quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cai a secretária de Juventude da Teresa Murad


Acaba de chegar a nossa redação a informação vinda de fontes ligadas ao governo Teresa Murad que indicam que a secretaria municipal de Juventude, Jadna Mayare Silva, foi exonerada do cargo no final da tarde desta quinta-feira, 31.

Segundo as mesmas fontes, no seu lugar deverá ser nomeado um dos coordenadores do comitê da Juventude nas eleições de 2012.

Atualização às 20:30 - Jadna Mayare entrou em contato com a nossa página pelo Facebook e disse que a informação não é verdadeira.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Justiça condena representante da prefeita

Nesta quarta-feira, 30, ocorreu no Fórum Desembargador José Meneses Júnior a audiência de instrução e julgamento entre o vereador Cássio Reis (PSDB) e os irmãos Nestor Pereira (o Nestorzinho) e Antonio Francisco (Tônio), referente a agressão física sofrida pelo parlamentar em março deste ano.

Acatando o requerimento do promotor de justiça Luís Samarone Batalha Carvalho, que solicitou a aplicação imediata de pena alternativa consistente em prestar serviços a comunidade, o juiz da 2a vara do Juizado Especial Criminal, Francisco Ferreira Lima, determinou  nos termos do art. 76 da Lei 9099-95 que os réus, notadamente reconhecidos naquele povoados, localidades vizinhas e em todo o município como representante da prefeita Teresa Murad (PMDB) no povoado Macaúba, deverão cumprir expediente durante seis meses, todos os dias úteis da semana, na Escola Municipal Macaúba (Nestorzinho) e no Posto de Saúde (Tônio), onde realizarão serviços diversos, tais como limpeza, vigilância, entre outros.

Relembre o caso

O vereador Cássio Reis foi vítima de uma tentativa de agressão e ameaça de morte por Nestorzinho, "jagunço" da prefeita. No momento do ocorrido o parlamentar encontrava-se acompanhado do seu pai, pela irmã e cunhado do agressor enquanto visitava a residência do pai do agressor, quando este chegou ao local, tendo o vereador se dirigido a sua residência, localizada ao lado da residência em que se encontrava.

Os agressores munidos de armas brancas, pedras e galhos de árvores invadiram e depredaram  a residência do vereador que se encontrava no local, sendo agredido verbalmente. Para evitar que fosse agredido fisicamente Cássio retirou-se pela porta dos fundos.

Durante o acontecimento o representante da prefeita ameaçou o parlamentar de morte e disse que o mesmo não poderia retornar aquele povoado, onde este tem residência própria, o que poderia ocasionará em sua morte.

A polícia foi acionada e chegou ao local, evitando uma tragédia. O vereador Cássio Reis, a mulher Tatiana Vasconcelos, o seu pai e o cunhado do agressor foram conduzidos para a Delegacia de Polícia local onde prestaram depoimentos, registraram boletim de ocorrência e realizaram exames de corpo de delito. Cássio acredita que as agressões são decorrentes de denúncias apresentadas na Câmara Municipal sobre a falta de compromisso da prefeita com a população do povoado Macaúba.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Foto do dia: "Coisa linda de se ver"

Moradora do bairro Novo Areal por volta das onze horas desta terça-feira (29), sentada possivelmente à porta da sua residência,  faz foto da situação crítica da rua São Francisco e posta nas redes sociais com a seguinte legenda: "coisa linda de se ver".

Esta é a triste situação da principal rua deste que é um dos maiores bairros de Coroatá. Veja que mesmo não sendo tempo chuvoso as poças d'água não dão trégua aos moradores da localidade.

Não esqueçamos que a prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), muito bem votada naquela localidade, elegeu-se com, entre muitas promessas, RESOLVER a situação daquela rua. Há quase dez meses de mandato, nada foi feito pela gestora municipal para dignificar os votos recebidos.

Nota da redação: A foto está visível apenas para amigos.

Colaborou: Carlos Magno Muniz

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cadê o fardamento das crianças? Sei não senhor!!

Fardamento? Pra quê?
Quem não lembra dos últimos 8 anos nos quais o suplente de vereador e "apresentador"Junior Buhatem (PMDB)  falava todo santo dia em seu programa de TV sobre o fardamento dos alunos da rede municipal de ensino de Coroatá? Pois é, o ex-prefeito Luís da Amovelar (PT) foi duramente criticado por cobrar dos alunos os uniformes.

A prefeita Teresa Murad (PMDB) , quando apenas candidata se aproveitou do fato, é claro, para prometer levar fardamento de graça para as crianças coroataenses. Pura ilusão, dez meses já se passaram e nem pago, nem muito menos de graça, apareceu qualquer uniforme para os pequenos.

A prefeita ainda reafirmou em abril que as fardas estariam todas prontas e seriam confeccionadas pelas malharias de Coroatá, para assim ajudar também as costureiras locais. Ainda bem que as costureiras não esperaram por isso, se não estariam até hoje sem pregar um botão em pano algum.

Enquanto isso, o que se vê são escolas totalmente fora do padrão, não se vê mais fardamento em nenhuma escola municipal, e o que é pior os alunos foram proibidos de adentrarem nas instituições de ensino caso estejam trajando o famoso "azul-caixão" da antiga gestão. É mole? Fazer o que, né? Agora tá beleza!!!

Prefeito de Peritoró abandona Murad, mas não desgruda de Sarney

Do blog do Louremar, com edições

A relação entre o ex-padre Jozias (PMDB), prefeito de Peritoró, e o secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad (PMDB), há um bom tempo existia pautada apenas na tentativa forçada. No final da semana passada, a convivência entre os dois se mostrou impossível, no campo político. 

O rompimento aconteceu e deixou de um lado o prefeito Josias e seu grupo. Do outro, Ricardo Murad com o sobrinho Jorginho Murad (PMDB), vice-prefeito de Peritoró.

A confirmação foi feita em nota oficial enviada pela assessoria pessoal do ex-padre ao Coroatá de Verdade neste domingo (27) logo após a divulgação dos fatos em primeira mão. Em nota Josias. Padre Josias afirma que foi preterido por Ricardo Murad quanto a ser seu aliado, por isso tomou a decisão. No documento ele enfatiza que continua no grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB), a quem denomina “nossa líder maior” e que apoiará todos os candidatos do grupo nas eleições do próximo ano, ficando livre para escolher o seu candidato a deputado estadual.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


1. Não existe da minha parte nenhum rompimento politico com o grupo do qual pertenço há muito anos, que sempre fui fiel, e que dou sustentação em meu município;

2. O que aconteceu, na realidade, foi uma decisão politica minha e do meu grupo em Peritoró de não apoiar mais o Deputado Ricardo Murad para sua reeleição, devido a fatos que ocorreram a nível local, que nos fizeram tomar tal decisão. O deputado em uma entrevista numa rádio local deixou claro quem são seus aliados em Peritoró, nos excluindo de sua base eleitoral de maneira desrespeitosa e taxativa, o que nos fez refletir que o mesmo não quer o nosso apoio;

3. Quero deixar claro, que o nosso apoio ao candidato do nosso partido PMDB a governo do Estado, Dr. Luís Fernando, continua firme e sólido. O nosso apoio á família Sarney permanece cada vez mais fortalecido. Quero deixar claro também que apoiaremos os candidatos do nosso grupo, de presidente a deputado estadual.

4. Não rompemos com o Governo Estadual, nem com o grupo Sarney, que tem a governadora Roseana como nossa líder maior, muito pelo contrário. Continuamos firmes com a governadora e com seu projeto político, apenas vamos votar em outro candidato a deputado estadual do nosso grupo.

5. Dessa maneira, queremos deixar claro para imprensa nosso posicionamento para que não haja nenhuma dúvida ou especulação em relação aos fatos ocorridos.

Peritoró-MA, em 27 de Outubro de 2013
Padre Jozias
Prefeito Municipal e presidente do PMDB de Peritoró

Morre J. Filho, o locutor mais famoso da política coroataense

Do Coroatá Online, com edições


A notícia acaba de ser transmitida em todos os canais de TVs da cidade e também pela internet. A morte do grande locutor Jota Filho tomou de surpresa todos os munícipes. Seu falecimento aocorreu por volta do meio-dia desta segunda feira (28).

De acordo com as primeiras informações, o comunicador apresentava um avançado quadro de diabetes, além da pressão elevada. Nos últimos dias o locutor, inclusive, viajou à São Luis para realizar alguns exames.

Os programas locais Balança Cidade, do apresentador Junior Buhatem, Canal Aberto, do Marcilio Gonçalves e 190, do Pacheco Filho, foram encerrados logo após o recebimento da notícia por seus titulares em respeito ao amigo comunicador. Os apresentadores Marcílio Gonçalves e Pacheco Filho se comunicaram por telefone ao vivo, teceram elogios ao profissional, em seguida decidiram encerrar as suas atrações em um bonito gesto de quem conviveu por muitos anos na mesma profissão...

Amigos e populares divulgaram diversas mensagens em homenagem a Jota Filho nas redes sociais.

domingo, 27 de outubro de 2013

Simplício classifica de vergonhosa a atitude do governo ao barrar votação do piso dos agentes comunitários de saúde



O deputado federal Simplício Araújo (SDD/MA) classificou de vergonhosa a atitude do PT e demais partidos da base governista ao impedir, mais uma vez, a votação do projeto de lei 7495/06, que fixa o piso nacional para os agentes comunitários de saúde de combate a endemias. O governo federal é contra a matéria e utilizou-se dos partidos aliados para obstruir a votação nessa quarta-feira(24).

“Os agentes comunitários de saúde tentam, há 7 anos, ver esse projeto aprovado mas o governo federal, que diz fazer parte do partido dos trabalhadores, tem a coragem de obstruir a votação. Os agentes aceitaram reduzir o valor do piso em prol da aprovação e, mesmo assim, a base aliada do governo emperra, a todo custo, o direito desses profissionais. É uma injustiça o que esse governo está fazendo com uma classe que trabalha em prol da saúde”, afirmou o parlamentar.

Araújo lembrou que, para pagar com propaganda enganosa e com o programa Mais Médicos, o governo federal investe bilhões mas, quando é para valorizar os profissionais que cuidam da saúde dos mais necessitados, o palácio do planalto alega que a criação do piso irá ocasionar um rombo nos cofres públicos. “O governo precisa enxergar que esses profissionais não são despesas e sim uma necessidade à saúde pública.”

Atualmente não há um mínimo salarial, mas o governo federal repassa por meio de portaria R$ 950 por mês aos municípios para cada agente comunitário. Como não há piso, alguns municípios transferem aos profissionais apenas o salário mínimo e utilizam o restante dos recursos para outras finalidades. O governo se opôs ao projeto porque não quer arcar com os reajustes anuais do piso.

sábado, 26 de outubro de 2013

Odair José contra Flávio Dino?

Odair José e o chefe do PDT no Maranhão.
 
Tendo em vista os últimos acontecimentos, é bem provável que isso ocorra sim. Pelo menos é parece ser o desejo do chefão do PDT, partido de Odair José, o deputado federal Weverton Rocha.

Em recente entrevista Weverton deixou a entender que se, o seu partido não indicar o vice na chapa de Flávio Dino, o seu candidato a governador será os ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo. (Clique aqui para ler a matéria)


Weverton teme que o PSDB faça a indicação e ja partiu pro ataque, a ordem e dar gelo em Flávio Dino, e claro, se ele for com Hilton, todos da sua legenda terão que seguir seus passos e trabalhar contra a eleição de Dino que tem tudo pra levar a disputa logo no primeiro turno.

E Odair José, que tem passado para todos os seus colerregionarios que é "amigo intimo" de Flávio Dino, irá ficar em maus lençiois caso isso aconteça., ja imaginou, Odair aparecendo coladinho com dois desconhecidos, de um lado o deputado federal Werverton Rocha e do outro Hilton Gonçalo? Não ia pegar bem, né?

É aguardar pra ver o desenrolar dessa história e torcer para que a oposição permaneça unida!

Em primeira mão: Jozias, prefeito de Peritoró, rompe com Ricardo Murad

O prefeito da vizinha cidade de Peritoró, ex-padre Jozias (PMDB), rompeu nesta sexta-feira (25) com o deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB), patrocinador master de sua última campanha e apontado muitas vezes como o responsável por sua vitória nas urnas.

Segundo fontes ligadas ao gabinete de Jozias, o desgaste na relação política entre os dois já vinha ocorrendo há algum tempo em decorrência da forma impositiva que Ricardo e seu sobrinho Joginho Murad (PMDB), vice-prefeito daquela cidade, interferiam naquela administração.

O estopim para o rompimento, segundo as mesmas fontes, ocorreu com uma desautorização de Jozias na secretaria de Saúde, comandada com mãos-de-ferro pelo seu vice Jorginho.

O coroataense Abrãao Leopoldino, que ocupou até ontem a chefia da secretaria de Saúde, foi o primeiro a ser exonerado do cargo que ocupava naquela prefeitura, sendo indicado por Ricardo Murad e seu sobrinho atendia apenas as suas determinações, muitas vezes desobedecendo o prefeito. A mesma canetada que canetada da qual Leopoldino foi vítima colocou no "olho-da-rua" uma penca de apadrinhados dos Murad que estavam agregados naquela prefeitura.

Com este novo acontecimento Jozias sinaliza que poderá vir a declarar apoio ao pré-candidato da oposição, Flávio Dino (PCdoB)  nas próximas semanas, seguindo os mesmos caminhos do presidente da Câmara e seu fiel escudeiro, Constantino Neves (PSB), que declarou nos últimos dias apoio ao presidente da Embratur, muito provavelmente atendendo já orientação prévia do ex-padre.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Oposição quer garantir transparência nas eleições de 2014

Por Gregory Pollon

Com o objetivo de evitar abuso de poder e desvios de condutas durante a eleição de 2014, os deputados de oposição, Rubens Jr. (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB), Othelino Neto (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB), apresentaram aditamento na representação entregue ao procurador geral eleitoral no mês de setembro.

O aditamento consiste no acréscimo de informações suplementares ao processo que tem por objetivo comprovar que o governo do estado tem usado a máquina pública, especificamente a secretaria de infraestrutura, para garantir o apoio político em todo o estado.

O líder da oposição na assembleia, Rubens Jr., reiterou durante sessão plenária desta quinta-feira (24) que o objetivo do aditamento é garantir o andamento do processo eleitoral. “Após a representação, o governo continuou com as mesmas práticas, os mesmos métodos, cometendo os mesmos abusos, mas a oposição vai continuar vigilante, denunciando todas as irregularidades que tentem contra a democracia.” Afirmou o deputado, garantindo que a oposição poderá entrar com novas representações, caso os abusos persistam.

Local de prova é mudado e alunos podem ser prejudicados no ENEM

Parte do teto da escola recém reformada, já desabou!
 A escola Luis Montenegro Tavares, que faz parte das escolas do governo do estado, cuja coordenadora geral da região dos Cocais é de Coroatá, Regina de Fátima, passa por sérios problemas estruturais, após uma reforma mal feita na instituição de ensino.

Depois que o governo do estado resolveu "reformar" o prédio, até parte do teto ja desabou e colocou em risco a vida de diversos alunos que alí estudam. (Reveja)

Recentemente uma equipe de engenheiros vieram a Coroatá e condenaram as estruturas da escola o que fez com que as provas do ENEM que aconteceriam no prédio, fossem transferido para uma outra escola da cidade, até aí quase tudo bem. O problema está mesmo na falta de respeito da direção e principalmente na coordenação de educação do governo do estado que simplismente não avisaram aos alunos de tal mudança, o que pode ocasinar em serios problemas para que irá fazer a prova no proximo final de semana.

Se alguém chegar atrasado, por exemplo e não tiver mais tempo de se dirigir até o novo endereço? Situações como estas podem e devem acontecer com toda certeza e quem sairá prejudicado, será os alunos, apenas!!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Rubens Júnior critica cortes no Orçamento do Estado para 2014

Da Agência Assembleia

O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) criticou a governadora Roseana Sarney, na manhã desta terça-feira (22), acusando-a de ter promovido drásticos cortes no Orçamento do Estado para 2014, que irão diminuir a capacidade de gestão e investimento de áreas vitais do Executivo, como a Educação, a Segurança Pública, a Agricultura, a Pesca, a Pecuária e o Turismo.

Com um extenso discurso, Rubens Júnior, na condição de líder da Oposição, fez na tribuna uma detalhada análise do Projeto de Lei Orçamentário para o exercício de 2014. Segundo ele, o projeto prevê um Orçamento para 2014 no valor global de R$ 14,1 bilhões. Rubens Júnior observou que, em comparação com o Orçamento de 2013, houve um aumento de R$ 1 bilhão no Orçamento previsto para 2014.

“Este aumento pode ter sido fruto do aumento da arrecadação, pode ter sido fruto da otimização das receitas, pode ser fruto também dos grandiosos empréstimos que o Governo do Estado contratou nos últimos anos. Tudo isso nos leva à conclusão de que o problema do Governo do Estado não é a falta de dinheiro, o problema é o que está sendo feito com estes recursos”, declarou Rubens Júnior.

Continue lendo, clicando aqui.

Ricardo Murad em pé de guerra com o candidato de Roseana Sarney

Ricardo Murad insiste com Roseana, que outro nome deve
ser lançado para a disputa de governador do estado
Do blog do Diego Emir.

O clima é tenso no Palácio dos Leões, todos os dias, reuniões vem ocorrendo de forma sistemática para discutir o futuro do grupo político em 2014. Qual a melhor estratégia a seguir? Quais nomes devem ganhar força? Entre outras tentam ser respondidas. O candidato do grupo já está escolhido é Luís Fernando (PMDB) e não existe mais volta nisso, porém algumas pessoas de dentro do grupo, ainda tem certa resistência ao nome do secretário de Infraestrutura, entre eles está o secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB).

O cunhado de Roseana Sarney (PMDB) sabe que não teria muito prestígio no governo estadual, caso o ex-prefeito de São José de Ribamar fosse eleito, por isso ele ainda insiste na continuidade do debate sobre qual será o melhor nome para disputar o cargo de governador.

Diferente da oposição, esse racha no grupo Sarney acaba não ganhando o noticiário e nem grande exposição, pois José Sarney, como sempre, sabe controlar bem as desavenças que ocorrem internamente e deixa claro aos seu aliados que os problemas são resolvidos de forma interna.

Apesar da tentativa de Ricardo Murad, dificilmente ele vai obter sucesso em sua empreitada, uma vez que o governo não vai cometer o mesmo erro que tiveram com Washington (PT), quando apenas decidiram lançar seu nome como candidato a prefeito de São Luís no ano da eleição.

Diferente dos últimos anos, provavelmente, Ricardo pode ter que se contentar com o cargo de deputado estadual, a partir de 2015, pois caso Luís Fernando vença as eleições, dificilmente ele terá espaço no governo.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Em Brasilia, Simplício Araújo defende piso dos agentes de saúde e destaca sua visita a Coroatá



Assista ao vídeo do Deputado Federal Simplicio Araujo pedindo compromisso dos colegas com a votação do Piso dos Agentes Comunitários de Saúde e relatando sua visita a cidade de Coroatá, onde participou com muita alegria da festa de encerramento da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade. Agradecendo principalmente a acolhida dos Vereadores Lurdinha, Cássio Reis, Diogo, Marcelo, Juscelino da Fazendinha, que estiveram o tempo todo ao lado de Simplício, em especial na visita ao Bispo Dom Sebastião e Pastor Biné.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

SINPROESEMMA, que não foge à luta, realiza primeira paralisação em favor dos educadores coroataenses

Conforme anunciou a delegacia coroataense do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão - SINPROESEMMA, esta terça-feira, 22, está sendo marcada pela primeira paralisação das atividades educacionais no município de Coroatá convocadas pela categoria organizada.

Segundo o sindicato esta primeira paralisação é apenas uma "advertência" a administração municipal contra o descumprimento dos prazos e formas de pagamentos dos retroativos de reajustes, titulações e promoções, mas que voltará ocorrer nos próximos dias se as reivindicações não forem atendidas.

Durante o dia de paralisação o SINPROESEMMA aproveitou para realizar uma passeata pelas ruas de Coroatá para chamar a atenção da população para a sua luta legítima, mesmo com um número reduzido de educadores que aderiram ao ato. Infelizmente, mesmo após a efetivação dos professores após a realização de concurso público, muitos ainda se acovardam diante do desrespeito aos seus direitos pela Prefeitura Municipal.

O ato que saiu da sede do sindicato, passou pela sede do governo municipal e fez uma última parada no Ministério Público Estadual, onde em audiência com o promotor Luís Samarone Barbosa Carvalho obtiveram o compromisso deste em convocar a audiência pública da educação para o dia 26 do próximo mês.

Em conversa com a nossa reportagem por telefone o coordenador local SINPROESEMMA, Celso Soares, disse que o governo municipal tentou de diversas formas protelar a realização do ato, inclusive convocando treinamento dos professores que integrarão o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa - PNEIC para a mesma data e divulgando uma nota do sindicato sob seu controle criminalizando a paralisação, mas que não foram suficiente para desestimulá-los.

"Partimos agora para articulação da categoria e organizações parceiras para a audiência que será convocada pelo MP", declarou Soares.

Deputado Federal Simplício Araújo visita lideranças e população de Coroatá

Do blog Coroatá Conectado - Com edição deste.

O Deputado Federal Simplício Araújo (SDD-MA), teve uma agenda movimentada em sua passagem ontem (21), no município de Coroatá.

Logo pela manhã o deputado esteve reunido com lideranças sindicais; representantes dos trabalhadores rurais e dos professores, ladeado pelos vereadores da bancada de oposição, Cássio Reis(PSDB), Marcelo Moura (PTC), Lourdinha (PCdoB), Juscelino da Fazendinha (PT), Diogo (PT), bem como do ex-vice prefeito do município e candidato a prefeito nas ultimas eleições, Domingos Alberto.

Simplicio  reafirmou seu compromisso nas constantes reivindicações das entidade representativas da sociedade e garantiu levar a Brasilia o anseio da classe sindical de Coroatá.

Durante a tarde encontrou-se com o Bispo do município, Dom Sebastião Bandeira e logo após foi recebido  pelo pastor Biné, presidente da Assembleia de Deus em Coroatá.

Araújo encerrou sua agenda no fim da tarde participando da procissão e do encerramento dos Festejos de Nossa Senhora da Piedade, "Padroeira de Coroatá".

Confira momentos da visita do Deputado Simplício Araújo a Coroatá.

Visita ao  Bispo Dom Sebastião

Visita ao Bispo Dom Sebastião(Cássio Reis(PSDB), Marcelo Moura(PTC), Lourdinha(PCdoB), Juscelino da Fazendinha(PT) e Domingos Alberto)
 
Visita ao pastor Biné


 
Visita ao Pastor Biné (Vereadores: Cássio Reis(PSDB), Marcelo Moura(PTC), Lourdinha(PCdoB), Juscelino da Fazendinha(PT), Diogo(PT) e Domingos Alberto)


Simplicio Araújo ao lado de sua esposa e dos vereadores Cássio Reis e Marcelo Moura na procissão da padroeira da cidade.

Simplicio Araújo e sua esposa ao lado da população na procissão da padroeira de Coroatá.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SINPROESEMMA desmente nota divulgada por sindicato pelego

Após a confirmação da paralisação dos professores da rede municipal de ensino marcada para esta terça-feira, 22, uma paralisação da categoria o Sindicato dos Professores da Município de Coroatá - SINPROEM, formado exclusivamente por professores que defendem o (des)governo da prefeita Teresa Murad (PMDB), sendo, portanto digno dos títulos de "pelego" e "chapa-branca" divulgou em toda a cidade nota em carros-de-som repudiando a atitude da maioria representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão - SINPROESEMMA.

Em contato com a nossa redação o coordenador municipal do SINPROESEMMA, Celso Soares, confirmou a paralisação para amanhã e declarou que desconhece qualquer esforço da prefeita para negociar com a categoria a respeito dos seus interesses.

Para contrapor a nota divulgada amplamente pelo desconhecido SINPROEM, Celso Soares, acompanhado de outros representantes da categoria, participou nesta manhã de programas de notícias no rádio e na TV.

sábado, 19 de outubro de 2013

Fotos do dia (II): E o vexame se repetiu...

Com informações e fotos do Coroatá Conectado




Conforme previsto em uma de nossas notas na tarde de ontem, 18 (acho que está na hora de abrimos uma tenda para aconselhamento "espiritual" com um preço camarada para a prefeita Teresa Murad), o evento intitulado de Feira da Agricultura Familiar realizada na manhã deste sábado, 19, foi um fiasco tão grande quanto a edição anterior, realizada neste mesmo mês.

Mesmo local, mesmo agricultores, mesmo dia da semana, mesmo fiasco. Não bastaram a divulgação nos diversos meios de comunicação de propriedade da família Murad ou nos carros-de-som alugados pela administração pública, nem mesmo toda a estrutura que a Prefeitura coloca a serviço do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF, um dos realizadores do evento.

O fiasco foi tão grande que não temos notícia da passagem nem mesmo do vereador Riba Maia (PSC), também conhecido  como "tá em todas", apareceu por aquelas imediações do Banco Bradesco.

Fotos do dia (I): Cássio Reis, o vereador que resolve





Na última quinta-feira, 17, o vereador Cássio Reis (PSDB) denunciou na tribuna da Câmara Municipal o descaso da administração com o Estádio Municipal. Em seu pronunciamento entre diversos fatos denunciados o parlamentar sitou o caso da máquina de cortar gramas que se encontrava sem funcionamento há mais de quatro meses.

Para a surpresa (e alegria) do parlamentar oposicionista encontrou a máquina funcionando ao visitar novamente o local na manhã deste sábado (19), conforme mostram as fotos acima.

É lamentável que a bancada governista não se posicione ao lado da população, preferindo aguardar que parlamentares da bancada de posição digam a prefeita Teresa Murad (PMDB) o que tem que fazer. É uma pena que a gestora nem sempre mostre esta mesma eficiência diante de todas as denúncias apresentadas semanalmente no parlamento coroataense.

Parabéns vereador Cássio Reis por estar ao lado da população sempre, há mais de oito anos.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sobre o feriado da santa e outras notas quentinhas

Mais uma vez

Ao que tudo indica o deputado federal Simplício Araújo (SDD) deverá vir a Coroatá mais uma vez na próxima segunda-feira, 21, para prestigiar o último dia de celebração do festejo de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município.

Trabalhar no feriado, é mole?

O dia da padroeira, 21, é feriado municipal obrigatório instituído por Lei Municipal de autoria do ex-vereador Ciba Araújo, sendo assim, neste dia toda administração municipal deverá fechar as portas, exceto os serviços essenciais. Mas, informações que chegaram a nossa redação dão conta que a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Neuza Muniz, por pouco não transformou o "dia-santo" em mais um dia de trabalho.

Votos de saúde

Pelo menos uma notícia boa vinda do clã. Uma promessa feita pelo deputado licenciado e secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad a Jociel Fernandes, presidente municipal do PRTB, quando negociou o seu partido e a sua honra aquele grupo político, começou a ser cumprida. O "todo-poderoso" prometeu ao jovem uma cirurgia para a redução do estômago e, ao que parece, finalmente o veremos cumprindo uma promessa sua (torcemos por isso). Pois, no último dia 09, Fernandes passou por um procedimento no Hospital Geral do Estado para a colocação de balão bariátrico, processo algumas vezes necessário para que o paciente alcance uma redução de peso significativa e em curto período de tempo antes da cirurgia de redução. Segundo informações obtidas pela nossa redação, a equipe médica aguarda que o jovem perca 20 quilos nos próximos quarenta dias para que, após uma avaliação, possa ser submetido a sua tão sonhada cirurgia que lhe dará uma nova forma corporal. Ao jovem nossos votos de sucesso!

Bis

Amanhã, 19, a Prefeitura Municipal de Coroatá realizará a sua 2ª Feira da Agricultura Familiar e, muito provavelmente, deverá repetir o mesmo fracasso da edição do anterior evento, realizada ainda no início deste mesmo mês.

Coroatá OnLine

Possivelmente mais um blogue "chapa-branca". Noticiou nos últimos dias que o comércio coroataense recuperou a sua estabilidade. De onde tiraram esta ideia, meu povo?

Em pronunciamento Cássio Reis denuncia descaso do governo Teresa Murad com o Estádio Municipal

A tribuna do parlamento municipal foi usada pelo vereador Cássio Reis (PSDB) durante a sessão desta quinta-feira, 17, para apresentar denúncias que apontam o descaso da administração. sob a responsabilidade da prefeita Teresa Murad (PMDB). com o Estádio Municipal que, inclusive leva o nome do seu pai, Vitor Trovão.

Em seu discurso o parlamentar relatou que visitou o Estádio Municipal na última quarta-feira após uma série de reivindicação de desportistas que o procurava para constatar de perto a realidade daquela arena esportiva, que já foi palco de disputas históricas para o futebol maranhense, sendo reformado e entregue pela administração de Luís da Amovelar (PT).

"Aquele estádio  foi entregue com um ótimo gramado, mas não é o que vemos por lá atualmente", declarou o parlamentar, que continuou: "O reflexo do descaso é o campeonato que ainda está sendo realizado, pois nem uma rede para as traves a administração está fornecendo, os organizadores do evento têm que sair pedido emprestado, imagine se a bancada aliada ao governo não tivesse nessa casa um vereador que se elegeu comprometendo-se em defender o esporte coroataense", disse.

"É uma vergonha para o município que a máquina usada para contar grama esteja há mais de quatros meses quebrada e a administração municipal não manda consertar, assim como o sistema de irrigação do gramado, os próprios funcionários tem que fazer 'gambiarra', a única coisa que fizeram naquele local foi pintar com as cores da nova administração", destacou Cássio.

Para o parlamentar não há como culpar os cinco os servidores que lá estão desempenhando suas funções, pois estes não dispões de estrutura da administração para realização dos seus trabalhos.

"Quero deixar aqui o meu repúdio em nome de todos os futebolista a esta administração que abandonou o Estádio Municipal", finalizou.

Veja algumas fotos abaixo:

Antes, assim como entregue pela administração anterior:


Depois, sem os cuidados da atual administração:


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mesmo recebendo milhões, Hospital Municipal continua abandonado por Teresa e Ricardo Murad

Ricardo e Teresa Murad: ódio pela saúde do povo de Coroatá
O Hospital Geral Municipal (HGM), que funcionou normalmente até o dia 31 de dezembro de 2012, e que hoje está completamente fechado e abandonado pela atual prefeita Teresa Murad (PMDB), deveria ter voltado a atender a população coroataenses desde setembro deste ano, quando terminou o prazo da reforma que a prefeita contratou no dia 06 de junho.

A prefeitura continuou pagando a quantia de R$ 20 mil referente ao aluguel do prédio, após cooptar seu dono, o médico e também vereador Naldo Dantas (PSDB), com a promessa de que logo o hospital seria reaberto e atenderia a população normalmente. Lenda!!

Carmel Construções Ltda, foi a empresa contrata no dia 04 de maio deste ano, pelo valor de R$ 915.911,73 (novecentos e quinze mil, novecentos e onze reais e setenta e três centavos), para reformar o hospital e tinha um prazo de 90 dias para entregar a obra, mas, infelizmente, o que se ver quatro meses depois da assinatura do contrato é um prédio completamente abandonado, sem qualquer vestígio ou previsão de reforma alguma. Para se ter noção, até a pintura do prédio continua a mesma deixada pelo ex-prefeito Luís da Amovelar.

Clique na imagem para ampliar, ou clique aqui para ver o documento completo
Outro fato curioso é que o município de Coroatá recebe desde janeiro de 2013 do Fundo Nacional da Saúde - FNS uma quantia aproximada de R$ 600 mil que deveria ser usado exclusivamente para a realização de cirurgias e outros procedimentos hospitalares, o que nunca ocorreu este ano devido ao fechamento do HGM, o único lugar do município que realizava tais intervenções cirúrgicas.

Os repasses do Ministério da Saúde desde o mês de janeiro para o hospital abandonado já somam mais de seis milhões de reais.

Clique na imagem para aumentar a imagem ou clique aqui e veja mais detalhes
São muitas as perguntas que não querem calar, eis algumas delas: para onde está indo todo esse dinheiro? E o dinheiro da reforma? Quando a referida empresa irá dar as caras por Coroatá para, pelo menos, pintar a faixada do hospital? Com a palavra a senhora prefeita, que por sinal é esposa do secretário estadual de Saúde, que deveria também se sensibilizar com o caos na saúde de Coroatá.

Imagens do dia 15/10/2013:

Recepção do HGM: ainda nas cores de Luis da Amovelar
A calçada do HGM: apenas refúgio de vira-latas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Paralisação de educadores coroataenses e outras notas quentinhas

Braços cruzados

A delegacia coroataense do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão - SINPROESEMMA convocou os professores da rede municipal de ensino para uma paralisação das atividades para a próxima terça-feira, 22, seguindo a paralisação dos professores da rede estadual de ensino. A paralisação deverá ocorrer a partir do dia 16 de cada mês, até que suas reivindicações sejam atendidas.

Comemoração

Com início no final da tarde de ontem, 15, SINPROESEMMA Coroatá realizou uma comemoração pelo dia dos professores no sítio Cangalha, próximo a AABB, com sorteios de diversos brindes entre os presentes.

Disposição para a luta

A comemoração contou com a ilustre presença de Júlio Pinheiro, presidente estadual da instituição, que respondendo uma pergunta da nossa reportagem formulada com a contribuição do professor João Alves Filho, disse que a luta da classe vale a pena e que contribuirá para que as arbitrariedades cometidas pela administração municipal coroataense precisam ser combatidas e que a lei do piso seja cumprida: "o sindicato além de organizar a categoria  para que sejam cumpridas as determinações legais iremos à justiça, se necessário", declarou Pinheiro.

Desfiliação

O vereador Juscelino Araújo, descontente com o posicionamento do Partido dos Trabalhadores - PT, poderá pedir filiação a outra legenda nos próximos dias, sendo o Solidariedade o caminho mais provável para que não possa correr o risco de perder o seu precioso e suado mandato.

Vivemos em um estado com sistema de segurança falido, afirma deputado


É destaque nacional o estado de emergência que vive o sistema prisional do Maranhão. Nesta manhã (16), o líder da oposição Rubens Jr. afirmou que a vinda da Força Nacional ao estado resolve o problema do sistema penitenciário, mas não resolve o caos no sistema de segurança pública em todo o estado do Maranhão.

Rubens Jr. cita o município de Buriti Bravo, que com uma população de 23 mil habitantes, sofre com a violência e com um sistema de segurança incapaz de atender às necessidades da população. “Só de março a agosto deste ano, Buriti Bravo registrou 15 furtos em residências, 34 acidentes de trânsito com vítimas lesionadas e 8 acidentes com vítimas fatais”, destaca o parlamentar.

A insegurança na capital do Maranhão é a mesma em todos os municípios do estado. A falência do sistema de segurança pública causa mal-estar e temor em toda a população. “Exigimos que o governo do estado se manifeste e apresente todas as soluções para o problema da segurança em todo o estado”, concluiu Rubens Jr.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Nada a comemorar no dia dos professores, vereador Leon Camilo

O vereador governista de primeiro mandato Leon Camilo Garret (DEM) utilizou-se do seu perfil nas redes sociais para homenagear os professores coroataenses pelo seu dia: "ao contrário do que falam, existem vitórias sim, a serem comemoradas, como existem também muitas batalhas a serem vencidas, e vocês, mestres, saberão transitar nestes dois caminhos, no das vitórias conquistadas e no das batalhas a serem travadas. Vamos então tirar este dia para comemorar, vamos, todos nós, professores e sociedade em geral, festejar e agradecer pelo seu dia, pois este é de fato um dia para ser festejado", escreveu o parlamentar.

A declaração de Camilo não foi bem recebida pelos educadores coroataenses, pois assim que a sua mensagem foi postada recebemos a comunicação de Rodrigo Oliveira Lima, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão - SINPROESSEMA, que transcrevemos abaixo:
"Excelentíssimos senhores parlamentares governistas, em especial o vereador Leon Camilo que escreveu uma mensagem na tarde deste dia (15), agradeço o elogio feito aos educadores, todavia, devo discordar do senhor quando fala sobre as vitórias alcançadas pela classe. Por favor, cite pelo menos uma destas vitórias. 
Fomos desrespeitados, em todos os sentidos da palavra, quando tivemos o nosso Plano de Cargos e Carreira arbitrariamente rejeitado pelos mesmos que hoje tecem elogios aos professores, quando não há o cumprimento da Lei Federal n°. 11.738/08 que trata do piso e da carga horária dos profissionais da educação, quando nos manifestamos em prol de um direito legítimo e somos taxados de “baderneiros”, “sementes dos mal”, “agentes do caos” dentre outros adjetivos que não merecem ser lembrados, expressões utilizadas pelo líder de bancada Júnior Buhatem (PMDB), durante o programa apresentado por ele diariamente na TV de propriedade da prefeita Teresa Murad, esta, aliás, autora da proposta que revogou os direitos adquiridos durante a administração anterior. 
Não excelência, não posso concordar com o senhor quando diz que tivemos vitórias, mas, acredito sim, que alcançaremos essa tão desejada vitória e reconhecimento do qual a classe merece, pois nunca fugiremos da luta para que tenhamos nossos direitos novamente respeitados pelos administradores desta cidade". 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Prefeita Teresa Murad desmente Carlos Filho e convida Fábio Frazão para a Secretaria de Comunicação

Enquanto Fábio Frazão dá pulos de alegria, Carlos Filho deixa o governo cabisbaixo
O cargo de secretário municipal de Comunicação se encontrava vago há pelo menos três meses, embora o seu ocupante anterior, o jornalista Carlos Pereira Filho, tenha tentado a todo custo negar o fato, até mesmo através de postagem em sua página na qual chama um dos titulares do Coroatá de Verdade de mentiroso.

Porém, há pouco menos de um mês da referida publicação, a prefeita Teresa Murad (PMDB) prova a credibilidade das informações repassadas diariamente por esta página ao confirmar a exoneração do jornalista e convidar Fábio Frazão, diretor da TV Fplay, retransmissora do SBT, para assumir o cargo.

Esconder a verdade que é feio, Carlos Filho. Mentira, como sempre, tem as pernas curtas.

O Coroatá de Verdade não consegui apurar quais os motivos que levaram o ex-secretário a ser exonerado ou se o mesmo ainda permanecerá na direção da TV Cidade.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Com nova divisão do tempo de TV aos partidos, Solidariedade passa a ser o mais importante na chapa de Flávio Dino

Os dois novos partidos aprovados pela Justiça Eleitoral nasceram com peso relevante para definir a batalha das campanhas presidenciais no rádio e na TV, em 2014. O Solidariedade e o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) somaram, até a manhã de quarta-feira (9), 41 deputados. Juntos, os parlamentares que as siglas conseguiram arregimentar devem render um ativo de quase dois 2 minutos de tempo de propaganda eleitoral para negociação de alianças – o que coloca as siglas como vedetes já assediadas por PT e PSDB para formar coligações. A soma entre as legendas, ainda sujeita a alteração, é de 1 minuto e 51 segundos.
Simplício presidente do Solidariedade passa a ser o mais
importante na chapa de Flávio Dino
A cota do Solidariedade é a maior entre as novas legendas: pouco mais de 1 minuto. O partido nasceu independente, segundo o seu principal articulador, o deputado Paulinho da Força, egresso do PDT. Apesar de ter sido alvo de flerte da situação, o Solidariedade possui evidentes inclinações a fechar com a oposição à presidente Dilma Rousseff – sobretudo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) como candidato do PSDB. O tempo que o Solidariedade tem a oferecer à candidatura aecista supera o do mais leal aliado dos tucanos nas últimas eleições nacionais, o DEM, que deve ficar com 56 segundos. Sozinhos, os tucanos possuem 1 minuto e 51 segundos.
O rumo do Pros, tudo indica, será o contrário do Solidariedade. O partido recebeu adesões de grupos políticos que sustentam a candidatura de Dilma, como os irmãos Cid e Ciro Gomes, do Ceará, que abandonaram o PSB e o projeto de candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos – agora apoiado pela ex-senadora Marina Silva, que não conseguiu registrar a Rede Sustentabilidade. O Pros possui mais exposição no rádio e na TV do que partidos que controlam ministérios no governo Dilma. A sigla soma 50 segundos ante 42 segundos do PDT (Ministério do Trabalho) e outros 42 segundos do PCdoB (Ministério dos Esportes) – tradicional aliado petista.
O Pros desidratou a bancada do PSB, levando principalmente deputados com base na Região Nordeste, e deixou o partido de Campos e Marina Silva com somente 1 minuto e 8 segundos de parcela no horário eleitoral, a menor exposição entre as principais pré-candidaturas ao Palácio do Planalto.
O PT manteve a liderança do tempo de TV com folga: quase 3 minutos e 3 segundos. O partido perdeu apenas um parlamentar, o deputado Domingos Dutra, que pretendia integrar a Rede, mas terminou no Solidariedade. O PMDB segue de perto o aliado de chapa presidencial, com 2 minutos e 34 segundos. Juntos os partidos garantem a Dilma 5 minutos e 37 segundos, até aqui, o maior tempo de propaganda.
PT
86
03'03''26
PMDB
71
02'34''02
PSD
49
01'51''13



PSDB
49
01'51''13
PP
40
01'33''54
PR
31
01'16''04



PSB
27
01'08''25
Solidariedade
23
01'00''45
DEM
21
00'56''55



PTB
19
00'52''65
Pros
18
00'50''70
PDT
14
00'42''91



PCdoB
14
00'42''91
PSC
13
00'40''96



PV
11
00'37''06
PRB
8
00'31''21



PPS
6
00'27''31
PTdoB
4
00'23''41
PSOL
3
00'21''46
​Demais
6
03'58''31
TOTAL
513
25min​​