sábado, 29 de junho de 2013

O retorno de Cesar Trovão

Ontem (28) durante a realização de mais uma noite do arraial organizado pela Prefeitura Municipal de Coroatá o vereador e presidente da Câmara Municipal de Coroatá, César Trovão (PV), apareceu ao lado da sua irmã, a prefeita Teresa Murad (PMDB) e ensaiou uma vista aos populares que se divertiam nas barraquinhas.

Durante uma entrevista concedido ontem a rádio Educativa FM 106,3 o vice-presidente da Câmara, Josean Veras (PSC), anunciou o retorno do irmão da prefeita àquela casa de leis após o recesso parlamentar. O presidente César Trovão passou quase seis meses afastado das suas funções para tratamento de saúde na capital do estado de São Paulo, onde passou por cirurgias, mas, para tanto, nunca pediu licença, como determina o regimento interno daquela casa. Durante o período em que esteve "afastado" Josean Veras, assumiu apenas a presidência dos trabalhos, mas não a administração da Câmara. Os documentos contábeis do órgão e os cheques usados para o pagamento dos vereadores continuaram assinados pelo presidente de fato, que encontrava-se em São Luís no mais absoluto repouso.

A ausência do pedido de licença de Trovão impediu que o seu suplente Vicente Gil (DEM) viesse assumir o mandato durante o período, assim como demonstra a falta de confiança no seu companheiro de bancada em administrar as receitas da Casa do Povo coroataense.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vídeo do dia: Confusão na câmara de Coroatá

#VemPraRua Ato II ocorrerá nesta segunda (01)

Ato realizado no último sábado (22)
O final da tarde do dia 1° de julho será marcado por manifestações em todo o país convocadas pelo Anonymous Brasil. Os mobilizadores do #VemPraRua que ocorreu no último final de semana também confirmaram a convocação de ato similar para o mesmo dia, às 17 horas, com concentração na Praça Monsenhor Estrela (em frente à Igreja Matriz).

Vamos mostrar ao governo, quem faz um país é o povo e não os políticos.
Unidos podemos mudar o nosso país, o nosso estado e do nosso município.
Junte-se ao movimento, pelo futuro dos nossos filhos, nossos netos. É o nosso legado!
Basta de impunidade, basta de dinheiro do povo, sendo usado e abusado pelos governantes das formas mais absurdas.
O governo deve nos servir e não o contrário, ou o governo nos ouve, ou tudo vai parar!
Não leve bandeiras de partidos!
Não vandalize!
Leve cartazes se for possível!
O importante é ir pra rua!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeita manda funcionários bater em manifestantes no #OcupeACamara

Funcionários acompanham e tumultuam a sessão em horário de expediente  (Foto: Cici Almeida)
Alguns populares coroataenses, em sua maioria por jovens dos movimentos sociais e educadores, compareceram na tarde desta quinta-feira (27) a Câmara Municipal de Coroatá para acompanhar a última sessão ordinária deste semestre atendendo a convocação nas redes sociais para o ato político denominado #OcupeACamara, objetivando manifestar as suas insatisfações quanto a atuação dos membros daquele poder.

Quando os primeiros cidadãos começaram a chegar à Casa do Povo encontraram a sua galeria (local destinado para os cidadão que desejam acompanhar os trabalhos legislativos) lotada de funcionários da prefeitura, chefes de departamentos e até mesmo secretários de governo em pleno horário de expediente, alguns deles, inclusive, uniformizados, portando cartazes com mensagens provocativas aos parlamentares do bloco de oposição a prefeita Teresa Murad (PMDB).

Os funcionários presentes na galeria, entre os secretários Zé Branco (Trânsito e Transporte) e Jadna Mayare Freire (Juventude), vaiaram por diversas vezes os manifestantes que chegavam e os vereadores de oposição quando usavam a tribuna.

Ainda durante o primeiro momento da sessão (o pequeno expediente) um dos funcionários da prefeita identificado com Wanderson Sousa (Som) tomou e rasgou um dos cartazes da mão de um dos manifestantes (David Lennon) e começou a provocá-lo. O blogueiro Cici Almeida saiu em defesa de David Lennon e ambos foram agredidos fisicamente com socos e pontapés por dois funcionários ali presentes, identificados vulgarmente pelas alcunhas de “Som” e “Queque”.

A “pancadaria” foi acompanhada de perto pela Guarda Municipal que nada fez para acalmar os ânimos, o que ocorreu apenas com a intervenção de outros manifestantes e de parlamentares de oposição.

O presidente Josean Veras (PSC) suspendeu a já tumultuada Sessão inicialmente por 10 minutos e solicitou imediatamente a presença da Polícia Militar, sendo o mesmo atendido prontamente. Mas acreditando que não houvesse mais condições para a continuidade dos trabalhos daquela Casa, Josean Veras encerrou imediatamente a sessão que retornará apenas após o recesso parlamentar, mas os ativistas ali presentes logo anunciaram uma nova “ocupação” do parlamento coroataense pela oposição para a primeira sessão do segundo semestre.

Os jovens agredidos procuram imediatamente a Delegacia de Polícia e registraram o boletim de ocorrência, em seguida participaram do programa “Diário Popular” na Rádio Educativa FM 106. Ouça a íntegra da entrevista:

Prefeita manda "babões" tumultuar sessão da câmara municipal e blogueiro é agredido


Neste momento a sessão da câmara municipal de Coroatá foi encerrada por falta de segurança no local.

Mais cedo a prefeita mandou seus funcionários se dirigirem apara a câmara, onde estava marcado ato #OcupaCamâra,  e claro terminou em confusão.

Segundo informações o blogueiro Cici Almeida foi covardemente agredido por um dos babões da prefeita gasparzinho.

Aguarde mais informações!!

Furacão do Forró manda recado para Coroatá, assista!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

#OcupeACâmara nesta quinta-feira (27)


O coletivo de jovens ativistas que têm mobilizado diversos coroataenses em atos que ocorreram nos últimos meses, tendo sido o último dele o "Vem Pra Rua" do último sábado (22), convocaram para amanhã (27) um ato denominado "Ocupe a Câmara Municipal de Coroatá".

Segundo os mobilizadores o objetivo da convocação é acompanhar a última Sessão Ordinária do primeiro semestre desta legislatura e levar nossas propostas aos parlamentares coroataenses e convidam os cidadão para levar as suas reivindicações escritas em cartolinas ou em outro material.

Concentração na porta da Câmara às 16:00 horas para recepcionar os vereadores!!!

Video do Dia: Até no Bairro Jordão tem protesto

terça-feira, 25 de junho de 2013

Saiba todos os deputados do Maranhão que são a favor da PEC 37

Do Atual7

A Proposta de Emenda Constitucional de numero 37, de autoria do deputado federal maranhense e delegado da Polícia Civil, Lourival Mendes (PTdoB/MA), tem sido uma das principais pautas dos protestos que varrem o Brasil.

A PEC que é conhecida como PEC da impunidade contou com varias assinaturas favoráveis a sua criação, são elas:

Edivaldo Holanda Jr (PTC) , Lourival Mendes (PTB), os deputados federais pelo Maranhão Carlos Brandão (PSDB), Cléber Verde (PTB), Domingos Dutra (PT), Gastão Vieira (PMDB) [hoje ministro do Turismo], Hélio Santos (PSDB), Alberto Filho (PMDB), Sétimo Waquim (PMDB), Waldir Maranhão (PP), Ribamar Alves (PSB) [hoje prefeito de Santa Inês], Davi Alves Júnior, o Davizinho (PR), e Francisco Escórcio, o Chiquinho (PMDB), também foram favoráveis que a PEC 37 fosse ao plenário da Casa, em votação no dia 12 de dezembro de 2011, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A lista com todos os nomes favoráveis à criação da ‘PEC da Impunidade’ pode ser acessada no próprio site da Câmara dos Deputados.

Com nova data de votação marcada para a sessão desta quarta-feira (26), se aprovada pelo plenário, a PEC 37 impedirá o Ministério Público de assumir a investigação de crimes, prática usual desde que teve os poderes ampliados na Constituição de 1988.


domingo, 23 de junho de 2013

#VemPraRuaCta reúne centenas de manifestantes e não registra vandalismo

Com colaboração de Antonio Silva, do Coroatá na TV


No início da noite de ontem (22) Coroatá entrou para a lista das cidades brasileiras em que pessoas saíram ás ruas exigindo melhorias na saúde, educação, segurança pública, menos impostos, entre outras reivindicação. Com rostos, nariz de palhaço, apitos, tambores, panelas e faixas centenas de pessoas percorreram as principais ruas do centro da cidade.

Toda manifestação em Coroatá foi acompanhado pela Policia Militar (que foi aplaudida ao final) e Guarda Municipal, não sendo registrada nenhum incidente ou ato de vandalismo durante o percurso.

Veja abaixo o vídeo produzido pelo cinegrafista Cristiano Soares:

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Roseana e Luis Fernando cancelam ida a Coroatá



Roseana preferiu ficar em São Luis acompanhando os protestos do próximo sábado, o secretario de Saúde Ricardo Murad tentou esconder Roseana no povoado "barriguda" pra enganar mais uma vez os moradores de lá, com uma tal "ordem de serviço" da estrada que liga Coroatá a Vargem Grande, mas a governadora não aceitou o convite. Afinal por lá não tem sinal de telefone e nem muito menos orelhão.


Vale lembrar que um protesto em Coroatá também está marcado para amanhã as18:00h na praça da Bíblia.

Luis da Amovelar convida lideranças para reunião com sua pré candidata


O ex prefeito de Coroatá, Luis da Amovelar, tratou de convidar pessoalmente varias lideranças para um café da manhã que acontecerá na manhã deste sábado com a sua pré candidata a deputada estadual, Ana Mendonça, que é esposa do prefeito de Santo Antonio dos Lopes.

O ex gestor de Coroatá tratou ainda de informar que o café da manhã será apenas para uma breve conversa e para a apresentação da sua candidata as lideranças coroataenses que ainda veem em Luis da Amovelar, uma forte liderança.

Foram convidados também lideranças de cidades vizinhas, e pelo visto, 2014 já chegou!!

Em Brasília, multidão pede a saída de Ricardo e Teresa Murad

Por Leandro Miranda, do Blog Marrapá

Na frente do Congresso Nacional, uma multidão de quase quinhentas pessoas se reuniu na noite de ontem para protestar contra o secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, e contra a sua esposa, a prefeita de Coroatá, Teresa Murad.





quinta-feira, 20 de junho de 2013

Confirmado a realização do "Vem Pra Rua Coroatá" neste sábado, mas com novo horário


A realização neste sábado (22) do ato "Vem Pra Rua Coroatá" convocado pelas redes sociais no início da semana foi confirmada hoje no início da noite após uma reunião com mobilizadores.

A concentração deste evento pacífico pelas principais ruas da cidade está marcado para às 18hs na Praça da Bíblia (antiga Praça É Nossa).

Os mobilizadores informam que o ato será pacífico e sem cunho político e contará com a participação de vários segmentos organizados.

Que vai participar também pode confirmar na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/206843749468442/

Pauta:

1 - Pagamos altos impostos e exigimos retorno em:

a) Educação  Pública de Qualidade;
b) Saúde Pública de Qualidade; e
c) Segurança Pública.

2 - Direitos de igualdade e oportunidade para todos;
3 - Não à Redução da Maioridade Penal;
4 - Não à PEC 37;
5 - Descriminalização dos movimentos sociais; e
6 - Contra a corrupção.

Observações:

a) Informamos que não se trata de ato político partidário e que contará com a participação de todos os segmentos da sociedade coroataense;
b) Solicitamos que os participantes possam ir de preto;
c) O ato será PACÍFICO.

Luís da Amovelar recepicionará o secretário Luís Fernando da Silva neste sábado


O ex-prefeito Luís da Amovelar (PT) organizará em sua residência neste sábado (22) um café da manhã para recepcionar o secretário de Infraestrutura do governo de Roseana Sarney, Luís Fernando da Silva, em sua rápida passagem por Coroatá e a pré-candidata ao parlamento estadual Ana Mendonça (PMDB), esposa do prefeito de Santo Antonio dos Lopes, Eunélio Macedo (também do PMDB).

Amovelar está ligando pessoalmente para os convidados do evento.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Vem Pra Rua Coroatá" acontece neste sábado


Depois de todo o Brasil e até o mundo se manifestar contra diversas irregularidades, e desmandos no Brasil, chegou a vez de Coroatá também mostrar a sua força.

Jovens ja estão organizando um protesto pacifico contra varios problemas da cidade. O movimento está marcado para o próximo sábado com concentração na praça "José Sarney"  as 15h para que sejam confecionadas por alunos de diversas escolas do municipio faixas e cartazes de apoio ao movimento.

Os jovens informam ainda que o protesto não é político e que contará com a participação de todos os seguimentos da cidade.

O trajeto ainda não foi revelado. Aguarde mais informações!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Foto-fofoca: "Boneco de olinda" gazeteiro

Por Leandro Miranda, do Marrapá 


A foto acima, registradas às 10 da manhã de hoje (18), mostra que Ricardo Murad despacha da sua própria casa quando deveria bater ponto na Secretaria de Saúde do Estado.

No detalhe, é possível conferir pelo menos três dos veículos que servem ao secretariado de Coroatá parados na frente da mansão do cunhado da governadora Roseana Sarney (PMDB).

O carro que foi flagrado diversas vezes servindo de chofer de puta nos shoppings de São Luís também aparece estacionado no local.

Em programa de rádio vereador Cássio Reis crítica a ausência de compromisso dos governos municipal e estadual

Vereador Cássio Reis durante a entrevista a Revista da Cidade 
O retorno nesta terça-feira (18) do programa “Revista da Cidade” apresentado diariamente pelo radialista Dida Jansen na Rádio Educativa FM 106,3 foi marcado pela presença do vereador Cássio Reis (PSDB) em seus estúdios. Durante a entrevista o parlamentar falou sobre a sua atuação na Câmara Municipal como integrante do atuante Bloco de Oposição e ainda sobre a mudança de horário das sessões, gestão municipal, sucessão estadual, entre tantos outros assuntos.

Ao ser indagado pelo apresentador sobre a manifestação realizada no último domingo (16) em defesa do meio ambiente, Cássio Reis elogiou a iniciativa e disse acreditar que finalmente a juventude coroataense estar acordando para a necessidade de mobilizar-se ante os desmando dos governantes, que em seis meses indigna a população ao não apresentar nenhuma ação, apenas pinturas dos prédios deixados pela administração anterior.

Ainda sobre o governo da prefeita Teresa Murad (PMDB), o vereador declarou: “estou torcendo para que chegue o próximo ano, que é ano de eleições, para que vejamos a prefeitura finalmente trabalhando com o objetivo de enganar os coroataenses, mas desta vez podem até “pintar Coroatá de ouro” que o nosso povo não vai se iludir”, declarou.

Leia a matéria completa no blogue do vereador Cássio Reis, clicando aqui, ou ouça a entrevista no player abaixo:

A governadora Roseana Sarney virá a Coroatá nesta sábado (22), diz aliado da prefeita


O Coroatá de Verdade recebeu a informação de funcionário de alto escalão da Prefeitura Municipal de Coroatá, que a governadora Roseana Sarney (PMDB) deverá vir ao município neste sábado (22) e será recepcionada pela prefeita Teresa e seu esposo Ricardo Murad (ambos do mesmo partido da governadora).

A informação acaba de ser confirmada através de declaração do vereador Júnior Buhatem (PMDB) em seu programa de TV. Durante o Balança Cidade (TV Cidade), Buhatem anunciou a possível realização de ato político para esta data, mas que ainda não estava autorizado a torná-lo público, aqui fazemos isso por ele, pois nós não temos o "rabo preso" com a gestora municipal.

Os mobilizadores dos recentes atos políticos convocados pelas redes sociais, prometem para esta ocasião uma nova convocação para que a população coroataense demonstre o seu descontentamento com o governo da filha do senador José Sarney (PMDB). Ainda segundo os mobilizadores do "Abraço simbólico" ocorrido no último domingo (16), tal manifestação será convocada nas redes sociais assim que a visita da gestora estadual for confirmada oficialmente pelas assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, mas adiantam que levarão às ruas coroataenses uma quantidade de jovens nunca vista nesse município e que já contam com o apoio e confirmação de presença de diversas lideranças regionais.

Sem resposta, funcionários do SAMU 192 devem paralisar nesta semana


No mês passado o blogue Coroatá de Verdade publicou com exclusividade a ameaça dos funcionários do SAMU 192 de Coroatá em paralisar suas atividades em reivindicação de melhorias salariais.

Naquela oportunidade o secretário municipal de Saúde e vereador licenciado, Jocimar Pereira (PMDB), foi chamado para conter os ânimos alterados. Após solicitação do secretário os funcionários retornaram as suas atividades com a promessa de que na semana seguinte o problema seria solucionado.

Porém, até o momento nada foi resolvido, os funcionários exigem o cumprimento a proposta salarial para cada categoria (motorista, auxiliar de enfermagem e enfermeiro), de acordo com média estadual, pois os profissionais coroataenses estão recebendo 50% a menos desta tabela.

Funcionários garantem que se não receberem nenhuma posição até o final desta semana, vão paralisar, até que a prefeita Teresa Murad (PMDB) apresente uma solução em definitivo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Coroataenses prestam última homenagem as árvores derrubadas pela prefeita Teresa Murad

O “Abraço simbólico à Praça do Pantheon” convocado através das redes sociais em homenagem às seis árvores que foram derrubadas pela prefeita Teresa Murad (PMDB) nos últimos dias 11 e 12 sob a alegação de que as mesmas se encontravam contaminadas por uma praga, o que até o momento não foi comprovado através de documentação.

Logo às 16h30min, os jovens começaram a chegar ao local marcado para o encontro (Praça José Sarney) muitos deles vestido de preto atendendo ao pedido dos mobilizadores do ato. Além dos jovens convocados pelo Facebook, Twitter e por dois dos principais blogues coroataenses (Coroatá de Verdade e Coroatá Conectado), crianças, adultos e idosos que ficaram sabendo do ato através de entrevista na TV ou no rádio. Estimam-se que aproximadamente 400 pessoas estiveram presentes durante o ato e acompanharam os pronunciamento de abertura do ato, entre eles o apresentador Ailson Silva, Waldivino Nunes, o conselheiro estadual de Juventude Samuel Bastos, o ex-vereador Gilmar Arruda e o vereador Cássio Reis, entre outros. Alguns membros do governo municipal também acompanharam o ato de perto.

Desde muito cedo a Guarda Municipal, ou que restou dela, encontrava-se posicionada em frente ao prédio desativado da Prefeitura Municipal de Coroatá, assim como a Polícia Militar que esteve presente no local.

Após as falas os mobilizadores colocaram seis cruzes pintadas de preto (uma para cada árvore cortada) e convidaram os presentes para unirem-se em um abraço simbólico ao local em ficavam as seis árvores que foram derrubadas. Ainda de mãos dadas foi respeitado um minuto de silêncio em memória das companheiras de aproximadamente três décadas da vida dos coroataenses e um minuto de aplauso. Assim que os participantes desfizeram o “abraço”, antes mesmo do ato finalizado, a Guarda Municipal não uniformizada arrancou as cruzes fincadas pelos mobilizadores onde antes se encontravam as árvores que foram cortadas.








Vídeo do dia: Prefeita motosserra continua com a destruição à Praça do Pantheon

Veja abaixo o vídeo do momento em que um trator da Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Municipal de Coroatá destrói parte do que restou da Praça do Pantheon, centro de Coroatá, onde ficavam as seis árvores homenageadas no dia de ontem.

Matéria e fotos do ato de ontem em minutos.

 

domingo, 16 de junho de 2013

Cadê a prefeita? Vi não senhor!!

Que a prefeita de Coroatá nunca mais foi vista nas ruas já não é novidade pra ninguém, afinal, a eleição já passou e o povo de Coroatá já conhece esse lado dos MURAD's, quem não lembra do prefeito São Paulo? Que governava a cidade através de Fax? Rômulo Augusto que é sobrinho de Teresa Murad, se formou em engenharia pela Universidade de São Paulo as custas do povo de Coroatá.

E a historia mais uma vez se repete, só que dessa vez a faculdade que a prefeita faz, é a do engano. Teresa faz questão de não atender o povo que a elegeu, que andou nas ruas pedindo votos pra ela, já esqueceu de tudo, agora é só de helicóptero ou então no carro oficial que ela e seu esposo andam quando estão em Coroatá (quando estão).

Vale lembrar que os Carros que foram alugados por quase 2 milhões de reais, para segundo a prefeita "melhorar a vida dos coroataenses" só servem para os secretários e os prefeitos (Teresa, Ricardo, Feliciano, Silvana Murad e o China) luxarem na capital São Luis.

O Carro oficial (numero 03) da prefeita, foi todo revertido por um fumê 100%, para que a população jamais a enxergue nas ruas da cidade. Veja a diferença do Carro da prefeita para os demais.

Carro 03, que a prefeita anda quando está na cidade.
Carro dos secretários. (Em  um shopping de São Luis.)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Jovens convocam pelas redes sociais “abraço simbólico” em homenagem as 6 árvores derrubadas por Teresa Murad

O mesmo grupo de jovens que realizou o ato de limpeza da Praça José Sarney ocorrida no mês passado convocaram na tarde desta quinta-feira (13) através da criação de uma página de evento no Facebook, clique aqui, todos os cidadãos interessados e preocupados com as questões ambientais, em especial a juventude coroataenses presente nas redes sociais, para manifestarem o seu descontentamento com o ato criminoso da prefeita Teresa Murad (PMDB) ao derrubar as 06 (seis) árvores que se encontravam há décadas na Praça do Pantheon (sim este é o verdadeiro nome daquele local onde ficavam as árvores).

Segundo os mobilizadores o ato ocorrerá ao final da tarde sob um pôr-do-sol seguindo as etapas descritas abaixo, porém, a organização a programação ainda não está fechada, pois aqueles que quiserem contribuir podem entrar em contato com os mobilizadores.

O que acontecerá?

1) Abraçar simbolicamente a Praça do Pantheon (falta definir se vai ter música ou se vamos usar o Hino Nacional ou o Municipal);

2) Plantar 6 mudas em homenagem ao igual número de árvores que foram derrubadas (local não definido); e

3) E outras surpresas.

Os mobilizadores solicitam a doação de qualquer quantia em dinheiro para custear as despesas do ato que (compra de 6 mudas de árvores, pagar o carro de som, confecção de 6 cruzes de madeira e outros materiais), os interessados em fazê-lo devem entrar em contato.

Quem quiser participar é só chegar junto:

Data: 16/06 (domingo)
Horário: 16:30 da manhã
Local de encontro: Praça José Sarney

Contatos por telefone (99)8105034 ou pelo e-mail: coroatadeverdade@hotmail.com.

Observação: Os participantes estão sendo convidados a irem para o ato com camiseta preta em sinal de luto.

Imagem do dia: A Prefeita Motosserra



quarta-feira, 12 de junho de 2013

Julgamento da prefeita Teresa Murad já tem data marcada


Um dos processos que pede a cassação da prefeita Teresa Murad (PMDB), será julgado no dia 25 de junho, nesse dia será julgada uma ação contra ela.

Segundo denunciantes, a esposa do secretário de Saúde, Ricardo Murad, se elegeu através uma campanha milionária, o que caracterizaria crime por abuso de poder econômico.Ainda segundo denúncias, houve formação de milícia, compra de votos e retenção de títulos eleitorais.Que resultou em uma ação, que pede a cassação do registro de candidatura de Teresa.

Comentários dão conta que o secretário de saúde do estado, Ricardo Murad, gastou cerca de R$ 20 milhões para eleger a esposa. Várias manifestações contra Tereza, já aconteceu em Coroatá.

Agora resta saber qual será outra desculpa por parte da prefeita, devido algumas delas já terem sido adiadas pelo seu grupo com suas alegações duvidosas.

Fonte: Coroatá Conectado

Prefeita "motosserra" não discutirá questões ambientais

O Governo Federal convocou, ainda no ano passado, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, segundo informações encontradas no site do evento, a governadora Roseana Sarney (PMDB) deverá realizar a etapa estadual entre os dias 03 e 05 de setembro.

Porém, o município de Coroatá, infelizmente, ficou fora da discussão ao não convocar uma etapa municipal ou por simplesmente deixar de participar da etapa regional que, ainda segundo o site nacional, ocorreu no último dia 08 na vizinha cidade de Caxias – MA juntamente a outros 10 municípios (Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Matões, Parnarama, São João do Sóter, Timbiras e Timon).

Coroatá jamais poderia deixar de promover ou integrar uma discussão acerca da temática ambiental, especialmente em respeito ao nosso Rio Itapecuru um dos principais causadores da nossa existência, assim como todas as demais questões relacionados. Mas, alguns dias após a data que marcaria a participação da prefeita Teresa Murad (PMDB) na Conferência Regional do Meio Ambiente ela prefere demonstrar total desrespeito ao patrimônio natural ao mandar derrubar duas árvores ornamentais plantadas há mais de duas décadas nas extremidades da Praça do Pantheon.

As justificativas mais absurdas para tal atitude da gestora municipal foram listadas, mas a conclusão será sempre a mesma: PARA TAMANHO ABSURDO NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL.

Reveja abaixo as fotos do blogue Coroatá Conectado dos funcionários da Secretaria Municipal de Urbanismo derrubando, sob ordens da prefeita Teresa Murad, duas árvores ornamentais da Praça do Phanteon.


Líder da oposição diz que investigará leilão da prefeita Teresa Murad

O líder de governo, Júnior Buhatem, defendeu a legalidade e transparência do leilão
Durante a Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (11) que, além de não ter sido transmitida pelo rádio, quase não contou com o acompanhamento de populares na galeria (já que não fora divulgada), o vereador Raimundo Diogo (PT), líder do Bloco de Oposição, declarou que investigará o leilão público de bens inservíveis ao município realizado pela Prefeitura Municipal de Coroatá no último sábado (08) para descobrir se houve favorecimento de aliados à prefeita Teresa Murad (PMDB).

Em resposta ao líder da oposição os parlamentares Marcos Machado (DEM), Riba Maia (PSC) e o líder do Bloco Governista, Júnior Buhatem (PMDB), subiram a tribuna para defender a legalidade, legitimidade e transparência do leilão. “A discussão e aprovação da realização do leilão público pela administração municipal só demonstra que o mesmo foi realizado na mais absoluta legalidade”, disse Buhatem referindo-se ao projeto de lei aprovado em sessão calorosa daquele parlamento em 03 de maio do ano em curso.

Em meio as discussões o vereador Júnior Buhatem declarou que o colega de bancada Marcos Machado havia arrematado um caminhão durante o leilão, mas após a solicitação de Diôgo para que tal declaração fosse incluída na ata da sessão Marcos negou o fato.

Ao blogue o vereador Júnior Buhatem declarou que a quantia superior a R$200 mil arrecadada no leilão será utilizada para organizar o trânsito do município.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Câmara aprova, em primeiro turno, novo dia e horário para as sessões ordinárias

Para o líder da oposição mudança é prejudicial ao parlamento
A Sessão Extraordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (11), embora não tenha sido transmitida pelo rádio, não perdeu em nada às demais pelos ânimos alterados que são costumeiros.

A sessão presidida por Josean Veras (PSC) contou com as presenças dos vereadores governistas Riba Maia (PSC), Leon Camilo (DEM), Marcos Machado (DEM), Wllisses Muniz (PMDB) e Júnior Buhatem (PMDB), dos oposicionistas Raimundo Diôgo (PT) Cássio Reis (PSDB), Jucelino Araújo (PT), Marcelo Moura (PTC) e Lourdinha Pereira (PCdoB) e ainda do “indeciso” Dr. Naldo (PSDB).

A calorosa discussão do Projeto de Resolução da Mesa Diretora propondo a mudança em dia e horário das próximas sessões ordinárias durou quase duas horas, tendo início com o discurso do líder do bloco de oposição, Raimundo Diôgo. O petista usou a tribuna para exigir que o projeto de resolução em questão obedeça todos os tramites legais exigidos para a aprovação daquela matéria e demonstrou preocupação com a mudança proposta.

“O novo horário para a realização das sessões desta Casa prejudicará a transmissão simultânea pela Rádio Educativa FM”, disse Diôgo. Assim como o líder do bloco os vereadores Jucelino Araújo, Marcelo Moura e Cássio Reis demonstraram preocupação com a realização das sessões a partir das 17h, alegando que a apresentação dos programas A Voz do Pastor e A Voz do Brasil em horários fixos inviabilizam a sua transmissão.

O vereador Cássio Reis em seus discurso classificou o projeto como perigoso, pois em sua opinião a mudança proposta sairá prejudicando algum parlamentar, disse referindo-se ao colega de parlamento Marcelo Moura que cursa Direito em Caxias – MA (e viaja início da tarde para as aulas que ocorrem a noite) e Wllisses Muniz, funcionário do Banco da Amazônia (Manhã).

A vereadora Lourdinha Pereira demonstrou contrária a qualquer mudança, pois para ela a população coroataense já se habituou com o atual horário de realização das reuniões semanais do parlamento e que tal mudança prejudicará o acompanhamento das atividades parlamentares pelos cidadão coroataenses.

A sessão foi marcada por intenso diálogo e discussão entre os parlamentares do mesmo bloco ou blocos distintos, o que não foi o suficiente para a construção de um consenso. Inicialmente parecia que um os parlamentares havia chegado a um acordo pela antecipação do horário de realização das sessões, a partir das 16h, mas em seguida o líder de oposição, Raimundo Diôgo, apresentou uma outra proposta de horário, às 19h30min.

A oposição alega que com o início da sessão às 19h30min possibilitaria sua transmissão a partir das 20h, ao término de A Voz do Brasil. O presidente em exercício Josean Veras suspendeu a sessão por alguns minutos objetivando a construção de um acordo entre os blocos, o que não foi possível, portanto ambas as propostas foram colocadas em votação.

A bancada governista seguiu fielmente a orientação do seu líder, Junior Buhatem, e votou pela realização das sessões a partir das 16h. A oposição com igual número de parlamentares presentes teve a oportunidade de empatar a votação seguindo a orientação do seu líder. Raimundo Diôgo, votando pelas 19h (mesmo sabendo que o presidente teria o voto do desempate), mas a vereadora Lourdinha Pereira preferiu contrariar os colegas de bancada e manifestar-se contrárias as duas propostas apresentadas (o que não favorecia nenhuma das partes), dando a vitória antecipada aos vereadores governistas, o que causou indignação entre os oposicionistas.

Mas esta foi apenas a primeira votação pois o Regimento Interno da Câmara determina que esta matéria seja discutida em dois turnos com interstício mínimo de 48h, portanto a proposta será rediscutida na sessão ordinária desta sexta-feira (14) e deverá apenas reafirmar a vitória impingida no dia de hoje pelo Bloco Governistas, embora parlamentares (de ambos os blocos) acreditem que ainda poderá ocorrer alguma mudança.

Um fantasma por cima de outro

Do blogue Marrapá
Deputado Estadual Marcelo Tavares 
Os deputados estaduais Othelino Neto (DM) e Marcelo Tavares (PSB) denunciaram ainda a pouco, na Assembleia Legislativa, mais uma irregularidade no convênio de cinco milhões de reais firmado entre o Governo do Estado e o Grupo de Ação Social Vera Macieira.
Segundo os parlamentares, a nota oficial emitida pelo secretário Fernando Fialho (SEDES) para explicar as irregularidades no convênio com a entidade acaba denunciando mais uma fraude.

É que os povoados de Pedras e Poço Comprido, em Coroatá, que supostamente foram beneficiados com as melhorias de vias da Vera Macieira, ficam localizados justamente na MA 020 – também conhecida como a estrada fantasma que liga Coroatá a Vargem Grande.

A Coroatá – Vargem Grande foi licitada e paga pelo governo Roseana Sarney (PMDB), contudo a obra foi abandonada na metade pela construtora responsável por sua execução: a JNS Canaã.

A JNS Canaã foi uma das maiores doadoras da campanha de reeleição da governadora em 2010.

Prefeita Teresa Murad contrata Franco Construções por mais de R$ 2 milhões para recolher o lixo da cidade


O empresário coroataense Edimar de Aguiar Franco tem bons motivos para bancar qualquer campanha da prefeita do município, Teresa Murad (PMDB). Além de ter sido premiado com contratos de mais de R$ 1,6 milhão para fornecimento de derivados de petróleo aos carros oficiais da Prefeitura – fora contratos que mantém com as secretarias de Educação e de Saúde do Estado, levou mais R$ 666.566,45 para limpar as ruas da cidade em contrato fechado com empresa de construção de sua propriedade. Em ambos os contratos com Edimar, a prefeita dispensou licitação.

Conforme o Atual7 apurava desde a denúncia da contratação da Auto Posto Franco por 1.614.107,78, tão logo Teresa Murad assumiu o mandato, fechou também com a Franco Construtora e Serviços Ltda, de propriedade do empresário coroataense que fez doações para a campanha eleitoral da esposa do secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad, nas eleições de 2012, tanto como pessoa física como em pessoa jurídica.

Dias depois de pagar quase meio milhão para o empresário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Coroatá, Teresa mandou repassar mais R$ 1.337.188,50 para a Franco Construtora novamente retirar o lixo do município.

Registrada com CNPJ 17.386.745/0001-33, a Construtora Franco, informa ao fisco nada menos que 11 atividades de atuação. Na atividade econômica principal, diz que atua com obras de urbanização de ruas, praças e calçadas.

Se colocado na ponta do lápis, enquanto o Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA) assiste tudo calado, o doador da campanha da prefeita Teresa Murad levou, sem licitação e só com essas duas empresas, o valor total de R$ 3.617.862,73 dos cofres públicos.

Além dessas, mais duas outras empresas de Edimar Franco patrocinaram a campanha de Teresa e devem fazer o mesmo na de Ricardo, em 2014. Parece que o empresário coroataense descobriu que investir num Murad é um bom negócio.


Vereador Wllises diz que BASA não o libera para o exercício da função parlamentar

Durante a Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Coroatá que ocorrerá logo mais as 17h o vereador Wllises Muniz (PMDB) apresentará os seus argumentos para convencer os demais parlamentares a aprovar mudança em dia e horário para a realização das próximas sessões ordinárias. Muniz alegará na oportunidade que a política de recursos humanos do Banco da Amazônia SA - BASA, no qual ele trabalha, não permite a liberação da função exercida todas as sextas-feiras para que o mesmo possa participar das sessões, tal como vinha ocorrendo neste primeiro semestre da nova legislatura.

Com esse argumento o parlamentar demonstra que fora eleito apenas para comparecer uma vez por semana à Câmara Municipal e não para dedicar-se diariamente a função parlamentar, diferentemente do que fez a sua irmã Neuza Muniz (PMDB), que dedicou-se (quase que diariamente) a atender a população coroataense durante os seus dois mandatos.

Caso seja aprovada a mudança da realização de Sessão para as quintas-feiras ao final da tarde (às 17h) o vereador Marcelo Moura (PSC) sairá prejudicado, pois o parlamentar viaja diariamente no mesmo horário para a vizinha cidade de Caxias – MA, onde cursa Direito na Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI.

Imagem do Dia: A prefeita que destrói

Prefeitura derrubando árvores centenárias da Praça José Sarney
Veja mais fotos das arvores sendo cortadas, no blog Coroatá Conectado

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Farsa dos 72 hospitais: população e lideranças denunciam fraudes e irregularidades

Do site Maranhão da Gente

A história dos 72 hospitais prometidos em campanha por Roseana Sarney (PMDB) ainda é alvo de polêmica, principalmente nos municípios onde o governo supostamente tem construído as unidades de saúde. Dos 72 hospitais que deveriam ter sido entregues – segundo o cronograma do governo – em dezembro de 2010, apenas 21 constam como entregues e mesmo assim sob fortes denúncias de irregularidades.

Em entrevista blog ao blog do John Cutrim, o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia (PMDB) – que é da base aliada do grupo Sarney – fez duras críticas ao Programa Saúde é Vida, do governo do Estado. De acordo com o prefeito da região do Médio Mearim, o hospital construído no município pelo governo não recebe recursos suficientes para funcionar.

“O recurso que vem para o município é irrisório, muito pouco que não tem condições da gente fazer alta complexidade. Nós temos um hospital que até dá para fazer isso, mas não temos equipamentos e nem valor financeiro para pagar os profissionais. (…) Se não fosse (a prefeitura) não tinha nada, era só para dizer que está lá consultando menino pra dar remédio pra lombriga e mais nada”, declarou o prefeito.

Já em Matinha, o governo do estado abandonou a construção do hospital que consta como entregue. A obra está no pacote de um contrato de 19 milhões de reais que o governo do estado assinou com a empresa “fantasma” JNS Canaã, para construção de 11 hospitais. Além de Matinha, estão inclusos no contrato mais 10 nos municípios: Apicum-Açu, Araguanã, Bacurituba, Cajari, Governador Newton Bello, Palmeirândia, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Serrano do Maranhão e Zé Doca, mas nenhum deles foi construído.

Abandono e irregularidades nas obras também marcam o Hospital Macrorregional de Coroatá, cidade onde a esposa do Secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB) é prefeita. Logo após a entrega, o hospital alagou por conta de uma chuva. Dias depois, a população denunciou o caso de uma criança que teve o braço amputado equivocadamente nas instalações do hospital.

Vereadores da Coroatá perderam a paciência com o governo do estado por conta do alto índice de reclamações contra o hospital, o vereador Cássio Reis (PSDB), sugeriu prisão para o secretário de saúde: “O governo da prefeita Teresa Murad (esposa de Ricardo Murad) já recebeu mais de 3 milhões em recursos para o antigo Hospital Municipal de Coroatá e mesmo pagando um aluguel de R$20 mil/mês, o prédio continua de portas fechadas, isso é uma vergonha”, desabafou o vereador.

Ao ser confrontado com os fatos, o Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad desconversa e diz que a saúde pública no Maranhão é coisa de primeiro mundo, leia aqui.
Hospital de Coroatá, enchentes e erros médicos


Hospital de Matinha: Obra inacabada (Fotos: Felipe Klamt)

Nova convocação para Sessão Extraordinária amanhã

O presidente em exercício, Josean Veras
O presidente em exercício da Câmara Municipal, Josean Veras (PSC) enviou aos demais parlamentares na tarde de hoje (10) a nova convocação para sessão extraordinária que apreciará o Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora que visa a modificação do Regimento Interno daquela Casa.

A reunião marcada para esta terça-feira (11), às 17 horas, discutirá a mudança em dia e horário para a realização das sessões ordinárias, que ficariam para às quintas-feiras a partir das 17 horas (de acordo com o calendário legislativo vigente).

Esta foi adiada algumas vezes buscando a melhora ocasião para esta discussão. Ao que parece os vereadores governistas acreditam na aprovação da matéria, porém, os vereadores oposicionistas acreditam que tal vitória da base dos Murad não será das mais fáceis, pois para aprovação de emendas ao Regimento Interno daquela Casa exigi-se a aprovação pela maioria qualificada (2/3) dos integrantes do parlamento, o que corresponderia 09 vereadores (quantidade que o bloco da prefeita não possui).

Veremos. Acompanharemos "in loco" a sessão de amanhã  para apresentar em primeira mão aos nossos leitores o resultado das discussões.

Foto do dia: Ponte localizada no povoado Poço Comprido

Vejamos o estado em que se encontra uma das pontes localizadas ao longo da MA 020 que interliga Coroatá/Vargem Grande. A situação da ponte do Poço Comprido é calamitosa, pois deixa alguns povoados sem acesso a sede do município. Não é novidade para ninguém que esta e outras diversas pontes construídas em madeira ao logo daquela rodovia deveriam estar concluída há algum tempo, não fosse o péssimo costume de alguns dos políticos maranhenses em não honrar os seus “compromissos” de campanha (transformando-os simplesmente em promessas).

O que existe ali atualmente (foto) foi construído graças aos esforços dos moradores daquele povoado e localidades vizinhas. Lembremos que a ordem para o início da construção desta ponte (assim como das localizadas ao longo desta rodovia) foi assinada pelo então secretário de estado de infraestrutura, Max Barros (PMDB), no período último eleitoral, talvez para favorecer a candidatura da esposa do também secretário de estado e queridinho da governador, Ricardo Murad (PMDB).

Quem não lembra também de todas as vezes que a governadora Roseana Sarney (PMDB) prometeu o fim das desta estrada? E nada. Esta obra parece não ter fim. O que parece não ter fim também são as denúncias de irregularidades que surgem envolvendo as obras da MA 020. Até quando?

Agora Lascou: Prefeita vende até as panelas da prefeitura

Leilão da prefeitura. Foto: Cici Almeida
Aconteceu no último sábado (08) na cidade de Coroatá, o leilão de alguns bens da prefeitura, que segundo a prefeita, estariam velhos e não serviam mais para o município.

O Leilão foi autorizado pela câmara municipal da cidade, onde a prefeita conta ampla maioria de vereadores na sua base aliada, o projeto foi aprovado sem que a prefeita revelasse o real motivo do leilão e nem muito menos onde ela irá aplicar os recursos oriundos da venda.

Entre os bens leiloados estavam, veículos, freezeres e até as panelas da prefeitura, Teresa não quer nada que faça lembrar o ex prefeito Luis da Amovelar, pois desde que assumiu a prefeitura a senhora Murad sequer adentrou ao prédio oficial da prefeitura daquela cidade que desde janeiro encontra-se abandonado.

Outro fato que chama a atenção é que em Janeiro a prefeitura decretou estado de Emergência, alegando que o município estava totalmente sucateado e sem nenhum recurso em conta, e pelo visto a ordem em Coroatá é levantar fundos a qualquer custo, só não se sabe pra quê.

Nova pesquisa aponta que Flávio Dino será o novo governador do Maranhão

Na espontânea, aquela em que o entrevistador não apresenta o nome dos prováveis candidatos, Flávio Dino lidera com 29,2% das intenções. Em segundo lugar aparece o nome da governadora Roseana Sarney, que não poderá disputar nova reeleição em 2014, com 4,6%. O secretário Luis Fernando figura em terceiro e é lembrado por 3,4%; o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB) tem 1,9%; o ministro Edison Lobão surge com 1,7%; Hilton Gonçalo alcança 1,1%. Outros nomes obtém pontuação abaixo de 1%, entre os quais Eliziane Gama, José Reinaldo Tavares, Tadeu Palácio, Edivaldo Holanda Júnior etc.

Cenário – No cenário estimulado pela Econométrica são incluídos os quatros nomes que surgiram no último mês, desse modo ainda aparece na pesquisa o possível candidato do PSTU, Saulo Arcangeli, que é citado por 0,9% dos entrevistados.

Rejeição – No quesito em que o eleitor não votariam de jeito nenhum, o candidato do grupo Sarney alcança 33,5%, ou seja, Luís Fernando lidera o índice de rejeição da pesquisa. Já Flávio Dino pontua com 14,1% de rejeição. Os demais candidatos não são citados neste quesito.

Vale lembrar que a rejeição de Luís Fernando quase dobrou após três meses. Em março o Jornal Pequeno divulgou uma pesquisa que apontava o candidato do grupo Sarney com 20% de rejeição, hoje esse número já chega perto dos 35%, à medida que ele é conhecido como o nome da governadora Roseana Sarney para sucedê-la.

37,6% dos maranhenses querem melhorias na Saúde do estado

A pesquisa informa também que a principal preocupação do eleitorado é saúde. Mais de 37% dos entrevistados disseram que o principal problema a ser resolvido no estado é a saúde. Em segundo lugar aparece a pavimentação de rodovias com 13,2%. Saneamento básico, segurança e educação vêm em seguida como as principais áreas que precisam passar por sensíveis melhorias segundo a população.

Hilton Gonçalo se viabiliza

Atualmente no PDT, Hilton Gonçalo governou a cidade de Santa Rita por oito anos e após terminar seu mandato, entregou a prefeitura com mais de 80% de aprovação. A cidade registrou melhoria em todos os índices sociais e uma das marcas do gestor é ter acabado com as moradias em casa de palha e ter implantado a primeira escola em tempo integral para quilombolas.

Números da pesquisa:

Se a eleição para governador fosse hoje, em quem você votaria? (ESPOTÂNEA) 

Flávio Dino 29,2%

Candidato da Roseana 4,6%

Luís Fernando 3,4%

João Castelo 1,9%

Edison Lobão 1,7%

Hilton Gonçalo 1,1%

Eliziane Gama 0,9%

Zé Reinaldo 0,9%

Tadeu Palácio 0,9%

Sebastião Madeira 0,6%

Edivaldo Holanda Júnior 0,3%

João Alberto 0,2%

Roberto Rocha 0,1%

Dutra 0,1%

Nenhum 1,5%

Não sabe/Não respondeu 52,9%

E entre estes candidatos, em qual você votaria para GOVERNADOR? (ESTIMULADA)

Flávio Dino 54%

Luís Fernando 25%

Hilton Gonçalo 7,3%

Saulo Arcangeli 0,9%

Nulo 3%

Não sabe/Não respondeu 9,7%

E entre estes candidatos quem você não votaria de jeito nenhum?

Luís Fernando 33,5%

Flávio Dino 14,1%

Não rejeita nenhum 26,8%

Rejeita os dois 4%

Não sabe/Não respondeu 21,6%

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Evento do Colégio Diocesano termina em confusão

Não é de hoje, nem de ontem que as escolas, ou melhor, alguns alunos do "Maria José Dias Trovão" e Diocesano se estranham, a richa é antiga e sem motivos.

Mas dessa vez a "briguinha" passou dos limites, não se sabe ainda por qual motivo ( se é que existe algum) três alunos do Maria José, resolveram destruir um labirinto de uma das turmas do Diocesano, que apresentava ao publico coroataense o evento denominado "Exposano".

Segundo as informações, o grupo de vandalos foi liderado pelo filho do "apresentador" de um programa local, os outros não fui informado de quem seja.

Agora, é esperar pra ver quais atitudes serão tomadas, tanto pelos pais como pela direção da escola Maria José Dias Trovão que deverão se pronunciar sobre o assunto, ou não.

Abaixo algumas imagens reproduzidas pela página "Coroatá da Depressão"


Piada do Dia: Ricardo Murad diz que a saúde do Maranhão é exemplo nacional

Do blog Atual7
Criança que teve o braço amputado por erro médico em um hospital do governo
Uma semana depois da governadora Roseana Sarney (PMDB) dizer que o Maranhão é um Estado sem corrupção, que trabalha pelo seu povo e um dos melhores da Federação, o deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, também do PMDB, seguiu a mesma linha e usou seu perfil da rede social Facebook, na noite dessa quinta-feira (6), para dizer que o Maranhão tem o maior programa de saúde pública do Brasil, com qualidade de primeiro mundo.

No mesmo comentário, Murad aproveitou para citar o Hospital Macrorregional de Coroatá, que amputou o braço de uma criança por erro médico, como exemplo de sua defesa à frente da Pasta. O município é administrado por sua esposa, Teresa Murad (PMDB).‘O Maranhão, pela competência de sua gente, profissionais que têm demostrado capacidade e profissionalismo, tem o maior programa de saúde pública em construção de todo o Brasil’, disse o secretário.

Falando sobre o programa Saúde é Vida, Ricardo Murad se apossou de obras do Governo Federal, para ‘fazer número’ aos poucos hospitais já entregues pela governadora do Maranhão, dos 72 prometidos nas eleições de 2010.

‘Defender esse programa, responsável pela saúde de milhões de maranhenses com uma qualidade de primeiro mundo, deve ser compromisso de todos os que almejam governar o Maranhão’, disse ainda o esposo da prefeita de Coroatá.