploradas em nossas terras.

Nosso potencial para o turismo é reconhecido por todos, por exemplo com a beleza única dos Lençóis Maranhenses. Somos a terra de Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Nauro Machado e Zeca Baleiro, do bumba meu boi e de centenas de outros valiosos grupos culturais.

No entanto, o Maranhão frequenta assiduamente as piores posições em todos os rankings de medição da qualidade de vida. Os maranhenses são atendidos pelo menor número de médicos e de policiais por habitante do país.

Entre 2009 e 2013, o Maranhão seguiu o caminho inverso do Brasil no quesito educação. O número de analfabetos cresceu no Estado, passando de 19% dos maiores de 15 anos para 20,8% nessa faixa etária.

Essas contradições entre o potencial riquíssimo e a pobreza abundante é o triste retrato do Maranhão de verdade. Após 50 anos de mando, os que estão no topo desse regime estão desorientados e descolados da realidade.

Nada mais revelador do que o governo do Estado comprar toneladas de lagostas, camarões e caviar, complementadas por champanhes e uísques importados, para o consumo dos altos escalões do poder enquanto bárbaras cenas nos presídios maranhenses são veiculadas pelo mundo inteiro e as famílias ainda choram por seus parentes.

É fundamental compreender que há direta conexão entre os problemas sociais e a configuração da política maranhense. O patrimonialismo praticado no Maranhão é o mais exacerbado da história brasileira.

Isso faz com que os recursos públicos sejam direcionados visando, acima de tudo, à acumulação privada de bens, e essa é a causa principal para que tantas riquezas não se traduzam em serviços públicos minimamente razoáveis.

Essa terrível crise do sistema penitenciário mostra que é urgente virar essa página em nosso Estado, assegurando a igualdade de todos perante a lei, o primado dos direitos fundamentais e a honesta aplicação do dinheiro público. Os valores da República precisam chegar ao Maranhão para que o nosso povo seja rico de verdade. Essa é uma causa que interessa a todo o Brasil.

FLÁVIO DINO, 45, ex-deputado federal (PC do B-MA) e ex-juiz federal, é presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)

Oposição recorre contra arquivamento de impeachment de Roseana Sarney

Deputados de oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão devem recorrer da decisão do presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), de arquivar o pedido de impeachment protocolado contra a governadora do estado, Roseana Sarney (PMDB), pelo Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (Cadhu).

Na última quinta-feira, Arnaldo arquivou o pedido de afastamento da governadora, baseado no parecer da Procuradoria-Geral da Assembleia, que considera que Roseana já está adotando medidas para solucionar os problemas do sistema carcerário do estado. Segundo o portal Terra, a bancada oposicionista alega que o deputado não respeitou o regimento da Casa.

O requerimento que questiona a decisão monocrática é assinado pelos deputados Rubens Pereira Jr. (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Marcelo Tavares (PSB) e Othelino Neto (PCdoB). Para os opositores ao clã Sarney no Maranhão, o presidente não cumpriu o que estabelece o Artigo 277 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa que determina fosse criada uma Comissão Especial, constituída de um quinto dos membros da Casa, para emitir parecer sobre a representação e as informações, no prazo máximo de 15 dias, a contar de sua instalação.

Para os parlamentares, Arnaldo Melo não é autoridade competente para rejeitar o pedido de impeachment. O requerimento da oposição começa a tramitar nesta segunda-feira.

Após criticar o PI, secretário Ricardo manda doentes voltarem para Teresina

Do Portal 180 Graus
Ambulância do MA na sede da Defensoria
O 180graus recebeu a informação por meio de um Defensor Público da União de que é a secretária de Saúde do Maranhão quem está mandando seus pacientes para serem atendidos em Teresina, mesmo depois que o sistema de saúde da capital encerrou os atendimentos a estes pacientes.

A informação contraria, segundo o defensor, as críticas postadas pelo secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, que disse em seu Facebook que o modelo de Saúde da capital do Piauí é baseado é um esquema de cooptação de pacientes do maranhão.

ENTENDA O CASO

Na manhã da quinta-feira (16/01) a senhora Maria da Cruz chegou ao hospital São Marcos para receber atendiento médico. Como, por força de decisão judicial, nenhum atendimento a pacientes vindos no Maranhão está sendo feito em Teresina, a senhora não foi atendida.

Diante da situação, a mulher foi levada até a Defensoria Pública da União, solicitar que Defensoria entrase com uma ação garantindo seu atendimento.

DEFENSORIA REBATE CRÍTICAS

De acordo com o Defensor Público, se o secretário de Saúde do Maranhão fala em cooptação de pacientes, a própria secretaria dele, então, faz parte, porque pelas imagens e fotos feitas ontem, a paciente veio para o Piauí em uma ambulância da Secretaria de Saúde.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Evento de lançamento do Solidariedade - Itapecurú tem grande participação popular

Auditório completamente lotado na apresentação do Solidariedade - Itapecurú


O presidente municipal do Solidareidade na cidade de Itapecurú, Dr Fernando, reuniu cerca de 500 pessoas para apresentar o partido para a população da cidade.

O evento contou com a participação do deputado federal e presidente estadual da sigla Simplício Araújo, além da grande liderança local, Jaimizinho que também faz parte do diretório municipal. Vereadores de cidades vizinhas, como Santa Rita, Vargem Grande e Chapadinha também prestigiaram o grande evento, participaram ainda, o atual vice-prefeito da cidade, Pr Silvano, Vereador Binô do Hospital, Vereador Nilcinho, Vereador Carlos Junior e outras grandes lideranças da cidade.

Diante de um auditório completamente lotado, Dr Fernando aproveitou para agradecer a escolha do seu nome para presidir o Solidariedade na cidade "O deputado federal Simplício Araújo é o grande responsável por todo esse sucesso do nosso encontro, pois acreditou no nosso grupo e nos entregou um partido que ja nasce grande e que tem tudo pra se agigantar ainda mais aqui na nossa cidade" Disse o presidente.

Ao usar a palavra, o deputado federal Simplício Araujo se mostrou muito animado com o evento "Todos que participaram da organização desse grande evento estão de parabéns, está tudo perfeito, fico muito feliz em ver que a população atendeu o chamado do Dr Fernando, Jaimizinho e seu grupo".

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Imagem do dia: Larga mentira

E a prefeita Teresa Murad (PMDB) inaugurou, mesmo sem nenhum anúncio, o Largo da Juventude com a programação do Réveillon, tal obra, mesmo sendo uma piada com a cara da população coroataense, pode ser considerada a maior de todas, senão a única, neste primeiro e desastroso ano da administração da esposa do deputado e megalomaníaco Ricardo Murad.

Pelas visitas da prefeita ao local quando do início dos trabalhos e pelas palavras de alguns integrantes do governo, imaginava-se que por lá seriam colocados equipamentos de lazer para a juventude coroataense, como rampas de skates, entre outros.

"O projeto para o Largo da Juventude fará calar a boca da oposição e surpreenderá a todos", declarou um jacaré-banguela a um dos titulares desta página, confesso que ele acertou em uma das previsões. De fato todos surpreenderam-se com o cinismo da mandatária para presentear a juventude coroataense com o espaço que nem merece ser chamado de obra.

No que consiste o pseudo-largo? No asfalto trazido para a pavimentação de ruas e avenidas coroataenses pelo Governo do Estado colocado onde ficava localizado a saudosa Praça do Pantheon, reparos na calçadas e a colocação de alguns postes com lâmpadas e mais nada.

A noite funcionários da prefeitura completam o espetáculo de horror: colocam cavaletes mal-feitos e mal-pintados para que crianças e jovens possam utilizar-se do espaço para a prática do lazer. Tamanha é a deficiência do tal largo que os skatistas que se utilizam do local tem que improvisar corrimãos e obstáculos com barras de ferros que encontram logo próximo, conforme pode ser visto na imagem acima registrada pelas lentes de um dos fotógrafos do governo municipal, Ronny Sales.

Confiram outras imagens no Corotá OnLine clicando aqui.

"Se o Maranhão tem condições, que atenda os seus pacientes", diz secretário de saúde de Teresina - PI

O Secretário Municipal de Saúde de Teresina Noé Fortes (foto), rebateu a critica do Secretario Estadual de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, publicadas em sua página, na rede social Facebook, na qual ele diz que não há nenhum débito do Maranhão com a Prefeitura de Teresina e que saúde do município piauiense está sucateada.

De acordo com Noé Fortes, a secretaria municipal de saúde tem como comprovar o débito que o estado do Maranhão tem com o município, e que o caso será levado até o Ministério da Saúde para que se possa tomar providências. “Eu enviei foi um CD a ele com todos os dados dos pacientes, contendo a cidade, a guia do SUS e os valores gastos, tenho como provar todas essas despesas. No dia 22 de janeiro vamos até o ministério da saúde para resolver esse impasse”, disse.

Para o secretário municipal, a saúde do município de Teresina nunca esteve sucateada. O único problema é o excesso de pacientes do Maranhão que acaba impedindo um melhor atendimento aos pacientes de Teresina. “ Nossos hospitais estão todos capacitados para receber qualquer pacientes, nosso único problema é que 30% dos pacientes oncológicos tratados no Hospital São Marcos são do Maranhão, o que impede um atendimento de melhor qualidade aos pacientes teresinenses”, ressaltou.

O secretário disse, ainda, que no ano de 2010, o então prefeito Silvio Mendes, junto com representantes do Ministério da Saúde e do Ministério Publico Federal foram até o Maranhão firmar um acordo em que o estado passaria a repassar recursos dos pacientes atendidos em Teresina. “ Essa afirmação de que eles não estão nos devendo é totalmente equivocada. Em 2010 foi firmado um acordo com a presença do ministério da saúde, do ministério publico e do prefeito de Teresina em que o governo do Maranhão repassaria uma conta de R$ 300,000, para a prefeitura, para que custear o tratamento de pacientes com câncer”, lembra.

Para Noé Fortes se o Maranhão, como diz Ricardo Murad, tem capacidade de atender seus pacientes, e já que para ele a saúde de Teresina está sucateada, então não mande mais seus pacientes para Teresina, passe-os a atendê-los por lá. E que nunca houve um esquema para recrutar pacientes para os hospitais daqui. “ Se eles tem toda essa capacidade de atender seus pacientes e que nossa saúde está sucateada, pois é bom que parem de mandar pacientes para cá. Se o Maranhão tem condições, pois passe a atender seus pacientes por lá. O hospital São Marcos não anda recrutando pacientes nem fazendo máfia de saúde, se o povo de lá vem se consultar aqui, é porque temos uma medicina de qualidade”, enfatizou o secretário

O Maranhão da utopia

Por Císius Janus

Tenho ouvido muito nestes primeiros dias de 2014 o noticiário por parte do governo do estado e municipal de que a sociedade maranhense e Coroataense vive em uma ilha de crescimentos alarmantes, tanto econômicos, como de qualidade de vida, por esse motivo todos os efeitos deste crescimento esta vindo a tona neste momento. Diante de tudo isso acorreu-me a palavra utopia, o que significa?

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária, referindo-se a uma cidade ou um mundo porém em outro paralelo. Utopia vem de radicais gregos e significa "lugar que não existe". Utopia foi um termo inventado por Thomas More, um escritor inglês e humanista, que ficou impressionado que Américo Vespúcio contou sobre a ilha de Fernando de Noronha, que foi avistada pelos europeus em 1503. More falou que nessa mesma ilha ele poderia construir uma civilização perfeita.

Utopia pode ser considerada também não apenas a idéia de idealizar um lugar ou uma vida em uma visão fantasiosa, pode ser também um modo otimista de ver o mundo e ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem. Diante do significado exato dessa palavra grega, ocorreu-me que nós estamos completamente errados de nos revoltarmos com tantos abrolhos na atual vida de “nós” pobre mortais maranhenses, pois vivemos em um mundo paralelo, um mundo irreal, pois os representantes do governo estão dentro de uma atmosfera diferente da nossa, vivem em uma sociedade que não é a mesma na qual vivemos, diria que estamos precisando urgentemente acordarmos desse pesadelo chamado segurança pública, pois tudo é apenas um mal-entendido.

As revistas semanais como a Veja, Isto é, Carta Capital, os noticiários Jornal Nacional, Jornal da Record, Band News, Globo News, Jornal do SBT, Jornal da Globo, a mídia on line, Uol, Bol, gmail, Globo.com, The New York Times, WHASHINGTON POST, The Guardian, Le Monde, Clarin, ONU, enfim todos estes órgão estão vivendo uma grande mentira quando se trata de falar da miséria ética, moral em que vivem os maranhenses, diria que todos nós vivemos dias de sonambulismo, pois vivemos em uma verdadeira utopia de verdades. Caros leitores nós vivemos em um mundo de inverdades, e não o governo municipal e estadual do maranhão, a utopia esta em nós.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vereador Rildo Amaral de Imperatriz tem nome cogitado para ser vice de Flávio Dino


A brilhante atuação do vereador de Imperatriz, Rildo Amaral que se filiou recentemente no Solidariedade - 77, tem feito com que ele se destaque no cenário politico de todo o estado.

Rildo Amaral foi citado pelo presidente estadual do Solidariedade, o deputado federal Simplicio Araújo como um forte nome a ser apontado para compor a chapa majoritária ao lado de Flávio Dino (PCdoB). Rildo teve uma votação expressiva nas ultimas eleições e é hoje considerado como um dos vereadores de oposição ao prefeito Sebastião Madeira que tem maior visibilidade por seu discurso combativo e contundente. Vale lembrar que há uma grande necessidade de se ter ao lado de Dino alguém que tenha forte atuação na região Sul do estado que tem forte rejeição ao grupo Sarney.

"Não pode fazer parte do nosso campo político quem tem o pensamento de 'ou me dá a vaga ou eu saio'.Não é com pressão que se constrói, mas com diálogo. Temos os nomes do Vereador de Imperatriz Rildo Amaral, do Deputado Domingos Dutra ,Aderson Lago e Wagner Lago que estão à altura e filiados ao Solidariedade para a vaga de Vice. " Postou Simplício Araújo em sua página do Facebook.