quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Simplício Araujo quer anular sessão que manteve o mandato do deputado-presidiário

Por: Nadja Rocha 

O deputado federal Simplício Araújo (PPS-MA) fez, nesta quinta-feira (29), questão de ordem pedindo a anulação da sessão do plenário que selou a absolvição do deputado Natan Donadon (Em partido-RO). Para ele, o parlamentar não poderia ter votado na reunião que analisou sua própria perda de mandato. “Isso fere as normas desta Casa. O regimento foi violado”, afirmou o parlamentar.

Na questão de ordem apresentada à Mesa Diretora, Simplício se baseou no parágrafo 8º do art. 180 que determina: “No caso de deliberação sobre aplicação de sanção disciplinar por conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar, é vedado o acolhimento do voto do deputado representado”, diz o documento.

Outra questão levantada pelo parlamentar foi a declaração do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB- RN), que durante a votação, ao perceber que o parlamentar condenado pelo STF havia votado, anunciou que iria anular o voto de Donadon, apesar de a votação ter sido secreta.

“O presidente tem que provar que Donadon votou não. Acho que não tem como extrair esse voto, a não ser que o sigilo do painel seja quebrado. Aí ele (Henrique Eduardo ) estará cometendo uma ilegalidade”, analisou Araújo.

Em caso de negativa da questão de ordem, Simplício Araújo informou que ingressará com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a realização de uma nova sessão para apreciar a cassação de Natan Donadon.

Simplício Araújo pediu ainda à Mesa Diretora a quebra de sigilo do seu voto. Ele defendeu que todos os deputados deveriam fazer o mesmo. “Nós devemos satisfação à sociedade brasileira, que ontem ficou com vergonha desta Casa”, afirmou o parlamentar.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Meses já se passaram e cadê o fardamento do SAMU?

Funcionários do SAMU atendendo a população inadequadamente.

No dia 4 de junho deste ano, o enfermeiro e diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Ivan Lima, anunciou que os profissionais do serviço iriam ser agraciados pelas suas fardas especificas de trabalho (REVEJA). Porém, hoje dia 28 de Agosto, quase três meses depois do anuncio, o fardamento prometido parece ainda não ter saído das malharias da cidade, porquê o que se ver, são os profissionais deste importante serviço, atendendo a população de forma precária, o kit exemplar do diretor ainda continua sendo uma calça jeans (do próprio profissional), uma camisa padronizada do SAMU e uma luva de látex, nada mais, como você pode ver nas imagens.

E mais um vez o blog pergunta, cadê o fardamento diretor? ainda sai este ano? Será que os mais de R$2 milhões que o governo federal já repassou para o serviço só este ano, não deu pra adquirir? 

Diretor do SAMU afirmando a meses atrás que o fardamentos "está sendo providenciado", Mas pra que ano?


Profissão Repórter mostra a verdadeira saúde implantada por Ricardo Murad

Por Páblo Lima do Blog do Luis Cardoso.



Como noticiamos no dia 19 do mês passado, uma equipe do programa “Profissão Repórter” da TV Globo, esteve na cidade de Tutoia para mostrar como são tratados os doentes daquela cidade (Reveja).

A reportagem em questão foi ao ar na noite de ontem (28), e mostrou o total descaso da prefeitura e do Governo do Estado com a saúde da população. O que mostraram as imagens foram doentes no meio dos corredores, sem maca, sem lençóis e até gazes.

A equipe da TV Globo acompanhou o plantão de uma médica no único hospital da cidade, plantão esse que durou 52 horas contadas pelo repórter. Ela se dividia entre os casos tidos como normais e os mais urgentes, a profissional da saúde ainda tinha que fazer pequenas cirurgias sem a menor condição de trabalho. Uma guerreira!

Eles também se dirigiram até a cidade de Paulino Neves, por lá o hospital está equipado, porém não atende os doentes por conta da falta de recursos para a contratação de médicos e pessoal, e Sucupira do Riachão, onde o hospital da cidade está pronto, mas não funciona.

Assista a reportagem completa CLICANDO AQUI!

Coroatá de todos os assaltos


É cada vez pior a situação da cidade de Coroatá, seja na saúde, na educação e até mesmo na segurança pública.

Se foram os bons tempos em que a diversão era passear no final da tarde embaixo das frondosas arvores da praça José Sarney, tanto porque elas quase não existem mais, quanto pela falta de segurança que paira no município. É registrado quase que diariamente uma média de 05 a 10 assaltos todos os dias.

A casa lotérica da cidade, os correios, e até o Banco do Brasil, sofrem com frequentes assaltos. É como outrora eu havia dito nas paginas do Facebook "Só não assaltaram prefeita até hoje, porque ela não mora na cidade".

Isso é uma vergonha, tanto pro governo, quanto pra prefeitura que praticamente acabou com os guardas municipais da cidade.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Grito da Terra Coroatá parou a cidade

Do blog Coroatá Conectado

O evento organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Coroatá - STTR denominado "Grito da Terra Municipal" aconteceu hoje(27) na cidade, reunindo centenas de pessoas que paralisaram a ponte entre as 7 e 8 horas da manhã e em seguida percorreram ruas do municípios com paradas em frente as novas instalação da Prefeitura Municipal (Centro Administrativo Dr. João Mota) e a Previdência Social.

Vários trabalhadores Rurais de vários Povoados estiveram presentes, cobrando do governo mais educação, saúde de qualidade e apoio a classe dos trabalhadores . O Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores(as) de Coroatá, Antonio Viana, fez uma análise de como se encontra a cidade: "Hoje Coroatá vive uma situação precária, aonde a saúde é uma vergonha, a educação de péssima qualidade, quando crianças são transportados de forma irregular, merendar escolar ruim e o povo sofrendo", comentou Antonio Viana.

O Grito da Terra Municipal teve o apoio dos Sindicatos da Região, FETAEMA E CONTAG.

Veja as fotos:




Um sonho chamado Neverland (a Terra do Nunca)

Por Císio Janus

Neverland, ou Terra do Nunca, é a terra onde se passa as aventuras do menino que não queria crescer Peter Pan, personagem criado pelo escocês J.M BARRIE, nascido na Escócia em 1860, Barrie levou aos palcos da cidade de Londres cidade da Inglaterra em 1904, uma peça teatral chamada The Boy Who Would’t Grow Up. A história se passa com um menino que não queria crescer e com uma fadinha chamada Sininho, eles levam seus amiguinhos Wendy, John e Michael para uma fantástica aventura, em NeverLand a Terra do Nunca. Eles passam por varias aventuras, navios, piratas, dentro de um contexto que o ser jamais deseja chegar à fase adulta, tudo é uma aventura eterna para Peter Pan e seus amiguinhos.

Dentro desse contexto, gostaria de levar nossos leitores a uma aventura inesquecível, que como Peter Pan fará com que jamais desejemos acordar desse sonho tão maravilhoso. Imagine-se em uma terra em que emana leite e mel, onde a água jamais acaba essa água é límpida, que jamais sua fonte seca, imagine neste sonho, uma sociedade onde todos se respeitam sem jamais deixar suas diferenças impedir o crescimento de cada ser, imagine um lugar onde pobreza não existe, onde os planos de saúde não são necessários, pois o sistema de saúde funciona de forma igualitária, imagine uma terra onde não falta trabalho, todos ganham de forma que podem viver e não sobreviver, imagine uma terra onde filhos de negros possam unir-se aos filhos brancos, unir-se aos filhos de pardos e não serem tratados com desdém por causa de sua cor ou raça, sem preconceitos, imagine uma terra onde os partidos políticos travam debates que realmente altera de forma positiva a sociedade, imagine uma terra onde os anseios de cada cidadão são atendidos sem a insensatez de pensarem primeiro em si mesmo, imagine uma terra onde a educação é dinâmica, instrutiva, faz com que cada pai, filho, filhas possam ter o sentimento de ser quando crescerem um profissional capaz de esta contribuindo na melhoria do mundo em que vive, e que possa sentir que valeu a pena cada ano na Universidade, imagine uma terra que a natureza retribui a cada ser de forma harmoniosa, pois os seres que vivem ao seu redor preservam cada item do sistema em que vivem. Você pode abrir seus olhos agora e imaginar que essa NeverLand ou Terra do Nunca que vivia Peter Pan, é possível desde que cada um faça sua parte, desde que cada cidadão possa entender o seu espaço, entender seu momento, entender sua vida, qual o propósito maior de estar aqui neste mundo. Assim como NeverLand (Terra do Nunca), fazia com que Peter Pan e seus amiguinhos vivessem em constante aprendizagem de que nossa vida só é completa quando o complemento esta no respeito e amor em nosso próximo. Entender isso é um passo importante para que possamos continuar na busca desta terra chamada NeverLand.

Uma semana abençoada a todos!

Leitores reagem à declaração da prefeita Teresa Murad

Teresa Murad fala durante a abertura do 11° Festiva da Mandioca (Foto: Reprodução/Facebook)
A declaração de que o "dinheiro público é sujo e amaldiçoado"  feita pela prefeita Teresa Murad (PMDB) durante a abertura do 11° Festival da Mandioca realizada no último dia 16 repercutida no blog do Acélio Trindade, leia clicando aqui, foi republicado em um dos principais blogs maranhenses, o blog do John Cutirm do Jornal Pequeno.

Os leitores do blog de Cutrim reagiram as declarações da prefeita. "Cruz, credo! Deve ser por isso que a população não tem serviços de qualidade, como saúde, educação e saneamento. É porque os prefeitos usam dinheiro sujo e amaldiçoado. Se é assim, não pode mesmo dar em nada que preste", declarou a leitora Fátima Borges.

Um outro leitor, identificado apenas como Maia, indagou: "E por que ela se candidatou para prefeita?", em seguida continuou: "Amaldiçoando é o que o marido dela ta fazendo, constrói hospitais apenas em 'lugares eleitoreiros', enquanto tem municípios de grande porte que não recebem tais obras porque não têm o apoio da governadora".

"Talvez esse dinheiro amaldiçoado que ela está se referindo é o dinheiro empregado nos serviços de assistência ao povo. É amaldiçoado por que o resultado é o crescimento do IDH do Maranhão, só que é de maneira negativa. O dinheiro abençoado é aquele que a maioria dos políticos, empresários que bancam a campanha dos mesmos ou seus parentes, levam pra casa ou guardam em contas no exterior, compram pickup’s importadas, apartamentos de luxo em São Luís e outras cidades do país e exterior, jóias etc etc etc. Depois de prefeita, ela pode viver com o que já ganhou e continua ganhando, e pode ingressar na carreira de humorista. Vejam o rapaz de camisa azul, próximo a caixa de som: ele tá com a mão na boca, rindo. Ela é hilária mesmo!", escreveu Marcos Antonio.

Leia todos os comentário postados pelos leitores do referido blog, clicando aqui.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Simplício reforça sentimento de união da oposição para vencer grupo Sarney


O deputado federal Simplício Araújo (PPS) reforçou, neste final de semana, o sentimento de união que começa a contagiar a oposição maranhense. Ao participar de mais uma etapa do movimento ‘Diálogos pelo Maranhão’, com a presença do presidente da Embratur, Flávio Dino, nos municípios de São Domingos do Maranhão, Tuntum e Presidente Dutra, Araújo ressaltou a importância de a oposição do Maranhão não cair nas reiteradas armadilhas do grupo Sarney. “O jogo de intrigas, de fomento da desunião da oposição, sempre foi um fator preponderante para as vitórias, embora questionadas, do grupo Sarney. Tudo isso se repete agora, quando o grupo se utiliza de sua poderosa mídia para tentar dividir a oposição. Precisamos de maturidade política, precisamos deixar as vaidades de lado, e, acima de tudo, precisamos nos conscientizar de que temos um inimigo em comum, para vencer essa batalha”, disse Simplício.

Integrante da comitiva do presidente da Embratur, Simplício Araújo participou das sessões solenes em que Flávio Dino foi homenageado com títulos de cidadão nos municípios de São Domingos e Tuntum. As solenidades aconteceram na noite de sexta-feira (23), reunindo centenas de pessoas nas duas cidades.

Em discurso empolgante, Flávio Dino destacou a importância desse momento para o Maranhão. “Este é um momento especial, para que possamos dar um fim à política do medo e para colocar no lugar dela a política das ideias, do trabalho, da esperança e da união”, afirmou Flávio Dino no pronunciamento em que agradeceu à população de São Domingos do Maranhão a homenagem que lhe foi concedida.

Partícipe da solenidade, o prefeito Kleber Andrade (PP), de São Domingos, agradeceu o apoio que Flávio Dino deu à cidade durante o exercício do mandato de deputado federal. “São Domingos conta hoje com mais duas creches, uma Praça da Juventude, com espaço para prática de 10 diferentes tipos de esporte, e uma piscina semiolímpica utilizada por alunos matriculados no sistema de educação municipal, tudo isso graças às emendas destinadas por Flávio Dino quando ainda exercia o mandato de deputado.

A cerimônia de entrega dos títulos reuniu lideranças políticas, comunitárias e a sociedade de mais de 15 municípios da Região Central do Maranhão. Presentes os prefeitos de São Domingos (Kleber Andrade), Tuntum (Cleomar Tema), Caxias (Leonardo Coutinho), Dom Pedro (Hernando Macedo), o vice-prefeito de Gonçalves Dias, Djalma Dias; o ex-prefeito de Caxias Humberto Coutinho e vereadores de 30 municípios da região.

Outras lideranças estaduais acompanharam o evento, dentre eles a deputada Cleide Coutinho (PSB), que recebeu, também, o título de cidadã tuntunense.

Além de Simplício Araújo, acompanharam Flávio Dino em mais essa jornada o deputado federal Domingos Dutra e os estaduais Marcelo Tavares, Rubens Júnior e Bira do Pindaré, todos identificados com o pensamento de Araújo, de que a união da oposição será decisiva para a derrota definitiva do grupo Sarney em 2014.

domingo, 25 de agosto de 2013

Parlamentar condena ataques à Paróquia


Durante o grande expediente da sessão da última quinta-feira (22) o vereador Cássio Reis (PSDB) expressou sua indignação às publicações que acusam a Paróquia Nossa Senhora da Piedade de fazer apologia à políticos que fazem oposição a oligarquia Sarney ao veicular no seu boletim informativo “O Mensageiro”, em suas duas últimas edições, matérias sobre os deputados Bira do Pindaré (PT) e Simplício Araújo (PPS), estadual e federal, respectivamente.

O vereador Cássio Reis posicionou especialmente contra os ataques patrocinados pela prefeita Teresa Murad e por seu esposo Ricardo Murad (ambos do PMDB) nos meios de comunicação em desrespeito a autoridade e a importância da Igreja Católica local. O parlamentar referiu-se em suas falas às postagem feitas pelo radialista Idalgo Lacerda em sua página (que ostenta escancaradamente a logomarca do governo municipal no blog, em clara posição à sua ligação com administração) e aos comentários feitos pelo mesmo blogueiro em seu programa na Rádio Geração Jovem FM, o Coroatá em Debate.

“É por ataques como estes que a prefeita seu esposo não merecem o meu respeito e dos coroataenses”, declarou o parlamentar.

Cássio Reis destacou ainda que os principais ataques orquestrado pela prefeita e seu esposo foram feitos na mesma página da Internet que declarou em anos anteriores que “as igrejas evangélicas coroataenses faziam mais barulho que salões de festas”.

A página no jornalista Carlos Filho, ex-secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Coroatá, endorsou na tarde deste domingo (25) os ataques ao publicação da Paróquia.

Atualização: Matéria atualizada em 26/08, às 10:24, após contato com a assessoria do líder da oposição, Júnior Buhatem, que informou que tais declarações não foram feitas pelo parlamentar, sendo compreendido por este repórter, que confessa ter ficado desatento em alguns momentos durante a última sessão.

Nota do redator: O curioso que ambos os defensores de Ricardo e Teresa (Carlos Filho e Idalgo Lacerda) de forma ridícula tentam em suas publicações ou através dos comentários em programas de rádio ou TV tentam ensinar como deve se comportar a Igreja Católica em Coroatá, citando o Papa Francisco. Hilário! Que moral os dois tem para isso?

Deputado apoiado por Ricardo Murad em 2010 envolve-se em escândalo de locadora de veículos na Câmara Federal


O site Congresso em Foco publicou na última sexta-feira (23) uma reportagem intitulada "
A incrível história da locadora favorita dos deputados", leia clicando aqui, que denúncia um escândalo de beneficiamento de parlamentares federais de diversos partido e estado brasileiro. E como não poderia o estado do Maranhão possui um representante nesta lista negra, trata-se do deputado federal correligionário da governadora Roseana Sarney e do deputado licenciado Ricardo Murad (ambos do PMDB), estamos falando do bacabalense Alberto Filho (foto).

O deputado Alberto Filho foi eleito ao parlamento federal nas eleições de 2010 com o apoio do então candidato a deputado estadual e hoje secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, que fez o que é conhecido no meio político como "dobradinha" para contribuir para a sua eleição.

Veja na íntegra abaixo a reportagem publicada pelo site e que será repercutida na edição deste domingo (25) do Jornal Pequeno:

Uma casa modesta localizada num bairro residencial de Sobradinho, a 22 km de Brasília, no Distrito Federal, é a sede de um negócio que faz o maior sucesso entre os deputados. De acordo com dados da Receita Federal, ali está instalada a locadora de veículos que mais recebe recursos da cota parlamentar, depois das companhias aéreas e telefônicas e dos Correios, benefício a que parlamentares têm direito para cobrir despesas do mandato. Desde o início do ano passado, a ARL Barros Serviços Executivos Rent a Car Ltda. já faturou mais de R$ 500 mil com o aluguel de carros apenas para deputados – valor integralmente ressarcido aos parlamentares pela Câmara.

A figura por trás da empresa atende pelo nome de Parmênio Francisco Coelho Serra. Casado com Angela Rosa Lira Barros, que aparece oficialmente como proprietária da empresa, Parmênio admitiu, em entrevista ao Congresso em Foco, ser dono da locadora. É ele quem negocia os aluguéis com os gabinetes dos deputados. Um trabalho facilitado por um simples motivo: além de empresário, ele afirma ser secretário parlamentar na Câmara. De acordo com os registros oficiais, ele foi funcionário da Casa de fevereiro de 2007 a janeiro de 2013. Seu último salário, no cargo de confiança, era de R$ 8 mil.

Parmênio, no entanto, garantiu à reportagem que continua trabalhando na Casa. Só não revela para qual deputado. “Não interessa. Eu não posso expor meu deputado”, respondeu, alegando que o parlamentar não tem nada a ver com os seus negócios.

Apesar de ter 18 veículos em sua frota, a locadora não tem garagem própria. A reportagem foi até o endereço da empresa, em Sobradinho, e se deparou com a casa do sogro de Parmênio, onde o empresário também mora. Mesmo com amplo jardim, os veículos não ficam por ali.

Os carros que não estão alugados, segundo o empresário, ficam espalhados pela cidade. Ele diz que os veículos são deixados em estacionamentos de hotéis do Plano Piloto e na casa de parentes. “Tem carro que fica no hotel, no bloco. A maioria fica aqui embaixo, no Plano [Piloto]. Tem carro que fica na casa do motorista. Fica em vários hotéis, depende do hotel em que o cliente está”, conta.

Bancada numerosa

Parmênio conta que o foco da empresa é alugar carros de luxo para parlamentares, empresários e eventos, como casamentos e formaturas. Ele não informou ao Congresso em Foco com quantos parlamentares mantém contrato, mas, segundo dados da Câmara, pelo menos 23 deputados já alugaram seus carros nos últimos dois anos.

Questionado sobre os valores dos aluguéis e a forma de fornecimento do serviço, Parmênio informou que o seu advogado entraria em contato com o site para fornecer mais informações. Nove dias se passaram desde então. Nenhum representante da locadora procurou a reportagem. O empresário se limitou a informar apenas que aluga carros dos modelos Toyota Corolla e Ford Fusion, além de um carro antigo, o Ford 29.

Parmênio afirmou ainda possuir uma Mercedes, que estaria alugada à Embaixada do Japão. Procurada, a assessoria da embaixada informou que jamais alugou qualquer veículo da ARL Rent a Car. O deputado Abelardo Camarinha (PSB-SP) locou a Mercedes da empresa por R$ 12 mil mensais em março e abril.

Os três deputados que mais recorreram aos serviços da locadora este ano foram Alberto Filho (PMDB-MA), Assis Melo (PCdoB-RS) e Salvador Zimbaldi (PDT-SP). Cada um deles pediu ressarcimento à Câmara de R$ 63 mil para custear o aluguel de veículos apenas no período entre janeiro e julho.

Mesmo com a popularidade entre os parlamentares e o objetivo de atender a eventos, a empresa prefere a discrição. Não existe placa de identificação, escritório ou site na internet. A divulgação se restringe a um anúncio no perfil de Parmênio no Facebook e no Orkut.

Farra dos veículos

Como mostrou o Congresso em Foco, a Câmara já gastou mais de R$ 31 milhões em aluguéis de veículos desde 2012. O montante é suficiente para comprar mil carros populares, o que daria quase dois carros por parlamentar (a Câmara tem 513 deputados). Ou 413 carros executivos de luxo, como os deputados demonstram preferir. É como se cada parlamentar, gastasse em média, todo mês, R$ 3,1 mil para alugar carros. Mas o valor pode ser ainda maior, pois os deputados têm até 90 dias para prestar contas. Ou seja, as despesas entre maio e julho deste ano ainda podem ser ressarcidas.

O campeão no aluguel de veículos é o deputado Arnon Bezerra (PTB-CE). Desde o ano passado, ele gasta todo mês R$ 21,3 mil para locar cinco carros, sendo três de luxo. Outro parlamentar cearense também se destaca nesse tipo de despesa. É Manoel Salviano (PSD-CE), que aluga quatro carros, dois deles de luxo, inclusive uma Mercedes, para percorrer o Ceará. Funcionários chegaram a informar que empresa proprietária dos automóveis pertence ao próprio parlamentar. Ele também utiliza a cota em um hotel do qual é acionista. No Senado, a situação não é diferente. O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) gasta R$ 6,6 mil para locar um veículo top da marca Kia. Após a publicação da reportagem, ele disse que mandará a conta, a partir de agora, para o diretório estadual do PSDB, cuja presidência assumiu no mês passado.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bomba! Dr. Naldo deverá passar a vaga de vereador para o suplente Carlos Portela


O assunto do momento nos bastidores da política coroataense é a especulação de que Ricardo Murad está prestes aumentar a força de sua bancada na Câmara Municipal de Coroatá. Isso porque como já é de conhecimento de todos, Dr Naldo que "pulou" pro barco dos Murad's, até hoje, em todas as sessões daquela casa, entra mudo e sai calado, e a "atuação" do parlamentar não estaria agradando o todo poderoso RM.

Para acertar dois coelhos com uma cajadada só, Ricardo já teria chamado para uma longa conversa, o suplente de Naldo Dantas, o também tucano, Carlos Portela que nas últimas eleições obteve 648 votos, 22 votos a menos que Naldo. Carlos Portela teria aceitado prontamente o convite para voltar as suas origens e defender a bandeira do descaso na câmara de Coroatá. 

Em troca do favor que Naldo faria para Murad, ele irá tomar de conta do seu próprio hospital que tem reinauguração prevista para os próximos meses.

Fontes informaram ao blog que o acerto já foi feito e Portela estaria tentando levar ao grupo Murad, além dos familiares, os amigos mais próximos e lideranças que o apoiaram em 2012, porém não está obtendo exito, tendo em vista o péssimo governo que a prefeita Teresa Murad vem fazendo.

O blog Coroatá de Verdade procurou ambos, porém nossas ligações não foram atendidas. Agora só nos resta aguardar os próximos capítulos da história.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Em rede social coroataenses pedem explicação ao vereador Riba Maia sobre o Viva Primeiro Emprego

Na manhã desta quarta-feira (21) o vereador Riba Maia (PSC), que se auto-intitula o "vereador da juventude", passou por uma situação um tanto quanto desagradável ao usar o seu perfil no Facebook para informar aos jovens coroataenses que as inscrições do Programa Estágio Viva Primeiro Emprego se encontravam abertas no Complexo Educacional. Porém, o parlamentar esqueceu-se de perguntar a sua patroa, a prefeita Teresa Murad (PMDB), se esta ainda tinha interesse receber inscrições. 

Logo após a postagem várias pessoas se manifestaram denunciando que haviam procurado o local e horário indicados para realizar sua inscrição e foram informadas simplesmente que não haviam mais vagas disponíveis. Mas o curioso é que desde o primeiro dia a situação vem ocorrendo, como denunciou Adriana Monteiro na postagem do parlamentar governista: "muito estranho, marcaram para a segunda a partir das 18 horas e eu fui segunda às 17:30 horas e me disseram que não tinha mas vagas, sendo que eu fui 30 minutos antes", escreveu a internauta.

Contam as más línguas, que as vagas foram distribuídas para os vereadores e babões de plantão darem a quem achar que merecessem, e claro alguns jovens que trabalharam obtiveram mais destaque no comitê de Teresa Murad também tiveram sua vaga previamente reservada.

Aos desinformados queremos frisar que a vinda do Programa Estágio Viva Primeiro Emprego é fruto de uma indicação do vereador de oposição Cássio Reis (PSDB), aprovada por unanimidade no dia 1° de março deste ano. À nossa reportagem o parlamentar autor da indicação, que também comentou a postagem de Riba Maia (como podem ver nas imagens abaixo) lamentou o ocorrido e disse que cobrará no parlamento uma explicação e providências cabíveis.

Veja alguns comentários na página do parlamentar, clique na imagem para ver em tamanho maior:




Ricardo Murad faz reunião secreta para tentar sabotar o Diálogos pelo Maranhão

Do blog Marrapá.


Anteontem (19), o secretário Ricardo Murad fez uma reunião secreta na cidade de Coroatá para tentar sabotar a caravana do Diálogos pelo Maranhão.

Ele se encontrou com aliados das cidades de São Domingos, Tuntum, Presidente Dutra e Matões e determinou as ações a serem tomadas para esvaziar e criar um clima de animosidade durante a passagem de Flávio Dino pelos quatro municípios neste fim de semana.

Uma das lideranças políticas que participou do encontro relatou que o cunhado da governadora Roseana Sarney distribuiu pendrives, panfletos apócrifos e maços de dinheiro para alugar carros de som com o objetivo de divulgar calúnias contra o presidente da Embratur, que aparece a beira dos 60 pontos em todos os levantamentos da disputa pelo Palácio dos Leões.

Segundo a fonte, Ricardo Murad estava de posse de uma edição do Jornal Pequeno de domingo e demonstrou total descontrole ao relatar os números da pesquisa aos presentes para justificar a necessidade de sabotagem, a ponto de usar palavras de baixo calão quando se referia ao comunista.

- Nunca vi o doutor Ricardo tão nervoso. Ele chamou o Flávio Dino até de gorducho cazumbá e papada de porco – confidenciou a liderança política, que preferiu não se identificar por razões óbvias.

Aviso aos desinformados: as inscrições para o Programa Estágio Viva Primeiro Emprego já estão encerradas


As inscrições para o Programa Estágio Viva Primeiro Emprego que a Prefeitura Municipal de Coroatá poderá executar nos próximos meses em parceria com o Governo Estado já foram encerradas, embora o vereador governista Riba Maia (PSC) tenha anunciado o contrário na manhã desta quarta-feira (21) em postagem em seu perfil numa rede social.

Os jovens que atendem aos requisitos do Programa que procuram o local (Complexo Educacional) e horário informado (de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h)  para realizar suas inscrições estão sendo informados que as mesmas já foram encerradas. A recepcionista do local informa aos interessados que as vagas (que, segundo a mesma, eram limitadas) já foram preenchidas devido a grande procura.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pesquisa aponta vitória de candidatos da oposição na disputa pelo Senado

Jornal Pequeno – Pesquisa Amostragem/Jornal Pequeno apurou que, se as eleições para o Senado Federal fossem hoje, a oposição venceria contra qualquer um dos pré-candidatos da família Sarney. Na disputa entre Roberto Rocha e Roseana Sarney, o vice-prefeito da capital tem vantagem de 43,69% contra 35,38% da governadora. 13,85% votariam em branco ou nulo e 7,08% não sabem ou não opinam.

A vantagem dos candidatos da oposição é mantida em um cenário em que José Reinaldo Tavares disputa com Roseana Sarney. Segundo a pesquisa, o ex-governador teria 38,15% dos votos dos maranhenses contra 36,23% alcançados por Roseana. Neste cenário, 16,85% disseram que votariam em branco ou nulo e 8,77% não souberam ou preferiram não opinar.

Quando a disputa acontece contra o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a vantagem da oposição permanece. Numa possível disputa entre Gastão e Roberto Rocha, o pré-candidato da oposição teria 38,77% dos votos contra 23,77% do pré-candidato do governo. Brancos e nulos somam 19,62% e não sabem ou não opinam, 17,85%.

No cenário em que os pré-candidatos são José Reinaldo Tavares e Gastão Vieira, a oposição também aparece em vantagem. Se as eleições fossem hoje, Tavares teria 32,38% contra 26,54% de Gastão Vieira. Brancos e nulos (19,77%) e não sabem ou não opinam (21,31%).

A pesquisa Amostragem verificou, também, o cenário entre os pré-candidatos do governo contra o deputado federal Domingos Dutra na disputa pelo Senado. No embate contra Roseana Sarney, Domingos Dutra teria 30,92% contra 38,54% de Roseana. Brancos e nulos somam 17,69% e não sabem ou não responderam, 12,85%.

Já na disputa contra Gastão, Dutra teria 19,62% de votos contra 30,54% do ministro do Turismo. Brancos e nulos somam 23,31% e não sabem ou não opinam, 26,54%.

Pesquisa Amostragem – O Jornal Pequeno divulga desde domingo (18) levantamentos feitos pelo Instituto Amostragem dos cenários pré-eleitorais e de avaliação do governo do estado. A pesquisa apontou que o pré-candidato da oposição na disputa pelo governo do Estado também venceria as eleições. Flávio Dino, presidente da Embratur, tem vantagem em todos os cenários e venceria as eleições em primeiro turno.

O Instituto Amostragem entrevistou 1.300 pessoas em 40 municípios maranhenses entre os dias 9 e 11 de agosto. A amostra tem margem de erro de 2,66% para mais ou para menos.

Bomba: Esquema de corrupção na secretaria de Meio Ambiente de Teresa Murad é descoberto




Confirmado: Simplício Araújo será o candidato à Câmara Federal apoiado pelos vereadores de oposição

Vereadores após reunião na residência de Simplício Araújo em São Luís
Algumas semanas atrás noticiamos que o vereador Cássio Reis (PSDB) reuniu-se na capital do estado com o deputado federal Simplício Araújo (PPS), conversa esta iniciada há alguns meses, logo após as inúmeras denúncias sobre a situação dos serviços estaduais de saúde oferecidos em Coroatá e sobre a atual administração municipal repercutirem em todo o estado e na Câmara Federal;

Assim que retornou a cidade o vereador Cássio Reis conversou com os demais colegas de bancada, Marcelo Moura (PTC), Juscelino Araújo (PT), Lourdinha Pereira (PCdoB) e Raimundo Diôgo (PT), que viajaram à São Luís em sua companhia logo na semana seguinte para que conversassem pessoalmente com o deputado. Como já havíamos adiantado em outras postagens, a aliança que começou a ser construída naquela ocasião será anunciada formalmente nesta quinta-feira (22) durante a sessão na Câmara Municipal.

Porém, ao que tudo indica, não apenas os cinco parlamentares defenderão o nome do deputado Simplício, mas acredita-se também que o ex-vice-prefeito Domingos Alberto (PT), que antes estava com o deputado estadual Zé Carlos da Caixa (PT) que pretende candidatar-se ao parlamento federal em 2014, também virá compor esta aliança, pelo menos é o que foi demonstrado no último sábado (17) durante a comemoração do aniversário do vereador Cássio, antecedido por um almoço na residência do vereador Marcelo Moura, quando o deputado esteve no município para participar do evento. Durante a estadia do deputado no local do aniversário o ex-vice-prefeito Domingos Alberto conversou durante alguns minutos com o mesmo, por algumas vezes na companhia do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Viana.

Como já adiantamos, além de Domingos Alberto, possivelmente Luís da Amovelar (PT) será mais um a juntar-se para fortalecer a candidatura de Simplício, pois o apoio do ex-prefeito ao candidato de Roseana Sarney (PMDB) fica cada dia mais distante, diante das circunstâncias. Até o momento o ex-prefeito diz aos amigos e aliados que apoiará Washingthon Luís (PT) ou Rubens Pereira Junior (PCdoB) à uma vaga na Câmara Federal, mas, após a longa conversa com Simplício presenciada durante a sua passagem naquela comemoração, acredita-se que dificilmente o mesmo apoiará outro candidato. Aliás, muitos acreditam que o apoio de Amovelar à candidatura de Ana Mendonça (PMDB) ao parlamento estadual não será mantido até o final da eleição, pois a decisão mais inteligente para ele seria recuperar um pouco do prestígio perdido nas últimas eleições apoiando um candidato a deputado estadual local, como Odair José (PT), e unindo-se ao projeto dos demais colegas, incluindo-se aí a campanha de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do estado. Afinal de contas quantos votos sozinho Luisinho poderá garantir em Coroatá para a candidata de Santo Antonio dos Lopes?

E por falar em Odair José, reafirmamos que os parlamentares municipais e a população tem demonstrado uma simpatia ao seu nome como uma alternativa viável para a construção de uma candidatura local, haja visto a importância política do município diante do cenário estadual e a necessidade de um verdadeiro representante do povo coroataense na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Os parlamentares, confiantes no trabalho de articulação que desenvolverão em torno do nome de Simplício, afirmam que buscarão outras lideranças políticas e sociais para se inserirem ao projeto, inclusive na concretização do apoio dos ex-mandatários municipais, a dupla dinâmica Luís da Amovelar e Domingos Alberto. O jogo político está apenas começando, vamos aguardar.

Ricardo Murad quer colocar a filha de seu adjunto como conselheira do TCE

Do Blog do Luís Cardoso

Onde tem eleição ou ocupação de cargos altos lá estarão as impressões digitais do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Foi assim na escolha do presidente da Assembleia Legislativa em 2010. Ele tentou ser o candidato único e acabou renunciando por causada desistência dos colegas parlamentares ao seu nome.

Meses depois ele tentou eleger o então prefeito de São João dos Patos, Zé Mário, ao cargo de presidente da Famem. Mais uma vez saiu derrotado com a desistência de seu aliado em favor do ex-presidente Júnior Marreca.

Na mais recente escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, na vaga destinada ao quinto constitucional da OAB, teve o irmão rejeitado por causa do nepotismo. O advogado Samir Murad, assim como o irmão Ricardo Murad, são cunhados da governadora Roseana Sarney.

Agora, o secretário de Saúde entrou na escolha da vaga no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, a ser aberta em outubro com a aposentadoria do conselheiro Yedo Flamarion Lobão.

Como a vaga deve ser preenchida por um membro do Ministério de Contas do TCE, Murad já escolheu sua candidata: a procuradora de contas Flávia Leite, filha de Márcio Leite, secretário adjunto de Saúde.

Mesmo se for confirmada a vaga para um dos quatro procuradores de contas do TCE, em lista tríplice a ser enviada para a indicação da governadora Roseana Sarney, a candidata de Murad terá dificuldades.

A Constituição do Estado reza que para ser Conselheiro do TCE o cidadão terá que ter no mínimo 35 anos. A preferida de Murad tem apenas 32 anos. Para ele, isto não é problema. E neste sentido tem consultado alguns parlamentares da possibilidade de reduzir a idade pela vis legislativa.

Diante da gula por indicações ou eleições, não é nada bom que se espalhe que haverá eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saco das Almas.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Enquanto a insegurança toma conta da cidade guaritas fechadas servem de minidoor para aliados




A onda negra da INSEGURANÇA tomou conta de Coroatá desde o início deste ano, diariamente os meios de comunicação locais tem noticiado o aumento dos números de roubos, assaltos e até mesmo de homicídios. Somente para lembrar os acontecimentos da última semana podemos citar os recentes assaltos à Lotérica "Fique Rico" e ao Auto Posto Franco (nos dias 15 e 17, respectivamente). Em ambos os casos os assaltantes renderam os funcionários dos estabelecimentos portando armas de fogo e evadiram-se levando altas quantias financeiras.

Tais fatos podem ser atribuídos a algumas atitudes tomadas pela nova administração tão logo assumiu o poder, entre elas podemos citar o fechamento das guaritas localizadas nas principais entradas da cidade. Mesmo com duras críticas e muitas reclamações as tais guaritas jamais foram reabertas, apesar das inúmeras promessas da equipe de governo e parlamentares aliados. Até fechamento desta matéria e registro fotográfico os prédios em questão receberam nada mais que uma demão de cal ao longo destes oitos meses de governo, sequer pintaram ao logomarca da nova administração que costumam exibir com orgulho em outros locais.

No início da tarde desta segunda-feira (19) estivemos numas das guaritas abandonadas, esta localizada no bairro do Cajueiro, que em administrações anteriores foi muito importante para a manutenção da ordem e da segurança pública do município, e flagramos que a mesma está servindo apenas para fixar cartazes que promovem uma festa organizada por um dos aliados da prefeita Teresa Murad (o seu locutor oficial, para ser mais específico) a ser realizada em espaço de sua propriedade e do esposo Ricardo Murad (o que é de conhecimento público).

A tal festa, que ocorrerá dia 25 do mês em curso, também contará com o apoio master da dupla dinâmica, assim como do presidente da Câmara e irmão da prefeita, César Trovão (PV), como podemos observar numa das fotos acima.

“O dinheiro público é dinheiro sujo e amaldiçoado”, diz Teresa Murad


Do blog do Acélio Trindade

A prefeita de Coroatá, Teresa Murad, em discurso proferido na Associação de Produtores Rurais de Flor do Dia, na última sexta-feira (16) falou de sua honestidade no trato com o dinheiro público.

Na empolgação chamou o dinheiro público de sujo e amaldiçoado.

“Eu não quero ser ficha suja, eu não vim pra cá pra me aproveitar da prefeitura não Eu tenho com que viver e não tenho vaidade e o que eu tenho eu posso viver muito bem com isso que eu tenho e eu não preciso de dinheiro público pra me enriquecer, o dinheiro público é dinheiro sujo e amaldiçoado tem centenas e centenas de prefeitos que estão hoje quase loucos sem saber o que fazer da vida porque fizeram tudo errado”, disse

Ao finalizar esta parte do discurso disse que em razão de que fizeram as coisas de forma errada muitos prefeitos estão hoje quase loucos, inclusive alguns da cidade que comanda, Coroatá.

“Alguns porque fizeram errados mesmo, outro porque agiram de má fé tirando dinheiro pra si, pra dividir com os parceiros, como exemplo aqui em Coroatá”, finalizou.

Veja o seu discurso em vídeo postado no YouTube, clicando aqui.

A escolha certa

Por Cisio Janus L.Costa  

Vamos falar hoje da escolha certa, como dizia Keynes: “o problema político da humanidade: como combinar três coisas: eficiência econômica, justiça social e liberdade individual”.

Dizer a todo o momento, que os conceitos sociais hoje em dia não têm impacto dentro do universo no qual vivemos, seria uma tolice, diria que a escolha certa dentro de um parâmetro de incertezas faz com que olhemos de forma arbitrária sobre uma perspectiva mais aguçada do futuro. John Maynard Keynes, quando definiu a economia como um “aparelho mental” que, como qualquer outra ciência, era essencial para analisar o mundo moderno e aproveitar ao máximo suas possibilidades, estava dando seguimento aos ensinamentos de seu mestre Alfred Marshall, que chamou a economia moderna de Organon, palavra do grego antigo que significa instrumento- não um conjunto de verdades, mas um “mecanismo de análise” útil para descobrir verdades e, como o termo sugere, um instrumento que nunca estaria completo ou perfeito, mas que sempre exigiria melhorias, adaptações e inovações.

Dentro do universo em que vivemos diria que passamos por mudanças significativas, mudanças estas que faz com que possamos escolher um eficiente sistema econômico que nos trás possibilidades de planejarmos um futuro mais promissor. Escolhermos fazer justiça social, darmos oportunidades aos mais carentes, aos mais necessitados, uma vez que temos o meio transformador, um meio de subsistência aos mais pobres não entraríamos no pensamento de Edmund Burke: “Numa Miséria deste tipo, admitindo alguns poucos Lenitivos, mas muitos poucos, nove Partes em vez de dez de toda a Raça Humana trabalham penosamente durante toda a vida”, nos manuscritos A VINDICATION OF NATURAL SOCIETY, 1756. Isso daria para nos afastarmos cada vez mais desse universo transgressivo de miséria e sofrimento humano.

Liberdade individual é algo real e próximo de nós todos os momentos, essa liberdade de expor seus conceitos, suas idéias, sem medo de ser perseguido por outrem, medo de perder seu emprego, sua fagulha de subsistência, uma liberdade humana real e transformadora. Essa liberdade tão almejada por todos nós, daria um inicio ao que chamamos de Universo Real, façamos a cada dia uma escolha de que lado real fazemos parte, que universo real você estar, dizer que o momento é inapropriado e não admitir que você sejas parte transformadora do processo, faz com que este momento seja apenas uma perda de oportunidade.

Uma superabundante semana a todos!

Cisio Janus L.Costa é Contador e MBA-GFCA/FGV

domingo, 18 de agosto de 2013

Rubens Jr manda mensagem aos coroataenses durante evento em Caxias

O deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB) participou neste sábado (17) do Fórum Regional do PCdoB Maranhão - Região Leste, durante a mesa de debates o comunista falou sobre os desafios partidários nas eleições estaduais do próximo ano. O evento contou com a participação de comunistas coroataenses, sendo eles o ex-vereador e empresário Ciba Araújo e o blogueiro Cleo Freitas.

Ao final do encontro o parlamentar gravou uma mensagem para os coroataenses e relembrou o sucesso alcançado durante a passagem do Diálogos Pelo Maranhão neste solo.

Assista abaixo ao vídeo:

Luís da Amovelar e Simplício Araújo juntos?

Foto: Cici Almeida/Coroatá Conectado
Ontem (17) durante as comemorações do aniversário do vereador Cássio Reis no Sítio Alencar localizado no Cajueiro o ex-prefeito Luís da Amovelar (PT) chamou o deputado federal Simplício Araújo (PPS) para conversar reservadamente duas vezes. Na primeira  parte da conversa o ex-prefeito estava acompanhado da sua esposa Joana Mendes, candidata derrotada nas eleições para a prefeitura de Peritoró em 2012, sendo interrompidos pela a esposa do aniversariante que convidou a todos para cantar os parabéns. Assim que o bolo foi cortado e os discursos foram feitos, o ex-prefeito puxou novamente o deputado Simplício para continuar a conversa, dessa vez sem a presença da esposa, apenas os dois. O conteúdo da conversa, que durou ao total por volta de 1 hora, ninguém ficou sabendo.

"Como eu queria ser uma abelha para saber o que aqueles dois conversam", declarou um dos blogueiros que se encontravam presentes. Ao decorrer da festa houveram algumas especulações a respeito dos rumos político do ex-prefeito, muitos dizem acreditar que não restará outro alternativa para Amovelar ao não ser juntar-se as candidaturas de oposição, tais como Flávio Dino e Simplício Araújo, para não perder ainda mais o prestígio diante dos coroataenses.

Vereador Cássio Reis comemora seu aniversário com amigos e presenças ilustres

Fotos: Cici Almeida, do Coroatá Conectado

Na tarde deste sábado (17) o vereador Cássio Reis comemorou mais uma passagem do seu aniversário (e do seu pai) com diversos eleitores que se transformaram em amigos, amigos que conheceu ao longo de sua vida, colegas de parlamento e com as ilustres presenças do deputado federal Simplício Araújo e dos vereadores Juscelino AraújoRaimundo DiôgoMarcelo Moura.

O ex-prefeito Luís da Amovelar e seu ex-vice Domingos Alberto também estiveram presentes na comemoração que ocorreu no Sítio Alencar, assim como o presidente do STTR Antonio Viana e o empresário Júlio Alencar.




Teresa Murad fala mal de Luís da Amovelar para lavradores de Coroatá

Do blog do Acélio Trindade


Na abertura da 11ª edição do Festival da Mandioca, realizada ontem (16) pela manhã no povoado Flor do Dia, a prefeita de Coroatá, Teresa Murad, fez um discurso longo e bem incisivo sobre como seu antecessor, Luis da Amovelar, teria deixado a prefeitura.

Um dos pontos mais destacados diz respeito à falta de prestação de contas de dinheiro público usado para a realização de festas como o carnaval e até festejos religiosos como o de Nossa Senhora da Piedade.

Afirmou que teria descoberto o problema depois que o deputado federal, Sarney Filho (PV), ligou para ela oferecendo recursos para esta área. Frisou que era para ter dado tudo certo, se não fosse o completo estado de inadimplência do município perante órgãos federais.

“É festa gospel que ele (Luís) não prestou conta, é festa de Nossa Senhora da Piedade que ele não prestou contas, é carnaval que ele não prestou contas, é festa que não sei das quantas que não prestou contas e isso me deixou profundamente amargurada e estressada porque agora nós tivemos que parar, pra poder nos defender pra poder, a gente gastando tempo, perdendo tempo pra nos defender, pra defender a prefeitura e poder entrar novamente com outros projetos pra poder receber o dinheiro, os recursos”, disse.

Veja o vídeo do seu dirscurso:

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cássio Reis denuncia falta de remédios na Farmácia Popular

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15) o vereador Cássio Reis denunciou que, embora a atual administração tenha recebido mensalmente todos os recursos necessários para manter em funcionamentos dos serviços de saúde aos cidadãos coroataenses não tem conseguido, já que o Hospital Geral Municipal - HGM se encontra fechado e em uma reforma que parece interminável, as Unidade Básica de Saúde - UBS permanecem sem atendimento médico e odontológico e ainda faltam medicamentos nas Farmácias Básica e Popular. "Há mais de quinze dias tenho procurado constantemente a Farmácia Popular em busca de Sulfato Ferroso para um cidadão e não tenho encontrado", declarou Cássio Reis.

Durante a sessão o parlamentar rebateu as acusações do vereador Júnior Buhatem (PMDB) à administração do ex-prefeito Luís da Amovelar (PT). Buhatem afirmou que os recursos financeiros oriundos do Convênio n°. 194/2011 da SECULT/MA com a Prefeitura Municipal de Coroatá que destinou 200 mil reais a realização do Festejo de Nossa Senhora da Piedade naquele ano foram apropriados indevidamente pelo ex-gestor municipal, assim como atribuiu a paralisação da construção de duas creches (Bairros Mariol e Novo Areal) a atos de desvios de conduta de Amovelar. Cássio Reis apresentou na tribuna uma série de documentos, tais como cópias de cheques e extratos bancários, que comprovam que os recursos foram depositado na conta do município apenas após a realização do evento e que foram devolvidos em seguida aos cofres da Secretaria de Estado de Cultura.

Durante o seu programa de televisão apresentado pela TV Cidade nesta sexta-feira (16), Júnior Buhatem fez referência aos debates parlamentares do dia de ontem e declarou que o secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, processará Cássio Reis por algumas declarações feitas naquela sessão. Procurado por nossa reportagem o parlamentar oposicionistas declarou que o único objetivo do secretário é tentar calar as suas denúncias no parlamento coroataense a sua defesa em favor do povo coroataense: "Eu não vou me calar e que me processe e prove que o que disse é mentira", declarou.

Obra de Hospital Macrorregional de R$ 32 milhões de Caxias é um monte de areia e tijolos

Por Yuri Almeida, do Atual 7



Com proximidade das eleições, possível atraso - ou paralisação - da obra milionária tem sido atribuída ao adversário político de 2014, Flávio Dino.

Uma imagem divulgada no Facebook, no final da tarde de ontem (15), pelo secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, e amplamente utilizada pelos meios de comunicação ligados ao clã Sarney, denunciou a verdade sobre um novo possível atrasado em mais uma unidade hospitalar estadual.

Com quase metade do prazo para entrega consumido, a obra de construção do Hospital Macrorregional de Caxias, uma das mais caras para os cofres do Estado, até agora, tem erguido – e mal – apenas o seu alicerce e alguns princípios do que deveriam ser paredes.

No início do ano, ao lado do secretário de Infraestrutura e pré-candidato oficial do Palácio dos Leões, Luís Fernando Silva, e de outras autoridades, a governadora sub judice do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), prometeu, na solenidade de assinatura da ordem de serviço para início da construção do Macrorregional, que a unidade de saúde será entregue à população caxiense em março de 2014, fato confirmando pela SES ao Atual7.

Porém, pelo que se observa na imagem divulgada por Ricardo Murad, semelhante aos outros ‘hospitais de alta complexidade de 100 leitos’ – e dos hospitais da capital Dr. Carlos Macieira e Pam Diamante, a ineficiência administrativa do governo estadual e de seu secretário de Saúde deve culminar no atraso de mais uma de suas intermináveis obras do setor.

A reportagem do Atual7 apurou que a construção do hospital de Caxias, que atualmente não passa de um amontoado de areia e tijolos, custará aos cofres públicos R$ 21.138.379,59 fora os equipamentos para seu funcionamento, que estão orçados em R$ 11 milhões, totalizando um custo final de cerca de R$ 32 milhões.

O secretário de Saúde tem ainda sob o seu poder mais R$ 53,4 milhões – sem contar os recursos para os equipamentos – de mais outros três Macrorregionais, os de Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro.
Somando toda a verba destinada só para estas obras, R$ 85,4 milhões de um empréstimo captado junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devem circular pelas mãos de Ricardo Murad até o início oficial das eleições de 2014, em julho do próximo ano.

Com a iminente cassação do mandato da governadora sub júdice pelo TSE, e da queda eleitoral de Luis Fernando Silva, na tentativa de atingir o crescimento do presidente da Embratur, Flávio Dino, principal adversário do pré-candidato dos Leões, Ricardo Murad e a mídia do governo estadual tem apontado, porém, que o motivo do possível atraso – ou paralisação, nas palavras do próprio secretário – dos quatro Macrorregionais e do Carlos Macieira devem se dar por meio de uma ação na Justiça Federal pelo grupo do comunista.

Factoide agora desmentido pelo próprio Murad e todo o seu grupo, acostumado a replicar, sem filtro, o que a mente e a caneta do secretário de Saúde produz.

Ana do Gás é acionada na justiça por fazer propaganda eleitoral antecipada

Ana do Gás e seu esposo Eunélio Macêdo Mendonça
A Promotoria de Justiça da 48ª Zona Eleitoral ingressou, na última quarta-feira, 14, com uma Representação contra Ana de Nazaré Pereira Silva, conhecida como "Dama do gás". Ana de Nazaré é casada com o atual prefeito do município de Santo Antonio dos Lopes, Eunélio Macêdo Mendonça.

De acordo com o promotor de justiça Luis Eduardo Souza e Silva, a primeira-dama tem utilizado para promoção pessoal parte dos recursos direcionados ao município a partir da exploração de gás natural pela empresa OGX. A propaganda, feita de forma disfarçada ou subliminar em eventos promovidos pela prefeitura, teria como objetivo a candidatura da "Dama do gás" ao cargo de deputada estadual nas eleições de 2014.

Para o promotor, a promoção da primeira-dama nos eventos da prefeitura lhe trazem vantagem frente a outros candidatos, já que o seu nome torna-se conhecido entre os eleitores que frequentam esses eventos.

Ao realizar propaganda eleitoral antecipada, Ana de Nazaré Pereira Silva estaria infringindo o  parágrafo 3° do artigo 36 da lei 9.504/97, que proíbe qualquer forma de propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho do ano de realização da eleição. Caso seja condenada, a "Dama do gás" estará sujeita ao pagamento de multa de R$ 25 mil ou o equivalente ao custo da propaganda irregular, prevalecendo o maior valor.

Projetos da prefeita Teresa Murad comprovam o excesso na arrecadação tributária da sua administração, afirmam parlamentares

Raimundo Diôgo (PT), líder do Bloco de Oposição
Cássio Reis (PSDB)
Lourdinha Pereira (PCdoB)
Marcelo Moura (PTC)
Júnior Buhatem (PMDB), líder do Bloco de Governo
A discussão de apenas dois projetos enviados pelo Poder Executivo tomaram as discussões na ordem do dia na sessão desta quinta-feira (15), o primeiro deles (024/2013) tratou sobre os procedimentos legais para o apoio da Prefeitura Municipal a realização de evento e o segundo (025/2013) sobre a abertura de créditos adicionais especiais no orçamento do município. O líder do governo, Júnior Buhatem (PMDB), subiu à tribuna para explicar que o Projeto de Lei Municipal 025/2013 pretende adequar o orçamento do município a cobertura de despesas oriundas da arrecadação não previstas nas leis orçamentárias, ou seja, a capacidade de arrecadação municipal superou as previsões da equipe de governo que elaborou a Lei de Diretriz Orçamentária - LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA, que viu a necessidade de fazer adequações.

Os recursos tratados no projeto de lei serão destinados, segundo a mensagem enviada aos parlamentares, à Secretaria Municipal de Cultura - SECULT para o financiamento de manifestações artísticas e culturais no âmbito do município de Coroatá, bem como para outros órgãos da Prefeitura Municipal, tais como Gabinete e Casa Civil. Durante a defesa do projeto Buhatem justificou a necessidade da abertura de crédito tendo em vista a situação de inadimplência do município de Coroatá junto à Secretária de Estado de Cultura – SECULT decorrentes de atrasos em prestação de contas de alguns convênios da administração do ex-prefeito Luís da Amovelar (PT).

Durante o debate da matéria o líder da oposição, Raimundo Diôgo (PT), demonstrou apoio a projeto 024/2013, pois segundo ele é importante a regulamentação de apoio do poder público aos diversos eventos realizados no município e apelou apenas que tais recursos sejam distribuídos de forma isonômica, sem distinção. Mas criticou a apresentação do Projeto de Lei Municipal 025/2013: “A abertura de créditos adicionais necessita de uma discussão pormenorizada”, declarou o líder oposicionista. Em seguida Diôgo disse que a proposta apresentada demonstra o "abuso" na arrecadação de impostos no município, tal como os aplicados aos pequenos produtores rurais.

Durante o seu discurso Júnior Buhatem citou o Convênio n° 194/2011 da SECULT/MA com a Prefeitura Municipal de Coroatá que destinou 200 mil reais a realização do Festejo de Nossa Senhora da Piedade naquele ano, que, segundo ele, foram apropriados indevidamente pelo ex-prefeito municipal. Para rebater as acusações o vereador Cássio Reis (PSDB) apresentou em seguida na tribuna documentos que "servem para comprovar que o montante foi depositado na conta do município após o término do evento e que, portanto, foi devolvido aos cofres estaduais".

Ainda respondendo as acusações do vereador Júnior Buhatem, Cássio Reis apresentou planilhas que atestam que os recursos oriundos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento de Educação – FNDE/MEC se encontram depositados em contas do município cabendo, assim, que a atual administração tome as devidas providências para dar continuidade as obra das creches que ficaram paralisadas. “Os demais convênios que foram citados como inadimplentes pelo vereador Júnior Buhatem, tiveram suas prestações de contas enviadas, mas ainda se encontram em análises”, declarou Cássio Reis a nossa reportagem.

“Eu não acredito que os recursos destinados ao apoio de eventos e atividades culturais que estão sendo discutidos nestas matérias sejam futuramente aplicados de forma justa à classe artística e aos produtores, sem discriminação à aqueles que divergem politicamente da prefeita”, pontuou a vereadora Lourdinha Pereira (PCdoB).

Durante o encaminhamento das votações o vereador Cássio Reis solicitou, através do líder de oposição, Raimundo Diôgo, que ambos os projetos fossem votados nominalmente, mas seu pedido foi derrubado em votações na quais os vereadores oposicionistas votaram contrário unanimemente. Em seguida os projetos foram colocados em votação individualmente, sendo o Projeto de Lei Municipal 024/2013 aprovado por unanimidade e o 025/2013 aprovado com os votos contrários dos oposicionistas.

Rápidas
  • Vereadores presentes na sessão desta quinta-feira: Cesar Trovão (PV), Josean Veras (PSC), Wllisses Muniz e Junior Buhatem (ambos do PMDB), Marcos Machado (DEM), Naldo Dantas (que entrou mudo e saiu calado, mais uma vez) e Cássio Reis (ambos do PSDB), Juscelino Araújo e Raimundo Diôgo (ambos do PT), Marcelo Moura (PTC) e Lourdinha Pereira (PCdoB).
  • Na pauta da sessão desta quinta-feira, além dos dois projetos do executivo que foram votados e aprovados, estavam em pauta quatro indicações (Junior Buhatem, Marcelo Moura, Cássio Reis, Juscelino Araújo e Marcos Machado), mas não foram discutidas pois tiveram o seu tempo prejudicado.
  • Em uma conversa descontraída com o vereador Marcelo Moura e na presença de Cássio Reis e da nossa reportagem o vereador governista Josean Veras apelou para que a oposição faça uma aliança em torno da candidatura de Odair José ao parlamento estadual e disse: “Se você (Marcelo Moura) fizer campanha para o professor eu voto nele". É esperar pra ver.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Áudio em que Luis Fernando usa convênios em troca de apoio para 2014 é relatado à presidente do TSE

Do Atual7

Com base em denúncias publicadas pelo Atual7, o vice-líder da Minoria na Câmara, deputado federal Simplício Araújo (PPS/MA), relatou, nessa quarta-feira (14), à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, o uso da máquina administrativa a favor do secretário de Infraestrutura do Maranhão e pré-candidato oficial do Palácio dos Leões, às eleições de 2014, Luís Fernando Silva, em caso semelhante ao que pede a cassação de Roseana Sarney.

Durante uma reunião com a ministra, Simplício Araújo informou que, mesmo sob ameaça de ser cassada por abuso de poder político e econômico no pleito de 2010, a governadora sub judice continua atropelando a legislação eleitoral, para que o ex-prefeito de São José de Ribamar se torne pelo menos conhecido nos municípios do Estado.

‘As irregularidades vão desde uso indevido de helicópteros, até a assinatura de convênios fraudulentos com as prefeituras como forma de cooptar aliados políticos’, explicou Simplício.

No dia 22 de julho, o Atual7 revelou que o ex-prefeito de São José de Ribamar aproveitou o embalo, após receber um título de cidadão maranhense que não era pra ele, e esteve no município de Santa Rita, acompanhado do deputado estadual César Pires (DEM), a pedido de seu antigo aliado, o secretario-adjunto da Casa Civil do Estado, Antônio José Muniz, o Dr. Muniz.

Na última terça-feira (13), o Atual7 trouxe nova relevação sobre os comes e bebes em Santa Rita: o encontro serviu exclusivamente para tratar de um convênio, na ordem de R$ 3,5 milhões, em troca de apoio à candidatura de Luis Fernando Silva.

Obtido com exclusividade pela reportagem, o áudio da conversa mostra que o pré-candidato da governadora sub judice – juntamente com o líder do governo da Assembleia Legislativa do Maranhão e o adjunto da Casa Civil, ‘facilitariam’ um adiantamento dos recursos públicos por meio de uma ‘exigência do Estado’. Toda a conversa foi exposta à presidente do TSE pelo deputado federal maranhense.

Simplício Araújo pediu ainda à Carmem Lúcia pressa no julgamento da representação do Ministério Público Eleitoral, em que pede a cassação de Roseana Sarney.

Nesta semana, o ministro Henrique Neves foi nomeado relator do processo no lugar de Luciana Lóssio, que, por ter sido advogada da governadora do Maranhão no julgamento que terminou com a queda do ex-governador Jackson Lago, se declarou impedida de emitir parecer sobre a questão.

Ouça parte da conversa sobre o uso de assinatura de convênios para garantir apoio político ao pré-candidato dos Leões em 2014:
 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Professor da rede municipal aponta descompromisso da prefeita Teresa Murad com a categoria

O professor da rede municipal João Alves Filho (seu perfil no Facebook, clicando aqui) encaminhou a nossa redação um texto que aborda, ao seu ver, o descompromisso da prefeita Teresa Murad (PMDB) com a educação e com a categoria. Leia abaixo, na íntegra, o referido texto:

"Venho a público expor a todos o tratamento dispensado pela a atual gestão aos educadores da rede municipal de ensino coroataense.

Como primeiro ponto devo mencionar o golpe impingido pela prefeita Teresa Murad, ainda no início do ano, quando violentou o nosso Plano de Cargos e Carreiras encaminhando a Câmara Municipal uma proposta revogou as conquistas, sob a alegação de que a aprovação da lei durante a administração do ex-prefeito Luís da Amovelar (PT) fora aprovada com intenções eleitoreiras. E, claro, o projeto da atual administração que revogou as determinações aprovadas no ano anterior foi facilmente aprovado pelos parlamentares aliados e comemorado como uma grande ação do governo.

O novo Plano, aprovado às pressas e as escuras em uma Sessão Extraordinária (realizada antes mesmo do início dos trabalhos legislativos,) representa para a nossa categoria um gigantesco retrocesso, pois para a sua elaboração utilizaram-se de um texto datado de abril de 1998, modificando apenas os valores salariais. Quanto retrocesso! Quanta covardia!

O serviço público não tem sentido, a nós professores concursados, sem um Plano de Cargos e Carreiras decente.

Aos mandatários deste município, a prefeita Teresa e seu esposo Ricardo Murad, quero em nome de todos os colegas uma simples pergunta:

- Qual o sentimento se uma das suas filhas, ou qualquer outra pessoa que goste muito, após ser aprovado em um concurso público fosse tratado de igual forma que estamos sendo tratados em Coroatá?

Aos parlamentares que integram o bloco governistas quero me dirigir e pedir-lhes que adquiram autonomia política quando tiver em jogo os interesses da população que os elegeram. Senhores parlamentares sejam humanos e não desprezem o povo. Estamos sendo humilhados por esta administração que já nos chamou até de oportunistas.

Por fim, não podemos esquecer que não fomos contemplados com nenhum abono salarial e nos fizeram cumprir contra turno em completa desobediência a Lei do piso, no que tange a jornada de trabalho. E querem que fiquemos calados esperando dezembro para que Papai Noel nos entregue presentes de fim de ano? Não senhores, queremos um plano de cargos e carreiras condizentes com os dias atuais, não um que foi escrito no século passado."