quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Resumão da sessão (13/09)

Durante a Ordem do Dia foram apresentadas seis indicações, sendo todas aprovadas por unanimidades e sem grandes trabalhos, conforme descrevemos abaixo:

1 - O vereador Cássio Reis (PSDB) apresentou uma indicação solicitando à prefeita municipal, Teresa Murad, a construção de estrada vicinal com início no Bairro Novo beneficiando os povoados Maeira, Javineiro, Daví, Santa Luzia, Forquilha, Paraíso, Barro Branco, Vale, Lagão e Santana.

2 - O vereador governista Camilo Garret (DEM) apresentou uma indicação à Secretaria Municipal de Urbanismo que seja realizado junto a agência local dos Correios a organização de numeração nas residências localizadas nos bairros Vila Vavá, Palmeira Torta e outros, visando a melhoria da entrega de correspondências e encomendas. "É preciso garantir aos moradores destas localidade os mesmos direitos a todos os coroataenses, como o de receber em domicílio as suas correspondências", defendeu o democrata. O vereador Diogo propôs uma emenda, que foi aprovada por unanimidade, sugerindo que um conjunto de até três parlamentares participem da composição da comissão que executará a tarefa.

4 - Uma indicou à prefeita municipal sugerindo a construção de uma galeria ou galpão do camelô em frente ao Mercado Central, onde já se encontram trabalhando naquele local foi apresentada pelo vereador governistas Josean Veras (PSC).

5 - O líder de governo na Câmara, Júnior Buhatem (PMDB), apresentou uma indicação destinada a prefeita municipal solicitando a instalações de sistema de vídeo-monitoramento através de câmeras espalhadas na cidade, visando a melhoria da segurança do município e da agilidade na elucidação dos crimes. Uma indicação um tanto futurística!!!

6 - Mais uma indicação à prefeita foi apresentada pelo vereador oposicionista Jucelino Araújo (PT) solicitou a construção de Unidade Básica de Saúde no povoado Barriguda. O vereador Cássio Reis solicitou um aparte disse ao colega de parlamento que dificilmente sua indicação será atendida pela prefeita, já que outras localidades mesmo possuindo o prédio não oferece atendimento à população.

7 - O vereador irmão da vice-prefeita Neuza Muniz, como ele faz questão de frisar sempre, Wllisses Muniz (PMDB) indicou a prefeita municipal que Complexo Educacional de Ensino Fundamental - CEEF receba o nome do professor Paulo Henrique Pereira, falecido no ano passado, e quadra poli-esportiva localizada ao lado do CEEF receba o nome do ex-prefeito de Coroatá José Trovão. Durante o debate o vereador Júnior Buhatem relembrou que uma indicação sua solicitando uma homenagem ao professor Paulo Henrique através da colocação do seu nome em uma das creches que seriam construídas com recursos do governo federal na administração Luís da Amovelar foi apresentada durante no ano passado, mas que as mesmas não foram concluídas a homenagem não foi possível ser concretizada. Mas mais uma vez o vereador Raimundo Diôgo (PT) demonstrou pleno conhecimento das regras daquela Casa ao alertar o vereador Wllisses que o teor da sua matéria deveria ser apresentado através de projeto de lei e a mudança foi feita em tempo recorde.

Uma requerimento de autoria da vereadora Lourdinha Pereira (PCdoB) ao secretário municipal de Educação, Raimundo Josias, solicitando informações acerca do início das aulas de informáticas nos povoados Macacos e Pau-de-estopa teve sua discussão prejudicada por falta de tempo e será discutida na próxima sessão.