segunda-feira, 30 de setembro de 2013

'Solidariedade' é o melhor partido pra quem deseja ser candidato em 2014



Dia 5 de outubro é o prazo final para filiação partidária de quem deseja concorrer a algum cargo eletivo nas eleições de 2014. Grande movimentação visando às composições partidárias já vem acontecendo nos bastidores há algum tempo, afinal a filiação é o primeiro passo para quem deseja se eleger, ou para quem pelo menos deseja competir tendo alguma chance de sucesso.

Toda a cautela nessa hora é pouca. Pois, quem concorrerá a um cargo proporcional, ou seja, para deputado federal ou estadual, deve procurar um partido que lhe possibilite concorrer com uma mínima chance de se eleger. Neste cenário são diversas as siglas e variadas as possibilidades.

Nos últimos dias, com a criação dos novos partidos, um deles particularmente vem chamando a atenção da classe politica pela proposta lançada para a população maranhense e pelas visíveis vantagens em concorrer pela sigla do partido Solidariedade. O partido, que terá o comando do Deputado Federal Simplicio Araújo, tem muitas vantagens para quem quer pleitear uma vaga nas próximas eleições para Deputado Estadual, por exemplo.

O Solidariedade já tem hoje uma nominata com 22 nomes novos que buscam uma vaga de deputado estadual em 2014, todos com uma mesma media de votos e mesmas condições financeiras de disputa. São nomes regionais, como o do Presidente da Câmara de Santa Inês, Vereador Seba, do Suplente de Deputado Estadual Luciano Genésio, do Vereador Rildo Amaral de Imperatriz, do professor Arquimedes Almeida (Bacabal), do Dr.Levi Pontes de Aguiar (Chapadinha), Ex-Deputado Zé Orlando (Tutóia), do Jovem Bruno Mendes (Porto Rico), Calvet Neto (Bacabeira), Cabo Campos (São Luís), Ramalho (São João dos Patos), Rafael Sombra (Associação de Jovens empresários do Maranhão), Felipe Pires (Araioses), Dr.Eduardo (Magalhães de Almeida), Ex-Prefeito Abnadab (Urbano Santos), Bentivi (Lago da Pedra), Vieira Lima(Ex-Vereador São Luis), o SDD-77 tambem conversa com Welligton do Curso, Yglésios do Socorrão e com os vereador Nato e Chaguinha (São Luis) e outros.

Outra grande vantagem do Solidariedade é o tempo de televisão, que pode chegar a mais de 2 minutos ao fim do termino do prazo das filiações partidárias quando o partido poderá chegar até ter mais de 32 deputados federais. Com esse tempo o partido deve ser muito cortejado para coligações como protagonista, ou seja, detendo o tempo de televisão o partido pode escolher com quem quer coligar e tem mais peso eleitoral.

Por fim, a migração de políticos insatisfeitos com suas atuais legendas partidárias podem ser mais um grande atrativo, pois o Solidariedade está trabalhando no sentido de garantir que a grande maioria dos novos filiados ajudem a construir as candidaturas de deputados estaduais e federais do partido.

Até o momento, mais de 140 vereadores, vários ex-prefeitos e prefeitos já contataram com o partido pedindo preferência em seus municípios. O partido espera que até dia 5 de outubro todos os municípios do Maranhão já estejam com suas comissões executivas provisórias devidamente inscritas no TRE.

domingo, 29 de setembro de 2013

Justiça determina que professora demitida por Teresa Murad volte a trabalhar

Do Coroatá Online
 A juíza Josane Araújo Farias
Matéria editada em 29/09/13 às 14h49min: A professora autora do processo entrou em contato com nossa equipe e pediu que a matéria vincula em nossa página fosse retirada e não autorizou a exposição de seu nome. Obviamente acatamos seu pedido a não expor seu nome, no entanto apenas reeditamos a matéria. Esperamos a compreensão de todos.

A juíza Josane Araújo Farias julgou procedente a causa de uma professora que foi aprovada no concurso público de Coroatá (ficando classificada como excedente), empossada e lotada na Escola Municipal Areal I em 2012, mas acabou sendo exonerada do cargo pela nova administração. Josane pediu ainda o ressarcimento de todo o período em que a professora permaneceu exonerada, incluído a correção do salário mínimo.
“JULGO PROCEDENTE o pedido da professora (retiramos o nome a pedido da professora) nos quadros do funcionalismo público do Município de Coroatá, assegurando-lhe a percepção do pagamento de seus vencimentos por todo o período em que esteve afastada indevidamente, com as devidas alterações, inclusive decorrentes do aumento do salário mínimo, devidamente corrigidos no índice da poupança, desde o dia de seu devido pagamento até o dia da quitação; promovendo-se o recolhimento das contribuições previdenciárias correspondentes, para cômputo de tempo de contribuição. Condeno o Requerido, ainda, no pagamento dos honorários, na base de 20% sobre o valor dos vencimentos devidos ao Requerente, nos termos do artigo 260 do CPC”.
A magistrada esclareceu sua opinião a respeitos dos excedentes e disse que ao publicar necessidade de contratação de professores, a Prefeitura deixou claro que há vagas a serem preenchidas, por tanto, os professores concursados excedentes tem o direito de serem convocados para o preenchimento dessas vagas.
“Sempre me soou estranho o entendimento segundo o qual a aprovação em concurso público gera para o candidato apenas expectativa de direito. Nunca fui capaz de aceitar que um órgão público se valesse - ou se valha - de concursos para fazer "caixa". Menos ainda consigo admitir que se diga a alguém que passou dias, meses, anos, enfim, estudando para um certame que ele (candidato), uma vez aprovado, tem apenas a expectativa de ser "chamado". Ora, quando o Estado lança um concurso e divulga o número de vagas, é evidente que o ato administrativo, antes discricionário, passa a ser vinculado, ou melhor, transmuda-se em ato vinculante. E que, por óbvio, os aprovados dentro desse número têm, sim, direito a nomeação. A discricionariedade da Administração é de fato plena no que tange à necessidade e a conveniência de contratar e, portanto, de lançar edital. Todavia, tornada pública a convocação, surge o dever de contratar quem preencher os requisitos, desde que, é claro, dentro do número de vagas abertas”.
A juíza também comentou a contratação de professores feita pela Prefeitura Municipal de Coroatá. Segundo ela, a contratação, precária, ilude a exigência constitucional trabalhada.
“A atividade de docência é permanente e não temporária. Ou seja, não se poderia admitir que se façam contratações temporárias para atividades permanente, mormente quando há concurso público em plena vigência, como no caso em apreço. Essa contratação precária, friso uma vez mais, é uma burla à exigência constitucional talhada no art. 37, II, da CF/88”.

sábado, 28 de setembro de 2013

Opinião: Esclarecimentos necessários sobre a minha declaração de voto ao professor Odair José

Comecei em minha página no Facebook esclarecer alguns pontos a respeito da minha declaração na última quinta-feira (26) durante a 3ª Conferência Municipal do PCdoB, realizada no Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, quando tornei pública, juntamente com o novo presidente da legenda, Ciba Araújo, a minha intenção de voto ao pré-candidato ao parlamento estadual pelo PDT, Odair José (que estava presente na platéia) se este realmente tiver seu nome apresentado como postulante a Assembléia Legislativa do Maranhão - ALEMA, conforme postagem que você poderá ler clicando aqui.

O primeiro ponto que merece esclarecimento diz respeito a frase que usei naquela oportunidade para defender o nome do ex-secretário municipal de Educação. Eu disse ali que o nome de Odair José era "o melhor nome", mas me expressei mal, pois deveria ter dito que "ele é o melhor nome entre os que estão disponíveis", pois também enxergo outros nomes excelentes no grupo de oposição, tais como o vereador Cássio Reis, o ex-vice-prefeito Domingos Alberto, o ex-vereador Ciba Araujo e até mesmo do ex-prefeito Luís da Amovelar (se este conseguisse se livrar das amarras da condenação judicial) entre outros, mas que nenhum destes (até o momento) colocaram-se à disposição... Entendam-me. Mas não estou através desta postagem retirando minha declaração, pelo contrário, estou inclusive reafirmando, porém, buscando evitar que uma injustiça seja cometida com os companheiros citados.

Segundo, nem por isso menos importante: eu também deveria ter dito na minha manifestação durante a condução da mesa de trabalhos da 3ª Conferência Municipal do PCdoB, logo após o discurso de Ciba Araújo sobre conjuntura política e os rumos do partido, que, entendendo a necessidade do lançamento de uma candidatura local à Assembleia Legislativa do Maranhão, caso o PDT não apresente, por quaisquer motivos, o nome do professor Odair Soares, o partido para o qual fui reconduzido naquele mesmo dia ao Diretório Municipal, o PCdoB, discutirá um nome entre os seus quadros para apresentar à disputa para o referido cago. Nem que este nome seja o meu, portanto, aproveito este espaço para reafirmar o meu nome como pré-candidato a deputado estadual por amor ao meu município de Coroatá.

Como tenho dito nas rodas de conversas com os amigos mais próximos ou entre "grandes" personagens da política coroataense (quando este me dão oportunidade) o nosso município precisa ter um candidato ao parlamento estadual nas eleições vindouras e se os que se julgam preparados e maduros o suficientes para tal disputa se acovardam os jovens audaciosos tem que chamar para si tamanho desafio. Pena que a política partidárias muitas vezes é um jogo de cartas marcadas ou apenas uma corrida desleal para aqueles que acabaram de enveredar por estas bandas...

Mas, voltando ao pré-candidato Odair José, não renegarei quaisquer críticas feita por mim a ele, pelo contrário, sempre que necessário voltarei a fazê-las, pensando em seu crescimento pessoal e político. Sendo assim, espero ter evitado quaisquer transtornos quanto a minha sincera declaração.

E, por fim, volto a reafirmar que a opinião dos dois dirigentes comunistas ainda não representam a opinião do partido, que reunirá seu Diretório Municipal recém eleito posteriormente para discutir esta e outras questões.
Abraço a todos e a todas.

PS: Sobre os motivos que me fazem defender a necessidade de uma candidatura local ao parlamento estadual falarei em outra postagem específica nos próximos dias (ou não). 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Um governo nada transparente

Raimundo Diogo (PT)
Cássio Reis (PSDB)
A então candidata Teresa Murad (PMDB) comprometeu-se durante as campanhas eleitorais em fazer um governo transparente, mas tem provado o tempo todo que isto não passou de mais uma PROMESSA que não será cumprida, embora, algumas vezes, tenha se esforçado para aparentar transparência.

Em 23 de agosto a Prefeitura Municipal realizou  uma audiência pública para "discutir" (assim mesmo entre aspas) as metas do governo para os quatro anos vindouros, assim como organizou no dia 23 (terça-feiras) às pressas uma outra na Câmara Municipal para (sic) expor a demonstração do cumprimento das metas fiscais relativas ao segundo quadrimestre deste ano – o exercício fiscal de 2013 na intenção torpe de atender o que determina a Lei Complementar nº 101, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim como mantém de forma grosseira dentro da página do executivo o Portal da Transparência Municipal.

Mas encerram-se por aí o engambelamento do desastroso governo da esposa do deputado licenciado e secretário de estado de Saúde Ricardo Murad quanto a tentativa frustrada de demonstrar a moralidade. Uma prova disso é que todos os requerimentos de pedidos de informação ao Executivo Municipal apresentados pelos parlamentares integrantes do Bloco de Oposição são reprovados com os votos contrários da maioria governistas.

A vereadora Lourdinha Pereira (PCdoB) indignou-se na sessão do último dia 19 ao ter desaprovado um requerimento de sua autoria que solicitava à Secretaria Municipal de Educação - SEMED informações acerca do início das aulas de informática para os estudantes da escolas municipais dos povoados Pau-de-estopa e Macacos.

O fato voltou a ocorrer neste dia 26 quando os requerimentos de pedidos de informações dos vereadores Raimundo Diogo (PT) e Cássio Reis (PSDB) receberam um "não" de todos os parlamentares governistas presentes, apesar das ausências do seus integrantes (já que Marcelo Moura, PTC, e Lourdinha Pereira também não participaram daquela sessão).

O requerimento de autoria do tucano solicitava informações sobre os nomes e o locais de trablho dos dez médicos do Programa Saúde da Família - PSF que, segundo o Diário Oficial do Estado - DOE/MA, encontram-se contratados para prestas serviços no município. E o petista solicitava informação acerca das contratações de empresas terceirizadas para prestar os diversos serviços públicos, bem como execução da reforma do extinto Hospital Geral Municipal - HGM. Mas, como dissemos acima, ambas foram reprovadas descaradamente.

Em conversa por telefone com a nossa reportagem o líder de oposição, Raimundo Diogo, lamentou pela atitude da bancada aliada a prefeita e repetiu o que disse na tribuna ao líder governista Júnior Buhatem (PMDB): "Eu provo que a prefeita mente até no seu Portal da Transparência, quando diz que nasceu no município de Coroatá, o que é uma mentira segundo a sua carteira de identidade, pois lá está escrito que ela é natural da capital São Luís", declarou.

Comportamento de governistas na sessão de ontem demonstra descontentamento com a prefeita Teresa Murad

Bancada governista, incluindo Dr. Naldo, que continua demonstrando dificuldade para integrar-se
A sessão da Câmara que ocorreu nesta quinta-feira (26), revelou claramente que os parlamentares governistas estão descontentes com a administração da prefeita Teresa Murad (PMDB) tanto quanto o restante da população.

A ausência ou mesmo o comportamento dos integrantes do Bloco de Governo no palácio legislativo no dia de ontem enviou um recado nada discreto à gestora municipal, pois, além do presidente da Casa e irmão da prefeita, César Trovão (PV), não estiveram presentes os àquela sessão os edis Riba Maia (PSC) e Wllisses Muniz (PMDB). O democrata Marcos Machado até passou rapidamente no plenário, inclusive se inscreveu para realizar pronunciamento durante o pequeno expediente, mas logo depois recursou e abandou o prédio da Casa do Povo.

O vice-presidente Josean Veras (PSC) presidiu os trabalhos e foi quem, ao lado do líder de governo Júnior Buhatem (PMDB), esforçou para defender de forma intransigente a administração Murad. Digo intransigente porque no desempenho da função de presidente daquela sessão deveria apenas conduzir os trabalhos parlamentares e evitar ao máximo a interferência no desenvolvimentos dos mesmos. Segundo parlamentares do Bloco de Oposição as intervenções de Veras chegaram a atrapalhar e tumultuar as discussões.

Outro parlamentar governista que participou da sessão foi Leon Camilo (DEM), mas este não fez questão de seguir os colegas de bancada e não usou o parlamento para defender o governo que integra dos ataques dos parlamentares de oposição, apenas defendeu uma indicação de sua autoria (mais uma dedicada ao povoado Pau-de-Estopa que considera seu reduto eleitoreiro).

Bom, o vereador Naldo Dantas (PSDB) também esteve presente, mas este nem se fala, pois tanto faz está presente ou ausente, não faz diferença alguma, já que não pronuncia uma sílaba durante as sessões.

Antes do início daquela sessão os parlamentares do Bloco de Oposição foram avisados sobre um projeto de autoria do executivo que entraria na Ordem do Dia, mas que "misteriosamente" sumiu da pauta distribuída, afinal, a prefeita não poderia correr o risco de passar vergonha e ter pela primeira vez um projeto de sua autoria reprovado naquela Casa.

Ao que parece o recado foi dado a prefeita, muito bem dado por sinal, resta saber (ou jamais não saberemos) se surtirá efeito...

Odair José recebe declaração de votos durante a Conferência do PCdoB

Ontem (26) durante a realização da 3ª Conferência do PCdoB o pré-candidato ao parlamento estadual Odair José (PDT) recebeu a declaração pública de votos de dois diretores da legenda, que seriam confirmados nos cargos momentos depois.

A primeira declaração foi feita pelo ex-vereador Ciba Araújo, o novo presidente do Diretório Municipal do partido do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), que durante o seus discurso destacou a importância da unidade da esquerda coroataense para o fortalecimento a batalha eleitoral e a demarcação de espaço político através de uma candidatura local.

Logo em seguida, ao retomar a palavra, o blogueiro Cleo Freitas, que presidia a conferência naquele momento, aproveitou para reafirmar publicamente a sua opinião a respeito da possibilidade da candidatura do ex-secretário municipal de Educação: "Uma cidade com a importância política, histórica e geográfica como a nossa não pode deixar de apresentar uma candidatura ao parlamento estadual nas próximas eleições, sendo assim, apesar das críticas que tenho tecido ao professor Odair José não poderei me furtar ao dever de votar em seu nome caso seja confirmado pelo seu partido", destacou.

Com estas declarações um sorriso acendeu no rosto do neo-pedetista, que segue animado com a sua candidatura.

Nota: O posicionamento dos dois diretores não representa, por enquanto, a opinião do partido que discutirá o assunto em reunião do novo Diretório Municipal em outra oportunidade.

Caminhão de indústria de móveis tomba no centro de Coroatá

Um caminhão pertencente a Kitimar, indústria de móveis, que abasteceria lojas no município de Coroatá, tombou agora pouco próximo ao Centro de Especialidades Odontológicas - CEO. Ao tentar fazer a curva o motorista subiu um dos pneus no calçadão e o caminhão incrivelmente tombou, como mostram as fotos abaixo.

O motorista do caminhão não identificado, sofreu ferimentos leves, sendo socorrido no local pela equipe do SAMU 192 e liberado em seguida.

Veja as fotos abaixo de autoria de Carlos Magno Muniz.




Poema do atraso (e da esperança)


O professor da rede municipal de ensino de Coroatá José de Arimatéia de Sousa, natural da vizinha cidade de Pedreiras – MA e amigo de longas datas do hoje deputado federal Simplício Araújo (ainda PPS), compôs um cordel sob o título “Vamos mudar, Maranhão e Coroatá”, um retrato fiel e bem humorado da triste realidade vivida atualmente pelo nosso município, mas sem deixar de apontar o caminho da esperança.

Anteriormente divulgado nas redes sociais pelo seu autor, mas certamente ainda vale a pena a divulgação da íntegra o texto. Confira:

Vamos mudar, Maranhão e Coroatá

A cidade de Coroatá
No centro do Maranhão
É do Ricardo Murad
E da Teresa Trovão

O povo tá descontente
O professor hostilizado
A saúde ta doente
E o comércio parado

Na saúde é um SUS Britânico
Na educação um contra-turno
Tá todo mundo é em pânico
Aqui é tanto absurdo

Nunca pagaram Dezembro
Professor exonerado
Já vamos chegar Setembro
E agora Seu Ricardo?

No rosto da educação
Não há sequer um sorriso
Porque a Teresa Trovão
Não cumpri a lei do Piso?

E a merenda de qualidade
Oferecida nas escolas
É uma imoralidade
Vai pro lixo em sacolas

2014 se aproxima
É tempo de eleição
Vou fazer mais duas rima
Prestem muita atenção
O Maranhão é bonito
E pra mudar eu já sei
Digo, afirmo e repito
É não votar em Sarney.

Vereador Cássio Reis comemora o crescimento de Flávio Dino nas pesquisas

O vereador oposicionistas Cássio Reis (PSDB) tem se destacado a cada sessão da Câmara Municipal como o parlamentar atuante e discurso firme, o que tem incomodado muito os governistas, em especial o líder de governo, Júnior Buhatem (PMDB), que a cada discussão se esforça cada vez mais para defender administração da prefeita Teresa Murad (PMDB).

Durante o seu pronunciamento nesta quinta-feira (26), Cássio Reis aproveitou para destacar o crescimento do pré-candidato ao governo do estado Flávio Dino (PCdoB) nas pesquisas de intenção de votos, bem como a decadência do pré-candidato aliado à oligarquia Sarney, o Luís Fernando (PMDB). "A cada dia a população maranhense demonstra através dos resultados das pesquisas que deseja a mudança e enquanto dizem que a oposição é fraca nós vamos multiplicando as nossas forças", declarou o parlamentar.

O parlamentar disse ainda que o governo nunca fez nada pela população, mas que passou a distribuir sementes e promessas de asfaltamento para as nossas estradas: "O desespero está grande, mas mesmo com essas ações desesperadas irão perder as eleições", disse.

"Estão levando até médicos para fazer cirurgias de catarata, o que é muito bom, pois só assim os idosos não terão dificuldade para votar em Flávio dino", brincou Cássio Reis.

O ex-vereador Ciba Araújo foi eleito o novo presidente do PCdoB Coroatá

Ciba Araújo, o novo presidente do PCdoB Coroatá

Novo diretório eleito: Leandro Neto, Tatiana Peixoto, Cleo Freitas, Ciba Araújo, Manoel Sansão. Maria Assunção, Felipe Castro e Jonathan Messias

Fotos: David Lennon/Coroatá Conectado e Cleo Freitas/COROATÁ DE VERDADE

Na noite de ontem, 26, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores(as), foi realizada a 3ª Conferência Municipal do PCdoB de Coroatá, na oportunidade foram discutidos os rumos para a legenda para os próximos dois anos, bem como foram eleitos os seus novos diretores e o delegado para a 13ª Conferência Estadual.

Um dos momentos mais importantes do evento foi a eleição dos nove membros do Diretório Municipal para o próximo biênio, sendo eleitos Ciba Araújo, Cleo Freitas, Leandro Neto, Manoel Sansão, Jonathan Messias, Felipe Castro, Maria Assunção Alves, Lourdinha Pereira e Tatiana Vasconcelos. Sendo eleito por unanimidade para a presidência da legenda o ex-vereador Sebastião Araújo, o Ciba, que embora filiado recentemente à legenda tem contribuído com a mesma desde o ano de 2011 (sem falar da contribuição à campanha de Flávio Dino em 2010).

Além de diversos filiados à legenda, estiveram presentes no evento os vereadores Cássio Reis (PSDB) e Juscelino Araújo (PT), o pré-candidato a deputado estadual Odair José (PDT), entre outros.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rubens Jr. convoca diretor da CAEMA para prestar esclarecimentos

O problema da falta de água na capital e no interior do estado é o principal motivo da onda de manifestações nos principais bairros de São Luís. Alguns moradores reclamam que estão há mais de 3 meses sem água o que reflete a falta de compromisso da gestão estadual em resolver problemas básicos da sociedade, como a falta de água.

No ano passado, a governadora decretou situação de emergência no sistema de abastecimento de água na capital do Maranhão e até agora houve promessas de criação de poços e aumento nas tarifas sem antes haver melhorias. O sistema de abastecimento permanece precário e não consegue, sequer, satisfazer às necessidades da população.

O deputado estadual Rubens Jr. pede que a Assembleia convoque – em caráter emergencial – o diretor da CAEMA João Moreira Lima para prestar esclarecimentos sobre a falta de água que acomete diversos bairros da capital. “A sociedade precisa saber quais são as atribuições e de quem é a responsabilidade de não haver água no Maranhão. Precisamos debater como o problema pode ser resolvido, o que precisa ser feito para melhorar de uma vez por todas o abastecimento da água em todo o estado”, argumentou o líder da oposição sobre a convocação do diretor da CAEMA.

(Gabinete Deputado Estadual Rubens Jr.)

Ricardo cumprirá uma promessa sua pela primeira vez?

Do blog do John Cutrim (*)

No dia 28 de dezembro de 2012, o secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, assumiu um compromisso desafiador: renunciaria ao cargo de secretário se até o mês de abril, de 2014, não tivesse resolvido todo o problema de falta de água de São Luís.

"Renunciaremos eu e o Joãozinho (João Moreira Lima, presidente da Caema) se até essa data todos os problemas de água da cidade não estiverem completamente solucionados", afirmou Ricardo à época.

O compromisso, que Murad fizera também com a governadora Roseana Sarney, ocorreu em conversa reservada com o jornalista Lourival Bogéa, diretor de Redação do Jornal Pequeno, durante a confraternização dos funcionários da rede de saúde do estado no salão de eventos do Hotel Luzeiros, no fim do ano passado.

Diante de toda crise do abastecimento de água que toma conta de São Luís e todo o Maranhão, inclusive com protestos de moradores interditando vias revoltados com o descaso do governo Roseana na área, o secretário tem apenas 6 meses para cumprir o que prometeu. Ou será desmoralizado perante à população. Vamos aguardar.

(*) O título foi livremente alterado por nossa reportagem.

Secretário da administração do sobrinho de Ricardo Murad foi preso pela PF

Colaborou Waldivino Nunes

Uma figura muito querida do clã Murad, o dentista Lílio Estrela Sá, mais conhecido como Lílio Guega, foi conduzido pela Polícia Federal no dia de ontem (25) para prestar informações sobre o desvios de recursos federais dos Fundo Municipais de Saúde e Educação em Bacabal e Zé Doca.

Guega assumiu secretarias de saúde em diversos municípios, bem como em Coroatá durante a gestão de Rômulo Augusto, também conhecida pelo título mirabolante e fantasioso "40 anos em 4", sendo, portanto, cria de Ricardo Murad.

Segundo o blog do Luís Cardoso, por onde passou o sujeito Lílio deixou rastros nada republicanos e impressões digitais indecorosas. "Foi assim desde que dirigiu a escola de samba de São Luis Flor do Samba. Um desastre!", escreveu Cardoso em postagem data de 1° de abril de 2012, e continuou: "Sempre com o apoio escandaloso do empresário Fernando Sarney".

Leia outros trechos da mesma postagem de Cardoso à época:

Dentista, Guega chegou a assumir secretarias de saúde de vários municípios, sempre dançando conforme a música corrupta e em gestões desastrosas. 
Guega chegou a comandar um esquema corrupto nas gestões municipais de saúde. E, pasme os senhores, protegido pelos homens de péssima vontade. 
Atualmente ocupa ao cargo de secretário de saúde do município de Bacabal, onde ficou raízes. Desfruta com o médico Raimundo Nonato Lisboa prefeito da cidade, os milhões de recursos desviados pela prefeitura. Um câncer da saúde municipalista. 
Tem feito bem a si próprio e para algumas pessoas que gravitam ao seu redor, principalmente a umas funcionárias do seu setor.

Leia a matéria completa na página do Luís Cardoso, clicando aqui

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O pior governo da vida de Teresa e Ricardo Murad

De braços cruzados para a cidade e rindo da cara do povo, assim é o governo Murad
Por Maysa Julyanna Mouzinho

E com muita felicidade que escrevo hoje, ontem soube que a prefeita de Coroatá, respondendo ao nosso clamor, originado por um postagem sobre a transparência da administração pública, realizou uma audiência na Câmara Municipal.

É de extrema importância que todos nós tomemos ciência da responsabilidade desse ato, pois é através dele que podemos fiscalizar o que "eles" dizem o que fazem com nosso dinheiro.

A transparência é assegurada por lei e todos nós devemos fiscalizar.

Só que ainda há muita coisa a ser resolvida, né, Teresa?

Pois bem, já que a "onda" é ouvir a voz do COROATÁ DE VERDADE (isso prova que a Teresinha anda lendo nosso blog, de já até agradeço a honra), a prefeita ainda tem muito para resolver e fazer jus ao seu mote de campanha:

Citando-as...

Primeiro: Teresa volte atrás e recoloque todos os funcionários demitidos em seus devidos postos. Coroatá é atualmente uma cidade triste, pois muitos pais de famílias, que você desempregou pra dar lugar a um ‘bando’ de forasteiros, encontram-se na miséria, em alguns casos até passando necessidades. Errar é humano, mas permanecer no erro que é burrice. Ainda há tempo de você iniciar o "seu melhor governo da sua vida";

Segundo: Limpe a cidade, a princesinha dos olhos do Murad merece ser bem cuidada;

Terceiro: Reabra o Hospital Geral do Municipal - HGM a população necessita de saúde de verdade, a sua saúde de politicagem no Macrorregional e na UPA não são suficientes à demanda coroataense;

Quarto: A onda de criminalidade anda solta, logo é necessário investimento em segurança pública, aliás, por onde anda o Aloísio Mendes que não te ajuda com isso?;

Quinto: Incentive a cultura, a educação e a cidadania, promova feiras de artesanatos, patrocine festas de escolas, elabore políticas públicas para aumentar o acesso a educação dos jovens e adultos;

Sexto: Participe dos eventos na zona rural e na sede, assim como  frequentava todos os eventos quando era apenas aspirante a ocupar pela segunda vez a chefia do executivo coroataense, nada mais justo do que continuar prestigiando;

Sétimo: Pavimente a cidade, pois a mesma está se desmanchando em buracos, inclusive.

Oitavo: Ao invés desses “mines” assessores que não fazem nada a não ser usar perfis falsos nas redes sócias para mostrar um trabalho que até então é mínimo ou então para denegrir a imagem de pessoas, use a sua assessoria de comunicação para mostrar seus feitos, melhor usá-la com o que lhe é útil. Use dos seus funcionários na sua totalidade, peça a eles que vistam a camisa do governo Teresa/Ricardo Murad. Usar perfil FALSO só mostra que nem seus próprios aliados confiam no seu governo, e se camuflam atrás do falso perfil para que se alguma coisa der errado eles estarão prontos para ser os primeiros a pular do barco;

Pronto, citei algumas coisas que necessitamos urgentemente. Depois que se fizer no mínimo isso, asseguramos que nós da equipe COROATÁ DE VERDADE estaremos prontamente para lhe prestigiar e dizer: TERESA, ESSE SIM É O MELHOR GOVERNO DA SUA VIDA.

Maysa Julyanna Mouzinho é estudante de Administração Pública na Universidade Estadual do Maranhão e Ciências Contábeis na Universidade Ceuma

Quem demitiu os servidores? Teresa ou Luis?

Tendo em vista as diversas afirmações mentirosas do grupo Murad que insistem em colocar a culpa das demissões acontecidas em janeiro no ex-prefeito Luis da Amovelar, o blog vem mostrar a verdade sobre o assunto:

Abaixo o decreto da atual prefeita Teresa Murad ou Clique aqui para ver o documento.
Clique na imagem para ampliar
Ou seja, a mesma prefeita que quando era apenas uma candidata derrotada em eleições anteriores prometeu e assinou a próprio punho uma carta a todos os servidores municipais afirmando que não iria demitir ninguém, teve como seu primeiro decreto a ordem para que pais de famílias fossem todos para o olho da rua.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Conferência do PCdoB Coroatá ocorrerá nesta quinta-feira


O Diretório do PCdoB de Coroatá convocou sua 3ª Conferência Municipal para esta quinta-feira (26), na oportunidade serão discutidos os rumos para a legenda nos próximos dois anos, além de eleger a sua nova diretoria para o biênio vindouro.

Conforme o convite republicado acima, o encontro ocorrerá a partir das 19 horas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STTR e deverá contar com a presença, além de filiados, de lideranças políticas de outros partidos.

Dinheiro gasto com carros de luxo daria pra fazer muita coisa por Coroatá



O incio da semana foi marcado pela informação de que a governadora Roseana Sarney (PMDB), liberou recursos no valor de R$ 1,6 mil, pois bem, vamos analisar os fatos.

Os "assessores" e axilares da prefeita espalham pelos quatros cantos da cidade que, o asfalto e outras melhorias ainda não teriam chegado por conta da burocracia e coisa tal. Mas esquecem do famoso "Estado de Emergência" decretado pela prefeita assim que assumiu a gestão, que serviu apenas para dispensar a licitação e agraciar seus amiguinhos empresários.

Com a  emergência, Teresa, ao invés de tentar sanar alguns problemas mais graves da população coroataense, como a contratação de médicos, melhorias nas vias publicas e outras coisas mais, se preocupou apenas de cuidar do luxo de seus secretários e nada mais. 

O povo foi o maior penalizado no inicio da gestão Murad, passando longos três meses sem nenhum serviço público se quer e com ruas totalmente abandonadas. Nesse período, Teresa contratou o grupo Franco (maior financiador de sua campanha) para fornecer combustível e cuidar da limpeza publica (?), e logo após resolveu alugar uma frota gigantesca de 20 caminhonetes de luxo, para cada um de seus secretários andarem desfilando nas ruas de São Luis. O curioso é que em nenhum momento a prefeita se importou em asfaltar uma viela se quer. 

Mesmo não sendo matemático, a conta é muito simples, os carros de Luxo contratados por Teresa em janeiro custaram,  de R$ 1.032.000,00, ou seja? Quase o mesmo valor que a prefeita preferiu esperar vir do governo estadual após 09 meses de governo que é de R$ 1,6 mil. 

Segundo a nota divulgada pela prefeitura de Coroatá, o recurso mandado pela governadora vai dar pra asfaltar diversos bairros da cidade. Com isso o blog pergunta, porquê o luxo foi mais importante que as ruas esburacadas de Coroatá? Porque a prefeita que se diz amar a população primeiro não embelezou as avenidas para depois desfilar em suas luxuosas caminhonetes? Não ficaria mais bonito? Ah e antes que eu esqueça, algum Coroataense já foi beneficiado diretamente com esses carrões? 

"Cara feia" e outras notinhas quentes

Cara feia

O ex-prefeito Luís da Amovelar tem relatado aos poucos que lhe visitam o seu descontentamento com a insistência de Odair José sair candidato ao parlamento estadual.

E falando nele...

Repercutiu estadualmente a nota publica sobre o Amovelar pelo Coroatá de Verdade na qual informamos a declaração de apoio do petista à candidatura do comunista Flávio Dino (PCdoB). Além de ter sido republicada no blog do John Cutrim a informação foi pauta na edição impressa do Jornal Pequeno desta terça-feira (24).

É isso mesmo?

Muitos dos que participaram da reunião organizada  por Odair José  no dia de ontem (23) saíram entusiasmado, um dos presentes a mesma informou a reportagem que mais de setenta pessoas acompanharam a fala do neopedetista.

Ausência

Assim como causou estranhamento a ausência de Odair José (agora PDT) na reunião organizada por Marcelo Moura (PTC) para recepcionar o deputado federal Simplício Araújo (PPS) no último dia 14, o mesmo ocorreu com a não participação do vereador na reunião do neopedetista, o que pode significar um possível afastamento entre eles.

Pesquisa (1)
Uma pesquisa realizada pelo Coroatá de Verdade em sua página no Facebook não atingiu a participação esperada, mas pode ser utilizada como uma amostragem de como se encontra o cenário político para uma possível candidatura local ao parlamento estadual. Conforme mostra a imagem acima o vereador Cássio Reis (PSDB) lidera a preferência na intenção dos que participaram da enquete seguido de Odair José (2º lugar) e Luís da Amovelar (3°). A enquete continua rolando por lá...

Pesquisa (2)



Flávio Dino vence o Picolé de Chuchu até nas pesquisas organizados na internet por seus aliados, nas imagens acima dois exemplos clássicos, sendo o primeiro deles retirado da página do novo escriba dos Murad, Carlos Filho, e o segundo de uma comunidade no Facebook organizada por João Baiano (que também iniciou a enquete).

Aliás...

Em recente viagem que fez ao estado do Alagoas com os deputados estaduais Neto Evangelista, Gardênia Castelo e os federais Carlos Brandão e Pinto da Itamaraty, o vereador Cássio Reis foi convidado a lançar o seu nome à Câmara Federal pelo PSDB Maranhão. Cássio, que já declarou apoio para a reeleição de Simplício Araújo, sentiu-se tentado a atender o chamado da legenda.

 E por fim...

... Comunista (com orgulho), sim, siô!!!

Moradores ameaçam acampar na casa de Ricardo Murad

Blog do John Cutrim

Ricardo já teme as manifestações

SÃO LUIS - Moradores dos bairros do João Paulo, Alemanha, Caratatiua e adjacências já disseram à direção da Caema que se o abastecimento de água não for normalizado nestas localidades, tomarão uma atitude drástica.

Alugarão ônibus e irão acampar na porta da casa do secretário de Saúde, Ricardo Murad. A Caema está ligada a pasta de Murad.

“Não vamos mais parar o trânsito. Da próxima vez nós iremos alugar ônibus e ir direto para a casa do Ricardo Murad. Vamos tomar banhar lá, inclusive, até que o problema seja solucionado”, disse um morador, revoltado. A comunidade reclama também da ausência dos carros-pipas, que foram contratados pelo governo do Estado a custo de milhões.

No dia de ontem, em São Luís, várias manifestações com intervenções de vias, prejudicando o trânsito foram feitas pela população indignada perante o descaso da Caema.

O recado de que irão acampar na residência de Ricardo Murad foi reiterado inclusive durante reunião na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, com lideranças dos bairros atingidos com a falta de água na capital.

O pretensioso Odair José quer 3 mil novos filiados ao seu PDT

Foto: Antonielson Sousa/Coroatá OnLine
Durante a reunião realizada no início da noite de ontem (23) no Colégio 28 de Julho  conforme informamos em nota em postagem anteriormente, o professor e ex-secretário municipal de Educação, Odair José, falou dos novos rumos para o partido que será presidido por ele, PDT, bem como o seu desejo de atrair para a legenda nestes primeiros meses 3 mil novos filiados.

Conforme informou a página Coroatá OnLine, editada por Antonielson Sousa, assumidamente um dos defensores da candidatura do neopedetista ao parlamento estadual, a reunião contou com a participação de empresários, professores, profissionais liberais, comunicadores e outros convidados.

Em seu pronunciamento, o professor Odair disse estará à frente de um projeto grandioso. “Temos um projeto gigantesco em nossas mãos que sem dúvida alguma é muito importante para nossa cidade, mas precisamos da ajuda de todos nesse momento, precisamos que todos se unam nesse objetivo”, declarou.

Vereador Cássio Reis integra comitiva maranhense de encontro do PSDB em AL

Georgina Evangelista, vereadora Terezinha (Imperatriz), Paulo (Pastos Bons), deputado federal Carlos Brandão, deputada estadual Gardênia Castelo, prefeito de São Bento, Carrinho,  deputado federal Pinto da Itamaraty, deputado estadual Neto Evangelista e vereador Cássio Reis. 
Uma comitiva maranhense formada pelos deputados estaduais Neto Evangelista e Gardênia Castelo e os deputados federais Carlos Brandão e Pinto da Itamaraty, o vereador coroataense Cássio Reis, entre outros, participaram de encontro do PSDB que ocorreu na cidade de Maceió - AL no último sábado, 21, com a participação do senador mineiro Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República.

O vereador Cássio Reis avaliou que encontros como este têm a função objetiva de permitir que o partido comece a pensar o Brasil e construir um discurso, alinhado estrategicamente para os demais estados e município. "Acima de tudo, o Brasil e o Nordeste precisam de um novo governo, liderados pelo PSDB. Um governo que realiza os nossos sonhos e leva o país para frente, em especial o estado Maranhão que tem figurado no cenário nacional como um dos mais pobres da federação", destacou o parlamentar coroataense que 

A deputada estadual Gardênia Castelo, afirmou que o encontro inaugura uma nova etapa rumo a corrida presidencial. “Foi muito proveitosos, em especial para o PSDB do Maranhão. Nossa militância sai daqui com ar renovado e preparada para essa jornada rumo ao resgate do Brasil que o povo quer”, disse.

Durante o encontro o deputado federal Pinto Itamaraty disse que o partido no Maranhão deve aumentar as discussões sobre as eleições presidenciais. “Temos que preparar a militância desde já. Existe uma disputa regional que atualmente mobiliza classe política no estado, mas nós do PSDB do Maranhão temos que ter em mente de que nossa grande luta se dará na esfera nacional”, disse.

O deputado estadual Neto Evangelista sugeriu que um grande encontro entre vereadores e prefeitos fosse realizado. “Vamos voltar e começar a discutir uma reunião particular. Chamar prefeitos, vereadores e lideranças e propor uma ampla reunião em que a pauta seja exclusivamente a eleição do ano que vem”, prometeu.

O presidente do PSDB maranhense, deputado Carlos Brandão, aprovou a ideia e deve trabalhar para sua efetivação. “Nas ultimas eleições percebemos que faltou este tipo de coisa em nosso estado. Hoje vivemos uma nova direção, que não trabalha apenas com títulos, mas com atitude. Vamos ouvir e preparar nossa militância desde já, concluiu”.

Com informação do Jornal Pequeno

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A convite de Edivaldo Holanda, Marcelo Moura participa de encontro do PTC em São Luis


A convite pelo ex-deputado estadual e pai do prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda, o vereador Marcelo Moura (PTC), participou  do 10º encontro estadual do partido, que ocorreu no ultimo sábado (22), na Universidade Infantil Rivanda Berenice .

O partido reuniu no evento diversas lideranças de todo o estado, sendo destaque o vereador coroataense que é visto com bons olhos pela alta cúpula do partido.

Em seu discurso, o vereador Marcelo Moura, aproveitou para relatar aos presentes a situação da cidade de Coroatá, que hoje se encontra em total abandono, mesmo tendo uma prefeita ligada diretamente ao governo estadual e afirmou seu compromisso com a mudança do Maranhão.

Amovelar em encontro do PCdoB em Peritoró declara apoio ao comunista Flávio Dino

Amovelar discursando durante evento do PCdoB Peritoró
Durante a Conferência Municipal do PCdoB de Peritoró no dia de ontem, 22, o ex-prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar, que  é filiado ao PT do eterno-vice Washingthon Luís Oliveira, declarou em seu discurso que nas eleições estaduais do próximo trabalhará pela eleição do comunista Flávio Dino (PCdoB), diferentemente do fez em 2010 quando apoiou a candidata do seu adversário como Ricardo Murad, Roseana Sarney.

Quase quatro anos depois talvez a consciência do ex-prefeito condene o seu posicionamento naquela ocasião, para muitos Luisinho pode ter sido responsável pela vitória da oligarquia ainda no primeiro turno, trazendo triste consequência para a sua sucessão dois anos mais tarde, conforme tivemos a tristeza de presenciar.

"Perdemos as eleições municipais com Domingos Alberto ainda em 2010 quando ele e Luís da Amovelar decidiram trabalhar pela vitória de Roseana", declarou uma liderança política coroataense recentemente a este repórter. Mas, ao que parece, os dois decidiram se redimir em 2014 diante da população.

Ainda durante a sua fala na abertura do referido evento comunista, o Amovelar assumiu que fará o trabalho apenas pela metade, pois votará em Flávio Dino, mas trabalhará por uma candidatura à Assembléia de uma aliada da oligarquia. Ou seja elegerá um governador e alguém para persegui-lo, ora bolas!!!

"Vou receber muita pressão, pois tenho onze processos tramitando no Tribunal de Constas do Estado - TCE/MA, mas vou apoiar Flávio Dino pelo bem do povo do Maranhão e de Coroatá", disse o petista, segundo a nossa fonte presente no evento.

O ex-vereador coroataense Ciba Araújo, que não é nossa fonte em questão (é importante frisar), que recentemente deixou o PT para ocupar as fileiras comunistas, também esteve presente como coordenador regional da legenda.

Nos resta esperar para saber se este incerto apoio será mesmo concretizado, o que não seria nenhuma surpresa se ocorresse o contrário, pois Luisinho está mais nas mãos dos Sarney/Murad do que possamos imaginar.

Policia Federal vai apurar envolvimento de Weverton Rocha em corrupção


Da Agência Estado

No dia em que o presidente do PDT e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que não há como “controlar os filiados do partido”, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ampliar as investigações contra um deputado federal pedetista que, como assessor especial de Lupi na pasta, foi acusado de cobrar e receber propina para liberar o pagamento de organizações não-governamentais (ONGs).

Em despacho publicado nesta sexta-feira, 20, no Diário da Justiça Eletrônico, o ministro Ricardo Lewandowski determinou uma série de diligências à Polícia Federal a fim de apurar o envolvimento do deputado Weverton Rocha (PDT-MA) em denúncias que culminaram na queda do presidente do PDT da pasta, no início de dezembro de 2011. Lupi foi o sexto “faxinado” pela presidente Dilma Rousseff.

Na entrevista ao jornal, o presidente do PDT disse que há uma tentativa de envolvê-lo pessoalmente nas acusações que atingem o atual ministro, Manoel Dias. “Quando não tem nada que fale do Lupi, aí botam ”são os amigos do Lupi, ligados ao Lupi”, como se eu fosse o controlador de um esquemão”, queixou-se. “Cadê o esquemão? Onde está o dinheiro do esquemão?”

O inquérito investiga o parlamentar por peculato (desvio de recursos públicos), corrupção ativa e corrupção passiva na contratação irregular de ONGs pelo ministério entre 2007 e 2011. O Ministério Público Federal, citando reportagens publicadas à época pela imprensa, apontou-o como sendo “um dos responsáveis” por fixar o preço para a manutenção dos contratos e o restabelecimento dos repasses de recursos” para as entidades.

Ricardo Lewandowski determinou que o ministério encaminhe cópia dos convênios com cinco ONGs. Essas entidades firmaram mais de 10 convênios com a pasta para realizar cursos de capacitação profissional, no valor total de pelo menos R$ 11,6 milhões. Ele também encaminhou ofício à Controladoria-Geral da União para que o órgão informe se há investigações feitas para averiguar a existência de irregularidades nesses convênios e, se sim, enviar cópia integral das investigações.

O ministro determinou que a Polícia Federal tome o depoimento de Weverton Rocha, outros dois ex-assessores de Lupi e dos representantes das ONGs. Após a conclusão das apurações, a Procuradoria-Geral da República pode denunciar o deputado ou pedir o arquivamento do caso por falta de provas.

Finalmente governadora resolve liberar asfalto para Coroatá

Depois de 8 meses de governo, Teresa ganha asfalto da governadora

Ate que enfim, a governadora Roseana Sarney resolveu autorizar o asfaltamento de algumas ruas no município de Coroatá, por meio do seu secretário Hildon Rocha.

Durante muitos anos, o ex-prefeito Luis da Amovelar faltou "secar as canelas" em busca desse valioso asfalto, porém sempre encontrou todas as portas fechadas para ele, afinal, ele era um prefeito oriundo da oposição, e não merecia tal parceria.

Mas, como agora quem administra, ou pelo menos deveria administrar a cidade, é Teresa Murad esposa do todo poderoso e tido como o segundo governador do Maranhão, Ricardo Murad. O asfalto até que demorou uns meses, mas agora parece que vai chegar.

Como já havíamos avisado aqui neste blog, o ano de 2014 será um ano de muitas obras e melhorias em Coroatá, tendo em vista a aproximação das eleições em que Ricardo, tentará empurrar goela abaixo dos coroataenses, Luis Fernando, o famoso picolé de chuchu, como o seu candidato a governador.

O blog, claro, torce pelo desenvolvimento do município, porém avisa, Abram o olho, afinal elegemos representantes para trabalhar durante todo o seu mandato e não apenas em período eleitoral.

domingo, 22 de setembro de 2013

Notinhas quentes

Mais um I

O suplente de senador e pré-candidato a deputado estadual pelo PEN, Pastor Bel, participou das comemorações do 21° aniversário da Igreja Batista Shalom em Coroatá na noite deste sábado, 21. Bel, que é membro da Igreja Assembleia de Deus e pastor na cidade de Lago dos Rodrigues deverá integrar a chapa de Eliziane Gama (PPS) para o governo Maranhão.

Mais um II

Waldivino Nunes, que diz não ter pretensões políticas futuras e não possui nenhuma filiação partidária (mesmo porque na sua condição de militar não poderia ter), articulou em 2011 a vinda do PTdoB 70 para Coroatá, que é presidido pelo seu irmão Mahatma Gandhi, e agora promete trazer para cá o PEN 51 que deverá ser presidido por sua filha caçula, Haysa Durães. Para não esquecer, Nunes também possui ainda um filho Saddam Nunes filiado e em ascensão no PT. O PEN 51, aliás, deverá ser o partido da ex-senadora Marina Silva, caso não consiga emplacar no TSE a sua #Rede.

Vai lá

Não tem aquele adágio popular que diz quando o diabo não vai manda o secretário? No governo de Teresa Murad (PMDB) é do mesmo jeito, nos eventos em que a prefeita não pode ir lá estará Silvana (que não é Murad, mas acha que é). Além da assessora da prefeita estavam prestigiando o lançamento do bumba-boi Encanto de Coroatá os vereadores Riba Maia (PSC) e Júnior Buhatem (PMDB) e os secretário Feliciano Marques (Infra-estrutura) e Jadna Mayra (Juventude).

Assim que funciona

Os pais que têm filhos matriculados nas creches municipais estão reclamando que a direção dos estabelecimentos estão solicitando que levem o lanche das crianças para a escola.

Mentira chapa-branca

A imprensa chapa-branca anuncia nos quatro cantos de Coroatá que Flávio Dino seria ateu, mas o comunista é católico e temente a Deus, mas isto não deveria vir ao caso, já que nas próximas eleições votaremos para elegê-lo governador do Maranhão e não papa da Igreja Católica.

E para quem não sabe...

Imprensa chapa-branca é como é chamado os veículos oficialistas, ou seja, que se encontram a serviço dos governos (e são pagos por eles para defendê-los). A expressão provém do uso de placas brancas nos veículos de instituições governamentais. Exemplos por aqui não faltam, mas vamos citar apenas dois deles: as páginas mantidas por Idalgo Lacerda e Carlos Filho (este último personagem de uma de nossas matérias nos próximos dias).

Fato consumado

A presidência do partido de Weverton Rocha e do ex-ministro Carlos Lupi em Coroatá ficará mesmo com o professor Odair José, que ainda se impõe como pré-candidato ao parlamento estadual. As reuniões para a articulação do diretório e filiações da militância já se iniciaram. Amanhã, inclusive, ocorrerá uma reunião do PDT a partir das 19:30h no Colégio 28 de Julho.

E por falar nisso...

A professora Maria Baiano, militante histórica do PT em Coroatá, já apresentou sua ficha de desfiliação para se filiar ao PDT de Odair José.

Lá vem ela

Uma entrevista com a deputada Graça Paz que traiu a memória do saudoso ex-governador Jackson Lago ao juntar-se a oligarquia Sarney está sendo anunciada para a próxima quarta-feira, 25, na TV Canal Aberto. Graça virá novamente a Coroatá nos braços do ex-vereador Walter Santos que até recentemente dizia que não queria nem aproximação com a deputada bigoduda, conforme trataremos em postagens futuras.

A pergunta que não quer calar

Por que o Coroatá OnLine se preocupa tanto com rankeamento? Nós não, o que queremos é repercutir.

Antes que eu me esqueça...

Comunistas (com orgulho), sim senhor!!!

Vereador Camilo, aliado de Teresa Murad, invade terreno no Pau-de-Estopa

A página Coroatá Conectado publicou nesta sexta-feira, 20, uma nota na qual uma moradora do povoado Pau-de-Estopa, acusa o vereador governista Leon Camilo Garret (DEM) de invadir um terreno baldio de sua propriedade. Segundo as informações repassadas aquela redação por Branca Farias Lima o parlamentar mandou derrubar a cerca, limpar e iniciar uma construção em uma área que se encontra localizado atrás de uma propriedade de sua avó, a sub-prefeita Diquinha, que também reside naquela localidade, alegando que esta seja da propriedade da família Garret, mas segundo a denúncia, não apresentou documentos que comprove.

Segundo as alegações de Francisca Farias Lima e seu esposo, conhecido na localidade como Goió, o terreno pertence à sua família há mais de quatro décadas e que não abrirá mão da propriedade. A família prejudicada procurou o Ministério Público para comunicar o fato e em seguida um escritório de advocacia que entrará nesta semana com uma ação judicial.

As obras foram iniciadas a mando do democrata, assim que o terreno foi limpo, informou a mesma página, e delas surgirá um espaço para realização de eventos festivos naquele povoado.

Menino novo aprende rápido, né?

sábado, 21 de setembro de 2013

Riba Maia sempre próximo do povo

Nosso editor com Riba Maia e Erinaldo Rodrigues
Momento coluna social.

A foto acima foi tirada por Jefferson Bruno na última sexta-feira (20) a pedido do vereador oposicionista Riba Maia (PSC) durante a festa organizada pela Comissão de Formatura do CE Maria José Dias Trovão. Jefferson Bruno, que também é fotógrafo da Prefeitura Municipal de Coroatá, foi contratado pelos organizadores para realizar a cobertura do evento (não se encontrando, portando, em seu horário expediente).

Para não passar em branco este registro divulgado nas redes sociais resolvi escrever esta postagem.

Conhecei o Riba Maia, hoje vereador, quando era apenas pré-candidato nas eleições de 2012 (antes disso apenas o conhecia de vista, como se diz aqui pelo nosso Maranhão), e, mais tarde, nos aproximamos durante as campanhas naquele mesmo ano(nós dois candidatos), pois costumeiramente nos encontrávamos, por coincidência, algumas à noite em um bar qualquer, tomávamos umas e conversávamos um pouco.

Hoje, quase uma anos depois, o jovem Ribamar Maia é parlamentar e eu não, mas comumente ainda nos encontramos por aí (não apenas todas as quintas-feiras nas sessões, já que dificilmente costumo faltar), assim como nesta ocasião.

Como é público e notório, atuamos em campos opostos da política coroataenses, mas mesmo assim matemos um relacionamento amigável (que não chega a ser amizade, mas enfim...). Admiro o vereador Maia, não pela sua atuação no parlamento, , mas pelo seu comportamento mesmo após as eleições, pois, para mim, ainda deixa muito a desejar (digo isso com franqueza, já que acredito o mesmo não se ofenderá, por confessar diversas vezes um fã incondicional do meu excesso de sinceridade).

O jovem parlamentar está sempre próximo do povo (não estou dizendo aqui também que ele seja o único, entendam-me), não se privando do lazer e espaços públicos (embora o eleitorado de Coroatá sempre colabore para que assim se comportem os nossos políticos), sendo muitas vezes encontrado conversando tranquilamente com cidadãos pelas ruas da cidade ou tomando uma cerveja com os amigos (assim como na campanha). Maia tem demonstrado ser um homem simples, mas pena que esteja acompanhado de gente ruim (refiro-me no sentido político).

Pronto falei, embora estas minhas palavras possam causar estranhamento ou ciumeiras entre os meus amigos parlamentares oposicionistas.

Atenção: esta não é uma postagem paga, assim como nenhuma outra encontrada nesta página desde a sua estréia.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vereador Cássio Reis homenageia COROATÁ DE VERDADE pelos 100 mil acessos

Durante o pequeno expediente da Sessão da Câmara Municipal de Coroatá desta quinta-feira, 19, o vereador oposicionista Cássio Reis (PSDB) homenageou a página COROATÁ DE VERDADE pelos 100 mil acessos alcançados em apenas seis meses de existência, bem como parabenizou a equipe por trás de todo o sucesso.

Leia na íntegra o discurso do parlamentar:
"Nesta semana o Coroatá de Verdade alcançou a incrível marca de 100 mil acessos tendo apenas seis meses de criados, sendo assim a página genuinamente coroataense mais acessada dos últimos meses, o que demonstra a credibilidade e a veracidade das informações que são de divulgadas naquela página... 
O Coroatá de Verdade tem sido nos últimos meses os olhos e a voz dos coroataenses que não se calam ante as injustiças e o descaso deste governo e por isso tem feito tanto sucesso, mas por isso também a sua equipe tem sofrido ataques orquestrado pelo grupo Murad na redes sociais, nas páginas da internet, nos programas de rádios e na TV. Mas mesmo assim a equipe formada pelos jovens competentes Páblo Lima, Cleo Freitas e, mais recentemente, Maysa Juliana Mouzinho, não têm se calado diante dos ataques. 
O Coroatá de Verdade vem mostrando nestes seus últimos seis meses de existência o dia-a-dia do abandono da administração da prefeita Teresa Murad, a falta de respeito dela com os coroataenses, tem sido o principal canal de comunicação da oposição. 
O Coroatá de Verdade tem sido, juntamente com esta Casa, defensor fiel da população coroataense, e contribuído para algumas vitorias como a derrubada da exigência de faixa-etária para aqueles que desejavam ingressar no Cursinho Pré-vestibular. 
Não podemos esquecer ainda que os seus editores não tem ficado apenas na atuação virtual, organizou, por exemplo, em parceria com a página mantida por Cici Almeida, o ato simbólico em homenagem as seis árvores que foram criminalmente derrubadas pela prefeita, entre outras ações. 
Sendo assim, quero parabenizar o sucesso do blog em nome de toda a bancada de oposição, desejar a continuidade do trabalho e sucesso crescente e dizer que não se curvem, não se rendam pois aqui na Câmara vocês têm um amigo e um defensor".
A nossa equipe, embora dispense qualquer tipo de homenagem o reconhecimento, agradece o parlamentar pelas palavras proferidas em nosso favor e a amizade dispensa aos nossos editores e colaboradores.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Destaques da sessão desta quinta-feira, 19

Mais uma sessão do parlamento foi acompanhada pela nossa reportagem, fizemos um breve resumo, que segue abaixo:

Matérias rejeitadas

As matérias de autoria dos parlamentares oposicionistas Cássio Reis (PSDB) e Lourdinha Pereira (PCdoB) foram rejeitadas com o voto unânime da bancada governista, sendo elas:
  • Um requerimento de autoria da vereadora Lourdinha Pereira (foto) solicitando à Secretaria Municipal de Educação - SEMED informações acerca do início das aulas de informática para os estudantes da escolas municipais dos povoados Pau-de-estopa e Macacos, o que causou indignação na Bancada de Oposição.
  • Uma indicação de autoria do vereador Cássio Reis solicitando o reinício das seguintes obras com recursos Governo Federal:  Cheches da Nova Coroatá, Mariol, Residencial, Quadra Poliesportiva do Povoado Macaúba, Matadouro Público, Posto de Saúde da Vila 7, Posto de Saúde do Povoado Conceição, cinco poços artesianos do Programa FUNASA, mil casas do Programa Minha Casa Minha Vida pelo Banco do Brasil e 89 Casas correspondentes ao Programa FENIS.
Matérias aprovadas

  • A indicação do vereador Camilo Garret (DEM) solicitando a prefeita Teresa Murad (PMDB) a implantação de uma Unidade Básica de Saúde no Povoado Nogueira. "Para que eles possam ter os mesmos direitos de acesso a saúde que os moradores de outros povoados", declarou o governista.
  • O requerimento de autoria do vereador Júnior Buhatem (foto) solicitou o comparecimento do gerente da agencia local do Banco do Brasil, ou seu representante, à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre quais os motivos os caixas eletrônicos tem ficado sem dinheiro disponível nos últimos finais de semana, o que tem ocasionado, segundo o parlamentar, descontentamento na população coroataense.
Enviada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
  • Um requerimento de vereador Riba Maia (foto) solicitando à Mesa Diretora da casa legislativa a criação de uma Comissão formada por quatro parlamentares para realizar visita órgãos públicos. Para o vereador o trabalho da comissão em questão objetiva a fiscalização destas obras, bem como a formação de uma opinião mais coesa pelos parlamentares das duas bancadas existentes na Câmara. A matéria foi enviada para a Comissão de Constituição e Justiça, não antes que o líder da Bancada de Oposição, Raimundo Diôgo (PT), lembrasse que já existe na Câmara um comissão permanente com o mesmo objetivo, mas que não impedirá a criação de uma Comissão Especial.
  • O projeto de lei de autoria do vereador Wllisses Muniz que dispões sobre a nomeação de órgãos públicos em homenagem a coroataenses ilustres. Diôgo pediu que a proposta fosse enviada para na comissão, pois esta carece de outras informações para que volte a tribuna.
Lourdinha X Buhatem

A últimas sessões tem sido marcada por divergências entre os parlamentares Lourdinha Pereira e Júnior Buhatem, nesta quinta-feira após descer da tribuna e citação de trecho de nota publicada pelo Coroatá de Verdade o parlamentar governistas declarou que o ex-prefeito Luís da Amovelar encontra-se abandonado por aquele que ele ajudou. A vereadora comunista não gostou da declaração e chamou o nome Buhatem de covarde e pediu que o mesmo citasse nomes. “A quem a carapuça couber”, declarou o governista.

Buhatem X Cássio

... Mas os debates mais emocionantes têm ficado sempre por conta do atual líder da Bancada de Oposição, Júnior Buhatem, e Cássio Reis (foto), que foi o líder da bancada governista durante o último mandato do ex-prefeito Luís da Amovelar.

Estiveram presentes na sessão desta quinta-feira, 19: Bancada do Governo: César Trovão (PV), Riba Maia (PSC), Camilo Garret (DEM), Marcos Machado (DEM), Júnior Buhatem (PMDB), Josean Veras (PSC) e Wllisses Muniz (PMDB); Bancada de Oposição: Cássio Reis (PSDB), Juscelino Araújo (PT), Raimundo Diôgo (PT), Lourdinha Pereira (PCdoB); e Sem bancada: Dr. Naldo Dantas (PSDB).

Teto de escola estadual acaba de desabar

Foto/Reprodução/CoroatáConetado

Segundo informações repassadas ao Coroatá de Verdade, o teto da CE Luis Montenegro Tavares acaba de vir a baixo. Mais precisamente uma boa parte do teto do pátio da escola, que inclusive foi totalmente reformada a pouco tempo. Por sorte ninguém estava no pátio no momento do desabamento.

Pelo visto, a reforma foi mais uma daquelas que é bonita por fora e perigosa por dentro.

Atualização: Após o anuncio do desabamento, logo a diretoria da escola providenciou de comprar novos matériais e contratar profissionais para sanarem o problema.

Placa que mostra a reforma recente da escola.
Foto/Reprodução/CoroatáConetado