sexta-feira, 31 de maio de 2013

Amovelar buscará, à pedido de Roseana, candidatura própria a Assembleia

Luisinho com Roseana
Mas também com Dino
Tão logo deixou o cargo, o ex-prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar (PT), anunciou aos aliados que lhe restaram que apoiaria a candidatura de Ana Mendonça (PMDB), esposa do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, para a Assembleia Legislativa, solicitou-lhes apoio, mas ouviu a recusa de muitos deles. A futura candidata Ana Mendonça pretende gastar a incrível quantia de R$ 15 milhões que arrecadará, até as eleições, de arrecadação de ISS do município no qual o seu esposo é prefeito, entenda mais clicando aqui.

Porém, depois desse desconforto em relação a sua pré-candidata (e ainda ter acomodado por aquelas bandas algumas pessoas mais chegadas), possivelmente o Luisinho da Amovelar tenha mesmo é que lançar o seu nome ao parlamento estadual. A candidatura do ex-prefeito coroataense é uma exigência da sua aliada, a governadora Roseana Sarney (PMDB), que deverá se licenciar em outubro para disputar, mais uma vez, a vaga ao Senado Federal (para alegria do Macaxeira).

Com essa atitude a Branca quer garantir em solo coroataense mais um palanque para o seu candidato ao governo estadual (que só Deus sabe quem será), na esperança de que seu o grupo congregue os votos dos seguidores de Ricardo Murad e daqueles que ainda tenham algum devotamento pelo neo-petista.

Luisinho andou falando para algumas pessoas que subiria no palanque de Flávio Dino (PCdoB), mas não é preciso ter muito conhecimento de política para saber que tal fato seria impossível, nem de longe, embora ele tenha recebido em sua casa o comunista quando passou a última vez por aqui. Se tal fato ocorresse seria muita fácil, e até prazeroso, para o "todo-poderoso" Ricardo Murad mandar votar (e quem sabe reprovar) na Câmara Municipal as prestações de contas condenadas no Tribunal de Contas do Estado – TCE/MA (2005, 2006 e 2007), tornando, assim, inelegível o Amovelar.

Ainda é incerto, e muito delicado, o destino político do ex-prefeito de Coroatá. Vamos aguardar.

Senado: Pesquisa coloca Oposição na frente de Roseana Sarney

Do Blog Marrapá
São cada vez mais desesperadoras as perspectivas do clã Sarney para as eleições de 2014. Como se já não bastasse a vantagem astronômica do presidente da Embratur em relação a candidatura oficial ao governo, agora Roseana Sarney tem que enfrentar mais um agravante: o fato de ser superada pelos pré-candidatos da oposição ao Senado.

Sondagem de intenção de votos contratada pela oligarquia mostra a governadora com apenas 40% na preferência do eleitorado, atrás de nomes como Roberto Rocha (PSB), Zé Reinaldo Tavares (PSB), Eliziane Gama (MD) e Domingos Dutra (PT/Rede), que juntos chegam fácil à casa dos 45%.

Os números caíram como uma bomba na cabeça da filha de José Sarney, que não consegue reverter a tendência de queda nem com o fiascante “Governo Itinerante” – movimento que percorre o interior do estado na tentativa de promover ela e Luís Fernando Silva.

A rejeição a Roseana, somada a fatores como a insatisfação do povo maranhense e competitividade dos quadros da oposição, preocupa aliados, que tentam a todo custo dissuadi-la da ideia de abandonar o governo para concorrer ao Senado. Consideram suicídio eleitoral. O próprio Picolé de Chuchu já bateu o pé e condicionou a sua candidatura à permanência dela no Palácio dos Leões.

Para os analistas palacianos a conta é simples: como apostar na viabilidade de Roseana se quem leva vantagem na disputa à sucessão se apoia em um discurso que atinge em cheio as administrações dela?

Eles consideram que a definição em torno de um único nome apoiado por Flávio Dino fortalecerá ainda mais a oposição, expondo a governadora ao risco de ser duplamente humilhada nas urnas.

Secretária de juventude assume que a cidade não tem segurança

Com a administração da prefeita Teresa Murad (PMDB) veio a sensação de insegurança, o crescimento da violência, assaltos e roubos em nosso município, o que pode ter sido agravado por inúmeras causas expostas por diversas vezes no Coroatá de Verdade, em especial nesta postagem que você ler clicando aqui.

Foram muitas promessas para área da segurança durante a campanha, até o secretário de estado de Segurança e candidatíssimo ao parlamento federal, Aluísio Mendes, já esteve por duas vezes à convite da prefeita em terras coroataenses, a última delas recentemente para fazer novas promessas.

Porém, enquanto apenas mais promessas estão sendo feitas a violência e a insegurança continua se agravando (mais um assassinato no dia de ontem). A situação se agravou de tal modo que até a secretária de Juventude do governo municipal, Jadna Mayra Freire, resolveu organizar de forma independente um ato que pedirá para paz (a ausência de qualquer violência, sendo a insegurança uma delas) para os coroataenses.

Ótima iniciativa!!! Não poderíamos deixar de parabenizá-la, apoiar e divulgar a sua iniciativa, que demonstra que esta conversa sobre o aumento da violência e insegurança não é invenção de oposicionista.

A Motocada da Paz está marcada para o próximo dia 25 de junho, confira abaixo o cartaz.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Funcionários do SAMU 192 paralisam em reivindicação de melhoria salarial

Por Cleo Freitas

Hoje pela manhã a equipe que se encontrava no plantão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, paralisou as atividades para exigir da administração municipal o cumprimento a proposta salarial para cada categoria (motorista, auxiliar de enfermagem e enfermeiro), de acordo com média estadual, pois os profissionais coroataenses estão recebendo 50% a menos desta tabela.

O secretario municipal de Saúde e vereador licenciado, Jocimar Pereira, foi chamado imediatamente para conter os ânimos alterados, mas, como era de se esperar, a falta de autonomia do gestor, não pôde fazer muita coisa. Jocimar passou a mão no telefone e ligou para o seu chefe, o secretário de estado de Saúde Ricardo Murad que, claro, não atendeu a chamada.

O secretário municipal então pediu aos funcionários que retornassem as suas atividades e que aguardassem até a quarta-feira da próxima semana (06), para que o mesmo pudesse buscar uma solução para as suas revindicações.

Além da defasagem salarial, os profissionais do SAMU 192 ainda não receberam, desde que começou esta gestão, ajuda de custo para as viagens e hora extras.

Os funcionários prometem ao secretário Jocimar Pereira que se na data marcada o mesmo não apresentar uma solução voltarão a paralisar as atividades daquele serviço de saúde.


A verdade sobre o salário de dezembro

Por Páblo Lima

Ao ser indagada sobre o salário do mês de dezembro dos servidores da prefeitura municipal de Coroatá, a prefeita e seus seguidores só atribuem a culpa ao antigo prefeito, Luis da Amovelar (PT). Pois bem, vamos a alguns fatos.

O prefeito Luis da Amovelar, cumpriu sim sua obrigação e pagou em dias os servidores, tendo em vista que na cidade, sempre se foi pago um mês "dentro do outro" como se diz na linguagem popular, ou seja, o servidor trabalha primeiro e depois recebe, o prefeito então, pagou em dezembro o salario de novembro, e era obrigação da instituição prefeitura continuar o cronograma e pagar em janeiro o salario de dezembro, então podemos afirmar que quem ficou devendo os servidores, não foi o ex prefeito e sim a prefeitura.

Partindo dessas afirmações a prefeitura então informa que a culpa é sim do ex prefeito, porque segundo eles, somente ficou na conta da prefeitura míseros 13 mil reais. Se é verdade, ainda não tenho conhecimento, e até peço aqui que tanto o ex prefeito quanto a atual nos mande os documentos comprovando isso que o blogue sem sobra de duvidas irá publicar.

E enquanto ambos os lados se digladiam pra saber de quem é a culpa, quem sofre são os pais e mães de famílias que fizeram suas compras visando os seus respectivos salários e até agora, nada!

Odair José sonhando alto, mas comete seus primeiros deslizes

Sonhando alto
Por Cleo Freitas

O ex-secretário de Educação, Odair José Soares, articula às “escuras” sua candidatura ao parlamento estadual, o que tem despertado descontentamento entre possíveis futuros aliados. O professor, usando de métodos nada ortodoxos na tentativa de viabilizar sua candidatura, causa desprezo, quando deveria agregar pessoas, mesmo naquelas que desejam vê-lo candidato.

Enquanto realiza a sua pré-campanha com alguns, nega o seu interesse em uma candidatura própria para outros. Assim, fica difícil conquistar aliados que possibilitem a concretização do seu sonho. Até os mais ingênuos sabem que na política nenhuma aliança deve ser descartada.

O vereador de primeiro mandato, Marcelo Moura (PTC), é um dos mais entusiasmados cabos-eleitorais de Soares neste momento de pré-campanha, talvez buscando a inversão dos papéis nas eleições municipais de 2016, pois não é segredo para ninguém que Moura acalenta dentro de si o ardente desejo de ser o candidato da oposição na oportunidade vindoura.

Informações que chegaram a nossa redação indicam que pelo menos duas reuniões já foram organizadas pelo parlamentar para definir metas e estratégias para concretizar a candidatura de Odair José e que os mesmos já se encontram realizando visitas a pessoas nas quais enxergam algum potencial eleitoral (apenas aquelas que já tem predileção pelo nome do professor).

Talvez, unicamente por sorte de Soares, alguns políticos e lideranças despertaram, no decorrer do último processo eleitoral, uma certa admiração por sua figura e acreditam que ele será um “bom político”, se este chegar ao poder, assim como há aqueles que são simpáticos a sua candidatura simplesmente porque nutrem o sonho de eleger um deputado que de fato volte os olhos para o nosso município (o oposto do que fez a atual prefeita Teresa Murad durante os anos em que esteve na Assembleia Legislativa).

Se o objetivo tão perseguido atualmente por Odair José se concretizará não sabemos, fato é que ele nem ao menos se recorda do início da sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, quando dizia a todos que perguntassem que a política partidária seria um caminho que não deseja trilhar, o que dificultou, inclusive, sua filiação ao PT, quando impuseram esta condição para que permanecesse à frente daquele órgão.

Como já adiantamos em outra postagem neste blogue, leia aqui, o pretenso postulante ao legislativo estadual pensa em fazer uma “dobradinha” com algum candidato ao parlamento federal, que queira firmar seu nome e buscar votos em solo coroataense, para agregar peso (inclusive financeiro) a sua campanha. Em conversas, Soares declarou que já foi assediado pelos federais Weverton Rocha (PDT) e Simplício Araújo (MD), que buscam a reeleição, e pelo estadual Rubens Júnior (PCdoB), que deseja aventurar-se em uma eleição para a Câmara Federal, mas que, segundo ele, ainda não decidiu qual dos três receberá o seu abraço. A legenda partidária a qual Odair José apresentará um pedido de filiação dependerá desse acerto.

Porém, como já dito no início deste artigo, o professor Odair José desliza feio ao não procurar as lideranças políticas coroataenses para conversar e pedir apoio (mesmo aquelas que não são muito simpática ao seu nome), correndo o sério risco de ser forçado a uma aterrisagem imediata. Esta atitude demonstra apenas o desrespeito do “menino novo” (e de Marcelo Moura) pelas pessoas experientes que participaram de inúmeros outros processos eleitorais, mesmo quando Soares ainda se declarava sem nenhuma vocação para a política partidária.

De qualquer forma, somos sabedores que se a candidatura de Odair José se concretizar, ele não terá uma campanha fácil, não apenas pelos motivos já exposto acima, mas principalmente pelo comportamento do grupo (e dele mesmo) após as eleições do último ano. Os nossos parlamentares, assim como as demais lideranças políticas da oposição que não se renderam ou não abandonaram o município, encontram-se divididos quando o assunto é a corrida rumo à Assembleia Legislativa, já que, neste momento que antecede as eleições do próximo ano, o apoio a pretensos candidatos com alguma antecedência é uma das principais formas de manutenção financeira para esses tão desejados cabos-eleitorais. E muitos dos nossos parlamentares e lideranças já sabem muito para quem pedirão votos, mesmo faltando um pouco mais de uma ano para o início das campanhas, mas não custa nada procurá-los.

No entanto, após esta longa dissertação analítica, digo-lhes que a fiz apenas para expor alguns fatos, assim como o meu ponto de vista particular, mas aproveito para advertir os nossos leitores que talvez ainda não seja o momento oportuno ou para fazê-lo (quem sabe). Encontro-me a disposição para ouvir a sua opinião a respeito, quer seja pelo nosso sistema de comentários ou via e-mail, clicando aqui.

Cleo Freitas é editor do Coroatá de Verdade e diretor do Partido Comunista do Brasil – PCdoB Coroatá

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Coroataense é humilhada na porta do Sítio Murad

Como já não é novidade pra ninguém, a prefeita de Coroatá não dar o azar da graça em lugar algum da cidade, e nem muito menos atende alguém. A prefeita só é vista em solenidades especialíssimas e nada mais que isso. Passou a eleição e a prefeita seguiu o mesmo bonde, talvez volte em 2014.

Hoje mais uma coroataense foi tratada muito mal na porta do famoso sitio da família Murad, e residência oficial do secretário-chefe da Casa Civil do governo municipal, China.

Ainda não sabemos se quem atendeu a moça, foi a também famosa porteira oficial do sítio, a senhora Silvana's Murad.

A coroataense ficou revoltada e postou sua indignação no Facebook, e logo foi respondida pelo sobrinho da prefeita, Felipe Trovão. Que não atribuiu jogou a culpa da prefeita não ter efetuado o pagamento do mês de dezembro ao antigo gestor.

Veja:

Max Barros desiste de CPI das estradas fantasmas

Do blog Marrapá
Estrada fantasma Coroatá/Vargem Grande: 20 milhões de lama e barro
Não passou de jogo de cena ameaça do deputado Max Barros (PMDB) de propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI para investigar as fraudes apontadas na construção da estrada fantasma que liga Coroatá a Vargem Grande.

Na semana retrasada, depois de ser pressionado a dar explicações sobre as irregularidades relacionadas à estrada, o parlamentar, que já foi secretário de infraestrutura do estado, esbravejou na tribuna da Assembleia Legislativa, e ameaçou apresentar requerimento solicitando a abertura de uma CPI para investigar o caso.

O deputado alegou ter as 13 assinaturas necessárias para a instalação imediata da comissão. Na tentativa de intimidar a oposição, ele ameaçou inclusive resgatar o caso Gautama, que resultou na prisão do ex-governador José Reinado Tavares (PSB) em 2008.

Depois do esperneio, Max Barros nunca mais tocou no assunto da CPI. Há quem diga que deputado foi dissuadido da ideia de propor a investigação por medo de atingir em cheio as candidaturas de Luís Fernando Silva e Fernando Fialho, respectivos pré-candidatos de Roseana Sarney para o governo e Câmara Federal, que também já comandaram a Secretaria de Estado de Infraestrutura - Sinfra e liberaram o pagamento da estrada fantasma.

A Coroatá/Vargem grande foi licitada e paga pelo governo Roseana Sarney, contudo foi abandonada pela metade pela construtora responsável por sua execução: a JNS Canaã.

A JNS Canaã foi uma das principais doadoras da campanha de reeleição de Roseana Sarney e se instalou no Maranhão na véspera da celebração de contrato para a construção de parte dos 72 hospitais do Saúde é Vida.

A empreiteira chegou a receber quase R$ 20 milhões do governo do Estado, entretanto não entregou nenhum dos 14 hospitais do lote de sua responsabilidade.

Outro fato que chama atenção é o endereço fantasma da JNS Canaã. No local apresentado na documentação dos contratos como sede da empresa não existe e nem nunca existiu qualquer construtora ou empresa de jardinagem – especialidade apontada na razão social da JNS Canaã.

Professoras sofrem acidente na estrada de Timbiras

Um grupo de professoras de Coroatá, que estudam no pólo da Universidade Federal do Maranhão de Timbiras, sofreram um acidente na tarde do ultimo sábado.

As professoras em questão, já estão no sétimo período da Universidade e na gestão passada, tinham disponibilizados pela secretaria de Educação um ônibus do município para que as mesmas fizessem a viagem em busca de novos conhecimentos.

Ao receber a prefeitura de Coroatá, em mais um de seus gestos de maldade e perseguição, a atual prefeita Teresa Murad, além de demitir todas as professoras, ainda desautorizou o ônibus escolar que fazia o transporte das mesmas a levá-las a cidade vizinha.

As guerreiras, mesmo com todas as dificuldades, continuaram a cursar seus cursos no Pólo de Timbiras, só que desta vez, desempregadas e ainda tendo que passar por diversos perigos, como acidentes e assaltos na temida MA 235, que liga a cidade de Coroatá a Timbiras.

O acidente foi causado por um motoqueiro bêbado que bateu na moto das professoras que acabaram perdendo o equilíbrio. Uma delas está gestante!

As educadoras, foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 e passam bem.

Veja fotos exclusivas do acidente:






Luiz Júnior, ex-secretário de Saúde, é o aniversariante do dia

Luís Júnior, um exemplo de secretário de Saúde
Neste dia 29 de maio o blogue, Coroatá de Verdade, em nome de todos os cidadãos coroataenses, parabeniza o farmacêutico bioquímico Luiz Marques Barbosa Júnior, que nasceu nesta mesma data em 1975, completando portanto neste dia 38 anos de idade.

Não podemos deixar de lembrar nesta oportunidade os avanços alcançados pelo município de Coroatá nos mais de sete anos em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde do governo Luís da Amovelar (PT), mesmo naqueles em a sua gestão foi tão perseguida (os últimos quatro anos do governo de Roseana Sarney).

Durante a sua gestão podemos destacar a implantação de alguns serviços de extrema importância para garantia do direito à saúde da população coroataense, sendo eles: Farmácia Popular do Brasil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, Centro de Especialidades Odontológica - CEO, Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, Leite é Vida, Programa Saúde da Família - PSF, reforma e ampliação do Hospital Geral Municipal – HGM, ampliação do número de ambulância para os atendimentos de urgência e emergência, reabertura do Hospital Regional Alexandre Mamed Trovão e a construção de diversas Unidades Básicas de Saúde – UBS (Vila 7m ,Vila Vavá, Palmeira Torta, Conceição, Novo Areal, Mocó, São Bendito, entre outras).

A dedicação do ex-secretário lhe rendeu, inclusive, o 2° lugar em prêmio nacional que reconheceu os esforços do município para a prevenção e o tratamento da hanseníase.

Na política, Luís Junior prestou grande contribuição nas eleições municipais de 2012, quando presidiu o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, que elegeu dois representantes para a Câmara Municipal, entre eles o vereador Cássio Reis.

Luís Marques Barbosa Júnior é, sem dúvida, um exemplo extraordinário de dedicação, compromisso e profissionalismo. Portanto, neste dia gostaríamos que este cidadão coroataense (coroataense sim, pois conquistou o título de cidadania no parlamento municipal) recebesse todo o nosso carinho.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Esposa de parlamentar é barrada no Hospital Macrorregional

A atitude de funcionários do Macrorregional indignou  Tatiana Vasconcelos
Na tarde desta terça-feira (28) a esposa do vereador oposicionistas Cássio Reis (PSDB), Tatiana Vasconcelos, estudante do último período do curso de Enfermagem, procurou o Hospital Macrorregional para visitar o amigo Marcos Luan que se encontra hospitalizado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, porém ao chegar à recepção às 17 horas foi informada, por uma funcionária identificada como Rosilene Aguiar, que a visitação seria liberada apenas uma hora mais tarde. Mas quando retornou no horário estipulado pela funcionária, Tatiana foi informada que as visitas haviam sido encerradas.

A esposo do parlamentar oposicionista reclamou com a recepcionista dizendo que a mesma não estava preparada nem para prestar uma informação básica sobre o funcionamento do Hospital e por isso deveria procurar outro emprego e o que ouviu dos funcionários que se encontravam no local foram apenas gargalhadas.

Tal atitude demonstra apenas o despreparo de parte da equipe daquele unidade de saúde e, principalmente, dos seus gestores (os verdadeiros responsáveis por tudo que acontece em suas dependências), embora realizem o atendimento diário de centenas de cidadãos coroataenses.

O esposo de Tatiana Vasconcelos, o vereador Cássio Reis, tem feito graves denúncias sobre o funcionamento do Hospital Macrorregional controlado pelo secretário Ricardo Murad, sendo a mais conhecida delas o caso da bebê que teve o antebraço amputado, assim como apresentado combatido diariamente o governo da prefeita Teresa Murad (PMDB), o que talvez seja a verdadeira explicação para o fato ocorrido.

Prefeita Teresa Murad cancela o seminário do Estágio Viva Primeiro Emprego

A prefeita Teresa Murad (PMDB) nesta tarde voltou a usar os seus famosos comunicados em carro-de-som, desta vez para desconvidar os coroataenses e divulgar o cancelamento do Seminário do Estágio Viva Primeiro Emprego anunciado enfadonhamente para ocorrer no dia de amanhã (29) em parceria com o Governo do Estado.

Segundo a nota divulgada, o Seminário fora cancelado por "motivos de força maior", no entanto a redação deste blogue desconhece qualquer desastre natural ou calamidade que tenha castigado Coroatá nas últimas horas que possa ser responsável por tal fato.

Parlamentar denuncia descaso com a segurança pública e patrimonial

Cássio Reis
Guarita da Tresidela, hoje desativa
O vereador Cássio Reis (PSDB) registrou no seu perfil em uma rede social o descaso da prefeita Teresa Murad (PMDB) com a segurança pública e patrimonial coroataense, pois a mesma desativou a Guarda Municipal – GM no primeiro dia do seu governo, assim como mandou fechar as guaritas que contribuíam para a segurança da cidade.

Na postagem o parlamentar apresentou o “fac-símile” do extrato do contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Coroatá, através do seu secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão, Manoel da Cruz Pontes, que objetivou a contratação de empresa especializada no fornecimento de fardamento completo para todo o efetivo da GM no valor de R$ 37.000,00 (trinta e sete mil reais). O documento citado foi publicado no Diário Oficial do Estado - DOE em 20 de março, tempo suficiente para regularizar o funcionamento da Guarda.

“Até que ponto chegará esse Governo dos Murad para que tomem providências cabíveis em relação a segurança do nosso município?”, indagou o Cássio Reis. O vereador lembrou ainda que a Guarda Municipal não está recebendo o apoio da prefeita, nem ao menos trabalhando. Mas, segundo o parlamentar, “enquanto isso o comandante da Guarda, que mora em São Luís, está recebendo o salário polpudo todo mês, isso é uma molecagem”, indignou-se.

Cássio aproveitou para relembrar a “abertura” que, além da desativação da guarnição nos três pontos de entradas do município, a quantidade mínima de policiais militares e a deficiência no funcionamento da delegacia continuará contribuindo para o aumento da insegurança pública. “Assim como ocorreu com a agência dos Correios na tarde de ontem (27), poderá ocorrer com as agências bancárias e com o comércio”, finalizou o vereador.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Arraial de Ricardo Murad é embargado devido a trabalho escravo

Do blog Luís Pablo

Finalmente alguma decisão da Justiça contra o secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB). Como todo mundo sabe, o Arraial da Lagoa é organizado há anos por ele.

Hoje, dia 27, trabalhadores que prestavam serviços nas obras do “Arraial da Lagoa” foram encontrados em situação comparável a escravidão.

De acordo com o Tribunal de Regional de Trabalho-TRT, as condições de trabalho em que foram encontrados eram degradantes. A situação partiu de uma denúncia anônima.

Ao todo, foram 25 trabalhadores, entre eles um adolescente de 17 anos. No local, não havia água potável, equipamentos para os trabalhadores, como botas, capacetes e óculos e ainda a falta de alojamentos sanitários. Com isso, as obras foram embargadas.

Na quarta-feira (29), haverá uma audiência com os empresários responsáveis pelas obras para que assinem um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, para a regularização dos trabalhadores. Caso não haja acordo, uma ação civil pública será aberta.

Os trabalhadores terão as carteiras de trabalho assinadas e todos os diretos trabalhistas serão garantidos. E por se tratar de uma condição análoga, eles receberão três parcelas do seguro desemprego.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social do governo do Estado informou que não recebeu notificação oficial. E disse que vai apurar qualquer denúncia (As informações são do Imirante, com edição deste blog).

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informa que o Governo do Maranhão ainda não foi notificado oficialmente do embargo da obra.

Também esclarece que o serviço é terceirizado, realizado por uma empresa contratada para a instalação do Arraial da Lagoa.

A Secom ressalta, ainda, que todas as denúncias serão apuradas com rigor para que os responsáveis pelos fatos sejam devidamente punidos com a rigidez da lei.

Urgente: Assalto na agência dos Correios de Coroatá.

Com informações de Antonio Silva

Por voltas das 17 horas dois indivíduos assaltaram a agência dos Correios no município de Coroatá. Segundo informações os mesmos chegaram ao local e ficaram na fila de atendimento por alguns minutos. No momento em que apresentou mais tranquilidade no local os dois bandidos anunciaram o assalto.

Clientes e funcionários foram obrigados a entrar em uma sala pequena da agência, onde foram trancados. Ainda segundo informações a gerente, na mira de um revolver, foi obrigada a entrega todo o dinheiro do caixa.

Antes da fuga os assaltantes entraram na sala de segurança e levaram a CPU do computador que contém as imagens do circuito interno de TV do local .

A quantia ainda não foi divulgada pelos Correios, mas estima-se que foram levados pelos bandidos mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A polícia no momento faz buscas na tentativa de encontrar os assaltantes.

Mais uma da saúde de "quem resolve"...

Além das inúmeras deficiências no atendimento aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, as mulheres coroataenses que precisavam realizar o exame de ultrassonografia transvaginal no último mês tiveram que aguardar mais de trinta dias para realizá-lo, pois a máquina utilizada na realização deste procedimento se encontrava quebrada, ou pelo menos era a informação repassada na recepção do Centro de Especialidades Médicas – CEM, local de realização dos procedimentos.

Porém, esta semana começou com uma boa notícia para estas mulheres. Pois, segundo informações que chegaram a nossa redação, pelo menos este problema, já se encontra resolvido.


Quase 6 meses de "condenação" do Palácio Vitor Trovão

Desculpe a falta de habilidade do nosso fotógrafo para tal função :)
Desde que assumiu o cargo a prefeita Teresa Murad (PMDB) condenou o prédio administrativo da Prefeitura Municipal, que leva o nome do seu pai falecido recentemente, o Deputado Federal constituinte Vitor Trovão. Não sabemos ao certo porque ou com orientação de que engenheiro.

A gestora e o seu esposo, o secretário de saúde Ricardo Murad, “transferiram” logo no primeiro dia de governo a sede do poder executivo municipal para o Centro Administrativo Dr. João Mota, este sim praticamente construído do nada na administração do antecessor Luís da Amovelar (PT). Porém, segundo funcionários daquele prédio, Teresa e Ricardo Murad, jamais colocaram os pés ali, orquestram à distância cada “decisão” executada a risca (e sem titubeio) naqueles gabinetes e corredores.

Durante a campanha o deputado licenciado disse muitas vezes aos seus assessores mais próximos que, após confirmada a vitória eleitoral, a esposa não colocaria não entraria no prédio que fora usado durante os oito anos da administração do ex-prefeito Luís da Amovelar, amigo dos Murad antes das eleições de 2004 e que (segundo pessoas ligadas ao deputado) se tornou um de seus maiores desafetos políticos (senão o maior deles).

Quanto ao Palácio Deputado Federal Vitor Dias Trovão, Murad prometeu que o derrubaria e que faria surgir em seu lugar um novo e moderno prédio para abrigar o governo de sua esposa. Porém, ao que parece, o primeiro semestre não foi tempo suficiente para que cumprissem a promessa, que se tonou apenas mais uma (entre as muitas) que foram esquecidas pelo casal.

domingo, 26 de maio de 2013

Imagem do dia: Turismo com o dinheiro do povo!

Foto: Páblo Lima
Foto-flagrante de um dos veículos locados pela Prefeitura Municipal de Coroatá, nas ruas de São Luís (e em pleno domingo). Que absurdo!!!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resumão da Sessão

I

Na sessão desta sexta-feira (24) os parlamentares aprovaram o projeto de lei que reformula o Conselho Municipal de Educação, que chegou à Casa na sessão do dia 17, mas naquela data teve sua discussão prejudicada, retornando hoje ao plenário em regime de urgência. O vereador Raimundo Diogo (PT) ainda apresentou pedido para o envio da matéria às Comissões, mas foi rejeitado pela maioria governista, sendo em seguida colocada em votação e recebendo o voto contrário de todos os parlamentares oposicionistas. O vereador Cássio Reis (PSDB) declarou que o voto da oposição não foi contra o projeto, mas contra a ausência de discussão do mesmo. “Os vereadores governistas se mostram omissos e subservientes ao governo municipal, não discutem, não emendam, apenas obedecem as determinações da prefeita”, declarou o vereador Cássio.

II
Curiosamente a Sessão de hoje foi acompanhada da galeria por três secretários do governo de Teresa Murad (PMDB), sendo eles Zé Branco (Trânsito e Transporte), Edilson Viana (Cultura) e Jadna Mayra (Juventude). Os secretários acompanharam a sessão praticamente na íntegra, enquanto deveriam se encontrar em seus expedientes (não me recordo que hoje seja feriado), demonstrando claramente que em suas respectivas secretarias não há nada importante para ser feito.

III
Além dos referidos secretários, outras dezenas de funcionários da prefeitura acompanharam a sessão da galeria. Enquanto deveriam se encontrar no exercício das suas funções estavam na Câmara Municipal para vaiar os vereadores de oposição e aplaudir os governistas durante os seus pronunciamentos.

IV

O líder da oposição, Júnior Buhatem (PMDB), declarou em pronunciamento durante a Sessão que foi vítima de um esquema de compra de votos, o que teria sido responsável para que o mesmo ficasse apenas na suplência. O vereador Cássio Reis (PSDB) não perdeu tempo e em resposta ao líder de oposição declarou que o esquema ao qual ele se refere foi orquestrado dentro do grupo no qual Buhatem concorreu as eleições. “A declaração do parlamentar só reforça as denúncias que apresentamos à Justiça Eleitoral, ele poderia muito bem ser chamado para depor no processo”, disse Cássio Reis.

V

O vereador Raimundo Diôgo (PT), durante o seu pronunciamento no grande expediente, leu a carta da prefeita Teresa Murad (PMDB) dirigida aos funcionários municipais durante a campanha para lembrar a população de mais uma das promessas da esposa do secretário de Saúde que não foi cumprida.

VI

Juscelino Araújo (PT) cobrou a distribuição dos uniformes na rede municipal de ensino, conforme compromisso de campanha da prefeita.

VII

E o Dr. Naldo (PSDB)? Entrou mudo e saiu calado em mais uma Sessão.

Nota

Recebi na manhã de hoje (24) a ligação de uma pessoa que se identificou como membro da Igreja Assembleia de Deus em Coroatá para desmentir a informação recebida e publicada nesta página acerca do convite que teria recebido o ex-prefeito Luís da Amovelar para apresentar um programa na TV de propriedade daquela instituição.

Reforçamos que a fonte que nos passou a informação afirma tê-la ouvido de Antonielson Gomes, apresentador daquele canal.

O compromisso deste blogue sempre será com a verdade acima de tudo.

Imagem do dia: Tem maca não moço!


Paciente segurando o próprio soro após ser atendido na UPA de Coroatá. (Foto: Reprodução/Coroatá Conectado)

Deputado Simplício Araújo cobra explicações sobre paralisação da Refinaria Premium

Do Blog Marrapá. Simplício e Flávio Dino: parlamentar pediu esclarecimentos sobre refinaria em audiência pública.
O deputado federal Simplício Araújo (PPS) cobrou da presidente da Petrobras, Graça Foster, em audiência pública Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (22), definição em torno da construção da Refinaria Premium I da Petrobras em Bacabeira.

“Gostaria de perguntar à presidente (Graça Foster) se a refinaria é apenas politicagem da Petrobras no Maranhão, se essa obra vai continuar, qual é o cronograma de entrega dessa refinaria, ou será que é apenas um estelionato eleitoral?”, criticou Simplício.

Previsto inicialmente para começar a operar em 2014, o empreendimento segue com as obras paralisadas. Recentemente, o canteiro de obras foi desmontado pelas construtoras envolvidas no processo de terraplanagem e essas empresas abandonaram Bacabeira, deixando um prejuízo superior a R$ 1 milhão no comércio da cidade.

O parlamentar disse que a população está frustrada e que a paralisação da construção da refinaria destruiu os sonhos de milhares de maranhenses.
Refinaria Premium: obras paralisadas na fase de terraplanagem.
Refinaria Premium: obras paralisadas na fase de terraplanagem.


“A governadora Roseana causou estrago: especulação imobiliária, empresas fecharam as portas, mais de dois mil trabalhadores estão sem emprego. Nós precisamos dessa refinaria. Não queremos acreditar que tudo isso foi feito para postergar o mandonismo dos Sarney, para dar um golpe na população às vésperas das eleições”, repudiou.

A Refinaria Premium foi o carro chefe da campanha de reeleição de Roseana Sarney em 2010. Na época, Lula e Dilma estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental daquela que seria a maior refinaria da América Latina.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Professores reúnem-se com secretário de Educação para apresentar reivindicações e levam faltas

Livro de pontos
Os professores durante a reunião
Na tarde desta quarta-feira (22) um grupo de aproximadamente quinze professores lotados na Escola Municipal Tresidela I, procuraram o secretário interino de Educação, Raimundo Josias, para apresentar algumas reivindicações da categoria, especialmente acerca do conta-turno, que, segundo eles, é uma invenção da gestão municipal, sem nenhum embasamento legal, adotado apenas como estratégia para prejudicar os professores, principalmente aqueles que residem em outros municípios. Aos leigos, o contra-turno é como está sendo chamada a duplicação do expediente dos professores todas às sextas-feiras.

Após ouvir a comitiva, o secretário interino não apresentou nenhuma solução ou alternativa à problemática apresentada, apenas orientou aos professores que protocolem junto ao órgão um documento com as suas reivindicações. Mas, quando estes retornaram a escola para o cumprimento do restante do expediente, os professores constataram que a diretora, Elineuza Viana, havia colocado falta em todos os trabalhadores que deixaram a escola para participar da reunião, conforme ameaçara antes que deixassem a escola.

Descumprimento - Os professores da EM Tresidela I, assim como alguns que trabalham em outras unidades da rede municipal de ensino, dizem que não cumprirão o contra-turno conforme determinado pela Secretaria Municipal de Educação - SEMED, pois não existe legitimidade alguma nesta medida. Em entrevista ao Coroatá de Verdade os educadores denunciaram que, apesar da irregularidade, os que não a cumprem o turno extra às sextas-feiras vêem descontados em seus vencimentos quatro faltas por mês (no valor de R$ 47,00 cada).

“O que vemos é o descumprimento da legislação que assegura os nossos direitos, a lei do piso é um exemplo disso, mesmo com suas cláusulas simples de serem cumpridas integralmente”, disse o professor Alexsandro Costa, que integrou a comitiva, e continuou: “mas, o que vemos é carga horária indevida, espoliação do profissional da educação, salários que fogem da realidade, e muito trabalho, nesse quesito eles são cumpridores, nos fazerem trabalhar inclusive em horário impróprio”, finalizou Costa.

Bomba! Teresa Murad pode pegar de três meses a um ano de prisão, além de perder o mandato

Do Blog Atual7
Prefeita Teresa Murad
Acionada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Coroatá na última quinta-feira (16), a prefeita Maria Teresa Trovão Murad (PMDB), esposa do secretário de Saúde do Estado, deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB), pode pegar de três meses a um ano de detenção, além de multa, por descumprimento da obrigação de nomear os aprovados em concurso público no município.

Desde o início do ano, quando assumiu o mandato, a prefeita de Coroatá não nomeou os aprovados no último concurso, realizado na gestão anterior, cujo resultado foi divulgado em novembro de 2011, motivando a ação por parte do Ministério Público do Maranhão (MP/MA) contra o município.

Na ação do promotor de justiça Marco Aurélio Ramos Fonsêca, Teresa Murad teria o prazo de 48 horas para cumprir a determinação e convocar os aprovados, o que não aconteceu.

Segundo o parecer do próprio MP/MA, o descumprimento da obrigação de nomear os aprovados poderia caracterizar improbidade administrativa e crime de prevaricação.

Ontem, por afrontas à moralidade pública como a da prefeita de Coroatá, o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) apontou o Estado com o maior em número de ações por improbidade administrativa do País.

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, que no próximo mês completará 21 anos de existência, Teresa Murad poderá perder o mandato por incorrer em improbidade no exercício funcional, comprometendo a dignidade, a moralidade, o bom procedimento, a lealdade e os valores superiores em cujo nome deveria a esposa do secretário de estado de Saúde se pautar.

Pelo Código Penal, comete o crime de prevaricação o servidor público que ‘retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal’. Além de multa, a pena prevista é de detenção de três meses a um ano.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Eleger Flávio Dino governador em 2014 é prioridade nacional do seu partido

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil – PCdoB reuniu-se em São Paulo recentemente e convocou a sua mobilização política, ideológica e organizativa de toda a militância comunista para a realização do seu 13° Congresso Nacional que ocorrerá em novembro do ano em curso.

A resolução de preparação do 13° Congresso indicou o temário para a elaboração dos documentos acentuando a importância do debate sobre o momento de mudanças que o Brasil vive desde 2003 e a luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento.

Antes serão realizadas as Conferências Estaduais com foco na construção do projeto político partidário para as eleições do próximo ano, quando o foco na construção do projeto político partidário para 2014, segundo o Comitê Central, será eleger pelo menos 20 deputados federais em todo o país, um governador do estado (tratando-se do maranhense Flávio Dino) e conquistar mais um mandato no Senado Federal.

Fonte: A Classe Operária

Morre o homem que foi atropelado pelo caminhão da Prefeitura

E infelizmente veio a óbito na noite do último sábado  o motociclista que foi vitima de um acidente nas proximidades do povoado "Sozinho" na cidade de Coroatá. Ele havia sido atropelado por um caminhão que faz o transporte dos Alunos daquela localidade (Reveja). O blog ainda não obteve informações se a prefeitura ou o motorista do veiculo deu assistência a família.

Estado em que ficou a moto.

domingo, 19 de maio de 2013

Apresentador Antonio Silva elogia vereador Cássio Reis em publicação no Facebook

Do blog do Vereador Cássio Reis

Vereador Cássio durante entrevista concedida à Antonio Silva
O radialista e apresentador do Programa Coroatá na TV exibido diariamente pela TV Nazaré, Antonio Silva, publicou na tarde deste domingo (19) em seu perfil no Facebook uma breve análise sobre a atuação do vereador Cássio Reis (PSDB) e ainda a repercussão das suas denúncias na Câmara Federal.

O parlamentar foi entrevistado recentemente no estúdio do programa apresentado por Antonio Silva, assim como Simplício Araújo (MD) que apresentou as denúncias em Brasília – DF, que foi entrevistado por telefone.

Veja o que escreveu o radialista:

“Destaque nas últimas sessões na Câmara Municipal de Coroatá, o vereador Cássio Reis(PSDB) tem se firmando como um nome forte na oposição ao governo da prefeita Teresa Murad (PMDB). O parlamentar oposicionistas foi destaque nesta última semana na Câmara Federal, após denunciar o caso da criança da cidade de Pedreiras - MA que teve o antebraço amputado.

O vereador Cássio Reis vem sendo muito elogiado, alguns falam que o parlamentar seria um ótimo nome para a chapa majoritária nas próximas eleições municipais, embora seja cedo demais para cogitar nomes”, escreveu Antonio Silva, que destacou ainda as discussões entre o parlamentar oposicionistas e o líder do governo na Câmara, Júnior Buhatem (PMDB), e descreveu o social democrata como o maior nome da oposição em Coroatá. Para o apresentador a atuação do vereador Cássio é um dos assuntos políticos mais discutidos na cidade.

“Se manter o mesmo ritmo na atuante parlamentar até o final deste seu terceiro mandato, certamente será um ótimo nome para disputar o executivo nas próximas eleições municipais”, declarou o apresentador.

sábado, 18 de maio de 2013

Professoras afirmam que foram intimidadas em reunião com equipe da prefeita

Ao final da tarde de hoje (18) recebemos a ligação da professora Alzenira dos Reis (foto), na oportunidade a mesma nos informou a respeito da reunião realizada na tarde de ontem com o representante do escritório de advocacia que acompanha o processo que, juntamente com três colegas também educadoras, move na justiça trabalhista contra o município de Coroatá pedindo a reintegração ao cargo por tempo de serviço.

Em postagem do Coroatá de Verdade, as trabalhadoras denunciaram reunião realizada na Procuradoria Geral do Município, na qual ouviram que o processo apresentado por elas em fevereiro deste ano no Mistério do Trabalho, em Bacabal – MA, já havia sido encerrado com decisão favorável ao município, após recurso interposto em função do primeiro resultado, leia aqui.

Segundo as trabalhadoras, o representante do escritório de advocacia apenas confirmou a suspeita de que as informações apresentadas na reunião do dia anterior por uma pessoa que se apresentou como advogado, mas que estas não sabem informar o nome, não passavam de inverdades.

Alzenira reafirmou que ela e as companheiras sentiram-se constrangidas, diante do secretário interino de Educação, Raimundo Josias, secretário de Infraestrutura, Feliciano Marques e do procurador geral, Elias Moura, que acompanharam a reunião. “O sujeito que se apresentou como advogado mentiu ao dizer que haviam ganho a causa, tentaram nos intimidar para que recuássemos e não exigíssemos nossos direitos, nos sentimos desrespeitadas nesta reunião, nem cadeira para sentar nos ofereceram”, declarou ao Coroatá de Verdade a professora Alzenira dos Reis, e finalizou: “buscaremos nossos direitos até as últimas instâncias”.

Da referida reunião com o representante do escritório de advocacia também participaram alguns professores excedentes que foram nomeados e lotados nos últimos meses da administração do prefeito Luís da Amovelar e que não foram chamados para a sala pela prefeita Teresa Murad e que preferiu contratar aleatoriamente.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Luís da Amovelar apresentará programa evangélico na TV

A TV Missão, canal evangélico nacional de propriedade da igreja Assembleia de Deus, chegou recentemente em solo coroataense e já produz programação local durante os finais de semana, quase sempre na apresentação de Antoniel Gomes, um grande conhecido de todos nós.

A redação do COROATÁ DE VERDADE recebeu a informação de fontes fidedignas que o ex-prefeito Luís da Amovelar (PT) poderá se tornar o mais novo apresentador daquele canal, pois o seu contrato com a direção da TV Missão está sendo negociado há dias. Tudo indica que o empresário petista, que após o final do mandato retornou a ser um “crente” fervoroso e de fé inabalável, terá muito em breve o seu próprio programa de pregação. Aleluia, irmão!!!

Governistas atropelam oposição em mais uma sessão legislativa e aprovam LDO


Mais uma vez os vereadores governistas, que são a maioria na Câmara Municipal, atropelaram a oposição ao votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO sem que nenhum dos oposicionistas tivessem a oportunidade de discutir a proposta ou apresentar suas emendas. Ainda na tentativa de ampliar o debate, o vereador líder de oposição, Raimundo Diogo (PT), apresentou um pedido de retorno da proposta para ser discutida mais uma vez na Comissão com participação de todos os parlamentares e ainda da sociedade, mas foram vencidos após a votação do plenário. Sendo assim rejeição do pedido pela maioria governistas fez com que os vereadores de oposição Lurdinha (PCdoB), Marcelo Moura (PTC), Juscelino da Fazendinha (PT), Diôgo (PT) e Cássio Reis (PSDB) decidissem pela abstenção na votação, pois ficaram indignados com a manobra governistas para aprovar o projeto às pressas.

Insatisfeito com a forma com que o projeto foi votado o vereador Cássio Reis subiu à tribuna e disparou contra os vereadores governistas, segundo ele a forma com que os mesmos estão se comportando na Casa Legislativa buscam transformá-la em um anexo do Prefeitura Municipal.

“Só o que falta é a prefeita Teresa Murad mandar para esta casa um projeto de lei que obrigue os vereadores de governo a tomar benção para ela e para o seu esposo Ricardo Murad, já que o mesmo comentou entre amigos mais próximos que elegeu vereadores para atender as suas necessidades e não para dificultar as coisas, e tenho observado que a atitude dos senhores tem contribuída para que cada vez acreditemos que e o deputado falou a verdade”, disse o vereador.

Sentindo-se ofendido com o pronunciamento do vereador Cássio, Wllisses Muniz (PMDB) pediu mais respeito e afirmou que não depende de Ricardo Murad, pois, segundo ele, quem contribui para sua eleição ao parlamento, além do povo, foi a sua irmã. “Se daqui a quatro anos eu não me reeleger eu retorno ao meu emprego no banco, pois além de vereador eu tenho outra ocupação e você vereador Cássio tem outra atividade além de vereador?”, indagou Muniz em seu discurso.

Em seu aparte o vereador Cássio Reis antes de responder a Willisses disse que se o mesmo sentiu-se ofendido com suas declarações, que o desculpasse, pois tem humildade suficiente para desculpar-se diante de eventuais equívocos ou ofensas, mas Muniz devia exigir respeito primeiro do deputado Ricardo Murad, seu líder, que fez o comentário infeliz, e continuou: “Quanto as funções que você exerceu ou exerce antes de chegar ao parlamento não me diz respeito, porém quero dizer-lhe que também exerci vários outros cargos antes de ser eleito pela primeira vez a esta casa, portanto assim que tiver de deixa-la assumirei qualquer outro cargo, aonde quer que seja, pois estou preparado para isso”, finalizou o vereador Cássio deixando Wllisses Muniz satisfeito com a resposta, o que o fez inclusive a mudar de assunto.

À pedidos: Roseana bate boca com estudantes e culpa professores por ensino sem qualidade

Do blog Marrapá

Justiça bloqueia mais de R$ 200 mil das contas do Estado após Ricardo Murad recusar tratamento à jovem com câncer

Do blog Atual7


Com base em Ação Civil Pública protocolada pela Promotoria de Justiça de Bom Jardim, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 286.039,66 da conta do Governo do Estado do Maranhão, após insistente recusa por parte do secretário de Estado de Saúde, deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB), em liberar o fornecimento do material necessário à realização de uma cirurgia em um jovem de 20 anos, morador do município de São João do Caru. Não é a primeira vez que Murad afronta decisões da Justiça na Pasta que administra.

Vítima de um câncer na mandíbula, o jovem passou por uma cirurgia na qual foi retirado o tumor e parte de sua mandíbula, deixando-o com dificuldades de mastigação e deglutição. Uma cirurgia implantou uma prótese no maxilar do jovem, garantindo o retorno de movimento ao seu maxilar. A placa implantada, no entanto, se quebrou, motivando a necessidade de um novo procedimento cirúrgico.

A ação do Ministério Público, assinada pela promotora Cristiane dos Santos Donatini, acionou, inicialmente, o município de São João do Caru para que custeasse a cirurgia e o deslocamento do paciente para São Luís, já que a operação é complexa e não pode ser feita na cidade.

A administração municipal manifestou a impossibilidade de atender ao pedido, afirmando não possuir condições financeiras para o custeio do material necessário à realização da cirurgia. Diante disso, a promotoria acionou o Estado do Maranhão, para que garantisse o material necessário,.

Embora a Justiça tenha concedido decisão liminar, desde setembro de 2012, na qual determinava o fornecimento do material por parte do Estado no prazo de 15 dias, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 4 mil, a decisão nunca foi cumprida pela Secretaria de Estado de Saúde.

Dada a urgência do caso e o estado grave do paciente, restou ao Ministério Público pedir o bloqueio do valor na conta do Estado do Maranhão.

Para a promotora Cristiane Donatini, o descumprimento da decisão configura crime de desobediência e sujeita o agente público à responsabilização civil.

Resumo da Sessão


I

Os vereadores de governo na tentativa de defender o seu líder político Ricardo Murad das denúncias que foram feitas pelo deputado Simplício Araújo (MD) na Câmara Federal, a partir das que foram apresentadas na Câmara Municipal pelo vereador Cássio Reis (PSDB), a respeito das gêmeas pedreirenses, o vereador governistas Riba Maia (PSC) discursou no pequeno expediente atacando o deputado federal Simplício pelo seu pronunciamento na Câmara Federal e transmitido em rede nacional no último dia 13. Maia disse que o deputado nunca destinou nenhuma de suas emendas parlamentares para o município e que, portanto, não teria nenhuma legitimidade para criticar o atendimento oferecido no Hospital Macrorregional.

II

Em resposta a vereador Riba Maia, Raimundo Diogo (PT), que se encontrava naquele momento na tribuna não perdeu tempo, disse que não necessariamente o deputado Simplício para ter legitimidade para defender os coroataenses obrigatoriamente deveria ter destinado emendas para o município. “O deputado Simplício tem toda a legitimidade do mundo para fazer denúncias referentes à Coroatá, pois o mesmo é deputado para representar todos os municípios maranhenses e em especial neste caso já que as vítimas são natural de sua cidade Pedreiras”, disse Diogo.

III

O líder do governo Junior Buhatem (PMDB) fez várias denúncias em seu discurso no Grande Expediente sobre possíveis desvios de recursos do governo anterior apresentando extratos bancários que segundo ele demonstram pagamentos realizados a fornecedores e irregularidades na saúde, bem como outras pastas.

Aproveito para citar em sua fala a decisão do Tribunal de Contas do Estado - TCE que deliberou pela desaprovação das contas do ex-prefeito Luís Mendes Ferreiras referentes ao ano de 2007, pelas quais o mesmo poderá ser obrigado, após apreciação de recurso que será interposto pela defesa, a devolver a quantia de R$7.042.175,00 e a pagar uma multa de R$789.896,00 (setecentos e oitenta e nove mil e oitocentos e noventa e seis reais).

Retornando a tribuna o vereador Cássio Reis (PSDB) disse que o líder do governo, Júnior Buhatem, deveria aproveitar para denunciar também o seu líder político, secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, que é a maior “lavandaria” de dinheiro já vista no Maranhão.

Com matérias jornalísticas em mãos, Cássio Reis discursa sobre as denúncias feita por deputados estaduais oposicionistas na Assembleia Legislativa que afirmam contratação sem licitação de empresa fantasma JNS Canaã para construção de 11 hospitais que nunca existiram totalizando um valor que ultrapassam R$19 milhões, assim como para a construção de 19km da estrada que liga Coroatá à Vargem Grande que nunca foi concluída, conforme o mesmo já havia antecipado em anos anteriores na Câmara que a obra envolvendo a estrada apresentaria em um futuro não muito distante uma série de irregularidades, conforme estão sendo apresentadas nos últimos dias pela imprensa estadual. O parlamentar se comprometeu-se ainda em apresentar outras denúncias de irregularidades em obras do governo do estado nas próximas sessões.

IV

Durante seu discurso no grande expediente o vereador Marcelo Moura (PTC) falou sobre indicação de sua autoria que será apresentada na próxima sessão, haja vista que a mesma ficou prejudicada pela escassez de tempo no dia de hoje.

A indicação de Moura solicitará a prefeita Teresa Murad que encaminhe a Câmara Municipal o extrato bancário do Banco do Brasil datado do dia 1° de janeiro ou equivalência, de todos os depósitos referentes ao mês de dezembro de 2012.

Segundo o autor da proposta a indicação tem o propósito de esclarecer a destinação dos recursos que seriam utilizados para o pagamento dos vencimentos dos funcionários que ficaram sem receber o mês de dezembro daquele ano.

Ministério Público manda Teresa Murad nomear aprovados em concurso público

Prefeita Teresa Murad
A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Coroatá propôs, em 16 de maio, Ação Cautelar de Protesto contra o referido município (a 247km de São Luís), representado pela prefeita Maria Teresa Trovão Murad (PMDB), em razão de a prefeitura não ter nomeado aprovados no último concurso público, realizado na gestão anterior, cujo resultado foi divulgado em novembro de 2011. Ingressou com a ação o promotor de justiça Marco Aurélio Ramos Fonsêca.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) pede a convocação, no prazo de 48 horas, dos aprovados no concurso.

Consta nos autos, que parte dos cargos que seriam dos aprovados no certame foram ocupados, na atual gestão, por servidores contratados temporariamente, o que é irregular de acordo com a Constituição Federal. Em janeiro, por exemplo, foi aprovada uma lei municipal criando 500 cargos temporários.

O descumprimento da obrigação de nomear os aprovados poderá caracterizar improbidade administrativa e crime de prevaricação.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Professoras demitidas compulsoriamente acreditam em favorecimento político

O secretário interino de Educação, Raimundo Josias
Uma nota, lei aqui, publicada nesta tarde (16) pelo blogue Coroatá Conectado relatou uma reunião ocorrida nesta manhã com o secretário interino de Educação, Raimundo Josias da Silva e o procurador geral do município, Elias Moura Neto e quatro professoras da rede municipal de ensino que entraram no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE contra a prefeitura de Coroatá para visando a obtenção da reintegração aos seus cargos, após demissão compulsória no primeiro dia deste ano.

Segundo relatou em entrevista ao COROATÁ DE VERDADE umas das professoras que participou da reunião, Francineth Arruda, convocada por telefone ou pessoalmente juntamente com mais três colegas para uma reunião nesta manhã com o secretário interino de Educação, Raimundo Josias da Silva, para a qual não foram adiantadas sobre o assuntos.

Após esperar por quase duas hora nos corredores das novas instalações da Prefeitura Municipal as trabalhadoras foram atendidas pelo secretário Raimundo Josias, que se encontrava em reunião com a já conhecida Regina de Fátima da Cunha Silva e encaminhou as mesmas de imediato à sala da Procuradoria Geral do Município. Naquela sala as trabalhadoras foram informados por um dos advogados daquele departamento que o MTE teria decidido em favor das trabalhadoras, mas que as mesmas haviam fracassado assim que a Prefeitura recorreu à decisão.

Para as trabalhadoras toda esta conversa não passa de uma “história mal contada” para enganar os menos informados. “Mas nós não vamos desistir, como educadoras e conhecedoras dos nossos direitos iremos até a última instância para ver respeitado um direito que é constitucional e regulamentado pela mesma prefeita que hoje quer tirá-lo de nós”, disse a professora Alzenira dos Reis.

Segundo as trabalhadoras Alzenira dos Reis e Francieth Arruda ouvidas ainda existem outras evidências que as façam acreditar em estratégia política para desarticular as interessadas, pois até o momento as mesmas não receberam qualquer notificação do MTE a respeito de audiência, assim como é do conhecimento de ambas que as outras duas trabalhadoras já foram chamadas ao trabalho.

A reunião foi acompanhada na íntegra pelo secretário interino Raimundo Josias que pouco falou.

As trabalhadoras se encontrarão na tarde desta sexta-feira (17) com o advogado que acompanha a causa para que o mesmo possa esclarecer a respeito do que foi ouvido na Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira.

E a Lei de Acesso à Informação prefeita?


É muito arriscado para mim assinar nesta página um artigo que trata da Lei de Acesso à Informação, pois os defensores da prefeita Teresa Murad (PMDB) logo dirão que o ex-prefeito Luís da Amovelar (PT) também não cumpriu a lei que entrou em vigor no último ano de sua administração, mas convenhamos que a maioria optou por um novo grupo político no poder não foi para fazer pior ou igual ao governo anterior, mas para fazer diferente. Não é mesmo?

Assim como em Coroatá todo o estado do Maranhão a Lei de Acesso à Informação, não é cumprida, apenas a capital São Luís passou a obedecer a norma. A nossa Câmara municipal, assim como a da capital, talvez, nem saiba da existência desta Lei que a mesma também tem a obrigação de cumprir.

A regra exige que a LAI, como também é conhecida a lei, seja cumprida a partir do dia 29 deste mês de maio em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. A situação vexatória não atinge apenas o Executivo e Legislativo municipal, mas aos órgãos de controle do Maranhão que, pelo visto, estão cegos, mudos e surdos.

Recentemente o Ministério Público do Maranhão - MPMA emitiu recomendação a prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores para que criem nos municípios os portais da transparência, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, leia aqui.

A LAI garante ao cidadão acesso às receitas e despesas de cada cidade, bem como as informações que possam despertar a nossa curiosidade. Diz a regra que os municípios que não se adequarem estarão proibidos de conveniar com o estado e o governo federal, outra norma difícil de ser cumprida.

Com informações do blog do Luís Cardoso

A lista negra da prefeita Teresa Murad

Evidências apontam para a criação de uma lista negra pelo governo de Teresa Murad (PMDB), fazendo existir, mesmo que não oficialmente, um conjunto de nomes de pessoas com as quais os que trabalham na Prefeitura, no seu Hospital Macrorregional ou em sua Unidade de Pronto Atendimento - UPA, não possam ter uma relacionamento além cordial.

É recorrente relatos de pessoas que perderam “amigos” assim que estes foram trabalhar em um dos logradouros públicos citados acima, que vergonha!!! Entre os nomes mais execrados na tal lista estão os dos titulares do Coroatá de Verdade (Páblo lima e Cleo Freitas) e alguns ativistas que se opõem diariamente ao governo da prefeita Teresa Murad nas redes sociais.

Ainda não tínhamos publicado nada por aqui até o momento por ausência de evidências que comprovassem o fato, mas recentemente uma conversa com uma moça que, à seu pedido, havia acabado de adicioná-la serviu para tal.

Na conversa, a moça que havia acabado de aceitar a minha solicitação, agradeceu e pediu-me desculpas por ter que me excluir em seguida, já que os seus “patrões”, aliados ao grupo Murad pediu-lhe que tomasse esta atitude.

O secretário, visitou, prometeu, mas não resolveu

Ao chegar na cidade de helicóptero do GTA, Aluísio Mendes é recepcionada pelo casal Teresa e Ricardo Murad. Foto: Reprodução
A prefeita, China, Ricardo e o secretario.
É de uma verdadeira guerra urbana o clima que se vive em Coroatá, a cada dia a situação só piora. Policiamento na rua é coisa rara, a delegacia foi queimada por presos e agora funciona na garagem de uma agropecuária e claro, quem paga o pato disso tudo é a população.

Todos os dias alguém reclama nas redes sociais, "fui assaltado" "tentaram me assaltar" "tal rua ta perigosa". Na segunda feira, por volta das 19:00 moradores do bairro Mariol estavam sentados em sua porta, quando se deparam com um marginal vindo na direção deles, foi um corre, corre danado, e apenas uma das pessoas que lá estavam não conseguiram escapar e foi praticamente capturada pelo bandido, ele chagava a apontar um facão estilo samurai para a senhora e ameaçando mata-la caso as outras não abrissem a porta e entregassem a moto da moradora que já estava trancada dentro de casa, só não aconteceu o pior, porque pelo milagre de Deus, alguns carros começaram a passar e perceber a ação criminosa, e acabaram por intimidar o assaltante que roubou apenas o celular da vitima. E por incrível que pareça, isso tudo aconteceu na Avenida centra da cidade!

Muito bem, tudo acontece, o povo sofre, e o que a prefeita faz? Politica, isso mesmo politica. Foi buscar o secretario de segurança publica do estado (aquele que foi no período da campanha prometer mundos e fundos dentro do comitê da então candidata) E claro, prometeu (mais uma vez) que tudo ia ser um mar de rosas, de aeroporto a penitenciaria, tudo foi prometido na cidade, prometido.

Porque ao invés de prometer, o secretário não trouxe na mala algumas viaturas, mais policiais, e a reforma da antiga delegacia? Seria mais digno, não?

Após denúncia do blog, aparece um professor de Matemática

A educação de Roseana Sarney

Após este blogue denunciar a falta de professor de Matemática desde o incio do ano letivo na escola Maria José Dias Trovão (reveja)  Ontem, finalmente  apareceu um professor de Matemática para os alunos que já se encontram totalmente prejudicados por irresponsabilidade, da diretoria, da responsável regional e do governo do Estado.

Vale lembrar que os alunos ainda continuam sem aulas de Física e Geografia. Quero só ver o resultado final da referida escola no ENEM deste ano que inclusive já abriu inscrições na ultima segunda-feira.

É orar e ir na fé...