terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Prefeita Teresa Murad gastará 9 milhões em passagens aéreas nacionais e internacionais

Em 2014 quem vai voar é ela...
Por Pablo Lima, Cleo Freitas, com a colaboração de Maysa Jullyana Mouzinho

Veja que absurdo. A prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), publicou no Diário Oficial do Estado - DOE/MA no último dia 03 deste mês uma tomada de preço para a contratação de empresa especializada para prestação de serviço, sob demanda, de agenciamento de viagens, compreendendo os serviços de emissão, reserva, remarcação e cancelamento de passagem aérea, nacional e internacional, por um incrível valor (pasmem) de 9.562.800,00 (nove milhões, quinhentos e sessenta e dois mil e oitocentos reais). É o que comprovam o extrato abaixo publicado na página do Tribunal de Conta do Estado - TCE/MA e página 9 do referido DOE/MA, que você ler clicando aqui.

Isso mesmo, queridos leitores, não é nenhuma boato que corre à solto pela cidade, como dissemos o fato pode ser facilmente verificado por qualquer pessoa nos documentos oficiais que disponibilizamos ao longo deste texto. É fato consumado que os cidadãos coroataenses, tão carentes de serviços públicos ou mesmo serviços essenciais a sua sobrevivência, seriam obrigados a custear sem o seu conhecimento, se não fossem os serviços prestados por esta página de interesse e relevância pública, as viagens da prefeita Teresa Murad para satisfazer os seus deleites pessoais nas principais capitais do país e do mundo. Nós dissemos do mundo!!!

Enquanto a prefeita cruza os céus do cinco continentes gastando os nossos milhões, o simples direito de ir vir dos coroataenses sobre o solo do seu próprio estado é negados por dificuldades financeiras impingidas pela administração da prefeita turista. Como diria o poeta José de Arimatéia: "à prefeita tudo, mas ao povo nada"!!!

Durmamos e comemores a entrada de um novo ano com uma dessas.

Patricia e Zé Vieira desejam um feliz ano novo aos maranhenses

A pré -candidata a deputada estadual Patricia Vieira vem a público ao lado do seu esposo, o deputado federal Zé Vieira, desejar a todos os maranhenses, um 2014 de muita paz e realizações.

Abaixo a mensagem da futura deputada e do seu digníssimo marido, Zé Vieira.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ricardo Murad faz reunião no sitio e esculacha blogueiros e vereadores da sua base

Ricardo Murad: cara a cara com seus paus mandados.

Vixe que o negocio pegou fogo esses dias lá pras bandas do Cajueiro, mas precisamente no sitio dos Murads, tudo isso pelos fatos que ocorreram nos últimos dias.

Após serem colocados no chinelo por vereadores de oposição que conseguiram virar os olhos da opinião pública para a votação imoral de um projeto ilegal que congela o salario dos servidores municipais, os vereadores que leem a cartilha de Murad, foram literalmente esculachados na frente de todos no Sitio do patrão.

Quando começou a reunião, por volta das 11h da manhã, Ricardo Murad se passou primeiro pros blogueiros do governo, que segundo ele tem tudo a sua disposição e mesmo assim, não conseguem superar os acessos, nem muito menos o prestigio de blogs de oposição, em especial o Coroatá de Verdade.

Após a esculhambação nos blogueiros, foi a vez dos vereadores e secretários, a ordem pros vereadores foi lerem o regimento interno da câmara municipal para que não passem mais vergonha diante todo o povo de Coroatá, aprovando projetos irregulares. Outra ordem, foi que os vereadores precisam a partir de agora, citar Luis Fernando até nas suas orações diárias, se disser um ai, tem que completar com o nome do candidato do governo, já que o mesmo aparece sempre perdendo pra Flávio Dino, em todas as pesquisas.

Com os secretários a conversa será mais longa e deverá acontecer na próxima semana, quando uns irão para o olho da rua e darão lugar a novos nomes.


Ricardo Murad transporta cunhado pra São Paulo em UTI aérea com dispensa de licitação

Blog do Luis Pablo


Saúde familiar. Com dispensa de licitação, o secretário Ricardo Murad (Saúde) contratou para deslocamento aérea o seu cunhado Alexandre César Trovão, vereador e presidente da Câmara de Coroatá.

Conforme o Diário Oficial do dia 19 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde fez uma contratação com a empresa Nortejet Táxi Aéreo Ltda ao valor de R$ 83.700,00 (oitenta e três mil e setecentos reais).

Ricardo Murad contratou uma empresa especializada em serviços de UTI aérea com equipe médica e acompanhante para traslado do paciente César Trovão para São Paulo.

Enquanto centenas de maranhenses carecem de um atendimento de qualidade, o secretário faz da pasta uma ‘Saúde Familiar’, onde só parentes tem o direito a um excelente atendimento. É lamentável.


Secretário de Teresa Murad envolve-se em confusão com ex-vereador e é acusado de assédio

O secretário da Casa Civil da prefeitura de Coroatá, China Barros, ex-jogador da seleção brasileira de handball, resolveu aparecer na Câmara Municipal para ver de perto que os vereadores estavam aprovando, conforme mando de Ricardo, o projeto que congela o salário dos servidores, mas acabou-se envolvendo em um bate-boca com o ex-vereador Gilmar Arruda (PCdoB) que também se encontrava acompanhando a votação.

Após ser encarado por China Barros, Gilmar Arruda o acusou de ter assediado uma de suas filhas. O secretário favorito de Teresa Murad (PMDB) ainda tentou, sem sucesso, sair da discussão sem desgaste para sua imagem.

Durante a discussão para defender-se das acusações China declarou que não frequentas noites de Coroatá, o que não verdade, segundo fontes desta página, que relatou ter visto várias vezes o secretário participando de "curtições" em locais públicos deste município, inclusive sempre acompanhado com mulheres diferentes, com direito a "garçons" e "seguranças" particulares, funcionários da prefeitura que fazem de tudo para agradá-lo, afinal quem manda na prefeitura é ele.

O embate entre o secretário bonitão e o ex-vereador comunistas foi filmado na íntegra com exclusividade por nossa reportagem, o que pode ser assistido a seguir.

Vereadores governistas aprovam projeto que congela o salário dos servidores da prefeitura de Coroatá

Em sessão realizada às pressas na manhã desta segunda-feira, 30, o polêmico projeto que congela o salário dos servidores da Prefeitura Municipal de Coroatá foi aprovado com o voto unânimes dos vereadores da base do governo da prefeita Teresa Murad (PMDB).

A votação de hoje ocorreu após o cancelamento arbitrária da ocorrida na última sexta-feira, 27, quando o número de vereadores governista não foi suficiente para aprovação  legal do projeto de lei de autoria do executivo, conforme tratado em postagem anterior.

Após declarar a aprovação do congelamento naquela sessão dos salários o presidente em exercício da Câmara, Josean Veras (PSC), deu-se conta de que o número de votos recebidos não era o suficiente para a validação da votação e declarou a nulidade da votação deixando indignados os parlamentares oposicionistas. Naquela oportunidade Cássio Reis (PSDB), em execício da liderança do Bloco de Oposição, solicitou cópia da ata da sessão, mas recebeu a recusa da secretária da Casa a mando do presidente, o que levou os parlamentares a procurar a Delegacia de Polícia local e registar um boletim de ocorrência (B.O.).

A sessão desta manhã foi mais tranquila pra os parlamentares governistas, pois a sessão contou apenas com a presença dos vereadores Marcelo Moura (PTC) e Lourdinha Pereira (PCdoB), contra todos os vereadores governista, exceto César Trovão (PMDB), que se encontra em tratamento de saúde na capital de São Paulo, o que levou a aprovação da matéria mesmo atropelando as normas que regem aquele parlamento.

Durante o pronunciamento após a votação o vereador Marcelo Moura expressou sua indignação quanto ao ocorrido e disse sentir-se desrespeitado pela Mesa Diretora pelo cancelamento da sessão da sexta-feira e a vereadora Lourdinha Pereira, chegou a retirar-se do plenário em protesto (permanecendo até o encerramento da sessão).

Em conversa com telefone com a nossa reportagem o vereador Cássio Reis (PSDB), que não participou da sessão por se encontrar na capital do estado, disse que a sua bancada buscará na justiça a nulidade da sessão que votou pela segunda vez o projeto.

Ela não desiste: congelamento do salário será votado novamente nesta segunda




Não importa o que o povo fala, reclama ou coisa parecida, a prefeita Teresa Murad está mesmo disposta a todo custo, congelar o salario dos servidores.

Depois de anular a votação da ultima sexta-feira, os vereadores da base aliada, que defendem apenas os interesses da prefeita, convocaram pra manhã desta segunda-feira, mais uma sessão extraordinária, apenas para o polemico projeto ser votado e aprovado, ja que a ordem de Ricardo Murad é que estejam presentes todos os oito vereadores que leem na sua cartilha. 

Neste exato momento nossa equipe se dirige pra a câmara municipal de Coroatá, aguardem mais informações!

domingo, 29 de dezembro de 2013

Teresa Murad deverá fazer reforma administrativa nos próximos dias, mais secretários devem cair

Prefeita, Teresa Murad

Eita que tem gente morrendo de medo da reforma administrativa que a prefeita, ou melhor o marido da prefeita irá fazer nos próximos dias.

Interlocutores confirmaram ao blog que alguns secretários serão mudados. Um vereador de situação ao ser questionado sobre a tal reforma, afirmou "sim, vai ser feita e muita gente vai cair, principalmente quem já subiu no salto alto e empinou o nariz", segundo ainda informou o mesmo vereador, a secretaria de saúde está com os dias contados, segundo  ele, por não ser politica e prezar muito pela ética, pro vereador ela não condiz com o cargo que ocupa.

Outra mudança que estaria prestes a acontecer, é a extinção de diretorias de postos de saúde, ou seja apenas terá uma pessoa responsável pelos postos de saúde e não mais a figura de um diretor, o que ja deixa muitos preocupados com medo de perder essa boquinha de confiança.

Aguarde ainda esta semana os nomes dos novos secretários e as demais medidas que Têca irá tomar a frente da prefeitura.

Veja o vídeo em que Riba Maia diz que votação foi irregular e põe a culpa em Josean Veras



É meus amigos, pelo visto esse projeto de congelamento do Salário minimo ainda vai dar muito o que falar, muito mesmo. Tanto é que os próprios vereadores que foram obrigados a votarem a favor estão se pelando de medo da fúria da população de Coroatá.

Tentando se defender o vereador e líder do governo na câmara, Riba Maia acabou revelando que o projeto foi votado irregularmente. Pois como ele mesmo explica no vídeo, eles só tinham cinco vereadores no plenário.

Maia jogou toda a culpa no presidente interino, Josean Veras que talvez por não conhecer o regulamento da casa, colocou o projeto em votação fazendo com que os vereadores agissem irregularmente.

Assista agora ao vídeo que mostra além do desabafo de Riba Maia, a secretária da câmara municipal, correndo pra esconder a ata da sessão, e o incansável vereador Cássio fazendo de tudo pra conseguir uma copia da mesma.

sábado, 28 de dezembro de 2013

'Visita íntima' ocorre diante de todos em presídio do MA, diz CNJ

Da Folha de S. Paulo

Homem com a perna dissecada torturado até a morte, relações sexuais em ambiente coletivo e presos com doenças mentais misturados aos demais detentos. E a conclusão: o governo do Maranhão tem sido "incapaz" de coibir a violência.

O cenário de terra sem lei no complexo prisional de Pedrinhas, na capital, São Luís, foi descrito em um relatório do juiz Douglas Martins, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), após visita ao local no dia 20.

60. Na última rebelião, em 17 de dezembro, três detentos foram decapitados.

O complexo, projetado para 1.700 homens, abriga 2.500, segundo o CNJ.

O documento foi entregue na sexta (27) ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa, que preside o conselho. O relatório reproduz o apelo feito ao ministro pela OEA (Organização dos Estados Americanos) de que o governo brasileiro precisa agir para garantir a integridade dos presos no Maranhão.

Uma cena chocante é citada no documento: um vídeo, que, segundo Martins, foi enviado pela direção do sindicato dos agentes penitenciários, com o registro da morte lenta de um detento em Pedrinhas.

O vídeo é "a cena mais bárbara que já vi", nas palavras ditas à Folha por Martins, juiz experiente em visitas a presídios pelo país.

A imagem mostra um preso ainda vivo tendo a pele da perna dissecada. A tortura expõe músculo, tendões e ossos.

A Folha teve acesso ao vídeo. As imagens são muito fortes.

ATENÇÃO: imagens fortes



A primeira explicação no relatório para o caos encontrado é o excesso de presos. "As unidades estão superlotadas e já não há mais condições para manter a integridade física dos presos", além dos familiares e dos que atuam em Pedrinhas.

Soma-se à superlotação o método do governo maranhense de misturar no mesmo espaço presos do interior e da capital. A reunião motiva a guerra entre facções: o Bonde dos 40, de criminosos da capital, e do Primeiro Comando do Maranhão, do interior.

Quem chega a Pedrinhas precisa aderir ao sistema, diz o relatório. "Presos novos são obrigados a escolher uma facção quando ingressam nas unidades."

O juiz do CNJ presente na visita cita ainda que os responsáveis pela segurança já não são capazes de conter os presos. Para um agente entrar em pavilhões, é preciso ter o aval de líderes de facções.

Como não há celas no CDP (centro para presos provisórios) e nas duas penitenciárias (para os já condenados), todos circulam livremente. O modelo, para o CNJ, "inviabiliza a garantia de segurança mínima para os presos sem posto de comando".

ESTUPROS

A insegurança para esses detentos novatos, na base da hierarquia das facções, se estende às suas mulheres. O documento aponta que, como o ambiente é coletivo, é no mesmo espaço que ocorrem os encontros íntimos.

A livre circulação, diz o documento, "facilita o abuso sexual praticado contra companheiras dos presos sem posto de comando".

Martins argumenta ainda que o governo do Maranhão "tem se mostrado incapaz de apurar, com o rigor necessário, todos os desvios por abuso de autoridade, tortura, outras formas de violência e corrupção praticadas por agentes públicos".

Procurado, o governo do Maranhão não se manifestou. Em reportagens anteriores, informou que criou uma direção de segurança dos presídios, sob comando da Polícia Militar, a fim de reforçar a segurança.

O governo já havia afirmado também que sempre agiu em conjunto com setores da defesa dos direitos humanos e que "o agravamento da situação" ocorreu após o Estado ter tomado "medidas saneadoras", como mudanças de comando e reestruturação dos presídios.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Projeto de Lei é aprovado irregularmente e sessão da câmara de vereadores termina na delegacia

Vereadores de oposição na delegacia de policia.

A presidência da câmara de vereadores de Coroatá convocou uma sessão extraordinária nesta sexta (27) para votar dois projetos do executivo municipal. O primeiro que tratava dos abonos dos professores, que foi bastante debatido, porém foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Já o segundo, que se tratava do polemico projeto de lei que irá afetar de forma direta os servidores públicos municipais, mantendo o salário atual em 2014, sem fazer valer o aumento de R$ 724,00. E que também deixava dúvidas quanto ao Plano de Carreiras e o reajuste do Piso, pontos que foram “prometidos” pela procuradoria do município.

O projeto de lei fala que as despesas com pessoal do Poder Executivo Municipal de Coroatá não poderá exceder o limite de 54% da Receita Corrente Líquida, devendo se ater ao Limite Prudencial estabelecido de 51,3% sob pena de diversas sanções previstas na legislação inclusive demissão de pessoal.

Se apresentando sempre do lado dos funcionários públicos municipais, os vereadores de oposição foram totalmente contra o tal projeto da prefeita e se retiraram da sessão, porém, mesmo assim o presidente interino Josean Veras, prosseguiu a sessão e colocou em votação, fazendo com que o mesmo fosse aprovado irregularmente pelos 5 votos dos vereadores "babões" do executivo municipal, sendo eles Wlises Muniz, Leon Camilo, Jocimar, Marcos da conceição e Riba Maia.

Após a aprovação ilegal, a sessão foi encerrada e os vereadores de oposição, Cassio Reis, Lourdinha, Marcelo Moura e Juscelino da Fazendinha pediram a copia da ata da sessão, sem sucesso, já que a secretaria da casa afirmou que só entregaria tal copia se Josean Veras autorizasse, o que não aconteceu.

Tendo seu pedidos recusado pela presidência da casa, os vereadores se dirigiram até a delegacia de policia para registrarem o ocorrido para que posteriormente acionem a justiça contra a câmara de vereadores do município e a votação seja anulada.

Aguarde mais informações (e imagens).

Entrevista exclusiva – Neto Evangelista fala da posição do seu partido, o PSDB, para 2014

Evangelista com Páblo durante a entrevista
Entrevista concedida à Pablo Lima

Como se encontra s situação do PSDB nacional que passa por um novo momento em que José Serra abdicou da candidatura em favor do senado Aécio Neves, você tem participado das discussões?

Neo Evangelista - O PSDB é um partido grande com história política tendo governado país na década de 90, tendo um papel importante na estabilidade econômica do país e que pretende voltar ao comando seu comando com o senador Aécio Neves, um quadro fantástico que o partido possui, certamente será um bom candidato, pois como governador do estado de Minas Gerais fez um trabalho espetacular, que atualmente divide sua história em “antes e após o seu governo”, tendo feito uma revolução em todas as áreas da administração, apresentando a melhor educação do país segundo o MEC, a melhor saúde da Região Sudeste. Por último veio a declaração de apoio do ex-ministro e ex-prefeito São Paulo, José Serra, ao nome do senador, portanto eu acho que o Maranhão tem que abraçar a candidatura do Aécio, sobretudo porque nós pedimos que os programas de transferência de renda (Bolsa Família) sejam aprimorados na Região Nordeste e que não permita que este seja o principal programa do Governo Federal no Maranhão, pois nós não podemos admitir que em um estado como o nosso este seja a única ação do Estado, queremos mais, queremos, por exemplo, que a Refinaria Premium vire realidade, para que o seu funcionamento gere renda e emprego para diversos maranhenses e atraia outras indústrias. Infelizmente temos percebido que atual Governo Federal não tem o Maranhão como prioridade, embora o estado tenha sempre dado uma votação expressiva para o governo do PT. O senador Aécio lançou uma proposta positiva para o país, buscando resgatar o crescimento econômico, porque o PT, que sempre foi um grande crítico da nossa política econômica, adota atualmente uma política da década de 90, mas estamos vivendo um novo momento que não dar para admitir as mesmas práticas, o Brasil precisa mais, o Brasil precisa avançar e eu acredito que este avanço seja com o PSDB, com o Aécio Neves.

Durante as últimas eleições o candidato à presidência pelo PSDB não investiu muito em campanha aqui no Maranhão, você acredita que sendo Aécio Neves o candidato ele estará disposto a levar o seu nome aos maranhenses de todos os municípios, até mesmo naqueles povoados mais longínquos?

Neo Evangelista - Sem dúvida nenhuma, o PSDB está unido, os seus quadros municipais e estaduais tem demonstrado um interesse de unidade em torno da candidatura do senador Aécio, então eu acredito que no Maranhão o PSDB vai dar as mãos, junto com outros partidos que irão formar a base de campanha e vamos rodar esse Maranhão para que possamos ter condições reais de governar o Brasil.

Qual o posicionamento do PSDB para as eleições estaduais do próximo?

Neo Evangelista - Neste momento o PSDB discute tanto com Luís Fernando (PMDB) quanto com Flávio Dino (PCdoB) o melhor caminho para que possamos seguir. É interessante ressaltar que antes das eleições de 2012 o caminho natural para o PSDB era apoiar Flávio Dino, entretanto como em São Luís e Imperatriz houve uma disputa direta entre os nossos partidos, abrimos uma discussão com o outro pré-candidato, portanto neste momento ainda nos encontramos dividido, porém no momento certo, entre março e abril, anunciaremos aquele que iremos apoiar e será aquele que oferecer as melhores condições de coligações proporcionais para que possamos aumentar as nossas bancadas na Assembleia e na Câmara dos Deputados, o que estiver disposto a oferecer um palanque para o senador Aécio Neves, pois precisamos de um palanque para que ele possa apresentar suas propostas para o Maranhão e para o Brasil, assim com aquele que demonstrar que tem maior compromisso com o nosso povo.

Como se encontra o PSDB no estado em número de prefeitos e vereadores?

Neo Evangelista - O PSDB tem mais de 200 vereadores e 8 prefeitos, entre eles o prefeito da segunda maior cidade do estado, Sebastião Madeira (Imperatriz), 2 deputados estaduais e 03 federais, portanto é um partido que tem base existindo enraizados em 214 dos municípios do estado e com eles que queremos fazer a campanha do senador Aécio.

Como você ver a atuação do vereador Cássio Reis em Coroatá que tem levado as ideias do partido ao parlamento coroataense e apresentando uma ótima atuação, como estão as conversas com o vereador?


Neo Evangelista - O vereador Cássio Reis é um quadro importante para o PSDB, tem demonstrado um companheiro de partido, inclusive participando de encontros partidários estaduais e nacionais, esteve com o senador Aécio Neves em Alagoas, é um quadro que o partido chegando a governar o Maranhão, ou estando aliado a quem estiver governando vai defender para fazer uma composição dentro da estrutura de governo, então ele é uma pessoa em que nos alegramos em ter em nosso quadro, sobre tudo por ser um vereador atuante combatente, que não se cala diante das mazelas e que realmente representa a população do seu município. Como já disse é um orgulho tê-lo entre nossos quadros.

Qual a sua mensagem para Coroatá?

Neo Evangelista - Aproxima-se o Natal, às vésperas do Ano Novo desejo que o verdadeiro significado do Natal que é o nascimento de Jesus Cristo, possa reacender essa chama no coração dos coroataenses, que possam fazer uma avaliação do ano de 2013 para que o possamos seja um ano de muita saúde, paz, amor, trabalho dentro do município.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Roseana Sarney lançará candidatura ao Senado e João Abreu deverá ser eleito governador pela Asembleia

Do Atual7

A governadora Roseana Sarney (PMDB) deverá sentar, agora em janeiro, com a sua base – não tão aliada assim – da Assembleia Legislativa do Maranhão, para, em conjunto com a bancada federal, dar um ponto final na questão de sua candidatura às eleições de 2014 para o Senado.

Embora publicamente diga que pretende permanecer no cargo até o fim do mandato, nos bastidores, há conversas da própria Roseana de que ela ‘mudará’ de ideia no final de março. A estratégia será fechada com os deputados na reunião no próximo do mês.

Até agora, o único receio se dá por conta do nome do presidente do Legislativo Maranhense, deputado Arnaldo Melo, mesmo partido da governadora, que luta, ao seu meio, repetir no Maranhão o que ocorreu em Tocantins, em 2009. Balaio conhecido por todos os olhos dos Leões, Melo é quem assume o posto, tanto no caso da renúncia, cassação ou desincompatibilização da peemedebista.

Caso o presidente da Assembleia não volte a atrapalhar os planos do Governo – como ocorreu na eleição da Casa que comanda e em outras ocasiões não menores – o certo é que João Abreu, secretário de Estado da Casa Civil, assuma o Estado por indicação indireta dos deputados estaduais, em abril. Além de ter a confiança de todo o Clã, ele seria o nome escolhido pelo próprio Luis Fernando Silva para assumir o mandato-tampão.

Sendo assim, o pré-candidato oficial da oligarquia, Luis Fernando só disputaria a eleição de 2014 nas urnas, contando diretamente com o voto da população maranhense, disputando com o atual líder absoluto de todas as pesquisas de intenções de voto, Flávio Dino.

Prefeita Teresa Murad "convoca" vereadores para congelar o salário mínimo dos servidores


O presidente em exercício da Câmara Municipal, Josean Veras (PSC), convocou uma sessão extraordinária do parlamento coroataense a mando da prefeita Teresa Murad (PMDB) para esta quinta-feira, 26, mas que foi desconvocada em seguida, tendo em vista não teria quórum para aprovar as matérias, pois dois dos seus parlamentares não se encontram no município.

Os vereadores Wllisses Muniz (PMDB) e Naldo Dantas (PSDB), que se estão em viagem, foram intimados imediatamente para retornar ao município especialmente para dizer sim a matéria do executivo no apagar das luzes de 2013.

Uma nova sessão extraordinária foi convocada para amanhã, 27, às 16 horas para apreciar dois projetos de leis de autoria da prefeita. O primeiro deles que promete gerar muito debate e indicação na oposição trata-se do que proporá desavergonhadamente o congelamento do salário mínimo dos funcionários da administração municipal, contratados ou concursados, até ao aumento nacional previsto para o primeiro mês do próximo ano. Segundo o projeto visando o atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal o salário mínimo permanecerá durante todo o ano de 2014 em R$678,00, em vez de R$724,00 aprovados pelo Governo Federal.


Pré-Réveillon da MM Produções traz Furacão do Forró mais uma vez a Coroatá


Oligarquia dá adeus a Luís Fernando

Dois episódios recentes mostram como serão tristes os próximos meses para Luis Fernando que, durante todo o ano de 2013 teve todo o aparato do estado trabalhando para “viabilizá-lo” e chegar aos 25% de intenções de voto, mas que não ultrapassa 18% nas intenções de voto estaduais.

No primeiro episódio, o deputado Arnaldo Melo deixou o governo se desmoralizar na votação do orçamento até a véspera do Natal, para só então “mostrar força” e provar que o Palácio dos Leões não tem maioria para nada na Assembléia Legislativa.

No segundo episódio, e mais curioso, o secretário da Casa Civil, João Abreu, passou os últimos dias telefonando para lideranças municipais informando que Luís Fernando está fora do jogo, e que ele – João Abreu – vai tentar se viabilizar para a suposta eleição indireta na Assembléia.

O cerco à pré-candidatura de Luís Fernando vem se fechando já há algum tempo.
Há cerca de 2 meses, a mídia ligada ao grupo Sarney anunciou, com grande estardalhaço, que a candidatura de Luis Fernando ao governo do Estado seria lançada em um gigantesco Ato Político em Coroatá. Contudo, apesar de programado para um sábado, os ministros Lobão e Gastão Vieira, o deputado Sarney Filho e outras importantes lideranças do grupo alegaram não poderem comparecer, por terem outros compromissos. Como não convinha uma fotografia só com os desgastados irmãos Murad, o evento foi cancelado e nunca foi remarcado.

Desse fracasso em diante, o que era ruim só piorou. Em janeiro de 2013, os estrategistas da oligarquia decidiram que Luís Fernando só seria candidato se atingisse 25% nas pesquisas no fim deste ano.

De lá para cá, o esforço de propaganda que vem sendo feito desde 2011 só aumentou. Luis Fernando virou o “governador de fato”, dispondo de uma fantástica máquina de promoção pessoal, de aviões e helicópteros, de convênios para comprar aliados, de “governos itinerantes”. Ainda assim, os tais 25% ficaram bem distantes. Mesmo nas pesquisas contratadas pelo grupo Sarney, Luís Fernando não chega nem a 18%, com pontuações muito baixas inclusive em cidades importantes como São Luís (onde está em terceiro lugar), Imperatriz, Pinheiro e Caxias.

O fato é que Luís Fernando não se viabilizou. É um candidato insosso, sem charme e carisma, com um discurso chato em que só sabe falar de sua atuação na cidade de São José de Ribamar. Seus eventos no interior do Estado são esvaziados, sem entusiasmo, mal enchem uma pequena tenda – normalmente com pessoas que exercem cargos no governo do Estado.

Além disso, Luís Fernando tem na testa a terrível marca de Jorge Murad, que inventou essa candidatura, na tentativa de colocar um amigo íntimo no lugar da esposa. Quem não lembra que Jorge Murad vivia organizando eventos supostamente culturais em Ribamar, quando Luís Fernando era o prefeito?

Chegamos, assim, à ultima semana do ano com um consenso formado no grupo Sarney: Luís Fernando está fora da disputa de 2014. Entretanto, a oligarquia será obrigada a manter o seu nome até março, enquanto não acham uma saída minimamente competitiva.

E desta forma, Luís Fernando ficará exposto ao rigor desse inverno de sabotagens e boicotes até março, a não ser que resolva desistir antes.

Enquanto isso, o senador Sarney está em dúvida entre algumas opções:

1 – Tentar um novo “nome técnico”, cenário em que João Abreu – que está na fila há muito tempo – seria a opção mais forte.

2 – Tentar um nome com força na “classe política”, cenário em que João Alberto, Edison Lobão e Arnaldo Melo hoje são os mais fortes.

O papel de Eliziane Gama

Em paralelo, o grupo Sarney continua a incentivar abertamente a candidatura de Eliziane Gama, que eles consideram confiável e possível de ser cooptada. Nota na coluna do jornalista Cláudio Humberto, nesta semana, registrou o quando o velho cacique está fascinado com a deputada, ao ponto de passar a apostar fichas na candidatura de Eliziane, diante do fracasso do seu próprio grupo. Resta saber se Eliziane Gama, com fortes ligações com a oposição e com movimentos sociais, vai aceitar o canto das sereias da oligarquia e inviabilizar o seu futuro político com essa mancha.

E o PT? Como fica?


Compondo a via crucis do senador Sarney e de Luís Fernando, em nível nacional só aumentam as dificuldades com o PT, principalmente depois de um desastrado piti que Roseana deu no velho e respeitado dirigente Rui Falcão, presidente nacional do PT, que já contou para dezenas de pessoas o triste comportamento coronelista da filha do coronel Sarney.

Para completar o quadro, o governo do Estado vive uma devastadora crise na segurança pública e no sistema penitenciário, atualmente monitorada pelo Conselho Nacional de Justiça, pela Procuradoria Geral da República e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Em Brasília, a cada matéria no Jornal Nacional, fala-se que uma intervenção federal no Maranhão é iminente e inevitável.

Esse é o cenário político do início de 2014 no Maranhão, em que Flávio Dino mantém uma liderança tranquila e consolidada em todas as pesquisas feitas nos últimos meses.

Blog do Garrone.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Patricia e Zé Vieira desejam Feliz Natal aos maranhenses


Na festa e com o espírito natalino formam-se nuvens de esperança num céu de bondade, Em cada coração há uma enorme desejo de felicidade e alegria! Lares se iluminam numa magia sem qualquer maldade, Iniludível, apenas o amor engrandece este lindo e peculiar dia... Zelando totalmente pela nossa total paz e harmonia!

No íntimo de cada um de nós está o sentimento mais puro, Aquele que norteia o significado verdadeiro da comemoração, Todos sabem que Jesus é o nosso salvador e o porto seguro onde depositamos nossas esperanças, aquarela de todas as emoções num só bondoso coração, liberando em todos nós as bênçãos da confraternização!

É o que deseja, Patricia e Zé Vieira ao povo Maranhense.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Natal chegou viva!

Por Cisio Janus L.Costa

“ Crie espetáculos atraentes – Imagens surpreendentes e grandes gestos simbólicos criam uma aura de poder – todos reagem a eles. Encene espetáculos para os que o cercam, repletos de elementos visuais interessantes e símbolos radiantes que realcem a sua presença. Deslumbrados com as aparências, ninguém jamais notará o que você realmente está fazendo”. (ROBERT GREENE, JOOST ELFFERS).

Viva, chegou o natal cheio de expectativas sonhos, desejos de crianças a serem realizados, lagrimas e anseios por um ano vindouro melhor. Digamos que temos muito a “comemorar” neste ano que esta se findando, junto com o sonho do natal que tal divagarmos um pouco por eles:

Vamos fingir que nossa Coroatá é um lugar melhor de se viver atualmente;

Vamos fingir por um momento que a população esta satisfeita com a economia interna, onde empresas se foram, empregos estes nem se fala, onde a decência por algo melhor também se findou;

Vamos fingir por um minuto que os secretários do atual governo, deixaram de investir no comercio interno para comprar fora fazendo com que grande parte do ganho real fossem jogado as favas de Coroatá, alias vale observar que a maioria dos “grandes cargos são de pessoas de fora da cidade;

Vamos fingir que o asfalto que esta sendo colocado alias muito mal adequado diante da política de asfaltamento, esta sendo bem distribuído, e digamos que em pleno inverno, onde os bairros da periferia estão abarrotados de lama sendo inviável o trafego humano e de veículos;

Vamos fingir um pouco que nada acontece com os sofredores professores municipais onde os tão sonhados “abonos”, alias palavra de outro planeta na atual gestão, que eram de R$ 3.000.00 (três mil reais) no passado e deixava o comercio aquecido nas festividades de fim de ano foram dados;

Vamos fingir que as escolas estão dando o melhor ensino público;

Vamos fingir que a saúde do Maranhão esta igual a saúde inglesa dita pelo atual secretario de governo estadual;

Vamos fingir que vivemos em um paraíso onde a presença de segurança é real, não temos q temer nada;

Vamos fingir que todas as promessas de não perseguição foram cumpridas, não nos esqueçamos que pessoas já foram despejadas de seus pontos de trabalhos, barracas dos calçadões da cidade;

Vamos fingir que a feira de Coroatá está bombando nas suas vendas, alias como em toda cidade;

Vamos fingir que a vida está melhor a cada dia nesta cidade, vamos fingir que o maranhão está melhor, vamos fingir que Papai Noel existe alias em tudo quanto se vale á pena sonhar que tal divagarmos por um minuto que tudo de negativo que aconteceu nesta cidade neste ano, foi um pesadelo e que devemos acordar? Afinal de contas é natal, e vale á pena sonhar por um minuto que podemos ter dias melhores.

Finalmente brindemos ao Natal de Coroatá, um ano que jamais devemos esquecer, pois somos seres absolutos em nossa vida, em nossas atitudes, e devemos aproveitar a cada dia para dizer a nós mesmos vai ser melhor, e o sonho vai continuar.

Viva o Natal!

Roseana por um fio?

Do blog do John Cutrim, com informações da Veja


A menos de um ano das eleições, pelo menos doze Estados do país são comandados por governadores cujos destinos estão nas mãos da Justiça Eleitoral. Há casos de pedidos de cassação paralisados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e processos que, após meses nos escaninhos em Brasília, retornaram agora aos tribunais de origem nos Estados. As idas e vindas desses processos, como nos casos em que um candidato derrotado nas urnas recorre à instância superior sem ter passado pela anterior, ampliam a morosidade da Justiça Eleitoral e causam instabilidade — pois mantêm no ar a ameaça de que governantes possam ser obrigados a deixar o posto.

Na última semana, o TSE recebeu mais um caso envolvendo pedidos de afastamento de governadores:

Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte, recorreu e conseguiu uma liminar para permanecer no cargo apesar de ter sido condenada por abuso de poder econômico e político em seu Estado. O caso foi definido provisoriamente pela ministra Laurita Vaz e amplia a lista composta por outros 11 governadores com mandatos questionados na Justiça.

Uma decisão dos juízes do TSE ampliou a lentidão na tramitação de diversos processos — já emperrados pelas manobras perpetradas por advogados. Em setembro, os ministros da Corte concluíram que é inconstitucional utilizar o Recurso contra Expedição de Diploma (RCED), que podia ser apresentado diretamente na instância superior – no caso, o próprio TSE –, para tentar cassar mandatos de políticos. Esse tipo de estratégia era usada justamente para tentar encurtar o tempo de tramitação das ações. Porém, segundo os ministros, as impugnações agora devem ser feitas por meio de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), o que acaba remetendo processos de cassação de governadores, por exemplo, para análise dos TREs – e, somente depois desta etapa, a um eventual recurso ao TSE.

Desde a decisão do TSE, retornaram aos tribunais regionais eleitorais, por exemplo, pedidos de cassação dos governadores do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), do Piauí, Wilson Martins (PSB), e de Alagoas, Teotônio Vilela (PSB). Decisão semelhante foi aplicada em um dos pedidos de cassação da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), mas houve recurso dentro do próprio TSE. Em todos esses processos, as acusações relatam supostas irregularidades ocorridas há mais de três anos, nas eleições de 2010, como compra de votos, distribuição de benefícios e celebração ilegal de convênios. Não é exagero afirmar que, em 2014, alguns governantes terminarão seus mandatos ou tentarão a reeleição sem que seus processos jamais tenham sido concluídos pela Justiça Eleitoral. 

Deputado Federal Simplício Araujo manda mensagem de natal aos Maranhenses, assista

domingo, 22 de dezembro de 2013

Mesmo com a "saúde britânica" do Maranhão, cunhado de Ricardo Murad vai tratar a saúde em SP

Segundo informações divulgadas na imprensa aliada ao governo coroataense, o presidente da Câmara Municipal, César Trovão (PV), que além de irmão da prefeita Teresa Murad (PMDB) é cunhado do secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, encontra-se na capital do estado de São Paulo para cuidar da saúde cardíaca, mais precisamente no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR).

Fato no mínimo curioso, já que diariamente a imprensa e os informativos do Governo do Maranhão divulgam incansavelmente que o estado dispões dos melhores serviços de saúde do país, comparado à saúde ofertada na Inglaterra, segundo palavras do próprio titular da pasta, Ricardo Murad. É lamentável que todos os maranhenses não disponham dos mesmos recursos para tratar de problemas de saúde sempre que se fizer necessário e sejam obrigados a depender dos péssimos serviços públicos que são oferecidos por aqui aos menos afortunados.

Conforme, as informações obtidas por aquele blog junto a sua assessoria, o edil está internado em uma Unidade de Tratamento Semi-Intensivo (SEMI-UTI). Ou seja, local destinado a pacientes que não necessitam de atendimento médico permanente. O seu estado clínico expedido pelo último Boletim Médico daquele hospital, é estável. Não apresenta nenhum quadro febril ou quaisquer outras alterações fisiológicas. O parlamentar mantém-se lúcido, acordado e conversando e, sempre que pode recebe a visita de familiares e amigos que procuram saber sobre o seu estado de saúde, diuturnamente, dentro do horário de visita determinado pela direção do INCOR.

Independentemente de motivações e lados políticos, a nossa equipe deseja uma rápida recuperação ao parlamentar, mas termina por voltar a lamentar que o mesmo tratamento não sejam oferecidos na rede de saúde pública brasileira e maranhense.

Nota do redator: Enquanto não se tornar obrigatório o atendimento em todos serviços públicos brasileiros (saúde, educação, previdência, etc) a todos os brasileiros sem distinção, conforme preconiza a Carta Magna de 1988, este país não ofertará serviços dignos aos seus cidadãos e a cidadania não poderá ser plenamente exercida por todas, pois para tanto o indivíduo não deverá ser apenas um sujeito de deveres, mas principalmente de direitos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Enquanto uns estão enrolados na justiça, Simplício Araújo está entre os 20 melhores deputados do Brasil, segundo a VEJA



A revista VEJA desta semana destaca a atuação impecável do deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA) na Câmara dos Deputados. Com o título “O Congresso acelera para reencontrar os brasileiros”, a revista fez uma minuciosa análise dos parlamentares brasileiros para, enfim, enumerar os 20 melhores parlamentares de 2013.

Com apenas 11 meses de mandato, Simplício Araújo ficou à frente de parlamentares com vasto tempo de parlamento. Com uma atuação séria, comprometida com o bem estar dos brasileiros e, em especial, dos maranhenses, Simplício se destacou na luta pelas Eleições Limpas, pelos direitos humanos e minorias, por uma melhor distribuição dos recursos na saúde, pelo combate à corrupção, por um marco regulatório claro e respeitado, por uma carga tributária menor e luta incessantemente na defesa da classe trabalhadora do país.

“É com orgulho que recebemos essa notícia. Veio reafirmar nosso compromisso com todos os brasileiros e, em especial, com a população do meu estado. Desenvolvemos nosso trabalho com prudência, tranquilidade e responsabilidade. Cobramos dos governantes propostas que tenham por objetivo a luta por melhores condições de vida para todos. É um grande estímulo para que possamos continuar nossa caminhada em prol de todos”, afirmou o parlamentar.

O ranking elaborado pela revista VEJA se valeu de critérios próprios e de levantamentos da Transparência Brasil, organização independente e autônoma comprometida com o combate à corrupção. O resultado foi submetido à minuciosa análise do advogado Alexandre Fidalgo, do escritório EGSF, que se aprofundou na situação de deputados e senadores tendo em vista a Lei da Ficha Limpa, que passou a vigorar, em eleições, a partir de 2012, controlando o acesso ao Congresso de políticos desonestos.

Ao final desse trabalho, VEJA chegou ao ranking dos 20 melhores desempenhos de 2013.

Reportagem: Danielle Calvet

Presente de Natal da Caema aos consumidores coroataenses

Ao apagar das luzes do ano que se encerrará em mais alguns dias, os consumidores coroataenses da Companhia de Saneamento Ambiental doMaranhão – CAEMA, autarquia estadual veiculada à Secretaria de Estado de Saúde – SES, foram presenteados com um “Aviso de Corte”.

E infelizmente são muitos os consumidores que se encontram em débito com a CAEMA desde o reinício do seu comando no primeiro mês deste ano e, mais que injustamente, neste momento dedicado a festas e confraternização invocadas pelas datas que se aproximam, que em qualquer lugar deste planeta os gastos das famílias são elevados, eis a surpresa e ameaça de corte no fornecimento deste líquido precioso.


Um prazo de apenas cinco dias após o recebimento do aviso, emitido no último dia 18, foi dado para que os coroataenses regularizem as suas situações e não sejam obrigados a sobreviver em datas tão importantes sem água nem para tomar banho.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cássio Reis deverá anunciar, já no início do próximo ano, seu apoio a Evangelista para estadual

O vereador oposicionista Cássio Reis (PSDB) tem evitado até o momento falar sobre qual nome apoiará nas eleições 2014 rumo à Assembleia Legislativa. Mas, conforme apurou a nossa redação na capital do estado, o parlamentar deverá declarar na primeira sessão ordinário do próximo ano legislativo o seu apoio ao  deputado estadual de mandato Neto Evangelista (também do PSDB).

A manifestação de apoio do tucano coroataense ao seu correligionário não nos toma de surpresa, já que Evangelista contribuiu em alguns momentos com a eleição de Cássio Reis à Câmara Municipal no ano passado, por exemplo quando o apoiou no momento em que precisou trocar de legenda oferecendo-lhe o PSDB ou vindo ao município para fortalecer o nome do parlamentar.

Porém, o posicionamento do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, partido integrado pelos personagens em questão, em relação a candidatura majoritária no próximo ano ainda é incerta, apesar dos muitos rumores. Recentemente em entrevista concedida com exclusividade a Páblo Lima, editor do COROATÁ DE VERDADE, a ser publicada nos próximos dias, Evangelista evitou responder os questionamentos relacionados a sucessão estadual, em uma clara demonstração desta incerteza.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rubens Júnior volta a criticar a politicagem de Ricardo Murad com o dinheiro público

O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Rubens Pereira Jr. (PCdoB), anunciou, nesta terça-feira (17), que vai apresentar emenda destinando recursos para a unidade da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de Timon. O parlamentar fez críticas também aos critérios adotados para repasse de recursos para os municípios.

Em conversa com vereadores e o prefeito de Timon, Rubens Jr. afirmou que anunciou a destinação de uma emenda de R$ 500 mil para a Uema de Timon.

O parlamentar contou que comparou como foram os investimentos do Governo do Estado em três cidades do Estado: Caxias, Coroatá e Timon, três dos maiores e médios municípios.

“Ao fazer a análise do Diário Oficial do Estado fiquei assustado em perceber que há diferenças entre maranhenses, contrariando o que diz a Constituição Federal e a do Estado, que todos os brasileiros são iguais, tendo seus direitos, suas garantias, sem poder existir qualquer tipo de discriminação racial, regional, etária, de sexo, de cor, de credo ou qualquer outra discriminação”, afirmou.

O deputado assegurou que para Caxias, por exemplo, não foram R$ 4 milhões de reais e para Timon, valor praticamente igual; e enumerou os poucos investimentos reservados para os dois municípios. Já em Coroatá, o Governo do Estado investiu, em 2013, um total de R$ 74 milhões.

“E a pergunta que eu faço é se o maranhense que mora em Coroatá é melhor do que o maranhense que mora em Caxias e Timon? Eu não estou querendo que se tire o dinheiro de Coroatá, a cidade é importante, merece o apoio, mas será que Caxias e Timon também não merecem?”, indagou.

Deputados da base não comparecem a sessão para aprovar o orçamento para 2014‏

“Na história política do Maranhão nunca houve um governo que gerasse tanta crise interna como este comandado pela governadora Roseana Sarney (PMDB)” declarou o líder da oposição Rubens Jr (PCdoB).

A grave crise instalada no executivo estadual pela falta de comando ficou refletida hoje (19), no plenário da assembleia legislativa, com a falta de deputados para votar o orçamento de 2014. O presidente da casa, Arnaldo Melo (PMDB), teve de encerrar a sessão sem a votação do orçamento pela falta de acordo entre a base governista em relação ao pagamento das emendas de 2013 e do relatório final da Seplan.

A bancada de oposição presente na sessão demonstrou a mesa diretora da assembleia à disposição de discutir o orçamento e as propostas do governo na ordem do dia.

Entre as medidas provisórias estava o retorno do famigerado “Conselhão” que motivou protestos nas ruas contra o “Bolsa Eleição” que seria utilizado no pagamento de mais de cinco mil reais aos aliados da governadora para compareceram a uma única reunião por mês.

O deputado Rubens Jr. demonstrou a sua indignação ao presidente Arnaldo Melo pela tentativa da mesa diretora e do presidente da comissão de orçamento, deputado Alexandre Almeida, em não respeitar o direito dos parlamentares quando negaram a certidão que comprovava a falta da igualdade financeira regional no orçamento de 2014.

A presidência ainda pode convocar uma sessão extraordinária antes do dia 22 de dezembro quando encerra o ano legislativo. Os deputados do governo rejeitam a proposta.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Imagem do dia: Mais um veículo à serviço da Prefeitura de Coroatá é flagrado estacionado na mansão dos Murad's

Há imagens que "O Estado do Maranhão", jornal de propriedade e a serviço da família Sarney não mostram, como por exemplo esta em que pode ser visto em plena terça-feira (17) um veículo a serviço da Prefeitura Municipal de Coroatá estacionado à frente da residência oficial da prefeita Teresa Murad (PMDB) na capital do estado, onde o secretário de saúde e seu esposo, Ricardo Murad, também conhecido em todo o estado pela alcunha de boneco de Olinda, costuma despachar e realizar reuniões políticas.

Curiosamente o veículo que aparece na foto obtida com exclusividade pelo Coroatá de Verdade mostra um veículo sem numeração e com vidros cobertos por película de fumê a 90%, costumeiramente utilizado pelo alto escalão do governo municipal e até mesmo pela própria prefeita. Seria Teresa Murad "cabulando" trabalho e "refugiando-se" nos braços do esposo?

A mansão da família situado no Olho D'Água, bairro nobre de São Luís, onde a população pobre coroataense jamais conseguiria ter acesso, já é famosa por ter sido fotografada outras vezes cercada de veículos com a logomarca da Prefeitura Municipal de Coroatá estacionados durante meios e fins de semanas.

Mas, quando é para ficar de olho na vida e nas vindas ao Maranhão do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), a  mando de Murad, a turma do folhetim diário da família da governadora não descansa.

Ibope desmente Ricardo Murad e aponta saúde como setor mais crítico do governo Roseana Sarney

Roseana e o boneco de Olinda: a saúde vai mal, hein?
Do blog Maranhão da Gente

A pesquisa Ibope divulgada na última sexta (13) confirmou que para os maranhenses o setor com pior avaliação do governo Roseana Sarney é o da saúde pública, pasta administrada pelo secretário Ricardo Murad. A saúde pública do Maranhão apareceu com nota máxima para o estado no quesito pior desempenho, em que 39% dos entrevistados na pesquisa CNI/Ipobe atestaram tal avaliação.

Embora tenha garantido em nota distribuída à imprensa que no ano de 2012 todos os hospitais do programa “Saúde é Vida” estariam concluídos, o secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad, não pôde cumprir esta promessa. Prorrogou o prazo para dezembro de 2013 e há menos de quinze dias para o término do ano, apenas 29 das 72 unidades prometidas saíram do papel.

Outro fato grave é que vários dos hospitais recém-inaugurados já estão de portas fechadas. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB), líder da bancada de oposição da Assembleia Legislativa durante a sessão plenária do último dia 03 de dezembro.

Segundo as denúncias, as unidades inauguradas nas cidades em Jenipapo dos Vieiras, Matinha, Lago do Junco, Tufilândia e Benedito Leite, deixaram de funcionar logo após a inauguração. “Quem mais sofre com o fechamento dos hospitais é o povo maranhense, abertura dos hospitais, precedidas do seu fechamento comprovam a fraude eleitoral e administrativa cometida pela governadora Roseana Sarney”, denunciou o deputado na ocasião.

A distância entre o que diz a propaganda do “Programa Saúde é Vida” e o real andamento do programa pode ser mensurada na insatisfação dos maranhenses consultados na pesquisa CNI/IBOPE. O reflexo da falência do projeto da saúde pública do estado é a peregrinação constante dos maranhenses em busca de atendimento médico nos estados vizinhos (Piauí e Tocantins) ou na capital maranhense, em que 70% dos atendimentos dos Socorrões I e II são destinados ao socorro dos pacientes que chegam do interior do estado.

Agora fedeu! Têca Murad resolve perseguir até os mortos

Do blog Coroatá Conectado.

Uma cena muito constrangedora e desrespeitosa ocorreu nesta terça-feira, 17,no cemitério do Jordão, localizado no bairro da Tresidela.

Entenda o caso - Dona Laura, teve seu falecido marido enterrado no cemitério do Jordão e resolveu construir um "gavetão" no mesmo tumulo, pediu licença da prefeitura e lhe foi concedida. A obra custou a senhora mais de R$ 2.000 (dois mil reais). Porém, após a conclusão dos trabalhos a mesma prefeitura que havia autorizado a obra resolveu desautorizar e simplesmente obrigou a dona Laura a destruir os "gavetões". Agora veja o tamanho do prejuízo. E quem perrdeu, mais uma vez, foi o povo. Infelizmente,assim funciona a ordem da ditadura!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Veja quanto seu município já recebeu do governo Federal, só este mês de Dezembro

Têca, prefeita de Coroatá, está saltitante com mais dinheiro na conta da sua prefeitura.

Mais dinheiro na conta bancária dos Municípios! Foi liberada a primeira parcela de dinheiro da União para o Estado e para os Municípios em Dezembro! O valor desta primeira parcela é quase o que os Municípios receberam em todo o mês de Novembro.

Somando os repasses da União, somente em Dezembro, o Estado do Maranhão recebeu da União R$ 227.014.262,91. Além disso, o Estado arrecadou R$ 95.364.254,24 com os tributos estaduais.

Já os Municípios maranhenses receberam da União R$ 408.411.677,72 no mês de Dezembro. Veja abaixo a parte que cada Município recebeu deste valor transferido pela União no mês de Dezembro.

São Luís 41.654.719,46
Açailândia 5.032.025,93
Afonso Cunha 734.204,19
Água Doce do Maranhão 974.818,88
Alcântara 1.356.083,32
Aldeias Altas 1.967.660,33
Altamira do Maranhão 882.175,00
Alto Alegre do Maranhão 1.670.312,91
Alto Alegre do Pindaré 2.311.979,61
Alto Parnaíba 846.480,38
Amapá do Maranhão 668.366,46
Amarante do Maranhão 2.411.449,87
Anajatuba 1.664.633,64
Anapurus 1.325.684,79
Apicum-Açu 1.266.206,88
Araguanã 1.089.299,43
Araioses 2.515.746,27
Arame 2.079.634,74
Arari 1.662.135,77
Axixá 916.319,84
Bacabal 3.683.089,55
Bacabeira 1.185.721,66
Bacuri 1.419.714,49
Bacurituba 601.511,18
Balsas 3.966.360,70
Barão de Grajaú 1.254.389,35
Barra do Corda 4.461.726,76
Barreirinhas 3.566.670,80
Bela Vista do Maranhão 1.010.832,08
Belágua 775.808,34
Benedito Leite 548.538,69
Bequimão 1.362.360,18
Bernardo do Mearim 562.015,28
Boa Vista do Gurupi 703.179,45
Bom Jardim 2.573.251,16
Bom Jesus das Selvas 1.935.194,05
Bom Lugar 1.091.998,28
Brejo 2.208.621,64
Brejo de Areia 897.268,66
Buriti 2.215.372,11
Buriti Bravo 1.492.889,02
Buriticupu 3.862.331,68
Buritirana 1.094.960,21
Cachoeira Grande 774.558,51
Cajapió 832.027,64
Cajari 1.493.427,43
Campestre do Maranhão 1.064.346,31
Cândido Mendes 1.471.403,73
Cantanhede 1.637.474,35
Capinzal do Norte 910.101,73
Carolina 1.551.060,18
Carutapera 1.601.631,03
Caxias 9.326.098,26
Cedral 832.552,05
Central do Maranhão 718.574,71
Centro do Guilherme 957.691,11
Centro Novo do Maranhão 1.559.824,73
Chapadinha 3.891.019,92
Cidelândia 1.092.150,62
Codó 5.576.391,70
Coelho Neto 2.919.627,69
Colinas 2.135.849,00
Conceição do Lago-Açu 1.323.003,52
Coroatá 3.424.360,46 (Três milhões, quatrocentos e vinte e quatro mil, trezentos e sessenta reais e quarenta e seis centavos)
Cururupu 1.987.724,35
Davinópolis 958.544,29
Dom Pedro 1.476.995,52
Duque Bacelar 1.024.436,38
Esperantinópolis 1.327.659,39
Estreito 2.187.276,60
Feira Nova do Maranhão 696.368,07
Fernando Falcão 735.406,14
Formosa da Serra Negra 1.380.987,20
Fortaleza dos Nogueiras 938.222,60
Fortuna 1.207.698,46
Godofredo Viana 825.468,72
Gonçalves Dias 1.352.881,69
Governador Archer 941.839,65
Governador Edison Lobão 1.172.204,63
Governador Eugênio Barros 1.223.753,71
Governador Luiz Rocha 671.502,66
Governador Newton Bello 767.627,44
Governador Nunes Freire 1.920.826,59
Graça Aranha 582.119,43
Grajaú 3.909.322,70
Guimarães 826.657,10
Humberto de Campos 2.110.349,78
Icatu 1.803.286,34
Igarapé do Meio 1.193.911,15
Igarapé Grande 885.217,63
Imperatriz 10.614.525,80
Itaipava do Grajaú 1.046.981,04
Itapecuru Mirim 3.654.752,20
Itinga do Maranhão 1.816.690,80
Jatobá 710.484,93
Jenipapo dos Vieiras 1.159.718,56
João Lisboa 1.493.123,45
Joselândia 1.108.537,73
Junco do Maranhão 638.294,28
Lago da Pedra 2.633.867,10
Lago do Junco 869.910,03
Lago Verde 1.223.928,03
Lagoa do Mato 922.144,40
Lagoa dos Rodrigues 728.551,60
Lagoa Grande do Maranhão 1.030.700,73
Lajeado Novo 633.274,04
Lima Campos 852.948,59
Loreto 870.981,88
Luís Domingues 630.091,58
Magalhães de Almeida 1.582.442,32
Maracaçumé 1.442.552,63
Marajá do Sena 761.529,21
Maranhãozinho 1.180.288,88
Mata Roma 1.409.307,81
Matinha 1.519.159,64
Matões 2.230.561,01
Matões do Norte 1.419.453,28
Milagres do Maranhão 662.793,20
Mirador 1.277.358,40
Miranda do Norte 1.828.917,66
Mirinzal 1.032.990,34
Monção 2.234.887,10
Montes Altos 644.643,46
Morros 1.480.264,57
Nina Rodrigues 959.533,25
Nova Colinas 600.659,52
Nova Iorque 530.065,78
Nova Olinda do Maranhão 1.584.914,05
Olho D’Água das Cunhãs 1.469.085,25
Olinda Nova do Maranhão 1.119.339,65
Paço do Lumiar 3.915.710,57
Palmeirândia 1.429.211,47
Paraibano 1.393.361,56
Parnarama 2.226.503,25
Passagem Franca 1.424.657,87
Pastos Bons 1.315.965,07
Paulino Neves 1.438.832,42
Paulo Ramos 1.605.610,77
Pedreiras 2.139.321,06
Pedro do Rosário 1.998.019,60
Penalva 2.276.183,54
Peri Mirim 1.041.860,87
Peritoró 1.481.861,14
Pindaré Mirim 2.765.087,13
Pinheiro 3.932.908,96
Pio Xii 1.819.794,84
Pirapemas 1.546.451,71
Poção de Pedras 1.535.003,71
Porto Franco 1.589.410,45
Porto Rico do Maranhão 609.319,90
Presidente Dutra 2.255.507,38
Presidente Juscelino 964.963,97
Presidente Médici 646.002,09
Presidente Sarney 1.471.792,93
Presidente Vargas 1.040.033,02
Primeira Cruz 1.287.492,83
Raposa 1.710.189,96
Riachão 1.409.801,89
Ribamar Fiquene 665.782,53
Rosário 2.209.066,40
Sambaíba 584.567,38
Santa Filomena do Maranhão 666.110,57
Santa Helena 2.426.594,15
Santa Inês 3.954.864,98
Santa Luzia 4.071.374,00
Santa Luzia do Paruá 1.583.815,98
Santa Quitéria do Maranhão 2.198.637,51
Santa Rita 2.113.085,47
Santana do Maranhão 988.705,36
Santo Amaro do Maranhão 1.135.564,90
Santo Antônio dos Lopes 1.226.559,02
São Benedito do Rio Preto 1.398.394,39
São Bento 2.336.673,08
São Bernardo 1.850.166,50
São Domingos do Azeitão 646.268,11
São Domingos do Maranhão 2.228.590,93
São Félix de Balsas 549.110,60
São Francisco do Brejão 837.729,17
São Francisco do Maranhão 860.529,73
São João Batista 1.574.628,08
São João do Carú 1.394.556,90
São João do Paraíso 894.896,34
São João do Soter 1.600.372,77
São João dos Patos 1.623.462,16
São José de Ribamar 8.263.407,81
São José dos Basílios 660.550,89
São Luís 41.654.719,46
São Luís Gonzaga do Maranhão 1.649.500,12
São Mateus do Maranhão 2.214.992,91
São Pedro da Água Branca 923.618,38
São Pedro dos Crentes 579.173,82
São Raimundo das Mangabeiras 1.306.720,16
São Raimundo do Doca Bezerra 649.381,13
São Roberto 688.656,28
São Vicente Ferrer 1.355.331,21
Satubinha 789.620,94
Senador Alexandre Costa 918.157,69
Senador La Rocque 1.389.868,70
Serrano do Maranhão 949.219,31
Sítio Novo 1.377.413,72
Sucupira do Norte 853.709,47
Sucupira do Riachão 575.822,36
Tasso Fragoso 702.485,06
Timbiras 1.736.819,01
Timon 9.249.971,42
Trizidela do Vale 1.398.970,47
Tufilândia 687.844,04
Tuntum 2.355.374,70
Turiaçu 2.463.711,89
Turilândia 1.583.474,51
Tutóia 3.538.331,16
Urbano Santos 1.664.244,58
Vargem Grande 3.036.735,73
Viana 2.754.199,24
Vila Nova dos Martírios 881.588,14
Vitória do Mearim 2.067.576,59
Vitorino Freire 2.030.932,33
Zé Doca 2.907.847,28

Charge do dia: O blog do bode


Promotor de Saúde diz que secretaria de Saúde do estado não tem nenhum compromisso com Atenção Básica

Herbert Figueiredo critica a postura da SES em relação a
Atenção Básica
Aconteceu nesta segunda-feira (16) a audiência pública que discutiu a Saúde de São Luís. Os secretários do municipio e do estado foram convidados para participar, porém somente César Félix compareceu. Mesmo estando ausente da sessão, Ricardo Murad não foi poupado das críticas, principalmente por parte do promotor de Saúde, Herbert Figueiredo, que disse: "não existe nenhum compromisso da secretarial estadual de Saúde com a Atenção Básica e isso é fundamental".

As críticas surgiram durante o pronunciamento do promotor que ainda falou sobre a necessidade de uma regulação única dos leitos disponibilizados pelos hospitais públicos da capital, sejam eles municipais ou estaduais.

Fábio Câmara que é o principal defensor da gestão de Murad, ouviu calado o posicionamento de Herbert Figueiredo. No entanto o parlamentar preferiu dar enfoque nas suas reclamações feitas diretamente a administração municipal.

Ao fim da audiência público, ficou firmado um acordo com o secretário César Félix e o promotor Herbert que estes iniciaram as conversas para solucionar o problema de ocupação de leitos na capital, sejam eles a ser oferecidos para pacientes de São Luís ou do interior.

Vale a pena explicar que a Atenção Básica é a mesma Saúde Preventiva, que serve para evitar a super lotação de hospitais de emergência como Socorrão I e Socorrão II, caso existisse um investimento maior, o número de pacientes internados seria bem menor.

Com informações do Blog do Diego Emir.

Deputado Federal Simplicio Araújo participa de evento do Vereador Juscelino na Zona Rural de Coroatá


O evento aconteceu na noite de sábado (14) no Povoado Fazendinha, no município de Coroatá, mais de mil pessoas atenderam o convite do Vereador Juscelino da Fazendinha (PT) e participaram de um grande culto enfrente a sua residência.
Deputado Federal Simplicio Araújo participou do evento e acompanhou todos os momentos das festividades. Juscelino é uma grande liderança na região, com seu grandes serviços prestados a população, nesse primeiro ano como vereador, fez várias indicações de projetos em beneficio ao povo.

Participaram também os vereadores: Cássio Reis(PSDB) e Diogo(PT), das lideranças políticas: Domingos Alberto, Antonio Viana (Presidente do STTR-Coroatá), Luis da Amovelar e de vários presidentes de associações das localidades.
Fotos:









segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

‘Retirar ambulantes das ruas é injustiça’, diz advogado Floriano

Do blog Coroatá OnLine

A recomendação feita pelo Ministério Público para a Prefeitura Municipal de Coroatá, que pede a retirada de comerciantes, vendedores e feirantes que utilizam as calçadas (calçadões) da cidade e mesmo as ruas, como diz o documento, ainda está dando o que falar, principalmente com os vendedores ambulantes que estão preocupados com o que vai acontecer com eles.

Quem também falou sobre a polêmica foi o advogado Floriano Reis, um dos mais respeitados na cidade. Floriano publicou sua opinião sobre o assunto e a chamou de injusta.

Confira logo abaixo o texto na íntegra:

Nesta sexta-feira, 13, por volta do meio dia, ao retornar do trabalho; resolvi parar em uma barraca de vendas de CDS. Um grupo de pessoas comentava sobre a atitude do representante do Ministério Público da cidade de Coroatá; que teria dado um prazo a todos os ambulantes para retirem suas barracas do calçadão. 
Estavam indignados com tal atitude, um deles prometia até violência caso fosse mesmo obrigado a retirar sua barraca, argumentava: “O que vou fazer? De onde tirarei o sustento da minha família? Não vou passar fome; vou brigar”. 
Ao ouvir a conversa dos ambulantes, confesso que também fiquei indignado. No começo do ano várias pessoas foram demitidas e não receberam seus proventos, o ministério público mesmo procurado, nada fez, e agora se manifesta contra quem tem seu único meio de sobrevivência.

Data máxima vênia, não posso concordar com tal procedimento, haja vista, boa parte da violência e injustiça, é fruto da desigualdade e opressão contra os pobres.

Essa atitude prova mais uma vez, que o mais fraco não tem vida fácil no Brasil e sofre todo tipo de arbitrariedade.

Faço minha as palavras de Che Guevara ”Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”.
É importante ressaltar que o Ministério Público, através do Promotor de Justiça Luis Samarone Batalha Carvalho, fez a recomendação após denúncias de moradores, segundo o documento publicado, alegando dificuldades de trafegar em alguns lugares, por conta de mesas, cadeiras, barracas e outros objetos. Para o promotor, a retirada de comerciantes, vendedores e feirantes desses locais também contribui para a beleza visual da cidade.